Longevidade/Durabilidade/Resistência Produtos Apple

só por curiosidade, quanto é que custam em média os arranjos destas máquinas? no verão o meu Toshiba deixou de funcionar porque estava cheio de pó e tiveram que substituir uma peça qualquer (penso que foi a motherboard) e custou-me uns €250. O senhor, que só dizia mal dos computadores Apple, disse-me que se fosse um Mac tinha pago para cima de €500-€1000 por uma reparação do mesmo género. Gostava de saber se isto é verdade, porque se vou gastar tanto dinheiro num Mac não queria gastar rios de dinheiro extra só em possíveis reparações futuras.
Os Macs actuais não são reparáveis para todos os efeitos práticos. Dado que está tudo soldado para optimizar o espaço, quando algo tem de ser substituido é quase tudo substituido.
 
e isso quer dizer que sai tão caro que mais vale comprar um novo?

Não, mas fica bastante caro. Se imaginarmos por exemplo o novo macbook retina de 15", que tem a memória ram soldada a motherboard, caso a ram se estrague é necessário levar não só ram nova, como motherboard... mas óbvio que não fica ao preço de um novo, pois desse macbook estragado existem peças como disco rígido, ecrã e tudo mais que não necessitam de ser substituídos, mas fica logicamente bastante caro, muito mais que 250€ seguramente.

Isto pode ser realmente preocupante se a intenção for usar o macbook durante mais de 2 anos (que é quando o período de garantia termina), mas julgo que todos tenham essa intenção, ninguém dá tanto dinheiro por um macbook para o usar apenas durante dois anos julgo eu, de qualquer das formas a garantia não cobre tudo, por isso é preocupante de qualquer das formas.

Pegando no exemplo de cima, o macbook retina de 15", existe sempre uma alternativa e comprar a versão non-retina que é bastante mais fácil de reparar até porque no caso da ram especificamente não está soldada por exemplo. De qualquer das formas, os macbooks estão cada vez mais difíceis e caros de reparar, e estão a tornar-se cada vez mais descartáveis... pelo menos é o que penso.
 
Não, mas fica bastante caro. Se imaginarmos por exemplo o novo macbook retina de 15", que tem a memória ram soldada a motherboard, caso a ram se estrague é necessário levar não só ram nova, como motherboard... mas óbvio que não fica ao preço de um novo, pois desse macbook estragado existem peças como disco rígido, ecrã e tudo mais que não necessitam de ser substituídos, mas fica logicamente bastante caro, muito mais que 250€ seguramente.

Isto pode ser realmente preocupante se a intenção for usar o macbook durante mais de 2 anos (que é quando o período de garantia termina), mas julgo que todos tenham essa intenção, ninguém dá tanto dinheiro por um macbook para o usar apenas durante dois anos julgo eu, de qualquer das formas a garantia não cobre tudo, por isso é preocupante de qualquer das formas.
O meu periodo de utilização por acaso é de 2 anos, mas devido à qualidade do Macbook 2010 vai acabar por durar mais um. Se o 13 retina tivesse melhor gráfica tinha trocado, mas assim aguento mais um aninho.
 
Não, mas fica bastante caro. Se imaginarmos por exemplo o novo macbook retina de 15", que tem a memória ram soldada a motherboard, caso a ram se estrague é necessário levar não só ram nova, como motherboard... mas óbvio que não fica ao preço de um novo, pois desse macbook estragado existem peças como disco rígido, ecrã e tudo mais que não necessitam de ser substituídos, mas fica logicamente bastante caro, muito mais que 250€ seguramente.

Isto pode ser realmente preocupante se a intenção for usar o macbook durante mais de 2 anos (que é quando o período de garantia termina), mas julgo que todos tenham essa intenção, ninguém dá tanto dinheiro por um macbook para o usar apenas durante dois anos julgo eu, de qualquer das formas a garantia não cobre tudo, por isso é preocupante de qualquer das formas.

Pegando no exemplo de cima, o macbook retina de 15", existe sempre uma alternativa e comprar a versão non-retina que é bastante mais fácil de reparar até porque no caso da ram especificamente não está soldada por exemplo. De qualquer das formas, os macbooks estão cada vez mais difíceis e caros de reparar, e estão a tornar-se cada vez mais descartáveis... pelo menos é o que penso.
pois isso não são boas notícias. Eu compro os pc's para durarem o mais tempo possível, não tenho necessidade de os trocar regularmente, especialmente se custarem tanto como os Mac. Se comprasse um Mac seria para mantê-lo durante uns 4-5 anos, no mínimo. O meu toshiba actual tem 3 anos e só me deu chatices duas vezes, a troca da motherboard e a zona onde entra o cabo da energia que teve que ser trocada. No total gastei menos de €350 em reparações, o pc custou-me €700 e já ia no 3º ano de utilização intensiva (a trabalhar mais de 12 horas todos os dias do ano) quando tudo isto aconteceu. Sendo que os Mac custam os olhos da cara, ainda estar a pagar o dobro ou o triplo por uma reparação não fica nada em conta.. Até pensei que fossem mais robustos mas vejo tanta gente aqui com problemas...:(
 
Tenho um Macbook Aluminium early 2008, dos primeiros que sairam.
E ainda aqui está bom, e nunca se queixou. Agora com o Mountain Lion, já acusa algum cansaço!
Mas foi a melhor comprar que fiz, ainda vai durar mais uns anos, e para trabalho a sério vem o imac agora em janeiro.

