1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Loja online *muuuito* simples

Discussão em 'Web Development' iniciada por Annie, 3 de Janeiro de 2008. (Respostas: 25; Visualizações: 1644)

1. Annie

Annie Power Member

Ois,

eu e o meu irmão decidimos vender umas coisas e para tal estamos a pensar em criar um pequeno site, em forma de loja online, mas só precisamos de uma "montra". Quero dizer, o que pretendemos é apenas expor os produtos, com uma breve descrição, preços, faq, contactos, etc. O site será alojado nas páginas do sapo, pelo que não podemos usar coisas complexas como o OsCommerce e afins, como pesquisei aqui no fórum. Também não nos interessa porque será meia dúzia de coisinhas enviadas pelo correio ou em mão. Como percebem é algo que poderia ser vendido em fórums e leilões. Mas preferimos um sitezinho só nosso para ter um contacto mais próximo e um melhor serviço com os potenciais clientes.
    Bem, desculpem estar a alargar-me :-D mas conhecem alguma coisa que me permita criar uma loja online, facilmente acidionar e retirar produtos, mas que não inclua sistemas de pagamento online ou ligação a bases de dados ou PHP?

2. souto

souto To fold or to FOLD?

Vais precisar sempre de um back-office para isso. Portanto, não usares PHP ou outra linguagem está fora de questão. Idem para a base de dados (onde queres manter os produtos?)
    Mas os hostings com suporte para PHP e base de dados até não estão muito caros. Para pequenas coisas, não deves gastar mais de 50€/ano.

3. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

De facto, a minha recomendação também é arranjar um host "qualquer" mesmo só para isso.
    Já há muita coisa feita para a web, era *muito* mais fácil.
    Suponho que a alternativa seria um programa que fizesse a gestão, exportasse o website, e colocava online... mas não me parece muito... boa ideia =/

4. anjo2

anjo2 Power Member

Aconselho-te pelo menos a comprares um domínio e teres um alojamento profissional (com php, mysql, etc...), tudo junto até pode ficar a 1,5€/ano ou pouco mais... É praticamente nada.

Como pretendes, ou cada vez que alteras o produto tens de alterar a página, também podes por os produtos apenas num ficheiro e com javascript deverás conseguir a listagem numa página ou usas php. Não conheço propriamente um bom script para o que pretendes, para loja tens o Magento ou osCommerce

5. Annie

Annie Power Member

Obrigada pelas sugestões. Comprar um domínio poderia ser uma possibilidade mas o host achamos desnecessário visto ser uma espécie de página pessoal. Ocorreu-me agora que poderiamos até usar a estrutura do Wordpress talvez criando um layout adequado. Em último recurso recorremos ao photoshop e ao frontpage e ir actualizando sempre que necessário.

Encontrei este shopping cart http://www.nopdesign.com/freecart/ (vejam a demo). É mais ou menos o que procuro, se der para excluir as ligações ao CGI e PHP e redireccionar o checkout para um endereço de email era o ideal! Conhecem outros do género? Mais logo falo com ele e vemos alternativas, porque o que pretendemos é algo muito simples mas que desse menos trabalho a actualizar. Meia dúzia de categorias e produtos. E como só dominamos um pouco o html... :\\\

6. fil79

fil79 Power Member

tens de me dizer onde posso arranjar dominios (sem ser daqueles pt.vu, etc) mais servidor com mysql a pouco mais de 1.5 € ano....todos os que conheço não estão sequer perto desse valor...quando a esmola é grande o pobre desconfia....

7. filipemm

filipemm Power Member

Já agora, podias era indicar alguns.. 1.5€/ano não é mesmo nada!

8. anjo2

anjo2 Power Member

Os domínios .info estão neste momento em promoção, pelo que devem comprar entre 1,5€/ano e 3€/ano, associando a um alojamento grátis, o que para este projecto parece servir perfeitamente.

Pelo que sei, os alojamentos da Sapo não podem ter domínios parqueados, pelo que tens de arranjar outro para teres um domínio.

9. Annie

Annie Power Member

Desculpa a pergunta mas o que são domínios parqueados? Quer dizer que eu não posso ter um endereço do género www.aminhaloja.com (ou outra terminação) a apontar para um aminhaloja.sapo.pt?

