Longevidade/Durabilidade/Resistência Produtos Apple

APedro

Power Member
Boas pessoal,
A minha questão é um pouco vaga reconheço, no geral, tenho ideia que os produtos da apple não são feitos para durar e por isso queria a vossa opinião, até porque só tenho um produto apple ainda, um ipod 4th gen.
Depois de ler muito sobre os produtos apple, pesquisar bastantes produtos apple em 2ª mão e ler muitos fóruns, tenho a ideia que os produtos da apple não são realmente concebidos para durar.
A quase obsessão pela simplicidade e por levar as coisas ao limite (como por exemplo a espessura dos novos iMacs) não encurtará cada vez mais a vida dos produtos?
Um dos problemas nos aparelhos no geral (sem olhar a marcas) costuma ser a temperatura, que limita a longevidade dos mesmos e nesse sentido reparei que os iMacs aquecem muito(!!!) principalmente o de 27", imagino então os novos iMacs.
Mais, o meu ipod que tem cerca de 4 meses já começa a apresentar problemas no home button (e acreditem, eu sou muito, muito cuidadoso com as minhas coisas).
Juntamente com esta nova política da apple de lançar produtos quase "à toa", que se canibalizam, não haverá uma tendência para se produzirem equipamentos quase descartáveis (e neste ponto podemos referir ainda a política de soldar os componentes)?
Não sei se me fiz entender mas o que pretendo é que deem a vossa opinião baseada na vossa experiência.

Cumps
 
A única coisa que me tenho a queixar do meu Ipod Touch é a duração da bateria .. também tenho o brilho quase no máximo e uso-o constantemente mas irrita um pouco só me durar entre 48 horas a 72 .. de resto, tenho-o à 2 anos e nunca tive um único problema com ele.
 
nao sao feitos para durar? tenho um macbook de 2007 que tá como novo. bateria com ~93% de capacidade e é usada praticamente todos os dias. em alguma outra marca isto era possivel? nunca. foram os 1000€ mais bem gastos que alguma fez me sairam do bolso. resumindo, tenho um computador com mais de 5 anos que está impecavel, e ainda por cima comprei-lhe um ssd este ano, ainda melhor ficou.
 
Julgo que a maior parte das pessoas tem uma opinião diametralmente oposta à tua, APedro. A Apple, especialmente a nível de macbooks, macs e imacs, tem fama de ser muito durável e resistente.
 
Reparem que a minha opinião não é totalmente baseada na experiência. Foi por essa razão que abri o tópico.
Já há um tempo que pretendo converter-me ao MacOSX mas fico na dúvida relativamente à questão do tópico, porque é um investimento considerável.
Mas também tenho a ideia que este tipo de problemas é mais comum nos iDevices.
 
Em relação a outros produtos não sei, mas em relação aos macbooks conheço muitas pessoas que tem macbooks à cerca de 5/6 anos e estão a funcionar perfeitamente... um deles tem o mac tão bem estimado, embora o use diariamente, mas está tão bem estimado que ninguém daria mais de 1 ano ao portatil, não fosse obviamente ver-se que é o modelo antigo.

E já em 2007 os macbooks eram finos, mais finos que mutios dos portateis de outras marcas nos dias de hoje, óbvio que os retina e tudo mais actualmente são bem mais finos, mas não acredito que durem menos por isso, desde que estimados, até acho que os produtos da apple são dos que duram mais.
 
Tenho iPads, iPhones, iPod e rMBP.

Este iPad1 anda com a minha filha. Mesmo com a porrada que leva, funciona perfeitamente. Tem o ecrã todo riscado também e alguns riscos bem fundos...

(Desculpem lá a qualidade das imagens mas foi o que se arroanjou a esta hora ;) )

EDIT: HMMM isto não está a fazer upload das fotos... deve ser da qualidade delas :p

Vão os links:
http://imageshack.us/photo/my-images/40/img1175ks.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/17/img1177rb.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/823/img1174qt.jpg/
 
Última edição:
Tenho um MBP 13 mid 2009 e esta completamente novo. a unica coisa que diz que o pc ja tem a idade que tem, foi terem desaparecido os simbolos das portas que tem. nao tem um risco nem amolgadela. trabalha todos os dias das 10h-02h desde ha 3 anos para ca e nunca deu um problema. Ha dois meses levou 8gb e um ssd e esta mais rapido que mtos pc's actuais, fica operacional em a volta de 20seg.

Em relacao a idevs ja tive um 3G, 3GS, dois 4 e agr um 4s e so tive problemas no 1o 4 por causa do botao em 10x funcionava 6. mandei para a garantia veio um novo. Tive um ipod e tambem foi de guerra.
 
Acho que a questão já foi respondida, mas eixo aqui também a minha opinião. Eu tenho um iPhone 3GS que nunca me deu problemas desde 2009, está como novo e a funcionar perfeitamente. O meu Macbook (inicio de 2011) ainda não teve um unico problema tambem. Ao contrário do que pensas, os produtos da Apple tem uma excelente longevidade/durabilidade/resistência
 
Eu não sei se o pessoal que diz que não tem problemas com macbooks faz "reset" à memoria cada vez que têm um problema e não se lembra que teve problemas, ou eu é que tive muito azar, mas o meu já teve bastantes.

