Lumix TZ5 Vs Fx500

Dicoy

Power Member
Boas, sou um pouco novato em fotografia e como estou decidido a comprar uma compacta relativamente boa precisava de umas ajudas. Isto porque ? estava muito decidido a comprar a TZ5 mas quando vi a FX500 surgiram as duvidas. A TZ5 é muito boa e mais barata, mas a FX tem pelo que me pareceu mais funções automaticas, se bem que perde no zoom mas não é coisa que me preocupe !

O que acham que será melhor aposta ? Eu estou quase a comprar a Fx porque não conheço mais nenhuma da mesma gama que seja superior e as opções manuais atraiem-me porque futuramente quero passar para uma SLR.

A duvida é grande, principalmente quando se olha para Ixus ou olympos... Está complicada a decisão, Espero poder contar com alguma ajuda

Obrigado
 
Boas...
Primeiro de tudo tenho a dizer que tens que ponderar quais o cenários que mais gostas de fotografar. Quando tiveres defenido quais os que te cativam mais, escolhe o que se adequa melhor as tuas necessidades.
Na questão de ir mais tarde para uma DSLR tens que poderar muito bem se queres andar com mais peso, uma DSLR é um investimento a longo prazo logo só conpensa se realmente sentires necessidade, tens que ir aumentando o teu set de lens porque uma DSLR é uma máquina que ao adequiri-la tens que arranjar lentes para que tenha para cada situação a lente mais adequada e é basicamente isto.
Reflete na minha primeira frase e depois vê qual dos dois modelos é que se adequa melhor.
Espero ter-te esclarecido.
Abraço;
Marco Pinho
 
Boas:
Obrigado pela ajuda antes de mais. É assim eu quero uma maquina minimamente polivalente. Leve e prática de transportar, que tire boas fotos mas principalmente será para fotografar momentos engraçados, tipo passeios ou festas caseiras, nada de muito complicado porque tambem nao sei para tal.

Procuro uma maquina que me permita tirar boas fotos em festas caseiras, mas se for a uma exposição tambem consiga captar o melhor. Assim como sou treinador de judo, quero ir a um torneio com os meus alunos e poder fazer um video de um combate ou ter uma maquina que tenha boa velocidade para tirar umas fotos engraçadas, nada de profissional !

Tendo em consideração estes parametros, e lendo alguns dos posts deste forum, penso que estas duas escolhas serão minimamente acertadas, sendo que tambem penso serem quase todo de gama nas compactas !!!

Só não percebo o porque de no forum nao gostarem, ou dizerem que as sony nao tem a mesma qualidade das restantes...

Abraço Luis Mota
 
Eu acho que os que postam neste forum só querem aconselhar o melhor dentro dos parametros que a pessoa definiu. Eu gosto da sony, mas sei que não podemos ir só pelo gosto, porque algumas das vezes estamos tão cegos em relação a um certo equipamento que até é mais caro que existe outras marcas com melhores equipamentos e vamos paragar mais e vamos ter um equipamento que valha o preço pago por ele. Logo a Sony vende o seu material fotografico mais caro em relação preço/qualidade. Para mim esta é a razão pela qual muitos deste forum não gostem da sony.
Como eu não conheço esses modelos que colocas-te o melhor que eu te posso dizer é: escolhe o que mais gostares porque na minha opinião essas máquinas já conseguem satisfazer as tuas necessidades.
Também tens outra opção as canon mas do que conheço (conheço relativamente pouco) a canon A720 is (se não estou enganado )mas existe aí muitos tópicos que falam sobre esta máquina. Agora deixo-te reflectir sobre isto e agora és tu que escolhes. Se tiveres sorte e alguem mais entendido do que venha cá e te diga qual a melhor era bom, mas esta é a minha opinião.
Abraço;
Marco Pinho
 
Concordo plenamente sobre o que dizes, relativamente à opiniao dos utilizadores do forum sobre a relação preço/qualidade, aqui so aconcelham o melhor dentro dessa relação, daí gostar bastante do forum.

