Loja online *muuuito* simples

Annie

Power Member
Ois,

eu e o meu irmão decidimos vender umas coisas e para tal estamos a pensar em criar um pequeno site, em forma de loja online, mas só precisamos de uma "montra". Quero dizer, o que pretendemos é apenas expor os produtos, com uma breve descrição, preços, faq, contactos, etc. O site será alojado nas páginas do sapo, pelo que não podemos usar coisas complexas como o OsCommerce e afins, como pesquisei aqui no fórum. Também não nos interessa porque será meia dúzia de coisinhas enviadas pelo correio ou em mão. Como percebem é algo que poderia ser vendido em fórums e leilões. Mas preferimos um sitezinho só nosso para ter um contacto mais próximo e um melhor serviço com os potenciais clientes.
Bem, desculpem estar a alargar-me :-D mas conhecem alguma coisa que me permita criar uma loja online, facilmente acidionar e retirar produtos, mas que não inclua sistemas de pagamento online ou ligação a bases de dados ou PHP?
 
Vais precisar sempre de um back-office para isso. Portanto, não usares PHP ou outra linguagem está fora de questão. Idem para a base de dados (onde queres manter os produtos?)
Mas os hostings com suporte para PHP e base de dados até não estão muito caros. Para pequenas coisas, não deves gastar mais de 50€/ano.
 
De facto, a minha recomendação também é arranjar um host "qualquer" mesmo só para isso.
Já há muita coisa feita para a web, era *muito* mais fácil.
Suponho que a alternativa seria um programa que fizesse a gestão, exportasse o website, e colocava online... mas não me parece muito... boa ideia =/
 
Aconselho-te pelo menos a comprares um domínio e teres um alojamento profissional (com php, mysql, etc...), tudo junto até pode ficar a 1,5€/ano ou pouco mais... É praticamente nada.

Como pretendes, ou cada vez que alteras o produto tens de alterar a página, também podes por os produtos apenas num ficheiro e com javascript deverás conseguir a listagem numa página ou usas php. Não conheço propriamente um bom script para o que pretendes, para loja tens o Magento ou osCommerce
 
Obrigada pelas sugestões. Comprar um domínio poderia ser uma possibilidade mas o host achamos desnecessário visto ser uma espécie de página pessoal. Ocorreu-me agora que poderiamos até usar a estrutura do Wordpress talvez criando um layout adequado. Em último recurso recorremos ao photoshop e ao frontpage e ir actualizando sempre que necessário.

Encontrei este shopping cart http://www.nopdesign.com/freecart/ (vejam a demo). É mais ou menos o que procuro, se der para excluir as ligações ao CGI e PHP e redireccionar o checkout para um endereço de email era o ideal! Conhecem outros do género? Mais logo falo com ele e vemos alternativas, porque o que pretendemos é algo muito simples mas que desse menos trabalho a actualizar. Meia dúzia de categorias e produtos. E como só dominamos um pouco o html... :\\\
 
Aconselho-te pelo menos a comprares um domínio e teres um alojamento profissional (com php, mysql, etc...), tudo junto até pode ficar a 1,5€/ano ou pouco mais... É praticamente nada.

Como pretendes, ou cada vez que alteras o produto tens de alterar a página, também podes por os produtos apenas num ficheiro e com javascript deverás conseguir a listagem numa página ou usas php. Não conheço propriamente um bom script para o que pretendes, para loja tens o Magento ou osCommerce



tens de me dizer onde posso arranjar dominios (sem ser daqueles pt.vu, etc) mais servidor com mysql a pouco mais de 1.5 € ano....todos os que conheço não estão sequer perto desse valor...quando a esmola é grande o pobre desconfia....
 
Aconselho-te pelo menos a comprares um domínio e teres um alojamento profissional (com php, mysql, etc...), tudo junto até pode ficar a 1,5€/ano ou pouco mais... É praticamente nada.

Como pretendes, ou cada vez que alteras o produto tens de alterar a página, também podes por os produtos apenas num ficheiro e com javascript deverás conseguir a listagem numa página ou usas php. Não conheço propriamente um bom script para o que pretendes, para loja tens o Magento ou osCommerce

Já agora, podias era indicar alguns.. 1.5€/ano não é mesmo nada!
 
Os domínios .info estão neste momento em promoção, pelo que devem comprar entre 1,5€/ano e 3€/ano, associando a um alojamento grátis, o que para este projecto parece servir perfeitamente.

Pelo que sei, os alojamentos da Sapo não podem ter domínios parqueados, pelo que tens de arranjar outro para teres um domínio.
 
