1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

LTE no iPhone 5 - Ver zonas em que se apanha LTE no 1º post

Discussão em 'Dispositivos iOS, watchOS e tvOS' iniciada por Traffic PT, 30 de Janeiro de 2013. (Respostas: 733; Visualizações: 62101)

1. Traffic PT

Traffic PT Power Member

Ja alguém tem?
    Ontem saiu uma versão de iOS nova (6.1) que supostamente activa o LTE no iPhone 5.

Liguei logo para a Vodafone após actualizar o iOS para activar o aditivo 4g/LTE (8€ p/mês com +1gb trafego)

Até recebi um SMS da Vodafone a dizer q ja estava activo:

"Aditivo Best 4G: Subscricao confirmada. Agora ja pode aceder a Internet com velocidade ate 100Mbps e 1GB de trafego adicional por mes."

Mas o q é certo é q ainda não vi o LTE ligado uma única vez.

Alguém sabe se é por causa de falta de cobertura?
    Confesso que desconheço os mecanismos do LTE, apenas sei que é mais rápido q o 3G

Alguém ja tem?
    Feedback?
    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lista de locais onde users do fórum reportam ter apanhado LTE no iPhone 5 - Agradecimentos aos users spytech e P0S3R que compilaram esta lista

Optimus

Sul:

- Faro
    - Évora
    - Beja

Norte:
    - Vila Real
    - Bragança
    - Viana do Castelo
    - Braga
    - Guimarães
    - Chaves

Centro:

- Aveiro
    - Coimbra
    - Viseu
    - Guarda
    - Castelo Branco
    - Leiria
    - Santarém

Grande Lisboa:
    - (maior parte com cobertura)

Grande Porto:
    - (maior parte com cobertura)

TMN:

Sul:

-

Norte:
    - Mogadouro
    - Vila Nova de Cerveira
    - Valença
    - Monção

Centro:
    -

Grande Lisboa:

- Centro Comercial Colombo
    - Centro Comercial Vasco da Gama
    - Almada
    - Fórum Almada (zona da restauração)
    - Santos (miradouro – sinal fraco)
    - Ponte 25 de Abril

Grande Porto:
    - Estádio do Dragão
    - Norte Shopping
    - El Corte Inglês
    - Arrábida Shopping
    - Matosinhos
    - Leça da Palmeira (junto a Matosinhos)

Vodafone

Sul:

-

Centro:
    - Leiria

Grande Lisboa:
    - Alcântara até à Cruz Quebrada (Marginal);
    - Algés;
    - Anjos (saido do Metro);
    - Benfica;
    - Cais do Sodré;
    - Campo Grande;
    - Campo de Ourique;
    - Chiado;
    - Estádio da Luz
    - Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade;
    - Moscavide;
    - Olivais Shopping;
    - Parque das Nações;
    - Praça de Espanha e parte da Av. Ant. Augusto de Aguiar;
    - Rua Fernando Namora (Telheiras);
    - Sacavém;
    - Saída do Metro dos Anjos;
    - Saldanha

Grande Porto:
    - Porto;
    - Vila Nova de Gaia (junto ao Porto)
    - Maia (junto ao Porto)
    - Matosinhos (junto ao Porto)

Última edição pelo moderador: 12 de Maio de 2014
  2. dvdarb

dvdarb Power Member

LTE

Na Optimus já confirmei recepção na zona de Lisboa e arredores. No caso desta operadora não é necessária a subscrição de nenhum pacote especifico 4G...

3. Joaao

Joaao Banido

8€? Sempre pensei que fosse mais caro.

4. Desde a zona do Cabo Ruivo até Cascais ainda só apanhei LTE na zona do Cais do Sodré (VDF).

8eur por 1Gb e 4G comparativamente com outros aditivos/tarifários pareceu-me um bom preço.

5. hildeberto

hildeberto Power Member

Já me mentalizei que como tenho tmn nao vou ter 4G tao depressa...Mas para isso tenho de trocar o nanoSim, porque obque a tmn me deu é 3G...

Última edição: 30 de Janeiro de 2013
  6. ciberg

ciberg Moderador
    Staff Member

Traffic PT, o problema é que o iPhone 5 só apanha LTE na banda dos 1800Mhz, por isso mesmo que haja LTE na zona onde estás se não usar essa banda não apanhas.

Das 3 operadoras, a Optimus é a que tem maior utilização da banda dos 1800Mhz (50% da cobertura 4G), as outras têm uma utilização muito menor dessa banda.

Por ex. um user do Porto noutro tópico ligou para a VDF e disseram-lhe que essa banda só existia no Estádio do Dragão e Norteshopping.

7. Então afinal é mesmo preciso um cartão especial? Essa agora é que me lixou...

8. Joaao

Joaao Banido

Então eu que vivo na província bem posso esquecer o 4G :lol:

9. rjcsc

rjcsc Power Member

O problema aqui não é das operadoras, mas sim da Apple que teima em só suportar a banda dos 1800Mhz.

10. iphone5

iphone5 Suspenso

E com alteração do software, é possível a apple alterar a banda? Ou só com novo hardware?

