Loja & Lan House

skAp

Membro
Boas, estive a pesquisar aqui no forum topicos sobre o tema mas sao um pouco antigos e eu preciso de informaçoes actuais.

Estou para abrir uma loja e lan house, tudo devidamente licenciado mas tenho umas pequenas duvidas quanto a' rede. Como e' obvio vou ter que instalar o o Counter Strike, gostava de saber entao alguns pontos a que gostava que me respondessem aqui os gurus ;)

- E' possivel ter o linux a funcionar como server e controlar todas as outras 10 maquinas?
- Que tipo de S/O deve levar os pcs clientes?
- Se montar pcs peça a peça e posteriormente comprar os Windows XP Home/Pro tenho que pagar alguma licença extra ou basta comprar os S/O's para cada maquina?


Agradeço desde ja'.

Rui "skAp" Costa
 
Última edição:
- E' possivel ter o linux a funcionar como server e controlar todas as outras 10 maquinas?
Sim, mas depois vais ter problemas em arranjar um programa que controle os pcs, num cyber tens de comprar um programa e licenças para administrares os pcs em relação ao tempo pago, todos que vi funcionam no windows.nao sei se existe para Linux.

- Que tipo de S/O deve levar os pcs clientes?
Windows XP Home

- Se montar pcs peça a peça e posteriormente comprar os Windows XP Home/Pro tenho que pagar alguma licença extra ou basta comprar os S/O's para cada maquina?
Basta as Licenças individuais.

não te esqueças que cada jogo que coloques tem de ter uma licença de exploração
 
Hum...Sim, mas por exemplo, se instalar o steam e deixar cada utilizador utilizar a sua conta...Tambem preciso de licença? A Valve tem algum tipo de contrato para Lan Houses?

Para o pc servidor, que sistema operativo podera' levar? XP HOME? Eu vou montar a rede com acesso a' internet, presumo que so precise de um router e de um switch certo?... Que router e switch aconselham para este tipo de negocio?

Cumps.

edit: Se comprar um jogo para um dos pc's, posso utiliza-lo nos restantes ou tenho que adquirir para cada um deles?
Que software de gestao ja' com admin/cliente para loja e lan recomendam?
 
Última edição:
Hum...Sim, mas por exemplo, se instalar o steam e deixar cada utilizador utilizar a sua conta...Tambem preciso de licença? A Valve tem algum tipo de contrato para Lan Houses?

Para o pc servidor, que sistema operativo podera' levar? XP HOME? Eu vou montar a rede com acesso a' internet, presumo que so precise de um router e de um switch certo?... Que router e switch aconselham para este tipo de negocio?

Cumps.

edit: Se comprar um jogo para um dos pc's, posso utiliza-lo nos restantes ou tenho que adquirir para cada um deles?
Que software de gestao ja' com admin/cliente para loja e lan recomendam?

O mais conhecido é este :
http://www.smartlaunch.net/webpages/
precisas de comprar dependendo do numero de pcs, licenças.

router :
D-Link ou SMC com pelo menos 1 porta Gigabite
exemplo :
http://games.dlink.com/products/?pid=371&#DGL-4100
DGL-4100_content_main.jpg


Switch:
se o preço não for problema :
http://www.dlink.com/products/?sec=1&pid=495

se o preço for impedimento :
http://www.dlink.com/products/?sec=1&pid=75


convém que do router ao servidor e do router ao Switch sejam usadas portas Gb.

não tive tempo de encontrar um Switch com 1 porta Gb e 24 base100 ,

Router -> Servidor (porta Gb)
-> Switch (porta Gb)

em relação a Valve, contacta a Valve e eles mandam um certificado para uso em Cyber, custo 0€
todos os pcs tem de ter licenças dos jogos, 1 por pc, 1 jogo por pc.

servidor
Win XP Pro

existem mais considerações a tomar, cabos, CPU, gráficas, teclados, ratos etc...
num cyber tudo conta, da experiência que tenho, quem apostou no preço fechou as portas, quem apostou na qualidade, ainda trabalha.

se morares na zona do porto contacta-me em particular, montamos e comercializamos para cybers.
 
Última edição:
Todo o material que me falaste, comercializas? Podes dar-me preços? E que tipo de maquinas deveria levar? Uns shuttles?
As licenças que falamos para os pcs podem ser normalmente os sticks oem que ja' veem colados certo?

Aonde me posso informar mais sobre as licenças?
 
depois adiciono-te ao msn, hoje vou sair e nao sei a que horas volto.

shuttles nao, não da para upgrades depois.

as licenças são as OEM que vem com as maquinas.

sim, tratamos de tudo, menos do software que fica a cago do cliente, com excepção do SO.

jogos, cybercafé, etc.. é a cargo do cliente.
depois falamos melhor.

se optares por outro lado, nao compres surrapa, sei que comprar 20 computadores é caro, mas recuperas o ROI (return of investment) mais tarde, com menos assistências, menos maquinas paradas e menos problemas e menos upgrades ou antes do tempo.

tem atenção que muitos tem essa abordagem de vender material barato, vão buscar os lucros a assistência depois e bem mais que na venda.

prefiro que me telefonem para comprar mais :)
 
Hum...Atao assim que voltares falamos melhor, se comprar os pcs já montados já vêm com uma licença oem, mas se os montar tenho que adquirir as licenças á parte.

Aguardo o teu contacto. :)
 
Back
Topo