Desculpa a pergunta mas o que são domínios parqueados? Quer dizer que eu não posso ter um endereço do género www.aminhaloja.com (ou outra terminação) a apontar para um aminhaloja.sapo.pt?

Não, penso que nem redireccionamentos dá para os sites da sapo, aparece uma página antes a dizer que foi redireccionado.

Parquear domínios numa conta de alojamento, é sinonimo de alojar os domínios na conta de modo a aceder à conta pelo domínio
 
Sim podes fazer isso tudo sem usar uma linha sequer de php ou afins. Para isso o melhor que tens a fazer é usar o belo do javascript e xml (até nos alojamentos do sapo consegues por isto a correr sem problema nenhum afaik).
O XML irá servir de base de dados, podes depois facilmente adicionar/remover/modificar coisas nesse(s) ficheiro(s) sem teres de andar a mexer na página em si.
o xml pode-se parecer com algo deste género:
Código:
<loja>
  <categoria id="coisas giras">
   <produto nome="coisa xpto" preco="1.00" />
   <produto nome="coisa menos xpto" preco="100.00" />
  </categoria>
  <categoria id="coisas menos giras">
   <produto nome="coisa feia" preco="6.00" />
   <produto nome="coisa horrenda" preco="999.00" />
  </categoria>
</loja>

O javascript vai-te fazer parse do XML, criar código html bonitinho e assim apresentar-te a informação na página sem muitos problemas.

Agora só têm de dominar mais que "um pouco o html" e tão lançados.
 
Boas,

Ó Annie tu queres começar um negócio mas não queres investir?
Só mesmo os portugas...

É um risco que corres gastas 20/30 EUR anualmente mas tens o que precisas e ficas logo com a certeza se o negócio é para andar para frente ou não.

O que tu queres fazer não é possível sem um alojamento, quer por questões técnicas quer por questões de credibilidade perante quem vai comprar.

Inclusivé como é um site pequeno até há alojamentos grátis e apenas terias de comprar o dominio!

Aqui no forum há um tópico sobre empresas de alojamento escolhe uma e,
ARRiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiisCAAA !!!!
 
Última edição:
Epá, mas vocês estão-se (quase) todos a passar ou quê? A rapariga quer vender meia-dúzia de produtos que tem lá em casa a apanhar pó e vocês recomendam um investimento em alojamento e domínio??????? Palavra d'honra...
 
Epá, mas vocês estão-se (quase) todos a passar ou quê? A rapariga quer vender meia-dúzia de produtos que tem lá em casa a apanhar pó e vocês recomendam um investimento em alojamento e domínio??????? Palavra d'honra...
Da forma que ela quer...tem que ser!
Se não quer usar ferramentas já existentes...Como podes aceder ao site dela? www.esperoquelacalhe.pt ?
Tem que registar o site para ficar com domínio. Para o servidor DNS te redireccionar. Se ela quer pagar...isso já é com ela.
 
Da forma que ela quer...tem que ser!
Se não quer usar ferramentas já existentes...Como podes aceder ao site dela? www.esperoquelacalhe.pt ?
Tem que registar o site para ficar com domínio. Para o servidor DNS te redireccionar. Se ela quer pagar...isso já é com ela.
Tanto quanto percebi, a ideia inicial dela não era ter nenhum domínio, vocês é que lhe impingiram essa ideia. E mesmo assim, não precisa de DNS nenhuns para fazer um simples redireccionamento para o Sapo.
 
Boas,

Ó Annie tu queres começar um negócio mas não queres investir?
Só mesmo os portugas...
Obrigada pela sugestão mas o propósito não é esse. Acho que não me expressei assim tão mal no 1º post!.. Não é um negócio. É como se fosse uma thread daqui da secção Vendas, ou uma página no Miau ou um blog. Só que arranjada ao nosso gosto e sem ter de pagar extras, como destaques ou negritos, ou sei lá mais nos sites de leilões. Não pretendemos vir a ser uma Amazon.com ou uma *****.pt.

Já falei com o meu irmão e vamos tentar trabalhar com base naquele javascript cart que encontrei ou mais provavelmente ver o que podemos fazer com o Wordpress. Até me agrada mais esta última. Se não, fazemos mesmo páginas individuais, que darão um trabalhão a actualizar mas paciência. Sempre é da maneira que aprendemos qualquer coisa :-D. Obrigada uma vez mais a todos e vá não se zanguem que não vale a pena.
 
Back
Topo