Luzes - "Inteligentes"

Boas pessoal, sou novato neste mundo mas tenho uma lâmpada da xiaomi há uns 2 anos, uso-a todos os dias e gosto muito, agora, quero-me expandir...
Reparei que as novas são compatíveis com o Home Kit da Apple...

Com isto, queria saber mais pormenores, para quem tem experiência com a xiaomi e usa o iPhone, falar c a Siri, por exemplo e agora com o iOS 14, o home kit está mais intuitivo! O que aconselham? Quero comprar, luzes, tomadas, etc.

Desde já, muito obrigado!
 
Bom dia,já alguém testou as lâmpadas do ikea com a mihome?
Tenho a mi home em mailand China... desligo e ligo as tais 6x ficando com a luz em flutuação, mas não emparelhar.
Alguém tem ideia do que possa ser ?
 
Hoje comprei a mi led bulb2, mas n consigo, de maneira nenhuma emparelhar com home kit da Apple, alguém pode adiar, por favor.
Muito obrigado

Edit: Tenho servidor português na app MiHome.
 
Última edição:
Estou aqui com algum receio de estar a ir por um caminho overkill e não há nada como "falar em voz alta" para perceber diferentes opiniões.
Tenho, numa sala, 3 pontos de luz no tecto e 3 conjuntos de apliques de parede. Originalmente, os apliques de parede eram de halogéneo controlados por 2 reóstatos tradicionais, que não funcionam com lâmpadas LED.

Como vou trocar tomadas e interruptores na casa toda, estava a pensar meter dois reóstatos compatíveis com LEDs e call it a day até que vi as lâmpadas Zigbee no Ikea e comecei a pensar que, se calhar, abdicava dos reóstatos, punha comutadores normais e metia, na sala, lâmpadas inteligentes que pudesse controlar no telemóvel e, assim, ter a função de dimming na sala toda, com vários cenários de utilização.

Comecei a ler por aqui e dei por mim a ver Hubs Smartthings e a pensar em ir mais além mas, como em tudo, é preciso perceber onde é que enough is enough.

Dúvidas principais:
  • se limitar a "inteligência" a querer controlar os diferentes pontos de luz da sala de forma independente, basta-me o hub do Ikea + lâmpadas zigbee, correto? (fico só limitado que as luzes têm de estar ligadas fisicamente no interruptor para as controlar)
  • se quiser expandir no futuro para coisas mais complexas... troco o hub do Ikea por um hub smartthings, reconfiguro tudo e acrescento novos sensores/equipamentos
  • à partida, vou colocar material elétrico da Hager, da série Berker R.1, sem inteligência. Alguém faz ideia se, querendo, é possível "ligar" o material smart deles (que é KNX, pelo que percebo) a um hub zigbee ou smartthings? É que agora não dará para mais mas, mais tarde, pode-se sempre querer pôr as luzes do quarto a ligar com o alarme, etc.
  • Algum ponto que me esteja a escapar e que vos pareça importante? Total noob here.
Obrigado!
 
Estou aqui com algum receio de estar a ir por um caminho overkill e não há nada como "falar em voz alta" para perceber diferentes opiniões.
Tenho, numa sala, 3 pontos de luz no tecto e 3 conjuntos de apliques de parede. Originalmente, os apliques de parede eram de halogéneo controlados por 2 reóstatos tradicionais, que não funcionam com lâmpadas LED.

Como vou trocar tomadas e interruptores na casa toda, estava a pensar meter dois reóstatos compatíveis com LEDs e call it a day até que vi as lâmpadas Zigbee no Ikea e comecei a pensar que, se calhar, abdicava dos reóstatos, punha comutadores normais e metia, na sala, lâmpadas inteligentes que pudesse controlar no telemóvel e, assim, ter a função de dimming na sala toda, com vários cenários de utilização.

Comecei a ler por aqui e dei por mim a ver Hubs Smartthings e a pensar em ir mais além mas, como em tudo, é preciso perceber onde é que enough is enough.

Dúvidas principais:
  • se limitar a "inteligência" a querer controlar os diferentes pontos de luz da sala de forma independente, basta-me o hub do Ikea + lâmpadas zigbee, correto? (fico só limitado que as luzes têm de estar ligadas fisicamente no interruptor para as controlar)
  • se quiser expandir no futuro para coisas mais complexas... troco o hub do Ikea por um hub smartthings, reconfiguro tudo e acrescento novos sensores/equipamentos
  • à partida, vou colocar material elétrico da Hager, da série Berker R.1, sem inteligência. Alguém faz ideia se, querendo, é possível "ligar" o material smart deles (que é KNX, pelo que percebo) a um hub zigbee ou smartthings? É que agora não dará para mais mas, mais tarde, pode-se sempre querer pôr as luzes do quarto a ligar com o alarme, etc.
  • Algum ponto que me esteja a escapar e que vos pareça importante? Total noob here.
Obrigado!

