MMO Lost Ark (Smilegate RPG)

Uma pequena analise após 230 horas de jogo, estou em Tier 2 e a nivel 1040.

O jogo tem muito potencial, se jogarem numa Guild activa, se este ultimo ponto não se cumprir não toquem neste jogo.

A partir de Tier 2 ou sabem todos muito bem o que fazer ou ninguém passa sequer do primeiro boss
, era de esperar que jogadores com, pelo menos umas 100 horas de jogo em cima, que ao menos lessem um guia, não é o caso, começa a instalar-se a frustação de entrar num grupo, perder meia-hora e tudo desistir porque não se via a lado nenhum..

Aliado à mecânica de "rato a correr na roda" que este jogo tem.. diria que fico por aqui com este jogo.
O sistema de recompensas bem que "massajou" aquela vontade de continuar a jogar mas há limites.

Até mesmo em Tier 1 já começas a notar logo o padrão e.. ou gostas dele ou aborreces-te num instante.
Mas Tier 1 ainda engana bem, porque até é facil, as dungeons são simples e faz-se calmamente.
Já Tier 2 as coisas já começam a mudar consideravelmente..


Diria que o jogo vai perder imensos jogadores este próximo mês, mal comecem a "encaixar" o quão repetitivo tudo isto é muitas pessoas vão simplesmente parar de jogar, um MMO é normal ser repetitivo, sim, e este MMO está muito bem conseguido em vários aspectos, mas já nem as cutscenes vejo, estou 100% desligado do lore deste jogo, o "G G G G G G" venceu (aliado ao Voice Acting que Deus Me Livre), e só faço as quests porque tenho que as fazer.

Isso e não acho piada ao sistema de combate em termos de posicionamento, chateia-me o estar clicar ou carregar no botão direito do rato, um sistema como o World of Warcraft / Final Fantasy XVI é muito mais intuitivo, e... a mecânica de lutas neste jogo é frustrante, é andar à roda e à roda.. e à roda.. à roda, não há skill nenhuma, é só carregar nos botões quando o CD acaba.. o único skill neste jogo (em PVE) é saber clicar com o botão direito do rato no sitio certo e, com isso dominado, é basicamente o jogo inteiro.. claro que estou a simplificar grossamente mas é o que este jogo "me transmite".

Isso e forma desastrosa como a AGS lidou com este jogo deste o primeiro dia não me dá esperança nenhuma..
E há que lembrar que na Koreia eles estão habituados a este tipo de MMO, isto é literalmente um Korean MMO..
Já por aqui o pessoal não está habituado nem acha grande piada ao sistema de P2W que este jogo descaramente usa..

Se acham que estou a exagerar, alguem fez os calculos e, se comprarem o gold necessário para os materais, em Tier 3 cada tentativa de upgrade custa algo como 30 € em materais, pois é..


Resumindo, graficamente e artisticamente solido, a narrativa até que pode ser boa mas o sistema de "G G G G G G" fez-me detestar a mesma (há quem recomende criar uma macro para isso mesmo), o Voice Acting atroz não ajudou, e é um jogo que se começa bem sozinho mas é muito difici progredir a meio do mesmo.. e depois chegas ao final e ou largas 2000 € assim do nada ou prepara-te para demorar meses para chegar ao "inicio do end game".


É pena, o jogo tinha muito potencial.. mas devia ser B2P, ser F2P / P2W vai eventualmente secar este jogo.
Diria até que podia muito bem ter os 1.000.000 de jogadores a vender isto por uns 40€ como um MMO B2P.
Mas.. ainda por cima da forma absurda que os bots estão a invadir o jogo? Ish.. não sei não.
 
Última edição:
@Morais

Acho que fizeste uma análise um pouco brusca e errada em algumas partes do jogo.

Em primeiro lugar contradizes-te:


A partir de Tier 2 ou sabem todos muito bem o que fazer ou ninguém passa sequer do primeiro boss, era de esperar que jogadores com, pelo menos umas 100 horas de jogo em cima, que ao menos lessem um guia, não é o caso, começa a instalar-se a frustação de entrar num grupo, perder meia-hora e tudo desistir porque não se via a lado nenhum..

a mecânica de lutas neste jogo é frustrante, é andar à roda e à roda.. e à roda.. à roda, não há skill nenhuma, é só carregar nos botões quando o CD acaba.. o único skill neste jogo (em PVE) é saber clicar com o botão direito do rato no sitio certo e, com isso dominado, é basicamente o jogo inteiro.. claro que estou a simplificar grossamente mas é o que este jogo "me transmite".

