Luzes - "Inteligentes"

KillerWolf

Banido
No âmbito dos recentes tópicos sobre domótica, achei melhor criar um para só para falar sobre iluminação.

Quando se pensa em criar uma casa inteligente, muitas pessoas começam pelas luzes, pois é algo que pode ser simples de mudar e pode representar uma percentagem elevada no consumo de electricidade de uma casa.

Felizmente no mercado já existe uma vasto numero de opções, eu vou falar principalmente em 4.


Vou começar por uma marca que todas as pessoas devem conhecer, não só de luzes mas de outros equipamentos.



Para minha casa, escolhi esta opção, principalmente por ser uma marca conhecida, pela diversidade de lampadas que eles tem e pelo numero de 16 milhões de cores que era possível de criar (na altura que escolhi outras marcas não faziam tantas cores).

Claro que este numero é só mesmo isso um numero, depois a realidade acaba por ser um pouco diferente, devido o espetro de luz, a diferença entre #4286f4 e #3d84f7 (HEX) é minima e numa sala não se nota muita diferença.

Para quem não quer estar a brincar com cores, existe lampadas só de cor branca/creme, sendo mais baratas

Alem de lampadas tem candeeiros de tecto (infelizmente o preço não é nada simpatico)

http://www2.meethue.com/pt-br/a-faixa/hue-beyond/

candeeiros de mesa,

http://www2.meethue.com/pt-br/a-faixa/hue-bloom/ , http://www2.meethue.com/pt-br/a-faixa/hue-iris/

com preços mais acessíveis (mas mesmo assim caros) .

e faixa de leds,

http://www2.meethue.com/pt-br/a-faixa/lightstrips/

Quem escolhe esta opção, o melhor é comprar inicialmente um kit, isto porque só as lampadas não "trabalham sozinhas", é necessário usar um hub.

http://www2.meethue.com/en-us/productdetail/philips-hue-bridge

Depois de comprar o hub / lampadas, é só ligar o hub a corrente e ao router, montar as lampadas e usar a app para configurar.


Screenshot_20170121_112929.png


Screenshot_20170121_113009.png



é uma app simples de usar e não precisa nenhum curso de aprendizagem :)

Com as philips hue é possível usar "scenes"...

O que é isso das scenes ?

Por exemplo, uma sala com 2 lampadas e 2 hue-iris e uma faixa de leds , podemos criar um ambiente de uma praia,



Screenshot_20170121_113846.png



Podemos usar qualquer imagem e criar o nosso ambiente, aqui o limite é só mesmo o numero de lampadas que temos.

Isto é tudo muito "bonito", mas como é obvio, nem todas as pessoas gostam de andar a mudar de cores, por isso pode ser algo que nunca chegam depois a usar.

O principal problema desta opção é mesmo o preço, não é a opção mais barata, de resto funciona como é esperado.

Existe a venda em portugal, mas aconselho a comprar na amazon.es, pois é mais barato.





Lifx é uma marca de apareceu em 2014, hoje já é bastante conhecida neste mundo da domótica, principalmente porque as suas lampadas não precisam de um hub, cada lampada é ligada por wifi ao router.

Já tem a opção de usar lampadas de cores ou só brancos e faixa de leds. A app é simples de usar e tem a opção de usar "scenes".

Com varios parceiros, http://www.lifx.com/pages/connects-with-lifx, torna-se uma opção viável mas em termos de preço as lampadas, não são baratas.




Xiaomi Yeelight RGBW
http://xiaomi-mi.com/mi-lighting/

Sendo uma marca já conhecida, pela diversidade de produtos que existem no mercado, a Xiaomi, teria que ter as suas lampadas também.

Não conheço muito estas lampadas, por isso não tenho nenhuma opinião sobre elas, mas do pouco que li, usam wifi e como seria esperar desta marca, é a opção mais barata.