Bom, da minha experiência com IKEA Tradfri e Philips HUE e Smartthings:
- Se quiseres só ter "alguma vida" nas lâmpadas, basta a gateway IKEA e lampadas Tradfri e estás despachado. No entanto, a aplicação da IKEA é bastante limitada no que toca a Scenes e afins. Ligar , desligar, mudar de cor, usar os sensores IKEA de movimento, funciona tudo bem.
- Expandir, podes comprar um smartthings (ou outros) e podes utilizar as lampadas do IKEA (por exemplo). Os sensores de presença, apenas me aparecem a percentagem de bateria. Antes de avançares para isso, sugiro que dês uma vista de olhos a nivel de integração com o material que já tens, para não ficares "a arder".
- No que diz respeito ao material da KNX e o smartthings, não consigo ajudar.

No meu caso, vou vender o meu hub smartthings para ir para o Home Assistant. Tenho gateway da IKEA e da Philips, ambas são suportadas no HASS. Comecei também com kit do IKEA, depois juntei um HUE e agora um Xiaomi vem a caminho para integrar.
O meu conselho, do que já passei é: pensa num futuro, mesmo que não caminhes até lá. Não te fixes apenas nas lâmpadas da sala, caso contrário, podes dar por ti a investir num sistema, como o do IKEA, que é bem limitado em termos de opções de sensores e dispositivos. Caso entendas que será o único propósito (a sala), vê as opções dos diversos fabricantes, IKEA, Philips, etc. Assim e partindo de um principio que optas por um kit, tenta ver o que tenha mais acessórios disponíveis / compativeis, bem como as APPs para controlar e suas funções. Mesmo que agora não precises de sensores de presença, por exemplo, poderás encontrar algo no futuro onde te dê jeito e já estás preparado.

De resto, isto é, basicamente, um poço de dinheiro :D mas dá para ir comprando aos poucos, com calma.
 
Bom, da minha experiência com IKEA Tradfri e Philips HUE e Smartthings:
- Se quiseres só ter "alguma vida" nas lâmpadas, basta a gateway IKEA e lampadas Tradfri e estás despachado. No entanto, a aplicação da IKEA é bastante limitada no que toca a Scenes e afins. Ligar , desligar, mudar de cor, usar os sensores IKEA de movimento, funciona tudo bem.
- Expandir, podes comprar um smartthings (ou outros) e podes utilizar as lampadas do IKEA (por exemplo). Os sensores de presença, apenas me aparecem a percentagem de bateria. Antes de avançares para isso, sugiro que dês uma vista de olhos a nivel de integração com o material que já tens, para não ficares "a arder".
- No que diz respeito ao material da KNX e o smartthings, não consigo ajudar.

No meu caso, vou vender o meu hub smartthings para ir para o Home Assistant. Tenho gateway da IKEA e da Philips, ambas são suportadas no HASS. Comecei também com kit do IKEA, depois juntei um HUE e agora um Xiaomi vem a caminho para integrar.
O meu conselho, do que já passei é: pensa num futuro, mesmo que não caminhes até lá. Não te fixes apenas nas lâmpadas da sala, caso contrário, podes dar por ti a investir num sistema, como o do IKEA, que é bem limitado em termos de opções de sensores e dispositivos. Caso entendas que será o único propósito (a sala), vê as opções dos diversos fabricantes, IKEA, Philips, etc. Assim e partindo de um principio que optas por um kit, tenta ver o que tenha mais acessórios disponíveis / compativeis, bem como as APPs para controlar e suas funções. Mesmo que agora não precises de sensores de presença, por exemplo, poderás encontrar algo no futuro onde te dê jeito e já estás preparado.

De resto, isto é, basicamente, um poço de dinheiro :D mas dá para ir comprando aos poucos, com calma.


Obrigado! Já dá para ter uma ideia daquilo em que me posso estar a meter ;)

Acho que, nesta fase, talvez vá com um variador simples de luminosidade (até para reduzir a despesa) e depois vou entrando nisto aos poucos... (fast forward para um post de "malta, comprei lâmpadas para a sala toda :p) A sala ainda tem 8x GU10 e 6x E27....
 
