Low fps - CPU or RAM bottleneck?

Freek1ll

Power Member
Boas, desde sempre que tenho obtido fps algo baixos em jogos na minha opinião.

As minhas specs são estas:

CORSAIR TX-650W V2
ASUS M5A87
AMD PHENOM II X4 955 (3.2GHZ) BLACK BOX SKT AM3
SAPPHIRE HD6950 1GB DDR5 PCI-E
CORSAIR KIT 4GB DDR3 1600MHZ XMS3

No gw2 que é o que tenho andado a jogar, com as definições em auto-detect (mistura de medium e high) não consigo passar dos 30fps em movimento. E se for para um zona bastante povoada ou fizer movimentos mais rápidos com a camera desce até 10-12fps durante uns segundos. Penso que a gráfica deveria aguentar bem portanto poderá ser o cpu que me anda a atrasar o PC (ou até a ram pelo que vejo na screen)?

Screen de quando estou a jogar:
screen.png
 
Última edição:
Guild Wars 2 é claramente do CPU. Olha po meu my system, jogo com 40-50fps também numa mistura entre medium e high, sem AA, 1920x1080.
 
Guild Wars 2 é claramente do CPU. Olha po meu my system, jogo com 40-50fps também numa mistura entre medium e high, sem AA, 1920x1080.

Permite-me discordar, mas é claramente a memoria principal. Está 92% ocupada, quando geralmente o sistema só consegue aproveitar 70% da mesma. (Há uns estudos sobre isto e a memoria útil é geralmente 70% da total... apartir dai a fragmentação causa problemas de performance).

O processador anda lá perto, acho que o limite é por volta dos 78% ou coisa assim... apartir dai a performance degrada-se.
 
Última edição:
Guild Wars 2 é claramente do CPU. Olha po meu my system, jogo com 40-50fps também numa mistura entre medium e high, sem AA, 1920x1080.

Jogo igualmente a 1920x1080, com medium e high a mistura, sem AA, e os fps também andam entre os 40 e os 50 fps.... utilizo apenas um Q6600 G0 com OC e uma HD4850... o que tenho no my system...
 
Eu não costumo usar aplicações muito intensivas de cpu (sem ser jogos), costumo é ter várias aplicações ao mesmo tempo e secalhar é isso que me está a acabar com a RAM.
Pensei esperar até à proxima geração da AMD para fazer um upgrade de CPU e neste momento meter mais 4GB de RAM visto que é algo barato.
 
Permite-me discordar, mas é claramente a memoria principal. Está 92% ocupada, quando geralmente o sistema só consegue aproveitar 70% da mesma. (Há uns estudos sobre isto e a memoria útil é geralmente 70% da total... apartir dai a fragmentação causa problemas de performance).

O processador anda lá perto, acho que o limite é por volta dos 78% ou coisa assim... apartir dai a performance degrada-se.

Tambem acho que seja da Ram..
 
Eu não costumo usar aplicações muito intensivas de cpu (sem ser jogos), costumo é ter várias aplicações ao mesmo tempo e secalhar é isso que me está a acabar com a RAM.
Pensei esperar até à proxima geração da AMD para fazer um upgrade de CPU e neste momento meter mais 4GB de RAM visto que é algo barato.

Fui fazer o teste e eu fico a 3,4GB com o jogo aberto, portanto no teu caso deve ser as 2 coisas. Experimenta o ram primeiro então, sempre é mais barato.
 
Eu penso que o problema é do jogo e não do teu sistema, ou melhor obviamente que com um sistema de topo não terias tantos problemas mas percebe-se o que quero dizer.

GW2, jogo bastante intensivo e ainda por cima online. Estão reunidas todas as condições para que a performance vá por água abaixo. Não sei com que settings jogas mas eu no WoW, full HD em High/Ultra não tenho mais de 50FPS em cenas de muita macacada e o WoW é um jogo bastante menos intensivo. No entanto consigo jogar uma panóplia de jogos muito mais bonitos visualmente com FPS bem acima dos 60 (BF3 por exemplo entre outros) sem quaisquer problemas em definições elevadas.
 
penso que seja do cpu...um dos cores (o 4) esta bem proximo dos 100%...
a nao ser que ele tenha muitos programas no background duvido que seja da RAM...ate porque o jogo teria que ser X64 pra poder usar mais do que 3,5GB de RAM...mas isso é facil de se verificar...se enquanto estiveres a jogar o led da tua caixa que indica actividade do disco estiver constantemente a piscar então é da RAM, caso contrario nao...

de qualquer maneira para ser da RAM visto o jogo nao puder utilizar tanta RAM, pelas limitaçãoes que descrevi acima, o mais provavel seria teres algum programa no background a consumir-te os recursos...

eu contudo pelo grafico de utilização do cpu tenho a certeza que é o cpu que te esta a limitar a performance do jogo..
 
penso que seja do cpu...um dos cores (o 4) esta bem proximo dos 100%...
a nao ser que ele tenha muitos programas no background duvido que seja da RAM...ate porque o jogo teria que ser X64 pra poder usar mais do que 3,5GB de RAM...mas isso é facil de se verificar...se enquanto estiveres a jogar o led da tua caixa que indica actividade do disco estiver constantemente a piscar então é da RAM, caso contrario nao...

de qualquer maneira para ser da RAM visto o jogo nao puder utilizar tanta RAM, pelas limitaçãoes que descrevi acima, o mais provavel seria teres algum programa no background a consumir-te os recursos...

eu contudo pelo grafico de utilização do cpu tenho a certeza que é o cpu que te esta a limitar a performance do jogo..

O jogo não mas o sistema sim. Com 8GB podes ter o jogo a mamar 4GB de Ram que tens mais que Ram suficiente para fazeres o que quiseres.
 
Eu com utilização normal (ou seja, a todo o momento) consumo cerca de 2GB de ram.
Não sei exactamente quanta ram consome o gw2, vou ter que perguntar a algum amigo com bastante.
Mas de qualquer maneira ja encomendei mais 4GB, ao menos fico sem problemas de ram nos próximos tempos.

Quanto ao cpu vou ver se começo a aventurar-me no mundo do OC quando tiver mais algum tempo livre. Suponho que agora no Inverno seja a melhor altura para começar.
Verei alguma diferença notável passando de 3.2 para digamos 3.6-3.8?
 
so se estao a esquecer é que por vezes quando se tem mais sticks de RAM é mais dificil obter um overclock estavel...especialmente quando se começa a aproximar das frequencias mais elevadas...
 
Back
Topo