Problema Luz DRAM fica acesa em alguns reboots (aleatório) num Sistema AMD com 64 GBs RAM

LionHeart.

Power Member
Boas pessoal,

Venho aqui pedir a vossa ajuda pois ja não sei o fazer mais!
Relatei a uns tempos atrás ter mudado a configuração do meu PC, nomeadamente a Board + RAM + CPU. A descrição do meu PC está na minha assinatura ou perfil.
Desde que fiz a alteração que tenho tido uma problemas bastante chato que me anda a tirar o sono.

O sistema fica preso em alguns reboots onde a board indica a luz amarela/laranja DRAM o que aparenta ser problema com os módulos DDR5.
Acontece que os componentes estão perfeitamente funcionais e não têm problemas.
Inicialmente o problema era mais frequente quando tinha o perfil EXPO activo, mas agora até com ele desativo já aconteceu!

Ja procurei pela net fora problemas similares e tudo o que encontrei, nada funciona.
Ja fiz duas actualizações da BIOS, sendo a versão mais recente a 1401.

Ja fiz o CLEAR a CMOS e também não resolve.
Sei que o Ryzen 7 9800x3d tem alguma incompatibilidade com Módulos de alta capacidade DDR5, mas pensava eu ser apenas com 4 módulos instalados.
Apenas tenho 2x 32GB Dual Chanel instalados

Não sei se estará relacionado mas por vezes ao fazer reboots o teclado deixa de funcionar tendo de o desligar e voltar a ligar.
O RGB por vezes desliga e liga.
Estes dois últimos são muito mais raros de acontecer.

Consigo utilizar o PC normalmente mas estes randoms freezes na luz DRAM irritam e preocupam por exemplo numa actualização do Windows ou outra coisa qualquer tendo de forçar o desligamento do PC no botão para voltar a utilizar

Agradeço toda e qualquer ajuda que me possa ajudar a resolver este problema.

Última edição:
A maneira com menos dores de cabeça é mesmo comprar outro kit de memórias, um kit desses sem EXPO activado é um desperdício. Se precisas +32gb, procura kits de 2x24gb.

Outra hipótese é aprender a fazer tuning das memórias, mas com memórias dual rank vais ter que fazer algumas concessões e estás dependente da qualidade do MC do teu CPU.

A cena é que as RAMs funcionam.

Board + cpu + RAM foram comprados este ano.

Não houve qualquer erro nos testes realizados

Se encerrar em vez de reiniciar não ha problema.
A jogar e fazer outras coisa sempre sem stress o problema é que quando faço um reinício fica por vezes preso no reboot e com a luz dram acesa!

Não sei o que pode estar a causar tao comportamento...

Última edição:
Antes de tudo, actualiza a BIOS.

Que valor tens no VSOC? Tenta 1.25v e tenta sem EXPO. Se ficar OK, tenta novamente com EXPO.

Antes de tudo, actualiza a BIOS.

Que valor tens no VSOC? Tenta 1.25v e tenta sem EXPO. Se ficar OK, tenta novamente com EXPO.
A bios já esta actualizada, foi logo a primeira coisa que fiz.

Isto acontece tanto com EXPO como sem.

Tentei desactivar a memory context restore e power down enable mas sem sucesso.

Não percebo muito disto mas aqui vai:

Achas que pode ser da voltagem?

Memory context e power down deixa ligado, assim como o gear down.

Soc voltage 1.25 e vddio 1.4.

Nas memórias vdd e vddq 1.4.

Se nem assim funcionar sem expo, não te consigo ajudar mais :D

Já tive esse problema, na altura experimentei tanta coisa que já nem me lembro o que fiz para deixar de ter esses stresses... O que é certo é que já não os tenho. Tenho EXPO II ativo, não tenho a última bios instalada

@famke

Tinhas hardware parecido?

Se te lembrares do que fizeste partilha por favor.

Ontem fiz uns testes com 1 módulos depois o outro e finalmente com os dois. Teste de memória do Windows nao detecta nada! Diz estar tudo em ordem.

Daqui a pouco faço outro com o memtest.

Que cena pah, se sabia que a AMD esta assim com as memórias tinha continuado na Intel, bolas...

Qual o modelo especifico das tuas Rams. São estas F5-6000J2836G32GX2-TZ5NRW
É que este modelo não está na lista de compatibilidade de memórias para esta board e pode estar a dar stress

Sim parece que sim!

Então quer dizer que não são compatíveis?

Realmente é o único stress qie tenho com elas, ficar preso em alguns reboots com a luz DRAM activas!

Estive para escolher as CL30 mas depois vi estas CL28 e decidi me por elas pela melhor latência.

Bolas...

Se entrares na página da tua board e escolheres a aba suporte cpu e memória esse modelo não aparece para ryzen 9000.
Ainda consegues trocar as memórias?

Ok, comprei isto a sensivelmente 2 meses mais ou menos numa loja famosa de informática nacional.

Será que trocam tendo já passado o prazo de troca por insatisfação?

Teria de optar pela CL30 que é a mais perto disso. Vou notar muita diferença para estas? A nível de latência?

Não acredito que passados 2 meses te troquem, podes é tentar vender.
Em Gaming as 30 para 28 não perdes muitos Fps a diferença é minima, agora se for as 26 ganhas mais Fps relativamente ás 30 e 28.

Thanks pela ajuda, vou enviar um mail a mesma para a loja a ver se trocam. Pode ser que sim.

Se não tento vender para comprar as compatíveis.

Pode ser isso que te está a criar o stress no sistema. Claro que se conseguisses arranjar umas compatíveis para testar a ver se é mesmo isso era o ideal.

Back