Se, a partir de tier 2 a malta começa a desistir das raids porque não as entendem ou estudam, fica complicado de dizer que o jogo não precisa de skill. Entre counters, stagger checks, weak points, as mecanicas de cada boss, etc. Diria que que há muito mais do que só fazer rotação entre cds.

Eu não sou muito "letrado" em mmos, o último que joguei a sério foi o gw2, mas este até foi dos que encontrei que mais fugiu á fórmula de bosses esponja onde estás literalmente a rodar cds ad eternum até ele morrer.

Já por aqui o pessoal não está habituado nem acha grande piada ao sistema de P2W que este jogo descaramente usa..

Se acham que estou a exagerar, alguem fez os calculos e, se comprarem o gold necessário para os materais, em Tier 3 cada tentativa de upgrade custa algo como 30 € em materais, pois é..

e depois chegas ao final e ou largas 2000 € assim do nada ou prepara-te para demorar meses para chegar ao "inicio do end game".

Isto é errado. O que é considerado o "início do endgame" é qundo chegas a tier 3, ou seja 1300, e para lá chegar não precisas investir nem meses nem dinheiro nenhum. Eu estou a 1325 e nem duas semanas devo ter de jogo instalado e não depositei um euro que seja no jogo.

O que estás a fazer é usar o lategame extremo (1340-1370) e, embora te dê razão no p2w desse range, a smilegate já assumiu que introduziu esse conteúdo cedo demais pois grande parte das formas de obter materiais que existem na koreia não estão na nossa versão, o que exponencializa o p2w. Aliás, eles têm como meta adaptar a versão ocidental á cultura menos p2w de cá, se vão ou não cumprir estaremos para ver.

Usar esse range para criticar o jogo inteiro parece-me extremamente redutor, pois ignoras 99% do jogo porque o restante 1% é bastante p2w. Da mesma forma que já se conhecia o jogo e já se sabia que era um korean mmo, o que ia significar um p2w mais ou menos agressivo. Na minha opinião até nem é muito, sinceramente.
 
Eu nunca sequer fiz download disto mas devo faze-lo num futuro proximo.
Depois de bdo é raro haver um mmo que me apanhe a atencao, pode ser que este me surpreenda.
 
"Morais, não sejas assim, o jogo não é assim tão mau, apenas tiveste azar.. dois dias seguidos, vamos tentar de novo"
"ah, optimo, este grupo formou-se bem depressa, vai correr bem.. e morremos 4 vezes no primeiro stagger check do primeiro boss"
"Isso e estou só com outro jogador a bater na sorceress quando os outros 6 estão a bater num boss invencivel, certo.."

ah, certo.. pois é..
 
Devia dar para adicionar malta de mundos diferentes. Ontem joguei com um Gunlancer e um Gunslinger, foi muito fixe! Queria adicionar para depois irmos outro dia, não dá. Acham que vão mudar isto?
 
Provavelmente não. Ou, no máximo, fazem-no mediante um custo qualquer em dinheiro real.

Segundo ouvi, não confirmei, eles disseram que isso envolveria muito trabalho pois precisava ser tudo mudado manualmente e não há tempo para isso.
 
Eu ontem cheguei a 1325 a jogar a solo, é relativamente fácil chegar até aqui, a maior parte dos welcome challenges vão dando materiais suficientes para subir sem grande esforço. Penso que agora é que começa o grind, porque limpei a lista dos challenges todos, só desbloqueio os últimos 3 a 1340.
Até agora tenho seguido o "guião", hoje vou começar a explorar o resto das ilhas. E brevemente devo usar o power pass e fazer o primeiro alt.
 
Eu tenho o Main a 1090 (Pala), Alt a 920 (Sorc) e outro Alt a 440 (Deathb) e estou a gostar imenso. Decidi puxar a Sorc para T2 e facilitar o farm de mats t2, assim o "pulo" para T3 no pala vai ser mais "fácil". Temos jogo para mais umas 200h de certeza! :)
 
Boas,

Estou a 1365 e estou a adorar o jogo. Compreendo que não seja para todos , mas é o tipo de MMO "Grind" que gosto, vindo de alguém que jogava bastante Metin2, já venho calejado. Compreendo as frustrações nos Boss's T2 , mas é aqui que o jogo começa a introduzir diversas mecanicas que vão ser usadas lategame, basicamente é uma introdução ás mesmas. O jogo para além do Grind de iLvl , tem os sistemas de evolução horizontais e o sistema de Alts, que também ajudam a passar o tempo. Penso que o jogo está muito bem pensado relativamente ao jogar Alts , sendo que ao jogar nos mesmos estamos sempre a contribuir diretamente ou indiretamente para a evolução da nossa personagem principal ( Funneling de materiais, evolução do roster, Tome/Island Souls/etc.). Depois de serem massacrados no T2 , vão ver que todos os boss's em T3 parecem mais faceis (Guardians/Abyssal Dungeon).


