Luzes - "Inteligentes"

Boas,
Tenho lâmpadas Smart Lightning da IKEA e queria saber se é possível comprar um gateway ZigBee qualquer e usá-lo para controlar as lâmpadas.
As minhas principais dúvidas é se as lâmpadas da IKEA tem ZigBee, e se sim, se os dispositivos compatíveis com ZigBee funcionam entre si e com o Gateway independentemente da marca.
Obrigado
 
Boas sou novo nestas andanças e precisava da vossa ajuda.
Comprei agora o kit da philips Hue, e tenho uma dúvida. Eu controlo as luzes pela aplicação da philips, ou pelo HomeKit, sempre com o interruptor ligado, mas se eu desligar o interruptor e voltar a ligar, a luz liga-se em amarelo, existe a opção de eu mudar isso. Por exemplo quando ligo no interruptor acender azul ou vermelho?
Obrigado

Para escolheres o que ele faz depois de acenderes o interruptor vais à aplicação settings->power-on behavior.
 
Bons dias.. Alguém por aqui que tenha lâmpadas xiaomi só de uma tonalidade? Neste caso as Bulb White. A minha questão é se aquilo são realmente brancas, tipo luz lêd ou se têm aquela tonalidade mais âmbar.
Vi umas da tp link as tapa e parecem ser mais âmbar (Amarelas).
Cumprimentos
 
Bom dia
Comprei ontem a Mi Smart Led Bulb e consegui configurar bem as lampadas na aplicação Mi Home, detecta as lampadas no servidor português, mas quando vou configurar na alexa, depois de instalar a Skin, ele não detecta as lampadas, como conseguiste mesmo por a funcionar estas lampâdas na Alexa?

Obrigado

Na altura tive algumas difuldade mas se seguires as instruções acaba por dar.
Tenta mudar para o servidor dos estados unidos na mi home que é o que eu tenho. (não sei se será por essa razão ou não).
E vai as definições da mi home e da as permissões necessárias , penso que na altura faltava me dar uma permissão qualquer que estava a bloquear a Alexa de encontrar as lâmpadas.
Depois disso a Alexa encontra automaticamente, não tive que fazer mais nada, o próprio echo disse que tinha encontrado e se queria adicionar aos meus dispositivos.

Eu tenho a skill da mi home e da yeelight na aplicação da Alexa , embora nunca tenha conseguido encontrar as lâmpadas na app da yeelight, mas tenta adicionar as duas skills.
 
Tenho uma pergunta muito básica e se calhar até já foi respondida. Peço desculpa se é duplicado.

Faz algum mal à rede eléctrica o facto de eu ter de ter os interruptores sempre ligados nos sitios onde vou ter lâmpadas inteligentes? Mesmo que esse "mal" seja a longo prazo? Ou é irrelevante visto que na verdade já tenho electricidade até ao interruptor de qualquer forma?

Obrigado.
 
Não faz mal à rede eléctrica teres o interruptor sempre ligado. Agora eu sendo da área podia desenvolver muito, mas não vale a pena.
 
É pá, neste momento ando a fazer verificações e certificações de “interruptores” e quadros eléctricos. Deixem passar umas semanas que já meto aqui algumas coisas mais caseiras. Já ando com a cabeça em água com isto e tinham aqui um rant com algumas páginas.
 
Boas.
Preciso de ajuda a perceber aqui algumas coisas.
Decidi tornar o meu apartamento + "smart".

Não percebo muito disto mas tenho lido e visto bastantes vídeos. A questão é que é tanta info que acabo por me perder.

Já comprei um Echo Show 8 e agora queria começar a transformar a iluminação lá de casa.

Quero poder chegar a casa, dar o comando à alexa para ligar as luzes e ligam-se as luzes que eu programar.
A minha duvida está na melhor configuração para isto.

Estava a pensar na luzes da Phillips, mas vi agora que essas luzes precisam obrigatoriamente de uma bridge. não ligam diretamente ao router.
Eu já previ investir num HUB (Samsung SmartThings) no futuro, mas não para já. Para já queria apenas usar o Echo Show 8 e as lampadas. Será possível? Que lâmpadas aconselham para este efeito?