Com base nesse fundamento, surgiu a minha pequena investigação e opinião formada sobre estas maquinas. A canon a720 is tb ja passou pelos meus planos mas foi posta de lado so pela questao do tamanho senao tb teria a sx100.

A minha grande duvida continua a ser é realmente uma boa compra a FX500, ou por esse preço compro algo melhor ! haverá aqui alguem com uma maquina destas que me possa dar uma opinião ?!? ou alguem que tenha uma TZ5, ou mesmo uma outra maquina do mesmo seguemento de outra marca...

Ao investir este dinheiro numa maquina (362€ *****), queria ter a certesa que é uma compra acertada, e nao chegar a conclusao de pois de a comprar que pelo mesmo dinheiro ou um pouco mais ou menos poderia ter comprado melhor.

abraço e obrigado
 
Olha, pelo que andei a ver se fosse eu que tivesse que comprar uma destas máquinas iria para a TZ5 acho que é mais versátil. Mas como disse nunca usei nenhuma e é apenas opinião de leitura de reviews vistos na net.
Cumprimentos;
Marco Pinho
 
Primeiro que tudo aviso-te já que nenhuma destas máquinas vai tirar grandes fotos dentro de pavilhões, muito menos se houver movimento. Dentro de edificios há pouca luz, por isso é complicado para estas máquinas tirarem fotos, particularmente para as Panasonic com o seu Vénus (se bem que dizem que a última versão do Vénus está melhor).
De resto, ainda há pouca informação sobre a FX500 (testes à qualidade), por isso é difícil dizer algo concreto sobre a sua qualidade. A TZ5 já é mais conhecida pois deriva da TZ3, que era uma máquina muito versátil, apesar das suas limitações do Vénus.
A A720IS já é uma máquina bastante conhecida, especialmente por ter uma excelente qualidade e ser barata. Em relação ao tamanho, não é do tamanho da FX500, mas sinceramente não tem nenhum tamanho que seja de qualquer forma incomodativo. A minha é do mesmo tamanho e ando com ela todos os dias, até no bolso das calças.

Por fim, respondendo à tua dúvida sobre a Sony, é muito simples. O pessoal diz que não têm a mesma qualidade das restantes... Porque não têm a mesma qualidade das restantes.
A maioria das máquinas da Sony não chega a merecer que as classifiquem como "boas", quanto mais ser recomendada. E como se não bastasse, são vendidas ao preço do ouro, o que leva muita gente a pensar que são grandes máquinas.
 
Obrigado pela ajuda, na minha escolha desde ja. agora fiquei muito surpreendido com o post do Rui a dizer que dentro dos pavilhoes nao vou conseguir grandes fotos !!! isso preocupou-me um pouco !

A TZ5 na minha opinião so tem o defeito de nao ter as opções manuais que a FX500 tem e que podem permitir avançar um pouco mais na fotografia.

Assim sendo qual poderia ser uma outra opção na minha compra ! É que agora fiquei mesmo decepcionado, e nao percebi o que é o sistema VENUS ?!?!!? Podem ajudar ?

Quanto as sony estou mais que esclarecido, não vale a pena.


muito obrigado abraços
 
Dentro de pavilhões e interiores, onde normalmente há pouca luz (e pouca luz para a máquina, não é o mesmo que pouca luz para nós), normalmente só uma SLR com bons ISOs altos, com uma lente com boas aberturas ou com um flash potente, é que se conseguem boas fotos. Mas estamos a falar de coisas bem acima dos 500€, se não mesmo acima dos 1000€.
Todas as outras máquinas vão conseguir resultados fracos ou mesmo maus, por isso é algo com que vais ter que te conformar.

O Vénus é o motor de processamento da Panasonic. Uma imagem quando sai do sensor, não é mais que valores de luminosidade das três cores (RGB) nas várias áreas da imagem. Depois cabe a um processador pegar nesses dados e criar uma fotografia propriamente dita.
Acontece que quando há ruído* alguns processadores tentam eliminar esse ruído. Nesse aspecto o Vénus costumava fazer um trabalho muito mau, logo a ISO200. Dizem que o novo está melhor, mas até que ponto?
*ISO é a sensibilidade do sensor à luz. Quanto menos luz houver, para a mesma abertura e velocidade de disparo, mais sensível vai ter que ser o sensor. A sensibilidade do sensor é aumentada através de uns amplificadores de sinal, que ao amplificarem o sinal, também vão criar ruídos e intreferências.
 