Once you go apple, you can never go back! ;)
 
Tenho um Macbook Aluminium early 2008, dos primeiros que sairam.
E ainda aqui está bom, e nunca se queixou. Agora com o Mountain Lion, já acusa algum cansaço!
Mas foi a melhor comprar que fiz, ainda vai durar mais uns anos, e para trabalho a sério vem o imac agora em janeiro.

Once you go apple, you can never go back! ;)
pois, acredito que a duração de cada máquina também tem muito a ver com o tratamento que lhe damos. E quanto à "longevidade" do OS X, os Macs recebem upgrades de SO durante quantos anos +-? Por exemplo, Macs de 2006 ainda podem instalar o Mountain Lion? é como nos iPhones que deixa de haver compatibilidade?
 
Eu ao inicio tratei bem o computador como é obvio, mas não sou das pessoas mais cuidadosas. Já virei meio copo de água para cima do teclado, desliguei meti arroz e deixei secar, como novo nem se queixou. Numa viagem de bike para o algarve ia na mochila dentro de uma case de pano, esqueci me de fechar o camelback com a água, quando notei tinha a capa toda ensopada, e só agua dentro da mochila. Lá o seguei embrulhei numas tshirts, a bateria deixou de funcionar, tinha de estar sempre ligado a corrente, passado 1 mês a bateria lá reviveu. ;) Como novo outra vez. Já para não falar que o aluminium tras uma resistencia extra tanto em quedas como em pancadas.

Quando ao OS X, têm tido sempre compatibilidade com todos os updates, mas claro que de um para o outro as vezes noto uma diminuição na performance, mas é normal já tem uns anos. Cada nova versão fica a cerca de 30 euros (super barato).

Isto é mesmo do melhor.
 
Eu ao inicio tratei bem o computador como é obvio, mas não sou das pessoas mais cuidadosas. Já virei meio copo de água para cima do teclado, desliguei meti arroz e deixei secar, como novo nem se queixou. Numa viagem de bike para o algarve ia na mochila dentro de uma case de pano, esqueci me de fechar o camelback com a água, quando notei tinha a capa toda ensopada, e só agua dentro da mochila. Lá o seguei embrulhei numas tshirts, a bateria deixou de funcionar, tinha de estar sempre ligado a corrente, passado 1 mês a bateria lá reviveu. ;) Como novo outra vez. Já para não falar que o aluminium tras uma resistencia extra tanto em quedas como em pancadas.

Quando ao OS X, têm tido sempre compatibilidade com todos os updates, mas claro que de um para o outro as vezes noto uma diminuição na performance, mas é normal já tem uns anos. Cada nova versão fica a cerca de 30 euros (super barato).

Isto é mesmo do melhor.
sim realmente é bastante resistente. E é fácil eliminar os vírus caso o pc fique infectado? eu sei que é raro e são muito poucos, mas acontece (e pelo que o senhor que me arranjou o pc disse, são mais "agressivos" e provocam mais danos). Com o meu normalmente formato e fica como novo, mas não sei se tal coisa existe num mac, ou se é tão fácil de fazer.
 
pois isso não são boas notícias. Eu compro os pc's para durarem o mais tempo possível, não tenho necessidade de os trocar regularmente, especialmente se custarem tanto como os Mac. Se comprasse um Mac seria para mantê-lo durante uns 4-5 anos, no mínimo. O meu toshiba actual tem 3 anos e só me deu chatices duas vezes, a troca da motherboard e a zona onde entra o cabo da energia que teve que ser trocada. No total gastei menos de €350 em reparações, o pc custou-me €700 e já ia no 3º ano de utilização intensiva (a trabalhar mais de 12 horas todos os dias do ano) quando tudo isto aconteceu. Sendo que os Mac custam os olhos da cara, ainda estar a pagar o dobro ou o triplo por uma reparação não fica nada em conta.. Até pensei que fossem mais robustos mas vejo tanta gente aqui com problemas...:(

Mas atenção que considero os macbooks bastante mais fiáveis que computadores da toshiba, hp e por ai fora... normal, também são bem mais caros. O que não falta é por ai gente com macbooks com 4 ou 5 anos e nunca tiveram nenhum problema, e eu aliás conheço vários... agora cada um é que avalia se vale a pena o investimento ou não.