Creio que ninguém ficou satisfeito com o lançamento do Argos a 1370 iLvl , mas as empresas já vieram dizer que foi um erro , e que se enganaram , creio que não irá acontecer novamente no futuro devido ao backlash enorme. Se o mesmo fosse lançado a 1340 , qualquer jogador F2P "dedicado" conseguiria preencher este requesito, relativamente aos jogadores mais casuais, nem estão importados com esta situação visto estarem a jogar o jogo ao seu próprio passo e provavelmente ainda não chegaram a T3. Com o patch de amanhã , acredito que irá acelerar bastante o caminho até 1370.

Relativamente ao ter de "carregar" , o jogo parece-me bastante F2P friendly, logo não será problemático para quem não quer gastar dinheiro.
 
Uma pequena analise após 230 horas de jogo, estou em Tier 2 e a nivel 1040.

O jogo tem muito potencial, se jogarem numa Guild activa, se este ultimo ponto não se cumprir não toquem neste jogo.

A partir de Tier 2 ou sabem todos muito bem o que fazer ou ninguém passa sequer do primeiro boss
, era de esperar que jogadores com, pelo menos umas 100 horas de jogo em cima, que ao menos lessem um guia, não é o caso, começa a instalar-se a frustação de entrar num grupo, perder meia-hora e tudo desistir porque não se via a lado nenhum..

Aliado à mecânica de "rato a correr na roda" que este jogo tem.. diria que fico por aqui com este jogo.
O sistema de recompensas bem que "massajou" aquela vontade de continuar a jogar mas há limites.

Até mesmo em Tier 1 já começas a notar logo o padrão e.. ou gostas dele ou aborreces-te num instante.
Mas Tier 1 ainda engana bem, porque até é facil, as dungeons são simples e faz-se calmamente.
Já Tier 2 as coisas já começam a mudar consideravelmente..


Diria que o jogo vai perder imensos jogadores este próximo mês, mal comecem a "encaixar" o quão repetitivo tudo isto é muitas pessoas vão simplesmente parar de jogar, um MMO é normal ser repetitivo, sim, e este MMO está muito bem conseguido em vários aspectos, mas já nem as cutscenes vejo, estou 100% desligado do lore deste jogo, o "G G G G G G" venceu (aliado ao Voice Acting que Deus Me Livre), e só faço as quests porque tenho que as fazer.

Isso e não acho piada ao sistema de combate em termos de posicionamento, chateia-me o estar clicar ou carregar no botão direito do rato, um sistema como o World of Warcraft / Final Fantasy XVI é muito mais intuitivo, e... a mecânica de lutas neste jogo é frustrante, é andar à roda e à roda.. e à roda.. à roda, não há skill nenhuma, é só carregar nos botões quando o CD acaba.. o único skill neste jogo (em PVE) é saber clicar com o botão direito do rato no sitio certo e, com isso dominado, é basicamente o jogo inteiro.. claro que estou a simplificar grossamente mas é o que este jogo "me transmite".

Isso e forma desastrosa como a AGS lidou com este jogo deste o primeiro dia não me dá esperança nenhuma..
E há que lembrar que na Koreia eles estão habituados a este tipo de MMO, isto é literalmente um Korean MMO..
Já por aqui o pessoal não está habituado nem acha grande piada ao sistema de P2W que este jogo descaramente usa..

Se acham que estou a exagerar, alguem fez os calculos e, se comprarem o gold necessário para os materais, em Tier 3 cada tentativa de upgrade custa algo como 30 € em materais, pois é..


Resumindo, graficamente e artisticamente solido, a narrativa até que pode ser boa mas o sistema de "G G G G G G" fez-me detestar a mesma (há quem recomende criar uma macro para isso mesmo), o Voice Acting atroz não ajudou, e é um jogo que se começa bem sozinho mas é muito difici progredir a meio do mesmo.. e depois chegas ao final e ou largas 2000 € assim do nada ou prepara-te para demorar meses para chegar ao "inicio do end game".


