1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Loja iTunes

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por beckzito, 30 de Abril de 2009. (Respostas: 29; Visualizações: 1375)

1. beckzito

beckzito Power Member

Olá,

Como utilizador recente de mac´s dei por mim agora a explorar o Itunes, nomeadamente a parte da Store de música(pena que series de tv não estejam disponíveis na loja Portuguesa, com a xbox é o mesmo).
    Constatei com agrado a variedade de álbuns que já se podem comprar e o facto de podermos comprar faixas individuais.
    A ideia principal que quero transmitir e de certa forma tentar perceber também pelas vossas opiniões, que politica é esta de vender a maior parte dos álbuns a 8.99€ limitados a 256kbps?!Há mais caros e há mais baratos mas parece que na média é este o preço.Mais do que dizer que é caro, digo que é caro para a compressão que lhes dão.Ou a Apple parte do principio que quem compra no música no iTunes só a vai usar em ipod´s?E mesmo nestes, com uns phones bons, consegue-se facilmente perceber as diferenças de qualidade.Pior ainda é, como dizia, se comprar a música para gravar num CD e ouvir no sistema stereo.É para esquecer.Quando se compra o mesmo álbum em CD original quase pelo menos preço(se meter a amazon.uk ao barulho, tirando as novidades…até sai mais barato)fico mesmo com a ideia que não volto a comprar nenhuma música no iTunes enquanto as coisas assim estiverem.
    Este é o meu feedback inicial, claro que reservo estar a ver mal as coisas…não me parece mas enfim, que vos parece?

2. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

A mais valia da loja itunes é poderes comprar apenas uma faixa.
    e sim... o ecossistema passa pelo ipod+itunes... e não por BangEOlufssen + Itunes :)

ainda por cima quando compras música em 256 creio que é no formato AAC lossless que é n vezes melhor que os MP3 que provavelmente estás a comparar... :)

Mas isto são bocas minhas... alguém quer comentar?!

3. timber

timber Zwame Advisor

beckzito, Acho que chegaste às mesmas conclusões que quase toda a gente :p

De qualquer maneira isso são AAC a 256 e portanto um bocadito melhor que mp3 a 256 kbps. Não muito no entanto. Se comprares faixas individuais não sai muito caro e como agora já não tem DRM já fica mais tolerável. Se quiseres albuns é mandá-los dar uma curva.

4. ruimoura

ruimoura Power Member

A qualidade dos AAC de 256 do itunes não tem nada a ver com os normais MP3 a que toda a gente está habituada. A qualidade não é de cd, mas não anda longe.

É à confiança, a qualidade é muito, mas mesmo muito boa. Aquilo não sao rips feitos a martelo por um puto qualquer para os meter nos torrents ...

5. beckzito

beckzito Power Member

Pois mas concordarás que é um ecosistema com "ar mais poluido" que custa o mesmo ou mais que outro mais saudável(leia-se menos compressão).

Os MP3 que eu comparo são os que gero no iTunes a partir do Cd original.Faço a 320kbps se de facto fôr para o Ipod ou faço lossless a 960kbps se fôr para ouvir mais a sério.

repara nas diferenças:

-Tenho o CD fisicamente
    -Ponho-o no mac na mesma no formato que eu queira até 960kbps
    -Sai genericamente ao mesmo preço

Para mim são 3 desvantagens cruciais.

6. timber

timber Zwame Advisor

Como disse, só estás a chegar às mesmas conclusões que muita gente chega.

No entanto repara que o iTunes oferece comodidade e provavelmente muita gente só se interessa por músicas individuais. Na parte do "faço as minhas músicas a partir de CDs" também desaparece muita malta.

7. beckzito

beckzito Power Member

O que te posso dizer é que esses AAC de 256 são piores que qualquer MP3 a 320kbps com VBR de bit rate variável, amostra a 44.100hz(como faço do Cd para ouvir no Shuffle).

No primeiro caso(já comprei dois álbuns)pago 8.99€ e já sabemos o que são.No segundo caso, dei 8.99€, tenho o CD e ripo com maior qualidade.

