Luz (Ring light?) para filmar de forma a evitar sombras

DSM-photo

Power Member
Boas...

Estou a tentar fazer alguns videos closeup com uma X-T3 e a 18-55 2.8-4 indoor com pouca luz. Ao usar uma luz de apoio originam-se demasiadas sombras quando movimento a camara em espacos mais apertados: Por exemplo filmar dentro de uma gaveta ou um armário. A ideia era ter uma luz suave (se possivel com intensidade facilmente ajustável) que acompanhe o movimento da camara, de forma a que a regiao a ser filmada é aquela que está iluminada.

Para isto o ideal será uma ring light, certo? Queria que o volume da máquina não aumentasse muito. Quando procuro ring lights, aparecem-me toneladas para telemóveis a intalar fixas num tripé e muito pouco de ring lights para prender na lente.

Podem recomendar-me algo que tenham usado/conheçam? É para uns videos de teste, por isso não queria gastar muito, porque não sei a irei usar muito.
 

m4ndr4ke

Power Member
Epah mas não compares a qualidade…as luzes para os telemóveis têm a qualidade duma lanterna. Aquilo tem a qualidade dum flash.

Ainda assim, a luz que de lá sai supostamente também é dura.
 

DSM-photo

Power Member
Não estou a comparar, eu sei que a qualidade se paga. Mas estamos a falar de iluminação até 30/40 cm de distância que pode "parecer iluminação artificial". Daí estar a tentar encontrar alguma coisa tipo "telemóvel" para fixar na extremidade de uma lente.

Parece que não há....
 

Rui Marto

Power Member
Conforme tens aquele, existem também por exemplo da Meike a menos de metade do preço acho eu. É uma questão de experimentares, se não gostares devolves (vê só se compras Amazon e não marketplace, para ser mais fácil devolver).
 

DSM-photo

Power Member
Conforme tens aquele, existem também por exemplo da Meike a menos de metade do preço acho eu. É uma questão de experimentares, se não gostares devolves (vê só se compras Amazon e não marketplace, para ser mais fácil devolver).

A questão é mesmo essa... parece não haver nada mais barato, seja de que marca for...
 

DSM-photo

Power Member
Acabei por comprar uma Meike FC110 usado por cerca de metade do preço, mas estou aqui com alguns problemas...

O flash não coincide fisicamente com o que está na caixa embora pareça funcionar... O problema é que ele vem com um adaptador MEIKE MK-SH21 que aparentemente é para sapatas Sony/Minolta (antigas) e não me entra completa na X-T3. Não encontro nenhum adaptador para Fuji ou pelo menos para uma sapata atual. O encaixe que liga ao flash é este:


Alguém sabe como isto se chama?
 
Topo