É pena, o jogo tinha muito potencial.. mas devia ser B2P, ser F2P / P2W vai eventualmente secar este jogo.
Diria até que podia muito bem ter os 1.000.000 de jogadores a vender isto por uns 40€ como um MMO B2P.
Mas.. ainda por cima da forma absurda que os bots estão a invadir o jogo? Ish.. não sei não.
Estou tier 3 a 1340 de gear para fazer gold . Tenho uma alt a 500 . Limpas bem as raids mesmo que as x apanhes grupos de porcaria. Só tenho 130h de jogo
 
Pequena atualização, Pala a 1345, Sorc a 1020 e Deathblade a 580 com sensivelmente 170h de jogo (tenho mais mas as restantes foram passadas em Queue no inicio).

Só tenho coisas boas a dizer sobre este jogo, aliás, não podia ser de outra forma quando jogamos perto de 200h sem gastar um euro.

Em cada Tier é introduzida uma nova forma de upgrade da personagem, tornando a customização cada vez maior. É óbvio que cada classe tem o seu meta mas o jogo possibilita que cada um evolua os seus skills da forma como mais gosta.

Ainda estou a fazer as versões normais das Abyss Dungeons (4 man e 8man), por isso não sei até que ponto as builds metas são determinante para o sucesso as Dungeons em dificuldades mais altas. Não me parece que sejam assim tão importante se cada jogador não se afastar demasiado do role da sua classe.. i.e. meter por exemplo classes de suporte (Pala e Bard) com builds de DPS.

Para já tenho-me focado mais na evolução das personagens para o seu ilvl. Tenho feito pouco conteúdo de ilhas / Bosses e eventos pelo mundo, ou seja, não tenho tocado na maior parte do conteúdo disponível mas como já afirmei, tenho passado um bom tempo. As classes são diferentes o suficiente para cada experiência ser única apesar de passarem pelo mesmo processo de lvling ou upgrades de Armor/Weapons.
 
Passar do LA para o FFXIV é como sair de uma relação onde eras vitima de violencia domestica XD
"espera, há jogos que consegues abrir e estar logo no jogo em menos de 10 segundos e não tens que esperar 5 minutos para entrar?"
"Mas, como assim dá para mudar de zona instantaneamente, sem ter que esperar imenso por um loading?"
"Estão a dizer-me que posso passar o dia inteiro a rachar lenha sem que tenha que preocupar com recursos finitos?"
"Está a dizer que posso escolher qualquer peça de gear que eu queira e posso usar a skin dela e mudar-lhe a cor à vontade?"

Por outro lado o LA joga-se com 8 botões, já o FFXIV requer o uso de algo como 25 e um dá bem com o G13 e o outro tenho que sacar do G413 (que já não consigo tolerar depois de passar para o MX Keys, nem sei como é que aguente o G413 o tempo que aguentei com aquele barulho absurdo).

O LA é quase como que um "Babys First MMO", é um jogo interessante mas cheguei a Tier 3 e acho que só continuaria (esperem um momento.. vou só tirar o G413 e voltar para o MX Keys.. ah, assim está muito melhor, até sinto os pulsos a chorar de alivio), acho que só continuaria a jogar por uma questão de "já que perdi 200 horas nisto vou ter que continuar".


O LA é um jogo desenhado para atrair pessoas que sejam facilmente dependentes de.. bem, de jogar, mas jogar no sentido mais "clássico", de pessoas que facilmente se perdiam num casino, esse tipo de "jogo", aquelas mecânicas de "Se não abres o jogo todos os dias ficas a perder" ou "olha tanta coisa que tu estás a ganhar".

Mecanicamente o jogo é extremamente simples, demasiado até, as habilidades são todas iguais, é só carregar em botões quando o CD deles acaba e morre tudo (ai está, aquele sentimento de "poder" que é desenhado para viciar as pessoas), os combates só se tornam "difíceis" porque as pessoas tem que seguir uma mecânica, que é das coisas mais simples que existe.. uma luta no FFXIB tem mais mecânicas e necessidade de coordenação que o Tier 1 e Tier 2 combinados.. isto tendo que conseguir estabelecer uma rotação de DPS / Healing / Tanking exponencialmente mais complexa do que "Carrega em todos os botões".

Verdade seja dita, há uma ou outra classe no LA que não é "bater com a cabeça no teclado até aquilo estar morto".. mas, em comparação com outros MMOs, é tudo muito, muito básico, e nada contra isso, o Mage no World of Warcraft Vanilla é ridiculamente simples, Frost Mage no Wrath of Lich King jogava-se com 6 botões, se tanto, Fire Mage acho que só usava 4..