Boas, mais uma vez obrigado pela ajuda.

Já estou a aprender algo de novo, mas de certa forma a ponderar e a ver novas opções.
claro que se a Fx500 faz esse ruido, não será tão boa quanto pensava mas ate que ponto a concorrencia será melhor ??? Porque pelo preço da Fx500 ja comprava qualquer outra do mercado praticamente.

Provavelmente em qualquer compacta que comprar vou ter esse mesmo problema, ou nao ?
Isto é a minha, ainda falta de conhecimento a falar ;) , será que as Ixus comparativamente serão superiores ??? ou as nikon ??? Esta Duvida já surge porque serão as concorrentes directas e tem outro tipo de sistemas que nao o Venus.

Obrigado

Luis Mota
 
Boas..
segundo o que eu sei em qualquer tipo de compactas irás ter o mesmo problema mas só que em algumas esse problema é menor e acho que as canon comseguem obter os menos maus resultados na gama das compactas, porque usam outro tipo de processador.
Cumprimentos;
Marco Pinho
 
Boas, mesmo assim ainda não sei ! Estou bastante inclinado para a FX500 mas nao quero meter o pé na argola se é que me percebem... principalmente pelo preço !

vou tentar continuar a pesquisar e a aguardar opiniõs aqui do pessoal mais experiente e mesmo profissional do forum.

De qualquer maneira obrigado a todos pela ajuda.

Abraço
 
Boas

Há inumeras reviews da tz5 e a minha ja esta encomendada po 260 euros nova. Acho que para um maquina compacta e leve para se ter no bolso não se compra melhor. Podes sempre comprar a Exame informatica deste mes que está la um comparativo ha varias maquinas e ela ganha em tudo.

Cumps
 
Boas

Há inumeras reviews da tz5 e a minha ja esta encomendada po 260 euros nova. Acho que para um maquina compacta e leve para se ter no bolso não se compra melhor. Podes sempre comprar a Exame informatica deste mes que está la um comparativo ha varias maquinas e ela ganha em tudo.

Cumps

Estou a falar de cor não via revista mas depende um pouco do que foi avaliado! Por ganhar tudo não significa que seja boa em tudo mas já vem com o Vénus IV o que pode ser uma + valia...a ver vamos!
 
Boas

Há inumeras reviews da tz5 e a minha ja esta encomendada po 260 euros nova. Acho que para um maquina compacta e leve para se ter no bolso não se compra melhor. Podes sempre comprar a Exame informatica deste mes que está la um comparativo ha varias maquinas e ela ganha em tudo.

Cumps

Sim, a exame informática. Pessoal extremamente entendido em fotografia, que chega ao ponto de dar classificações elevadíssimas a máquinas da Benq, HP e Acer...
 
http://www.dpreview.com/reviews/panasonictz5/

E esta já é credivel? Apenas falei na Exame porque vi lá o teste este mês.

Se forem à internet existe muita coisa. Sim, não sou entenddido em fotografia nem tenho mil euros para gastar numa maquina. Agora não acho que isso seja algum factor contra para uma pessoa que quer ter algo bom e mais barato.

Sim, muito mais credível. :) Mas como podes ver por essa review não é correcto dizer "para uma maquina compacta e leve para se ter no bolso não se compra melhor." visto que a máquina teve um "Highly Recomended" com o (just) ao lado, ou seja, passou para as muito recomendadas à rasca, logo certamente há melhor.
Mas concordo que é uma boa máquina. Eu admiro particularmente a lente que ela tem. É pena depois o resto não estar à altura.
 
Então eu também vou comprar um maquina deste género. O que aconselham para alem desta? A fx500 está muito cara e bate quase nos quinhentos euros.
 
Back
Topo