Loja iTunes

Vamos lá com calma, estamos a falar dos quasi velhinhos codecs Mpeg 2 Layer 3, vulgo MP3 e dos codecs de som para o Mpeg 4 que é o utilizado para os fimes que vc's podem ver em HD no vosso LCD xpto...
Logicamente o codec mais recente é bem melhor do que o codec antigo, isto significa que para a mesma qualidade (pelo menos qualidade subjectiva) se conseguem melhores factores de compressão.
Devo dizer também que "mp3/modo VBR de 320" significa que a média da compressão é de 320kb/s e não 320kb/s constantes, como tal, a qualidade depende bastante do codificador e da "inteligencia" deste para meter ruido onde nós não ouvimos...

No entanto, apesar de eu ser um grande fã do AAC, obviamente que ainda n se conseguem factores de compressão tão espetacularmente melhores que os retirados de um bom codificador MP3 (mas ainda assim, conseguem-se melhores), ou seja, obviamente que um MP3 com um bitrate de 320kb/s tem melhor qualidade sonora do que um AAC a 256kb/s...mas claro que se formos comparar bons codificadores MP3 e AAC com o mesmo bitrate, o AAC encosta o MP3 a um canto...

Mas depois entra em conta outra questão...
Qualidade Vs. Compressão...
Se para ti é preferivel ter ficheiros com 320kb/s com uma qualidade super hiper mega ri-fixe, para a maioria dos utilizadores, já que não notam diferença, preferem ter 256kb/s e meter assim mais quantidade de musica nos seus iPods e oucupando menor espaço no disco...

Para mim, sejam aparelhos hi-fi, fones xpto de 300€ ou lá o que for, não noto diferença suficiente para compensar o espaço que as musicas oucupam a mais quando codificadas em MP3 320kb/s, por isso considero o produto que a iTunes store me vende melhor do que o que tu preferias que ela vendesse!!! xD
 
Ok, respeito a tua opinião, como é claro.Mas reparo que admites a possibilidade de teoricamente se estabelecerem padrões de qualidade entre os diversos formatos, técnica de compressão, codec.Ponto de partida, existem diferenças.Nem poderia ser doutra forma.
Segunda alínea, preferes maior compressão porque te ocupa menos espaço e não notas diferença.Aqui de facto é algo pessoal teu, nem vou contestar, depende de N coisas.

Não é por acaso que uma das opções visiveis de um ipod quando ligado ao itunes é a de podermos definir que ele reduza para 128kbps tudo o que lhe seja superior aquando da transferência de dados.Eu trocava essa por uma que possibilitasse ao ipod aceitar bitrates aí sim quase como num CD e caso fosse minha opção de, em vez de ter 10.000 músicas a 128 ter 500 a 960.
Mas isto sou eu, que olho para um ipod classic e nos seus 160gb acho que isto poderia e deveria ser uma funcionalidade ao dispôr de quem o pretendesse.
 
Lá está, é complicado agradar a gregos e troianos e qd mete dinheiro, logicamente, agrada-se a maioria.
No entanto se tiveres o cd, podes sempre comprimir em AAC lossless aí nem há discussão, pq não há perdas de dados, ou seja, a codificação apenas esplora redundancia e coisas desse genero e ao descodificarmos teremos exactamente a mesma qualidade que no original... Mas aí o tamanho das musicas é bem maior do que os dos modos lossy...mas penso q a itunes store n tem nada lossless à venda...

Eu ao fim ao cabo acabo por dar mt enfase ah compressão pq depressa enchi o meu nano que apenas tem 8Gb...
 
Eu trocava essa por uma que possibilitasse ao ipod aceitar bitrates aí sim quase como num CD e caso fosse minha opção de, em vez de ter 10.000 músicas a 128 ter 500 a 960.
Mas isto sou eu, que olho para um ipod classic e nos seus 160gb acho que isto poderia e deveria ser uma funcionalidade ao dispôr de quem o pretendesse.

Metes o rockbox no teu ipod e já podes bombar FLAC (convém ver se o teu está na lista de compatíveis):

http://www.rockbox.org/

Rockbox is an open source firmware for mp3 players, written from scratch. It runs on a wide range of players:

* Apple: 1st through 5.5th generation iPod, iPod Mini and 1st generation iPod Nano
(not the Shuffle, 2nd/3rd/4th gen Nano, Classic or Touch)
* Archos: Jukebox 5000, 6000, Studio, Recorder, FM Recorder, Recorder V2 and Ondio
* Cowon: iAudio X5, X5V, X5L, M5, M5L, M3 and M3L
* iriver: iHP100 series, H100 series, H300 series and H10 series
* Olympus: M:Robe 100
* SanDisk: Sansa c200 series, e200 series and e200R series (not the AMS models)
* Toshiba: Gigabeat X and F series (not the S series)
 
Pois.Do Cd faz-se lossless mas depois não se passa para o iPod.Pelo menos para o meu Shuffle 2g não dá.
O porreiro é que a Apple anuncia o Shuffle(2G e 3G)como compatível com Apple Lossless.Mas afinal não dá...dizem-me da linha de apoio que está lá isso porque ele aceita o formato convertendo a 128kbps.Ora, isso para mim não é aceitar o formato mas enfim.Chineses :009:
 
Pelo que está nesta pagina o 2g suporta:
AAC (8 to 320 Kbps), Protected AAC (from iTunes Store), MP3 (8 to 320 Kbps), MP3 VBR, Audible (formats 2, 3, and 4), WAV, and AIFF

Tens portanto WAV e AIFF que são lossless e podes sempre converter para AAC 320kb/s que certamente não notaras grande diferença. Não suporta é Apple Lossless e deve ser para isso que estás a converter com o iTunes...
 
Também acho que podiam melhorar a qualidade.

Eu não compro musica lá porque acho 99 cents demasiado caro e com as recentes alterações de preço as mais populares custam €1,29 (se fosse €0,49 para todas seria o ideal).

A segunda razão é mesmo essa da qualidade, apesar de não ser um audiófilo ainda consigo notar as diferenças entre as musicas la compradas (ja la comprei duas musicas mais algumas que foram de graça) e outras de melhor qualidade.

Ao menos ja mandaram o DRM para as coves :D
 
Back
Topo