LTE no iPhone 5 - Ver zonas em que se apanha LTE no 1º post

Esclarecimento LTE/4G Iphone 5

Para a Vodafone ( para as outras operadoras tb deve ser igual )

Qd fazem o update para a versão 6.1 , vai aparecer um novo modulo em substituição do 3G com o nome LTE. Se o LTE estiver ativado e se na zona tiverem cobertura 4G , o equipamento vai se conetar em 4G, aparecendo símbolo LTE no ecrã. Mesmo com o LTE ativado , se não houver cobertura 4G o equipamento ficará em 3G. Se cancelarem o LTE, o equipamento ficará conetado sempre em 3G. Para cancelar o 3G, cancelem a opção " Dados Moveis "( assim só fica ativa a função comunicação de voz em gsm).
O acesso ao 4G em equipamentos de voz da Vodafone é gratuita( não confundir com os Tablets). Ou seja se tiverem um equipamento com suporte 4G e inserido um cartão 4G ready , sempre que estiverem numa zona 4g , com o LTE ativado, o acesso é grátis e não requer ativação.

Não esquecer que ao terminar o update para a versão 6.1 , terá que aparecer via ITunes a mensagem " existem novas definições de rede , quer actualizar ? Sim. As definições são atualizadas para a versão 14.1
Podem depois verificar no equipamento se foram atualizadas, na zona de informações de rede.
Existem 2 frequências mt utilizadas para acesso 4G. As nossas operadoras apostaram mais na frequência que não é a utilizada pela Apple. Agora terão que ativar, pelas diversas antenas espalhadas no País, a frequência utilizada pelo Iphone 5...mas já existem varias antenas compatíveis das 3 operadoras ( aqui a Vodafone está em desvantagem). Cada frequência tem um custo de custodia/ concessão mt elevado, daí terem optado mais por uma em vez das 2 num conjunto.

4G = nome global de uma rede gsm de elevado debito
LTE= tipo de rede de elevado debito numa determinada frequência

Espero ter ajudado

Um abraço
Jc

As 3 operadores já tem concessão na banda dos 1800 alias gastaram milhões, a diferença é que a vodafone e a tmn escolheram a banda dos 800 e dos 2600 deixando a 1800 para reforço, já a optimus optou por começar também a usar a 1800 não sei se em conjunto com as outras 2 se em detrimento de uma delas!
 
Tenho Optimus pós-pago e não tive que aderir a qualquer plano e já descobri os locais aqui na zona que têm LTE.

Fiquei de veras surpreendido com a velocidade, parece que estou a trabalhar via Wi-Fi, bom mesmo muito bom.

Em relação ao consumo de bateria melhorou e muito, mas só poderei ter a certeza quando o utilizar de forma mais intensiva.
 
A verdade é que nem todos os operadores fornecem 4G sem aditivos pelo que ter um equipamento que acede a 4G pode não significar acesso direto... Daí muitos poderem estar a queixar-se de não ter cobertura quando, na realidade, isso depende de vários fatores. Cartão incluído.
 
semnick

Isso é mesmo o que acontece. As condições de acesso a rede 4G depende sempre de quem fornece o serviço, as variáveis são varias, mas no caso da Optimus e por aquilo que me informei e quem levanta menos problemas no acesso ao 4G.

No local onde moro não tenho 4G. mas também não necessito, agora estou contente porque sei que nos locais onde utilizo mais a net no telefone têm rede 4G :)
 
Esclarecimento LTE/4G Iphone 5:

Para a Vodafone ( para as outras operadoras tb deve ser igual )

(...)
O acesso ao 4G em equipamentos de voz da Vodafone é gratuita( não confundir com os Tablets). Ou seja se tiverem um equipamento com suporte 4G e inserido um cartão 4G ready , sempre que estiverem numa zona 4g , com o LTE ativado, o acesso é grátis e não requer ativação.

(...)

Isso não é bem verdade. Eu tenho um cartão 4G ready (os nano-sims não são todos?) e nunca vi LTE no meu iPhone. Neste momento uso o iPhone com um tarifário pré-pago Yorn. De resto também tenho um número com um tarifário pós pago empresarial, mas como neste momento não o utilizo com o iPhone (uso o iPhone no meu número pessoal), não posso saber se tenho LTE ou não sem o aditivo LTE.
 
Isso não é bem verdade. Eu tenho um cartão 4G ready (os nano-sims não são todos?) e nunca vi LTE no meu iPhone. Neste momento uso o iPhone com um tarifário pré-pago Yorn. De resto também tenho um número com um tarifário pós pago empresarial, mas como neste momento não o utilizo com o iPhone (uso o iPhone no meu número pessoal), não posso saber se tenho LTE ou não sem o aditivo LTE.

...como é lógico , terás de ter um aditivo Internet.
 