Se alguém e tiver alguma experiencia com elas, é esperado que comente a sua opinião :)




Nanoleaf Aurora
https://nanoleaf.me/en/



Recentemente, tomei conhecimento desta marca, é uma empresa "nova", pelo que li, foi fundada em 2013, não tem lampadas com cores e usam lampadas "diferentes", pelo menos no design é fora do vulgar.

Foi por causa de um produto novo e que considero "inovador / diferente", que me chamou atenção,

https://nanoleaf.me/en/consumer-led-lighting/products/smarter-series/nanoleaf-aurora-smarter-kit/

Ainda estão numa fase muito inicial, em termos de compatibilidade, só usam o Home Kit da apple, não usam nenhum hub, mas é esperado no inicio deste ano (pelo menos no roadmap deles) , a interligação com amazon echo.

Com o lançamento depois da api (https://nanoleaf.me/en/our-story/your-future/) é provável que se torne compatível com outros aparelhos.

Infelizmente o preço é que não é nada compatível (pelo menos com todas as carteiras), o preço de um kit com 9 painéis é 210€.. :(




Bem é melhor terminar este testemunho!!! Como é obvio, quem pensa modificar uma casa, não precisa de lampadas novas, pode simplesmente mudar os interruptores com ZigBee/ Z-Wave, o que fica "ligeiramente" mais barato..(isto é, se não tiver a mesma escolha de gostos que eu tenho).

Para a casa de banho, único sitio cá em casa que não tem nada de domótica, vi este interruptor, MCO Home MH-S312-EU Touch Panel Switch with 2 Buttons, gostei do aspecto, não gostei foi do preço, 110€.


Nota > Eu não fiz nenhum tipo de comparação entre as opções, pois (pelo menos eu penso assim), eu posso considerar uma vantagem em alguma coisa e outra pessoa pode considerar uma desvantagem.
No youtube não falta é videos de comparações, por isso usem e abusem ;)

Acabei por alongar mais no philips hue, pois é o que uso (mas não fui pago por eles..lol)

Acho que hoje em dia, as diferenças acabam por sem mínimas e acaba por ser principalmente uma escolha de cada um, como pretende usar e na carteira!!!
 
Última edição:
Boa explicação, bom tópico [emoji106]
Por aqui optei pela xiaomi devido ao preço e funciona muito bem tanto dentro como fora de casa, no entanto se tivesse compatibilidade com o homekit da Apple seria perfeito, dai pensar futuramente na alternativa Philips.
 
Tenho actualmente 3 lampadas Yeelight a serem controladas pelo Home Assistant.
Duas são RGBW e uma é somente branca.
Só depois de receber é que percebi que a branca só dá para controlar a intensidade. Enquanto que a colorida se controla, cor, temperatura e intensidade. Acho que não era pedir muito a branca controlar a temperatura pois acho-a um pouco branca de mais.
600lm são mais que suficientes para subsituir uma lampada das "normais"

Funcionam bastante bem para o que se quer, o suporte no Hass é por agora para as coloridas mas há N pessoal a desenvolver portanto no futuro será algo que vai funcionar a 100% não tenho dúvida.

É algo confusa a questão das apps, existe a Mi Home e também a Yeelight para controlar com o tlm. Há features disponíveis numa e noutra não. Poderia ser melhor mas ao menos já estão em ingles.

Por 15eur a colorida e 10 eur a branca, acho um excelente negócio.
 
Eu encomendei um conjunto de sensores da xiaomi mi home. Termómetros, sensor movimento, portas, etc... também tenho a yeelight rgb
 
Em relação às Yeelight, como é o comportamento se for usada como uma "lampada normal" no interruptor de parede?

Assume sempre a ultima configuração feita na aplicação?


Nanoleaf, tenho a primeira que eles lançaram atraves de crowdfunding, é "dimmavel" através do interruptor normal de parede (nada de ligações wireless).
 