11. Bmw-Mpower

Bmw-Mpower Power Member

Esclarecimento LTE/4G Iphone 5:

Para a Vodafone ( para as outras operadoras tb deve ser igual )

Qd fazem o update para a versão 6.1 , vai aparecer um novo modulo em substituição do 3G com o nome LTE. Se o LTE estiver ativado e se na zona tiverem cobertura 4G , o equipamento vai se conetar em 4G, aparecendo símbolo LTE no ecrã. Mesmo com o LTE ativado , se não houver cobertura 4G o equipamento ficará em 3G. Se cancelarem o LTE, o equipamento ficará conetado sempre em 3G. Para cancelar o 3G, cancelem a opção " Dados Moveis "( assim só fica ativa a função comunicação de voz em gsm).
    O acesso ao 4G em equipamentos de voz da Vodafone é gratuita( não confundir com os Tablets). Ou seja se tiverem um equipamento com suporte 4G e inserido um cartão 4G ready , um aditivo internet, sempre que estiverem numa zona 4g , com o LTE ativado, o acesso é grátis e não requer ativação.

Não esquecer que ao terminar o update para a versão 6.1 , terá que aparecer via ITunes a mensagem " existem novas definições de rede , quer actualizar ? Sim. As definições são atualizadas para a versão 14.1
    Podem depois verificar no equipamento se foram atualizadas, na zona de informações de rede.
    Existem 2 frequências mt utilizadas para acesso 4G. As nossas operadoras apostaram mais na frequência que não é a utilizada pela Apple. Agora terão que ativar, pelas diversas antenas espalhadas no País, a frequência utilizada pelo Iphone 5...mas já existem varias antenas compatíveis das 3 operadoras ( aqui a Vodafone está em desvantagem). Cada frequência tem um custo de custodia/ concessão mt elevado, daí terem optado mais por uma em vez das 2 num conjunto.

4G = nome global de uma rede gsm de elevado debito
    LTE= tipo de rede de elevado debito numa determinada frequência

Espero ter ajudado

Um abraço
    Jc

12. semnick

semnick Power Member

Andei agora por Lisboa com o iPhone no ar a ver se apanhava rede. :P Népia. Não apanhei LTE em lado nenhum no eixo compreendido entre a Segunda Circular, Olaias, Campo Pequeno, Entrecampos, Rotunda do Relógio. Nada.
    No entanto, como já disse noutro lado, como estou a utilizar um cartão da empresa pode bem ser que seja isso; que o tarifário ou o cartão não permitam o acesso.

13. arkhan

arkhan Power Member

Devia-se criar uma lista de locais com LTE por rede, para sabermos onde podemos ir testar o nosso iPhone 5. Ouvi dizer que a TMN apenas tem LTE no Vasco da Gama e Colombo. Alguém identificou mais alguns locais TMN?

14. rmirandes

rmirandes Power Member

TMN: Na zona do Porto, ainda só consegui apanhar LTE no Norte Shopping.

---x---

À bocado liguei para o 1696 para alterar o aditivo de internet e aproveitei para perguntar onde havia cobertura LTE 1800Mhz no Porto.

Perguntou me qual a zona em questão, e eu disse lhe, em qualquer uma, desde que não fosse ver a cobertura como no site :)

Lá foi falar com alguém e disse me que havia informação que a partir de segunda/terça da semana que vem que iriam ser ativos serviços nessas frequencias no Porto.

Mas que ligasse pra semana a perguntar, que depois já sabiam com mais detalhe.

Agora a informação vale o que vale :lol:

15. rjcsc

rjcsc Power Member

Mas porque é que se põem a inventar? A TMN até é a operadora com maior cobertura 4G a nível nacional (+90% do país coberto).

16. JMGC

JMGC Power Member

Na banda de 1800 ?

Abc

17. rmirandes

rmirandes Power Member

Mas nos 1800Mhz não..
    A tmn tal como a vodafone, utilizam mais os 800Mhz e os 2600Mhz

18. DMH

DMH 1st Folding then Sex

Mas a Apple suporta mais 2 bandas de LTE para além de que a 1800Mhz tem praticamente o dobro da cobertura da 2600Mhz e como o a rede "2G" usa 1800Mhz e seria mais fácil re-usar as antenas já a utilizar 1800Mhz(muito provavelmente o caso da Optimus)

19. rmirandes

rmirandes Power Member

A questão é que a TMN e Vodafone utilizam o DCS porque precisam.

E pelos vistos é em bastantes locais.

Pelos vistos a Optimus não têm esses congestionamentos devido a ter menos clientes aglomerados, não sei.

Deixo uma imagem, de algumas BTS TMN ligadas a BSC Alcatel ( penso que é isso :) ) na zona de Lisboa e que utilizam 2G/DCS 1800Mhz (rosa)

Não me parece fácil "prescindirem" dessas frequências para o 4G :)

20. arkhan

arkhan Power Member

Reformulo o que queria dizer, para ficarmos esclarecidos, locais com LTE que o iPhone 5 utilize... melhor? :)

Partilhar esta Página