MP3 nem sempre é sinónimo de falta de qualidade, a forma e a codificação é que define em concreto.Talvez a banalização do nome incline um pouco o assunto mas falo por testes concretos que fiz.Os dois álbuns que disse que comprei, mais do que até os querer ter, foi mesmo para poder situar-me neste assunto.E as conclusões que tiro e que quero discutir convosco, saõ estas.

E sim, para comprar 1/2 faixas faz mais sentido.Por comodidade também.

Última edição: 30 de Abril de 2009
  8. ruimoura

ruimoura Power Member

Um cd (recente, acabado de lançar) no itunes fica-te a 10 euros (€9,99), um cd físico para te ficar a esse preço só se tiver 2 anos :-)

Mas a grande (gigantesca) vantagem são mesmo as músicas individuais, de qq modo 99% dos albuns só se lhe aproveitam 3 ou 4 músicas, máximo, tirando os mesmo muito bons ou aqueles em que um gajo quer ter memso o cd todo ...

A "baixa" qualidade das músicas do iTunes é algo óbvio, e incontornável, a meu ver. A mim chega-me perfeitamente, mesmo numa aparelhagem soam muito bem, secalhar não sou muito exigente, mas até acho que sou ...

Uma situação "pior" são os vídeos que eles vendem (ainda não estão disponíveis cá), compras uma série e tens pior qualidade do que se sacares os episódios nos torrents (formato normal, nem precisas de ir para os 720p)

9. beckzito

beckzito Power Member

A amazon inglesa não pratica preços Fnac, rui ;)

Bom, essa dos videos só comprova o da música.A questão prática sobrepõe-se á qualidade final.Agora cada um inclina-se para o lado que quiser :p

10. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Tens toda a razão quanto a queixar da qualidade.

No fundo a Itunes store é apenas mais uma das lojas que tens disponíveis... é mais uma escolha, e orientado ao ecossistema "poluído" mas que satisfaz 70% do mercado dos Mp3 players mundiais :), que não pretendem comprar discos completos...

Eu por exemplo tenho todos os meus cds ripados em mp3 e com a qualidade "normal", e chega-me perfeitamente... aliás... a minha aparelhagem neste momento é o meu ipod ligado a umas colunas Creative digital 5.1 :p... para veres o nível típico de audiofilia que lá anda em casa!

11. beckzito

beckzito Power Member

Claro.Nem eu queria aqui elogiar demasiado os meus ouvidos em detrimentos dos vossos, a questão nem é essa :D

Pode-se sempre advogar, como noutras coisas que vendam, que só compra quem quer.Que vendem X e têm Y de lucro e assim cumprem o objectivo.
    Pessoalmente falando, enquanto consumidor, se a proposta não me satizfaz dificilmente lá volto.E lamento que não pudesse ser mais de acordo com a minha expectativa.
    Acho que as empresas se destacam por conseguir bem e surpreender.Valha-nos que a Apple não procede assim na generalidade das suas propostas.E pode ser que melhore ;)

12. xtr3me

xtr3me Power Member

Não podes estar a falar a sério. Acredito que com os phones da treta do ipod não notes a diferença, agora tendo um sistema bom percebe-se e bem a diferença.

É como já disseram. A vantagem é para músicas soltas, daqueles cds que só têm 1 ou 2 músicas que se aproveitam. Agora para comprar cds completos, mais vale comprar o cd original numa amazon ou numa play ou algo assim do género. Agora com a facilidade de comprar via internet, só se justifica comprar na fnac a preços verdes. Nem música nacional compensa, que já se encontra noutras lojas online.

E depois, se mesmo assim quiseres em formato digital, é FLAC all the way. Ocupa espaço? Ocupa. Mas é lossless.

Isto, claro, para quem quer qualidade de som. Para quem não liga assim tanto a isso (ou não tem também equipamento que faça a diferença), o mp3 chega bem. E aqui reside a maioria das pessoas. Querem ter a música, mas não é assim tão relevante que seja em qualidade de CD. Basta o mp3zito a 192kbps.