10. anjo2

anjo2 Power Member

Não, penso que nem redireccionamentos dá para os sites da sapo, aparece uma página antes a dizer que foi redireccionado.

Parquear domínios numa conta de alojamento, é sinonimo de alojar os domínios na conta de modo a aceder à conta pelo domínio

11. Neurotical

Neurotical Power Member

Sim podes fazer isso tudo sem usar uma linha sequer de php ou afins. Para isso o melhor que tens a fazer é usar o belo do javascript e xml (até nos alojamentos do sapo consegues por isto a correr sem problema nenhum afaik).
    O XML irá servir de base de dados, podes depois facilmente adicionar/remover/modificar coisas nesse(s) ficheiro(s) sem teres de andar a mexer na página em si.
    o xml pode-se parecer com algo deste género:
    Código:
    <loja>
      <categoria id="coisas giras">
       <produto nome="coisa xpto" preco="1.00" />
       <produto nome="coisa menos xpto" preco="100.00" />
      </categoria>
      <categoria id="coisas menos giras">
       <produto nome="coisa feia" preco="6.00" />
       <produto nome="coisa horrenda" preco="999.00" />
      </categoria>
    </loja>
    O javascript vai-te fazer parse do XML, criar código html bonitinho e assim apresentar-te a informação na página sem muitos problemas.

Agora só têm de dominar mais que "um pouco o html" e tão lançados.

12. K0mA

K0mA Power Member

Boas,

Ó Annie tu queres começar um negócio mas não queres investir?
    Só mesmo os portugas...

É um risco que corres gastas 20/30 EUR anualmente mas tens o que precisas e ficas logo com a certeza se o negócio é para andar para frente ou não.

O que tu queres fazer não é possível sem um alojamento, quer por questões técnicas quer por questões de credibilidade perante quem vai comprar.

Inclusivé como é um site pequeno até há alojamentos grátis e apenas terias de comprar o dominio!

Aqui no forum há um tópico sobre empresas de alojamento escolhe uma e,
    ARRiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiisCAAA !!!!

Última edição: 3 de Janeiro de 2008
  13. NotoriousXavi

NotoriousXavi Power Member

bah.. deem-me os 50€, eu faço-te o site, tu tratas do alojamento e dps actualizas sempre que quiseres. lol

14. fil79

fil79 Power Member

por 50 euros?? os teus honorários estão altos......

15. Squillace

Squillace Power Member

Epá, mas vocês estão-se (quase) todos a passar ou quê? A rapariga quer vender meia-dúzia de produtos que tem lá em casa a apanhar pó e vocês recomendam um investimento em alojamento e domínio??????? Palavra d'honra...

16. Da forma que ela quer...tem que ser!
    Se não quer usar ferramentas já existentes...Como podes aceder ao site dela? www.esperoquelacalhe.pt ?
    Tem que registar o site para ficar com domínio. Para o servidor DNS te redireccionar. Se ela quer pagar...isso já é com ela.

17. Squillace

Squillace Power Member

Tanto quanto percebi, a ideia inicial dela não era ter nenhum domínio, vocês é que lhe impingiram essa ideia. E mesmo assim, não precisa de DNS nenhuns para fazer um simples redireccionamento para o Sapo.

18. paperless

paperless Power Member

Altos ?

Não sabes o tipo de serviço que ele faz para poderes analisar as coisas dessa forma tão linear.

19. Annie

Annie Power Member

Obrigada pela sugestão mas o propósito não é esse. Acho que não me expressei assim tão mal no 1º post!.. Não é um negócio. É como se fosse uma thread daqui da secção Vendas, ou uma página no Miau ou um blog. Só que arranjada ao nosso gosto e sem ter de pagar extras, como destaques ou negritos, ou sei lá mais nos sites de leilões. Não pretendemos vir a ser uma Amazon.com ou uma Fnac.pt.

Já falei com o meu irmão e vamos tentar trabalhar com base naquele javascript cart que encontrei ou mais provavelmente ver o que podemos fazer com o Wordpress. Até me agrada mais esta última. Se não, fazemos mesmo páginas individuais, que darão um trabalhão a actualizar mas paciência. Sempre é da maneira que aprendemos qualquer coisa :-D. Obrigada uma vez mais a todos e vá não se zanguem que não vale a pena.

Partilhar esta Página