Outra questão e esta deve ser estupida, mas sou sincero, não percebo patavina de eletricidade nem instalações elétricas.
Se colocar lâmpadas inteligentes ligadas a interruptores normais, sei que não posso desligar o interruptor senão corto a energia à lâmpada e a mesma perde a conetividade com o hub ou router.
Mas não desligando o interruptor, a lâmpada nao está sempre a receber energia e é como se estivesse sempre ligada? Pergunto isto porque uma casa com 5 ou 6 lâmpadas "ligadas" 24h por dia, é um gasto energético desnecessário.

Tenho exatamente as mesmas dúvidas...
Mas pelo que li, será sempreais vantajoso trocar o interruptor, isto para quem apenas quer on/off as luzes e não mudar a tonalidade... Para esse efeito, qual o melhor material de modo a ligar via Wi-Fi (integração alexa) e que o interruptor funcione caso não aja net.
 
Tenho exatamente as mesmas dúvidas...
Mas pelo que li, será sempreais vantajoso trocar o interruptor, isto para quem apenas quer on/off as luzes e não mudar a tonalidade... Para esse efeito, qual o melhor material de modo a ligar via Wi-Fi (integração alexa) e que o interruptor funcione caso não aja net.

Obviamente que pode deixar os interruptores ligados e não é o mesmo que ter as luzes ligadas 24h por dia. A questão, essa sim eu também tenho, é o "mal" que isso possa vir a fazer na rede eléctica, se há algum problema no caso de picos de corrente, no caso da luz faltar, etc etc.

Estamos todos à espera que o @MEIA nos dê algumas luzes lol (pun intended) sobre o assunto.
 
Do meu lado parou tudo repentinamente devido ao COVID-19, por isso

Para mim um bom interruptor é aquele que está sempre desligado ou ligado se estiver bem dimensionado para a função que vai exercer.
Vou partir do principio que os interruptores de casa não têm camaras de contenção em vácuo, não conheço bem toda a panóplia que existe já que os que tenho contacto não têm nada a ver.
Ligar e desligar causa desgaste tanto no mecanismo como nos pontos de contacto. O desgaste leva a mau contacto e por consequência resistência que passa a calor o que pode resultar num foco de incendio. Antes de acontecer o pior pode acontecer que os pontos de contacto se afastem ao ponto da tensão não conseguir vencer a resistência do ar ou do mau contacto e o processo de aquecimento cessa.
Isto só se deve de aplicar a interruptores antigos ou baratos, mas se os pontos de contacto forem propensos a oxidação, o ideal é o interruptor estar sempre ligado porque vão estar mais protegidos do ar. A oxidação provoca mau contacto ...
Quando os contactos se afastam ou aproximam, há a possibilidade de se criar um arco elétrico. Isso pode queimar sujidade que existe no ar e acumular-se nos pontos de contacto o que criar mau contacto ...

No caso de um interruptor sempre ligado para lâmpadas "inteligentes" vai haver sempre consumo. Para estar tudo bem vai depender se tanto o interruptor, como os fios e algum outro equipamento, estão dimensionado para o uso que foi destinado. Acho que para casa, tudo o que se utiliza tem que ter algum tipo de certificação, por isso não acredito que se tenha qualquer tipo de problema com tudo ligado indefinidamente.
Se estiver subdimensionado vai haver aquecimento que pode destruir o interruptor ou o isolamento do fio ou algo que esteja no circuito.

Eu tenho basicamente todos os interruptores de casa sempre ligados, tenho quase tudo corrido com as Philips HUE. A instalação elétrica é de 1982, nunca mexi nela. Tenho um grave problema com quem fez a instalação porque está um caos, deve de ter sido um daltónico com alzheimer e que ainda por cima poupou demais nos tubos ou esqueceu-se de fazer ou colocar as curvas.

Não sei se isto vai ajudar alguma coisa ou se era a resposta que queriam, mas fica aqui na mesma.
 