Sim, claro que sim. O bom disto é dar para ir comprando aos poucos. No máximo e se chegasses à conclusão que o sistema que tens já não chegaria, era ir vendendo. E este tipo de material, vai havendo sempre quem compre (dependendo do preço, como em tudo), já que há sempre quem esteja a iniciar e ainda, quem queira expandir o actual :)
 
Diz então o que queres fazer e o que de momento te impede.

Instalei dois Yeelight YLXD01YL em casa da minha mãe recentemente, os interruptores das divisões estão sempre ligados e ela controla pela app ou pelo comando deles, qual o problema de estarem sempre ligados?
 
Pessoal,

No Leroy Merlin há umas lâmpadas de 1055 lumens com branco regulável em temperatura e brilho por 11€ (creio). Comprei duas no fim-de-semana para experimentar e como usam a aplicação "Tuyo", dá para integrar no HomeAssistant. Para o preço, brilho e funcionalidade, recomendo. Agora só me falta ver o que posso fazer para as poder controlar com um interruptor de parede que não lhes corte a electricidade.
 
Pessoalmente lâmpadas inteligentes é só para iluminação ambiente, mood lights e afins. Iluminação da casa (tecto) a melhor solução é interruptores inteligentes.
 
Essas Tuyo ou Tuya, não são as mesmas da SmartLife?
Não conheço as da smartlife mas é possível.

Pessoalmente lâmpadas inteligentes é só para iluminação ambiente, mood lights e afins. Iluminação da casa (tecto) a melhor solução é interruptores inteligentes.

Concordo contigo. As lâmpadas lá de casa são todas de 1600 lumens e esse é o motivo pelo qual ainda não avancei para outras mudanças. Contudo, queria ter iluminação mais confortável na sala e para isso, teria que investir em lampâdas dimmable (e de uma só cor, algo que não quero) + dimmer remoto (um Shelly, por exemplo). Isso ia ficar substancialmente mais caro. Assim e com isto, mudo apenas a lâmpada, ganho ajuste de brilho e cor (branco quente e frio) e controlo remoto. No interruptor ainda estou a pensar mas mandei vir hoje um Xiaomi Button. Evidentemente, quero manter o controlo na parede mas estou a pensar ver se consigo adaptar um interruptor qualquer barato (Xiaomi button ou outra coisa) que mande um evento para as lâmpadas e as ligue/desligue. Eventualmente com algo assim, até consigo ajustar a cor e brilho com um botão apenas (um click = on/off, dois cliques=um modo ou cor, etc).

Para já, a ideia também será controlar via tablet. Eventualmente, uns sensores de movimento também podem ajudar com isto tudo (não sei, nunca usei).

Aceito dicas!
 
Boas malta, Alguem tem feedback das lampadas da shelly, nomeadamente as gu10 duo?
Como em casa já tenho vários dispositivos da shelly, estava a pensar continuar com a marca para não estar com várias apps.
 
Caro XUTOS-83, por acaso sabe me dizer se as lâmpadas que instalou têm entrada para três fios, pois comprei uma dessas yeeligth YLXD01YL, e não a consigo ligar de forma alguma, pensando eu que me terão enviado uma qualquer versão chinesa ou brasileira, pois creio que por cá apenas se usam o fio neutro e a fase com corrente.
Obrigado

20201006-183642.jpg



Diz então o que queres fazer e o que de momento te impede.

Instalei dois Yeelight YLXD01YL em casa da minha mãe recentemente, os interruptores das divisões estão sempre ligados e ela controla pela app ou pelo comando deles, qual o problema de estarem sempre ligados?
 
@DinoP Já instalei 4 e todas elas só tinham ligação com 2 fios, fase e neutro. Amanha devo instalar outro posso meter uma foto, mas é isso que ai tens mas apenas com duas ligações.
 
Caro XUTOS-83, por acaso sabe me dizer se as lâmpadas que instalou têm entrada para três fios, pois comprei uma dessas yeeligth YLXD01YL, e não a consigo ligar de forma alguma, pensando eu que me terão enviado uma qualquer versão chinesa ou brasileira, pois creio que por cá apenas se usam o fio neutro e a fase com corrente.
Obrigado

20201006-183642.jpg

Desde que a voltagem seja os 220V, usandos tanto no Brasil, como na China, como na UE, na vejo que problema podes encontrar.
Na imagem, honestamente, não consigo perceber a que te referes, nem de onde vêm os cabos. Mais parece dois: Fase & Neutro.

De qualquer forma, parece-me bastante normal ter três cabos:

Castanho/Preto - Fase
Azul - Neutro
Verde-Riscas Amarelas - Terra
 
Back
Topo