1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Luzes de Natal

Discussão em 'Electrónica' iniciada por PTNetSurfer, 27 de Dezembro de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 3431)

1. PTNetSurfer

PTNetSurfer Power Member

Boas, tenho uma serie de luzes de natal em que a caixa controladora rebentou literalmente!

o que se passou foi o seguinte, as luzes acenderam e apagaram.se logo a seguir, abria caixa controladora e vi um cabo desligado, soldei-o novamente, as luzes nao acenderam, depois reparei que o fusivel estava partido, chantei os terminais do fusivel e quando liguei a corrente ela estoirou na minha mão! Felismente não passou de barulho e nao fez estragos alguns...

penso que embora a caixa dos circuitos esteja queimada, os leds continuam intactos.

a minha perrgunta é, posso ligar as luzes directamente a corrente domestica sem os ditos circuitos que nao passavam de 4 diodos, 4 transistores e 1 circuito integrado que penso servirem apenas para os efeitos luminosos?

a caixa tem escrito: "input 230v - 0.6A"
    "output 4 x 0.15A"
    "140 lâmpadas, 6.5v, 0.07A, 0.455W"
    (ela tem quatro cores, uma cor por fio, se temos 140 lampadas a dividir por 4 fios dá 35 lampadas por fio, e se multiplicar-mos 6.5v vezes as 35 lampadas dá 227.5v que vai dar as ditas 4 saidas da caixa )

poderei liga-las directas sem resistencias certo?

cumpz

2. AcidDagger

AcidDagger What is folding?

Acho que sim fazes as contas 230v a dividir por 140 tem que dar abaixo de 6.5v... e se assim for nao precisa de registência

ps nao me est5a a apetecer fazaer as contas :)

Cumps

3. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

LOL 230v/35 = 6.57V não 140, porque não estão 140 lampadas ligadas em série... estão 35 em série e o conjunto está em paralelo com 3 conjuntos identicos (penso eu de que) e dá os tais 230/35...

São lampadas de filamento, certo? (quase de certeza mas prontos)...

Liga 35 em série com outras 35 e liga directo à tomada, em principio estás a aplicar 3.3V (para ser mais seguro) a cada uma. Mas tens de garantir que tens de facto 35 lampadas em série!

Cumprimentos

4. AcidDagger

AcidDagger What is folding?

nao é preciso serem as tais 35 até 6.5v em cada uma dá na boa

5. PTNetSurfer

PTNetSurfer Power Member

quanto a voltagem não há crise, já fiz todas as contas e o total por linha dá 235v ou coisa do genero. A questão é que como a potencia das lampadas (sim são de filamento) é muito reduzida tenho medo que ao ligar directo à rede domestica elas vão com as couves!

Mas o que conta é apenas a voltagem né? A potência das lâmpadas só tem interesse para saber quanto elas me vão consomir em termos energeticos e produzir luminosidade, certo?

cumpz

6. g_card

g_card Power Member

isso é como os leds.... se ligares em serie pode não ser preciso resistências....
    mas ai tens uma vantagem.... como sao lâmpadas de filamento podes ligar a corrente normal (AC)
    se fosse led precisavas de um rectificador...

no teu caso so conta a voltagem pois cada lâmpada vai fazer de resistência...
    cumps

7. Onesolo

Onesolo Power Member

Boas,

Alguem sabe se ha por ai à venda, luzes de natal led, assim digamos, pro baratuxas?!?!

8. Mach4_PT

Mach4_PT Power Member

5€ no feira nova

9. Onesolo

Onesolo Power Member

Thkx

Já agora, assim por alto, qt é q poderá ser o consumo medio por hora de umas luzes (piscando tempos a tempos) de natal?? Alguem tem uma ideia... é so para ficar com uma...

10. WindWalker

WindWalker Power Member

O potência deve ser no máximo de uns 10 W, logo um consumo de 10 Wh numa hora, logo 3*30*10=900 Wh = 0,9 kWh ao fim do mês, supondo que estão ligadas 3 horas por dia, todos os dias. Multiplicando pela tarifa simples de Baixa Tensão Normal (0,1285 €/kWh) dá 0,9*0,1285=0,11565 € por mês.

Última edição: 15 de Dezembro de 2010
  11. Mach4_PT

Mach4_PT Power Member

Para um circuito de 100 LED's branco, tens uma queda de tensão de 3V em cada LED com uma corrente de 30mA.
    Isso dá 90mW em cada LED. Os 100 LED's mais umas resistencias ou outros circuitos que devam haver por lá, fazem os 10W que o WindWalker falou.

12. Onesolo

Onesolo Power Member

Ah ok, porreiro, brigadão, assim da pra ficar com uma ideia...
    Tive a ver e no jumbo têm montes de luzes, muitas com led e tudo...
    Em principio vou comprar a q tiver menos luzes, pois a arvore é pequena e muito enfeitada fica tambem foleira... É mais porcausa da minha pequena, vai-se deliciar qd as luzes tiverem a piscar...

Partilhar esta Página