1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gráfica Lucid's Hydra Engine - The future of SLI and Crossfire

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por cL!cK, 21 de Agosto de 2008. (Respostas: 40; Visualizações: 7034)

1. cL!cK

cL!cK Power Member

FONTE

Pic 2 e Pic 3 - Rendering alternado, workload de cada gráfica mostrado em monitores separados

Sei que o post está enorme, mas não dá para resumir muito se queremos ter uma ideia correcta das possibilidades que isto trás para o mercado das gráficas..Honestamente não sei como é que a ATI ou a Nvidia ainda não se lembraram disto.

Por agora ainda só funciona com Dx9, mas em finais deste ano já deverá funcionar com o Dx10.1.

Implementações começam em princípios de 2009.

2. Tor

Tor Power Member

No papel parece optimo!
    Esperemos que esta Lucília não seja comida no entretanto e ponha qualquer coisa que se veja cá fora...

3. Dr.No.pt

Dr.No.pt Power Member

Se isto for assim tão revolucionário como quer parecer não acredito que os 2 gigantes gráficos não queiram comprar e assumir a tecnologia para si proprio.
    Acabei por não perceber bem se já existe alguma review com o prototipo para podermos comprovar a veracidade de algumas afirmações feitas neste texto.

4. camadas

camadas Power Member

Deixa ver se percebi isto ... eu tenho uma 6600GT com tecnologia SLI, posso comprar outra grafica diferente com tecnologia SLI e por as 2 a funcionar ?

5. MPalhas

MPalhas Power Member

também me parece que sim, a julgar por esta parte:

6. camadas

camadas Power Member

Acho que isto sinceramente seria muito beom, iria aliviar a carteira das pessoas quando se fosse a fazer 1 upgrade ao PC

7. blastarr

blastarr Power Member

Fixe.
    Já vou dar uso à minha antiga S3 Trio 64V+ PCI com 1MB de EDO-RAM... :P

8. Crusher

Crusher Power Member

Isso seria bom dar uso à aquelas placas PCI ranhosas a apanhar pó. Pena que as motherboards actuais já não trazem muitos slots PCI. :p

9. cL!cK

cL!cK Power Member

Exactamente..seria muito chato se um dos big players a comprasse. O que era bom era a empresa em si não se deixar comprar e desenvolvesse ela mesma a tecnologia, mas acho que a intel já tem mão nisto..pelo que li é uma das grandes accionistas da empresa.

Quanto à existência de protótipos..

Como quem diz: já existem mas por enquanto ainda não os distribuímos

O artigo completo tem duas páginas, eu postei só o essencial e mesmo assim é um texto enorme..>_>

Aconselho a todos os que realmente se interessam a ler o artigo original.

EDIT: Pormenor - na demo que fizeram ao pessoal da Pc Perspective, houve uma altura em que estiveram a jogar Crysis a mais de 60 fps num ecrã enquanto que no outro tinham um web browser activo. Aparentemente podiam muito bem estar a correr um filme a 1080p que o impacto de performance no Crysis seria practicamente nulo.

Isto só vem reforçar uma ideia que eu já tinha há algum tempo, um chip de hardware a coordenar a divisão de tarefas entre duas placas / GPUs é muito mais eficiente do que o controlo por software, até mesmo pelas latências.

Última edição: 21 de Agosto de 2008
  10. Crusher

Crusher Power Member

O raytracing podia tirar a dependência do SLI/Crossfire por software também não?

11. Jv.Batista

Jv.Batista I fold therefore I AM

uma vez um prof meu disse-me:

tudo o que é feito por software, pode ser feito por hardware e mais rápido...

12. arconada

arconada Power Member

Same here :)

13. Crusher

Crusher Power Member

http://www.techreport.com/articles.x/15367

14. cL!cK

cL!cK Power Member

Existem posts bastante interessantes nos comentários desse artigo, vou meter aqui os que na minha opinião são os mais pertinentes:
    Além disto, esta tecnologia é uma séria ameaça ao SLI, os fabricantes de mobos podem muito bem optar por meter um chip Hydra nos seus produtos a ter que pagar a licença da Nvidia..

Como já tinha dito, a Intel é uma das principais subsidiárias desta empresa..começo a perguntar -me até que ponto é que a Lucid não tera a haver com a Intel também dizer que a performance do Larrabee escala linearmente.

15. Corpsegrinder

Corpsegrinder Banido

@Blastarr: na continuação do que estavamos a falar no outro tópico sobreo larrabee...

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=11450&Itemid=1

16. dadav5

dadav5 Power Member

Será k é desta?
    Pode ser k a inclusão desta tecnologia em Desktops esteja mais próxima, vamos ver.

17. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

já começa a aparecer algo. Isso ai é uma conf para "raw computing power".

Reparem nas 4 GT200's (só tem 1 ficha 6 pinos) sem portas (logo placas para CUDA only). Claro que seria melhor 4 variantes "GTX 295" :D

Claro que isso depende de um outro PC para trabalhar. Aquela porta grande deve ser um conector PCI-e x16 ou x32 externo :P

18. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Esta solução da Elsa é igual ao Tesla S1070, mas em vez de ocupar 1U, ocupa 4U (pelas imagens).
    A vantagem é que podes usar placas de venda ao publico e assim sair mais barato.
    Mesmo assim, a solução da nVidia parece mais elegante e ocupa muito menos espaço.

19. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

E tas a esquecer que a board usa o padrão ATX, logo qualquer caixa ordinária serve e não apenas rackmount.

estas placas deviam ser mais baratas que gráficas desktop equivalentes, o custo de produção é bem mais baixo (não tem portas, nem tem NVIO para os sinais de vídeo.

20. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Não estou a ver o facto de ser ATX uma vantagem, porque:
    http://www.nvidia.com/object/tesla_supercomputer_wtb.html

Não faltam soluções com 4 placas destas em desktops e ao contrário desta, não é preciso duas caixas (computador + graficas).
    A não ser que o preço seja melhor que as ofertas da nVidia, mas como usam graficas Testa e é preciso uma board + caixa à parte, não estou a ver como.
    Ainda por cima, a Elsa não é parceira da AMD e aí podia ser um produto a concorrer com a nVidia.

Partilhar esta Página