Eu sou Optimus e tenho LTE em Lisboa em qualquer local dos que já me desloquei. Ate em casa se desligar o WIFI tenho LTE. Moro em Lisboa na zona do Lumiar.
 
...como é lógico , terás de ter um aditivo Internet.

Como é lógico, e eu tenho. Não percebi de onde tiraste essa conclusão. A única coisa que eu não tenho é o aditivo 4G, nem no pré-pago (não existe), nem no pós pago empresarial. Mas no empresarial neste momento não posso testar se apanho LTE mesmo sem esse aditivo 4G.
 
O problema aqui não é das operadoras, mas sim da Apple que teima em só suportar a banda dos 1800Mhz.

Eu utilizo o pack empresarial. Liguei para a vodafone para me ativarem o 4g. Foi-me dito que não era necessário porque o meu pack já tem um aditivo internet , e neste caso bastaria ter cobertura 4G para aceder em LTE.
 
Como é lógico, e eu tenho. Não percebi de onde tiraste essa conclusão. A única coisa que eu não tenho é o aditivo 4G, nem no pré-pago (não existe), nem no pós pago empresarial. Mas no empresarial neste momento não posso testar se apanho LTE mesmo sem esse aditivo 4G.

Liguei agora para a Vodafone, como já tenho aditivo internet, apenas têm que ativar o 4g. É gratuito. Não é necessário um aditivo 4g extra.
 
Esclarecimento LTE/4G Iphone 5:

Para a Vodafone ( para as outras operadoras tb deve ser igual )

Qd fazem o update para a versão 6.1 , vai aparecer um novo modulo em substituição do 3G com o nome LTE. Se o LTE estiver ativado e se na zona tiverem cobertura 4G , o equipamento vai se conetar em 4G, aparecendo símbolo LTE no ecrã. Mesmo com o LTE ativado , se não houver cobertura 4G o equipamento ficará em 3G. Se cancelarem o LTE, o equipamento ficará conetado sempre em 3G. Para cancelar o 3G, cancelem a opção " Dados Moveis "( assim só fica ativa a função comunicação de voz em gsm).
O acesso ao 4G em equipamentos de voz da Vodafone é gratuita( não confundir com os Tablets). Ou seja se tiverem um equipamento com suporte 4G e inserido um cartão 4G ready , um aditivo internet, sempre que estiverem numa zona 4g , com o LTE ativado, o acesso é grátis e não requer ativação.

Não esquecer que ao terminar o update para a versão 6.1 , terá que aparecer via ITunes a mensagem " existem novas definições de rede , quer actualizar ? Sim. As definições são atualizadas para a versão 14.1
Podem depois verificar no equipamento se foram atualizadas, na zona de informações de rede.
Existem 2 frequências mt utilizadas para acesso 4G. As nossas operadoras apostaram mais na frequência que não é a utilizada pela Apple. Agora terão que ativar, pelas diversas antenas espalhadas no País, a frequência utilizada pelo Iphone 5...mas já existem varias antenas compatíveis das 3 operadoras ( aqui a Vodafone está em desvantagem). Cada frequência tem um custo de custodia/ concessão mt elevado, daí terem optado mais por uma em vez das 2 num conjunto.

4G = nome global de uma rede gsm de elevado debito
LTE= tipo de rede de elevado debito numa determinada frequência

Espero ter ajudado

Um abraço

Update:

Desde que tenham um aditivo internet ( vodafone ) apenas têm que ligar para o número de apoio 1212 e solicitar a ativação. Foi-me dito que é grátis e não requer um aditivo extra. O valor do pack continua o mesmo.
 
Uma outra questão que ainda n vi respondida. É possível a apple desbloquear através de software outras bandas que não a 1800 para as operadoras portugueses terem maior cobertura?

Parece-me que o lte com iphone 5 e excepção da optimus será sempre muito limitado.
 
Última edição:
Uma outra questão que ainda n vi respondida. É possível a apple desbloquear através de software outras bandas que não a 1800 para as operadoras portugueses terem maior cobertura?

Parece-me que o lte com iphone 5 e excepção da optimus será sempre muito limitado.

Não! das frequências que o chip(850,1800,2100) do iphone suporta só a 1800 é que as operadoras portuguesas suportam(mal).
 
Uma outra questão que ainda n vi respondida. É possível a apple desbloquear através de software outras bandas que não a 1800 para as operadoras portugueses terem maior cobertura?

Parece-me que o lte com iphone 5 e excepção da optimus será sempre muito limitado.

Se o iphone estiver a usar uma frequência única para LTE através de hardware, não é possível, nas se o chip interno contemplar todas as frequências , e apenas utilizar uma especifica por bloqueio de software, é possível desbloquear as outras frequências. Mas isso só a Apple sabe.
 
Última edição:
Pode-se concluir que só com a próxima versão iphone é que haverá lte em pleno por cá, pois o chip já deve contemplar todas as bandas. É uma pena...
 
Back
Topo