13. 3dhouse

3dhouse Power Member

Acho quem quem preza pela alta qualidade sonora, não ouve mp3 e compra o CD! Com a compressão perde-se sempre qualidade.

14. ruimoura

ruimoura Power Member

Compreendo perfeitamente, mas não entro nessa "guerra" ;) de qualidade de música, para mi ma qualidade quem vem com a itunes store (ou com outra qualquer do género) chega perfeitamente, para ouvir no carro, para ouvir nos meus excelente phones da Sony (que custam tanto como um ipod) e para ouvir em casa, nas colunas 2.1 ...

Como já disseram, para ouvir em aparelhagens de alta fidelidade compram-se cd's ... Cada macaco no seu galho, as músicas compradas online não servem esse propósito ;)

15. xtr3me

xtr3me Power Member

Também depende do que ouves (música).

Quando dizes que 99% dos álbuns só têm 1 ou 2 músicas de interesse, aí sem dúvida que te compensa comprar no itunes.

Agora tudo depende do que ouves. Se é certo que muitos dos álbuns que andam para aí só têm 1 ou 2 músicas de jeito, também é verdade que 99% desses álbuns não me dizem (a mim) nada. E sendo que normalmente o que ouço são bandas cuja qualidade para mim é bastante elevada e cujos cds não desiludem, interessa-me ter o álbum todo e nesse sentido, pelo preço de um álbum na itunes store (ou um valor residualmente acima) compro o álbum lá fora e ganho em todos os aspectos (fico com o suporte físico, posso fazer os re-encodes que quiser, posso pôr vários níveis de compressão, fico com a artwork - que nos álbuns que costumo comprar é algo nada desprezável, poderei ficar com edições especiais - dvds extra, etc, etc).

Lá está, tudo depende daquilo que pretendes. O que é um facto é que a itunes store tem a sua utilidade e o seu mercado e para muita gente compensa. Não quer dizer que compense para todos, mas também é difícil agradar a gregos e a troianos.

16. beckzito

beckzito Power Member

Estamos a falar de AAC a 256 do itunes comparando com rip em mp3/modo VBR de 320 vindo CD original, certo?
    E tenho uns phones bons sim, uns AKG bem caros.E é neles que me soam muito flats as músicas a 256.

Sabes para mim o que é brincar neste assunto?É dizer-se que são quase cd-like como a Apple diz.Essa é que é conversa para os fanáticos do ipod deixarem de comprar a música em formato tradicional.

A questão é, não sei se estão todos a par, mas há muito site legal, inclusivamente de algumas editoras directamente que vendem músicas em lossless, inclusivamente o FLAC que já falaram acima.Logo, nem é linear que quem quer qualidade tem que ser em CD.

É nestas coisas que se percebe que a história da Apple não tem muito a ver com música :D

PS-respondi-te mas estou calmo, ok? ;)

17. xtr3me

xtr3me Power Member

Não viste o nome que estava no quote no post em que eu disse isso pois não? :P

Esse post foi para o Rui por causa dele ter dito que "A qualidade dos AAC de 256 do itunes não tem nada a ver com os normais MP3 a que toda a gente está habituada. A qualidade não é de cd, mas não anda longe."

Já agora, por acaso os AKG caros que tens não serão os k701 pois não? ;)

18. 3dhouse

3dhouse Power Member

Mas a Apple nunca vendeu as músicas da iTS como sendo de qualidade CD. Sempre disse o bitrate de cada música, ninguém é enganado.

19. beckzito

beckzito Power Member

As duas coisas.
    Dizem o bitrate, sim senhor.Mas completam com "almost cd-like, even better than some due remasterizations".Concordarás que a segunda parte da frase diz mais a muita gente que a primeira ;)

xtr3me,

ya, tens razão :(
    os AKG são os k319.

20. xtr3me

xtr3me Power Member

;)

Ah, pensei que estavas a falar de full-headphones, sorry.

Partilhar esta Página