1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Lubuntu 12.10 e Lxde: Leveza num ambiente gráfico

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Nemesis11, 18 de Outubro de 2012. (Respostas: 26; Visualizações: 5781)

1. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Hoje é o dia do lançamento do Lubuntu 12.10. O Lubuntu é um sistema operativo derivado do Ubuntu, mas com o ambiente gráfico LXDE, que é bastante mais simples e rápido que o usado na distribuição mãe.

Para marcar o dia, fiz uma review sobre o Lubuntu 12.10, que por sua vez, foca-se no LXDE e na sua simplicidade e rapidez.

A meu ver, os sistemas operativos hoje em dia ganham cada vez mais funcionalidade, mas também perdem em performance e simplicidade, quando muitos utilizadores não precisam dessas funcionalidades adicionais.
    Com LXDE volta-se ao básico. Um ambiente gráfico que não pretende revolucionar a nível de aspecto ou funcionamento, mas sim fazer com que as pessoas que estão habituadas a um desktop tradicional se sintam em casa.

A review encontra-se no Portal, neste link.

Espero que gostem. :)

2. José Alberto

José Alberto Power Member

Há vários meses o SO do meu Netbook. Recomendo!

Parabéns pela review.

3. Sparks

Sparks Power Member

Boa review!

Alguém me sabe dizer se isto rola decentemente num portátil com 9 anos? Intel Centrino 1.3Ghz e 512RAM.
    Isto serve apenas para a minha mãe ver umas páginas na net, nada de mais e ando à procura de um SO que se engasgue o menos possível.

4. nerds

nerds Power Member

certeza absoluta que funciona bem só experimentando, mas provavelmente será um dos mais leves que consegues arranjar

5. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Eu tenho o Lubuntu, onde fiz a review, num Pentium SU4100 que é um Core 2 Duo todo cortado e dos mais lentos da geração do Core 2 Duo. Além deste cpu ser fraco, não estou a correr o Lubuntu nativamente, está numa máquina virtual.
    Por isso penso que o processador não é problema.

A memória ram está um pouco no limite, mas para andar pela net, penso que não tenhas problemas.

Por isso, acho que deves experimentar. Apenas duas coisas, o Chromium é bastante rápido, mas os repositórios do Ubuntu não o costumam manter actualizado.
    Se o quizeres manter actualizado, instala o Chrome dos repositórios da Google, ou se achares que é muito pesado, instala o Midori.
    Shou ver possibilidade, coloca mais 512 MB de ram na máquina e assim com certeza que corres bem o Lubuntu.

6. cktiger

cktiger Power Member

o lubuntu nesse portátil para ter só o browser aberto , é suficiente o cpu e a ram que tem , mas se quiseres aproveitar melhor o portátil podes usar outras distros que são feitas especificamente a pensar nesse tipo de hardware, por exemplo lembrei-me agora de estas :
    http://www.absolutelinux.org/
    http://antix.mepis.org/index.php?title=Main_Page
    http://puppylinux.org/main/Overview and Getting Started.htm

7. DigitalBoy

DigitalBoy Power Member

Eu apostaria mais no midori. Não que tenha algo contra o chromium, mas RAM não é com ele...
    O computador que utilizo tinha antes 2Gb de RAM, e isso foi motivo mais que suficiente para largar chromium e opera por firefox. (Com jeitinho passado horas, e muitas tab's depois ficava com um Giga só para ele)

Cumprimentos

8. José Alberto

José Alberto Power Member

Estive uns minutos usando a nova versão e sinto-a mais leve e rápida que a anterior. Gostei!

9. pirisca34

pirisca34 Suspenso

Por coincidência instalei hoje o lubuntu no meu asus eee e até agora estou a gostar, está a ser uma experiência interessante para quem nunca usou linux.

10. arkannis

arkannis Power Member

O Lubuntu é fantástico. Rápido, leve, simples, e com uma interface gráfica elegante e agradável.

Meti-o a bombar num P4 3Ghz 1gb ram e o PC parece que ganhou uma nova vida. Faz o boot mais rápido que o meu i5 com Kubuntu :P

11. nunol

nunol Power Member

Bom teste ao Lubuntu e ao LXDE!

Gosto de usar o LXDE nas maquinas onde quero um desktop simples, rapido intuitivo e também nas maquinas mais lentas. Estou a escrever do Lubuntu 12.04 com Firefox 16 numa maquina com 256MB de RAM (zram, etc) e funciona aceitavelmente mas foram necessarias algumas modificações.

LXDE e o Midori são uma boa combinação para computadores com pouca RAM, CPU's lento ou ambos. Acrescentava também o zram (compressão da SWAP na RAM, antigo compcache) que funciona especialmente bem com browsers, a compressão chega a atingir as 3x. Os Firefox mais recentes, (16 a 19) usam menos RAM que o Chromium 20 por isso não uso este último.

Num computador com 512MB de RAM o Lubuntu com uma zram de 128MB a 256MB deve funcionar bem na maioria das situações mas num computador com apenas 256MB de RAM já é necessário fazer algumas modificações para ter um funcionamento aceitavel.

12. [_Timberland_]

[_Timberland_] Power Member

Boas,Eu já utilizo o lubuntu à cerca de 2anos como o sistema operativo principal no meu portátil de 9anos :p mas com esta nova versão ao iniciar e ao encerrar o mesmo por vezes este encrava =/ Ha relatos que já vi por aí que está relacionado com o boot splash screen, e a resolução de ecrã do grub, alguem me pode ajudar a editar o ficheiro grub?Cumps

13. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Edita este ficheiro:
    Código:
    sudo nano /etc/default/grub
    Passa esta linha de:
    Código:
    GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
    Para:
    Código:
    GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=""
    Grava e corre:
    Código:
    sudo update-grub

14. petersaints

petersaints Power Member

Gosto do LXDE do Lubuntu e uso em VMs. Mas para desktop principal preciso no mínimo do XFCE. Mas para máquinas modestas é uma opção bastante boa.

15. [_Timberland_]

Obrigado Nemesis11, já resolvi o problema e já está a funcionar a 100% :P

16. skinnie

skinnie Power Member

Boa review, por acaso tenho andado de olho no Lubuntu pois é uma das escolhas mais acertadas para Macs com processadores Powerpc (Vem trazer novo software e algo "diferente" e é leve,pois no geral maior parte destas máquinas tem ram na onda dos 512-1gb e processadores de 1GHz ou pouco mais).
    Acho que só falta alguns números do género ram consumida depois de iniciado...

17. nunol

nunol Power Member

Para o Mint 12 LXDE que é parecido tenho aqui (no pdf) alguns numeros e explico como os reduzir para menos de 50MB de RAM: http://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?f=42&t=96465

É possivel fazer o upgrade do Mint 12 LXDE para o Mint 13. Ainda não sei se funciona para o Mint 14 mas o repo já existe e já é possivel testar.

18. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Não disse explicitamente na review, mas por volta dos 130 MB. Este screenshot foi tirado depois de um reboot:

19. [_Timberland_]

Boa Tarde,

Depois de ter resolvido o problema com o boot, o pc voltou sistematicamente a encravar do nda, o ponteiro do rato deixa de responder.. será da placa gráfica? o meu pc portatil tem a "famosa" Intel® 82852/82855 Graphics, existem drivers recentes para esta placa?

Cumps

20. f19

f19 Power Member

Boas,

Tenho o meu Netbook Asus Eee com este lubuntu e parece-me bastante razoável para o que preciso.

Cumps,
    F19

Partilhar esta Página