Macbook 2007 - problemas : logic board, disco, leitor dvd, choques electricos, bateria inchada, carcaça com ar de queimada.

Acer 2007 - problemas : Bateria po calheiro.
 
O meu MacBook data de 2008 e já teve a sua dose de avarias, nomeadamente a drive de dvd e o disco rígido. Para além disso tem uma rachadela no plástico fruto de defeito de fabrico. Já considerei adquirir um novo várias vezes mas o facto é que resolvidas as qustões do hardware que apontei continua a ter o mesmo desempenho que tinha à quatro anos atrás.

O meu Mac-mini de 2009 também tem uma drive de dvd defeituosa.
 
O meu MBP de 2009:

- Fan deu o berro e por isso o portatil parecia um forno
- O trackpad deixou de funcionar à cerca de 1 ano
- Drive não funcionava
 
isso e como tudo, há coisas que vem com algum defeito outras não. tenho um macbook pro early 2011, esta como novo, nunca deu problemas, bateria a 93% (ainda aguenta 6/7h pelo safari e a ouvir música) e dou bastante uso a maquina, nomeadamente em maquina virtual. a única coisa que tem e 1 pixel morto que quase não se nota já desde que o comprei (só reparei nele passado uns 4 meses). por outro lado tenho um amigo com um iphone 4 de 32gb que já foi em 2 anos umas 5x para a garantia devido ao home button e o botão de ligar/desligar não dar nada.
 
O meu MacBook data de 2008 e já teve a sua dose de avarias, nomeadamente a drive de dvd e o disco rígido. Para além disso tem uma rachadela no plástico fruto de defeito de fabrico. Já considerei adquirir um novo várias vezes mas o facto é que resolvidas as qustões do hardware que apontei continua a ter o mesmo desempenho que tinha à quatro anos atrás.

O meu Mac-mini de 2009 também tem uma drive de dvd defeituosa.

Já tentaste limpar a cabeça ? Conheço muitos casos em que o problema resumia-se a pó acumulado, especialmente quando não se usa frequentemente a drive.

Ainda tenho um MacBook com 4 anos e meio, por troca ainda em garantia já perto dos 2 anos de um MacBook dos primeiros. Ainda funciona lindamente, com SSD, naturalmente, e creio que o meu filho ainda lhe dará 2 anos de uso, pelo menos. O disco pifou, era um daqueles da Samsung defeituosos que foram parar aos Macbooks, foi substituído pela Apple, a drive foi retirada para meter um segundo disco, tenho nesse portátil uma combinação SSD+HDD, e a bateria é a de origem com mais de 1300 ciclos e 70% da capacidade original. Nunca um portátil durou tanto nas minhas mãos. Desde do dia de compra, com as trocas pelo meio, conto usá-lo 8 anos. Antigamente só usava IBM Thinkpads, que aguentavam 5 anos na boa, usando Linux. Com Windows tinha de fazer upgrade ao Thinkpad a cada 3 anos. :)
 
Última edição:
Tenho um MacCube de 2001 que a minha mãe ainda usa diariamente para ir ao mail e ao FB, o meu MBP early 2011 o unico problema que me deu foi o Magsafe ter dado o peido, mas trocaram-mo super depressa e ainda me limparam o computador todo (por dentro e tudo) sem ter de pagar um tostão.
Tenho 4 Ipods, Nano 2G (2006), Mini (tem bateria completamente viciada), Touch 2G tá 5* e tenho um shuffle 3G e tá como novo.
O iPhone 4 tá brutal na mesma.

Por isso, IMO a Apple tem uma durabilidade acima da média, pelo meio tive productos de outras marcas, mas Apple nunca me falhou.
 
O meu MBP tem 4 anos e 8 meses, sensivelmente. Ainda se encontra capaz para as minhas necessidades.
Já teve que levar uma logic board há cerca de um ano, devido a um defeito reconhecido pela Apple e como tal não paguei nada. O leitor de DVDs não funciona, a bateria já foi trocada há coisa de meio ano e também tive problemas com o magsafe.

Por curiosidade, para aqueles que tiveram problemas com os seus Macs pensam em voltar a comprar um ou numa futura compra deixarão o mundo da maçã?
 
Tenho um MacCube de 2001 que a minha mãe ainda usa diariamente para ir ao mail e ao FB, o meu MBP early 2011 o unico problema que me deu foi o Magsafe ter dado o peido, mas trocaram-mo super depressa e ainda me limparam o computador todo (por dentro e tudo) sem ter de pagar um tostão.
Tenho 4 Ipods, Nano 2G (2006), Mini (tem bateria completamente viciada), Touch 2G tá 5* e tenho um shuffle 3G e tá como novo.
O iPhone 4 tá brutal na mesma.

Quando a tua mãe pensar em vender o MacCube, já sabes. Envia-me um PM. :)
 
Back
Topo