Do meu lado parou tudo repentinamente devido ao COVID-19, por isso

Para mim um bom interruptor é aquele que está sempre desligado ou ligado se estiver bem dimensionado para a função que vai exercer.
Vou partir do principio que os interruptores de casa não têm camaras de contenção em vácuo, não conheço bem toda a panóplia que existe já que os que tenho contacto não têm nada a ver.
Ligar e desligar causa desgaste tanto no mecanismo como nos pontos de contacto. O desgaste leva a mau contacto e por consequência resistência que passa a calor o que pode resultar num foco de incendio. Antes de acontecer o pior pode acontecer que os pontos de contacto se afastem ao ponto da tensão não conseguir vencer a resistência do ar ou do mau contacto e o processo de aquecimento cessa.
Isto só se deve de aplicar a interruptores antigos ou baratos, mas se os pontos de contacto forem propensos a oxidação, o ideal é o interruptor estar sempre ligado porque vão estar mais protegidos do ar. A oxidação provoca mau contacto ...
Quando os contactos se afastam ou aproximam, há a possibilidade de se criar um arco elétrico. Isso pode queimar sujidade que existe no ar e acumular-se nos pontos de contacto o que criar mau contacto ...

No caso de um interruptor sempre ligado para lâmpadas "inteligentes" vai haver sempre consumo. Para estar tudo bem vai depender se tanto o interruptor, como os fios e algum outro equipamento, estão dimensionado para o uso que foi destinado. Acho que para casa, tudo o que se utiliza tem que ter algum tipo de certificação, por isso não acredito que se tenha qualquer tipo de problema com tudo ligado indefinidamente.
Se estiver subdimensionado vai haver aquecimento que pode destruir o interruptor ou o isolamento do fio ou algo que esteja no circuito.

Eu tenho basicamente todos os interruptores de casa sempre ligados, tenho quase tudo corrido com as Philips HUE. A instalação elétrica é de 1982, nunca mexi nela. Tenho um grave problema com quem fez a instalação porque está um caos, deve de ter sido um daltónico com alzheimer e que ainda por cima poupou demais nos tubos ou esqueceu-se de fazer ou colocar as curvas.

Não sei se isto vai ajudar alguma coisa ou se era a resposta que queriam, mas fica aqui na mesma.

Quando referes "vai haver sempre consumo", referes-te ao facto de as lâmpadas em si terem de estar "ligadas" no sentido de receberem o sinal wifi, correcto? É esse o consumo. Não tem nada a ver com o consumo da luz da lâmpada, certo?
 
Exacto, o consumo que falo é do wifi sim. Quando a luz está apagada não consome mais, só se vires luz é que ela começa a consumir mais.
Espero ter conseguido explicar.
 
Exacto, o consumo que falo é do wifi sim. Quando a luz está apagada não consome mais, só se vires luz é que ela começa a consumir mais.
Espero ter conseguido explicar.

Ok, acho que esta era uma das dúvidas principais das pessoas. Se queremos ter luzes inteligentes temos de as ter a consumir o necessário para a ligaçõa :) É comlpetamente residual de qualquer forma.

Presumo também das tuas palavras que uma instalação completamente nova (com 2 anos), feita totalmente de raiz com cabos com a grossura correcta e com interruptores da legrand (ou seja, não comprados na loja do "chinês"), não me venha a dar os problemas que referes, pelo menos a curto, médio prazo.
 
É como qualquer equipamento em "standby", vai existir sempre consumo.

Eu trabalho noutra area e não com essa marca, mas conheço-a e para estar no mercado tem que ter certificação e acredito que não tenhas problemas a longo prazo. Nunca comprei nada do chinês que se ligue directamente à corrente, acho que é demasiado arriscado pelo que tenho visto a nível industrial, nem imagino como será em produtos de casa. Os fios acho que são inspecionados antes da certificação da instalação eléctrica, também não acredito que tenhas problemas nesse ponto.
 
É como qualquer equipamento em "standby", vai existir sempre consumo.

Eu trabalho noutra area e não com essa marca, mas conheço-a e para estar no mercado tem que ter certificação e acredito que não tenhas problemas a longo prazo. Nunca comprei nada do chinês que se ligue directamente à corrente, acho que é demasiado arriscado pelo que tenho visto a nível industrial, nem imagino como será em produtos de casa. Os fios acho que são inspecionados antes da certificação da instalação eléctrica, também não acredito que tenhas problemas nesse ponto.

Certíssimo. Também não ligo nada de "baixa" qualidade à rede eléctrica e não aconselho ninguém a fazê-lo. Extensões baratinhas para safar vão sempre dar problemas no futuro. Obrigado pelas informações úteis!
 
Back
Topo