E depois mal inicio sessão no FFXIV e levo com aquela OST de qualidade (não me lembro do LA ter sequer algum tipo de musica)..

Agora, é conseguir por o FFXIV a dar com o G13 que nem pensar que vou jogar no MX Keys..
 
Já é a terceira ou quarta vez que fazes um post com este tipo de discurso que acaba por desvirtuar o Lost Ark com base em argumentos que são falsos e/ou são claramente uma opinião muito pessoal da tua experiência.

Anteriormente já desmontaram esse discurso por isso não vou voltar a faze-lo. Só vou acrescentar que o jogo só irá parecer simples a quem não passou do T2 ou não se deu ao trabalho de tentar entender a complexidade de cada classe e a sua performance / posição em ambiente de raid / grupo. Já que gostas tanto de comparar com o FF, diz-me sff onde é que no FF podes customizar a tua personagem ao teu gosto.. são theme parks mmo que dão 0 de margem de escolha para a evolução da tua personagem, zero. Gostas disso? Não tem mal nenhum, só não parece que faça sentido estar a comparar um Lost Ark que tem diversos sistemas que permitem ter uma classe construída com base no teu gameplay e ao teu gosto. Poucos neste momento permitem uma liberdade dessas.

Quanto ao Casino, a generalizações dá nisto. Nunca entrei num casino e abomino esse tipo de jogos, no entanto, tenho gostado imenso do Lost Ark.

Enfim.. A tua posição parece-me que está suportada no fenómeno mais conhecido como efeito Dunning-Kruger. Siga, vamos jogar o que nos faz feliz e deixar para trás o que não gostamos. Be happy.
 
Bem eu já estou a ficar um bocado cansado do jogo, os bots mataram a economia e não consigo progredir porque não consigo fazer gold. Estou entre os 1350 e 1355, com probabilidade de honing de 15% e mais de 100g cada tentativa, o gold voa num instante. Neste momento sinto que não estou a jogar para me divertir, mas apenas para fazer gold.

Estou a detestar esta fase... se uma pessoa já tem de farmar mats e usa-los com probabilidades de sucesso absurdas, porque raio metem ainda um custo alto para fazer honing? Depois para fazer gold tenho de vender os mats, parece que ando aqui à roda sem possibilidade de progredir.

Quem está nesta fase como é que anda a fazer para se safar? os abyss dão cerca de 7k gold por semana, é a única fonte decente, mas voa num instante a fazer honing.
 
O jogo será assim até sair uma nova fase, depois a percentagem necessária para honing sobe... e depois sai a próxima fase... e assim continua, é o sistema deste jogo, o que aconteceu foi que o Tier 1 e Tier 2 foram lançados com percentagens elevadas porque já era conteúdo antigo, considerado uma "introdução" ao jogo, agora, essas percentagens de 15%? Isso não é nada, na Coreia são de 1.5%.

O nucleo deste jogo é "puxar esse valor", nada mais.

Podemos argumentar que é o caso com todos os MMO, sim.
Mas o Lost Ark foi desenhado para te "atrair" e depois para te "frustrar" ao ponto de gastares dinheiro.
Dai todo aquele "enfase" no material que ganhas, nas subidas de nivel, para estabelecer um "padrão".
Depois um jogador fica habituado a esse padrão de jogo e quando ele acaba... é hora de sacar do MBnet.
 
Deixei de jogar uns tempos, alguém se sabe dizer quais os melhores servidores Inglês/Português?

A nova classe Glaivier (Lance Master) tem qualidade ou é fraca?
 
O Glaivier está fraquissimo, é muito divertido de jogar, mas sinto que bate muito menos do que qualquer outra classe que tenho. Mas também saiu o Destroyer, esse sim está a bater bem.
 
O Glaivier está fraquissimo, é muito divertido de jogar, mas sinto que bate muito menos do que qualquer outra classe que tenho. Mas também saiu o Destroyer, esse sim está a bater bem.

Ah pena porque tinha gostado muito da classe... Esse tipo de ogres como Destroyer não são o meu tipo de classe.

Vou continuar com o Paladin e Deathblade então...
 
Estava a pensar criar uma alt também. Mas não sei bem qual. Tenho a minha main a 1400 DB.
Quero um Martial Artist mas estou indeciso entre Scrapper/Striker/Wardancer.
 
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