De qualquer das formas, se estás preocupado com esta situação, o objectivo é ter um portátil para durar o máximo de tempo possível e em caso de reparações ficar o mais barato possível, opta por um modelo de macbook que te permita isso... não faço ideia do portátil que andas a procura, mas existem macbooks no mercado que não tem a ram soldada, que não tem a bateria colada ao "chassi", etc... e que tornam a longevidade do portátil bem maior em caso de avaria pois existe uma maior possibilidade de trocar as peças, felizmente ainda existem essas opções actualmente, embora tenho quase a certeza que vão acabar por desaparecer num futuro próximo.
 
sim realmente é bastante resistente. E é fácil eliminar os vírus caso o pc fique infectado? eu sei que é raro e são muito poucos, mas acontece (e pelo que o senhor que me arranjou o pc disse, são mais "agressivos" e provocam mais danos). Com o meu normalmente formato e fica como novo, mas não sei se tal coisa existe num mac, ou se é tão fácil de fazer.

Desde 2008 que nunca apanhei nenhum virus, não tenho nenhum anti virus instalado e nunca tive problemas.
Mas sempre que faço updade ao os x, faço um format e fresh install, so para ficar tudo catita. De resto é sempre a andar, já para não falar que a bateria ao final de tantos anos ainda dura imenso tempo. ;)
 
Mas atenção que considero os macbooks bastante mais fiáveis que computadores da toshiba, hp e por ai fora... normal, também são bem mais caros. O que não falta é por ai gente com macbooks com 4 ou 5 anos e nunca tiveram nenhum problema, e eu aliás conheço vários... agora cada um é que avalia se vale a pena o investimento ou não.

De qualquer das formas, se estás preocupado com esta situação, o objectivo é ter um portátil para durar o máximo de tempo possível e em caso de reparações ficar o mais barato possível, opta por um modelo de macbook que te permita isso... não faço ideia do portátil que andas a procura, mas existem macbooks no mercado que não tem a ram soldada, que não tem a bateria colada ao "chassi", etc... e que tornam a longevidade do portátil bem maior em caso de avaria pois existe uma maior possibilidade de trocar as peças, felizmente ainda existem essas opções actualmente, embora tenho quase a certeza que vão acabar por desaparecer num futuro próximo.
sim claro, eu só não esperava era ver tanta gente com problemas, mas se calhar em 90% dos casos o aparelho até funciona bem. Se funcionar bem, porreiro da vida.
Não faço ideia que modelos possam ser esses.. suponho que os de 2010/2011 estão a preços mais baratos.. se calhar até compensa (monetariamente e em termos de performance) comprar um MBP 15 de 2011 em vez de um MBP 13 deste ano (versão sem retina).


Desde 2008 que nunca apanhei nenhum virus, não tenho nenhum anti virus instalado e nunca tive problemas.
Mas sempre que faço updade ao os x, faço um format e fresh install, so para ficar tudo catita. De resto é sempre a andar, já para não falar que a bateria ao final de tantos anos ainda dura imenso tempo. ;)
pois por estas e outras razões é que gosto do OS X. A bateria do meu se durar uma hora já é com sorte. E com o Vista nem aos 15 minutos chegava
 
sim claro, eu só não esperava era ver tanta gente com problemas, mas se calhar em 90% dos casos o aparelho até funciona bem. Se funcionar bem, porreiro da vida.
Não faço ideia que modelos possam ser esses.. suponho que os de 2010/2011 estão a preços mais baratos.. se calhar até compensa (monetariamente e em termos de performance) comprar um MBP 15 de 2011 em vez de um MBP 13 deste ano (versão sem retina).

Podes optar por uma de 2011 ou mesmo 2012... na altura em que saíram os retina de 15", também saíram os non-retina de 15" atualizados, basta ires ao site da apple e veres... a diferença entre eles é principalmente o ecrã e o retina ser um pouco mais leve e fino, depois existem outras diferenças, mas o preço também é diferente naturalmente, de qualquer das formas, na versão non-retina também é possível colocar 16gb de ram e disco SSD que os retina trazem. Vantagens é que o non-retina é mais barato, não tem ram soldada, nem bateria colada ao chassi, etc... logo vai mais ao encontro daquilo que falava em cima.
 
Eu substitui há dias o meu MacBook Pro 15" (Core Duo) de 2006, a 1ª geração Intel a sair depois dos Powerbooks. Portanto um portátil que vai fazer daqui a pouco tempo, 7 anos.
Tirando a bateria que morreu (2 vezes, baterias diferentes), está tudo a funcionar como no primeiro dia apesar de ter caido ao chão e estar todo dobrado.

Se o meu actual rMBP chegar aos 7 anos como o irmão mais velho, não me posso queixar do investimento.
 
Eu tenho um macbook de 2006 e nunca deu problemas... levou disco rigido novo e mais ram por opçao...
O unico problema e a parte plastica que se mete em cima do teclado e que e preciso abrir para ir ao interior do pc...
Nao sei se me fiz entender bem mas isso parte-se tudo nas beiras e um tecnico diz que e normal e que eles numa loja apple metem isto de graça. nao sei se e verdade
 
O meu MacBook C2D Preto de 2006, salvo erro, ainda está aí para as curvas!
Pus-lhe +2Gb de RAM no ano passado para aguentar melhor o Lion e foi a única coisa quente tive que fazer. E a bateria continua a durar 5 horas com facilidade. Diga-se de passagem que é usado diariamente desde 2006... Melhores 1400€ de sempre!
Sem sequer pensar no tempo, e no dinheiro, que poupei devido ao OS X que é "mommy proof".

Por outro lado o meu MBP de 2009 teve um problema super estranho, que me demorou ano e meio a resolverem que entrava em pausa sozinho mas lá me resolveram o problema. Note-se que me resolveram o problema já meio ano fora da garantia.

Quanto a iPods, todos eles "classic" o primeiro que tive, o 4G, de 2004, deu zero problemas. A única vez que foi para assistência foi ter levado um banho e repararam sem qualquer custo porque sequei-o bem seco e não deram por ela. Entretanto a bateria inchou mas o iPod ainda funciona.
O Classic que tenho agora também nunca deu problemas.

Nos iPhones já me saltou o mute button do 3GS, trocaram por um novo, e a case do que veio começou a "abrir" de lado na junção com a borda cinzenta mas trocaram-me apesar de a culpa ser minha..
No 4 tive um problema que não me recordo mas que foi resolvido sem problemas. No 4S que tenho estou a espera de momento oportuo para mandar arranjar um problemita que tem de rede.

O iPad 2 de onde escrevo 0 problemas. E alias demonstra bem a confiança que tenho na durabilidade e fiabilidade dos produtos Apple. Pois comprei-o sem factura e sem garantia.
 
O meu MacBook de 2008 também está para as curvas. Na altura foi caro (1500 euros por um 13" é bastante, mesmo na altura tendo optado pelo modelo high-end com mais CPU e disco), mas ao fim ao cabo, compensou. Já tem mais do que 4 anos e está impecável, com tudo original, à excepção da RAM que decidi aumentar em 2010. Até a bateria é a original, apesar de já começar a apresentar algum desgaste. Mas ainda aguenta umas ,52 horas à vontade. Já não aguenta é as 5 horas que aguentava no início, mas não posso pedir muito.

Comparativamente aos portáteis de outras marcas que já me passaram pela mão, este foi sem dúvida o que está a durar mais tempo em boa condição, e nem sequer foi o mais caro. Tive um Asus mais caro e na altura foi uma barraca de todo o tamanho.

Mas mesmo que não comprem um portátil Apple, se forem para a concorrência tentem sempre optar pelas gamas mais altas. Vai ficar caro como se fosse um Mac, mas a qualidade também é mais elevada, o que pode perfeitamente aumentar a durabilidade. Às vezes mais vale sacrificar uns GHz e uns GB para ter uma coisa de uma gama superior e de maior qualidade, seja em que marca for.
 
São computadores caros para o hardware que trazem, em caso de reparações as mesmas são bastante dispendiosas e não têm tanta longevidade como os pintam.
Era capaz de comprar um apenas pelo Sistema Operativo de aço :D
 
São computadores caros para o hardware que trazem, em caso de reparações as mesmas são bastante dispendiosas e não têm tanta longevidade como os pintam.
Era capaz de comprar um apenas pelo Sistema Operativo de aço :D

Basta leres o tópico e veres a quantidade de gente que diz que tem Macbooks de 2006-2008 ainda a funcionar na boa.
E mais uma vez, um laptop não é só feito de Processador, HDD, gráfica e ram...
 
Ao meu HP de 2008, que custou 900€ e tinha hardware bom, morreu-lhe o ecran e o disco em 2012. Está ligado a um monitor a servir computador de secretária. 4 anos de uso em que pequenos detalhes na (fraca) qualidade de construção se foram notando. Avaliação: "cumpriu", sem deslumbrar, até dar despesa.

Daqui a 4 anos, logo verei se valeu a pena os 1300€ (na verdade nem 1100€ paguei, pois comprei com desconto) que dei pelo MB Pro este ano.

Passaram 6 meses, pouco tempo para avaliar o custo/beneficio, mas está tudo ok e tem valido a pena. Satisfeitissimo.
 
Back
Topo