Se desligares o interruptor, a yeelight volta à estaca zero. Tem lá uma opção para salvar a configuração default mas ainda não experimentei se fica gravada mesmo depois de pressionar o interruptor. Penso que seja apenas para quando se desliga a lampada na app para ela voltar ao que estava. Mas depois confirmo
 
Já testei. Guardei na app a luz ligada como default e consigo usar o interruptor para ligar e desligar a lampada. No entanto, perde o propósito de usar qualquer aplicação, pois a lampada deixa de estar ligada ao Wi-Fi e tens que ir sempre ligar no interruptor.
 
Mas esperem lá não tou a perceber... Supostamente deverei ligar as lâmpadas na App e não no interruptor? Épa isto pra mim não é prático, assumi q a app serve so pra se quisesse mudar a cor mas q de resto era só ligar e desligar a luz nos interruptores. Mandei vir duas yeelight que estou a aguardar..
 
Podes ligar e desligar as lampadas no interruptor. Mas se cortas a corrente à lampada a parte "inteligente" da coisa desaparece. Além que tens que esperar cada vez que ligas o interruptor que a lampada se ligue ao Wifi outra vez.
Os interruptores "normais" combinam melhor com outras soluções, não com lampadas Wifi.
 
Não acho practico no dia a dia estas lampadas inteligentes
mas um caso que me surge agora à ideia é que podem ser uteis na seguinte situação
estao voces fora de casa à noite, e recebem alguma notificação de uma camara de movimento
se tiverem umas luzes destas podem acender e tentar assustar o ladrao :P
Se é que isto sequer faz logica o que acabei de escrever ahaha
 
Faz lógica sim, eu já uso, até é possível para por as lâmpadas a trocar entre azul e vermelho como se fosse uma sirene da polícia.

A questão de ser praticado, passa pela maneira, como estás em casa/que aparelhos usas/rotinas da casa, é claro que isto varia com cada pessoa/número de pessoas.

Usar interruptores "normais", com estas lâmpadas é que não faz muito sentido, pois maioria, perde as configurações, quando se desliga o interruptor.

Claro que aqui, também depende se a pessoa dá importância estar a mudar de cor / guardar configurações.

Para resolver o problema de andar sempre com o telemóvel/tablet, a solução, para mim foi com sensores de movimento, Echo e Google Home.

Eu na sala tenho 1 lâmpada e a faixa de leds.
A lâmpada está no candeeiro do tecto, tenho um interruptor normal, que comprei na ebay, espelhado. Na altura quando comprei não sabia mas ele corta automaticamente a corrente quando a lâmpada está desligada.

Por isso na sala, acabo mais vezes por usar a faixa de leds, quando vejo tv, já tenho defino uma cor ou quando vou ver um filme é outra, acaba por ser só uma questão de hábito, não usar o interruptor.
 
Última edição:
Enquanto os interruptores inteligentes são poucos e caros, a minha solução passa por tornar os candeeiros de chão, faixas de led e outros candeeiros pequenos inteligentes.

Com um sensor em cada divisão e a Siri para ligar/desligar, mudar cor e intensidade.

No dia a dia já tenho essa pratica de ligar apenas essa iluminação mais pequena para poupar.

Só na cozinha e quando tenho convidados é que uso a iluminação do tecto, por isso vou deixar esses "burros" por enquanto.
Assim não tenho problemas se me desligarem os interruptores.

Vou usar Hue porque é o melhor e é compatível com tudo e mais alguma coisa.
Xiaomi já tenho uma RGBW e a experiência não é a melhor.
Especialmente porque lá em casa vai ser a Siri a mandar.
 
@azhpo

Para qualquer "lampada" da Philips Hue, precisas sempre de ter o hub, sem isso não vai funcionar.

Acho que não existe o kit de hub + lightstrips.

Relação o detector de movimento, sim funciona com a ligthstrips (ou qualquer outra lampada deles).
 
@azhpo

Para qualquer "lampada" da Philips Hue, precisas sempre de ter o hub, sem isso não vai funcionar.

Acho que não existe o kit de hub + lightstrips.

Relação o detector de movimento, sim funciona com a ligthstrips (ou qualquer outra lampada deles).

Obrigado, já percebi como funciona.
Comprei as lightstrips e funcionam sem a Brigde, mas temos que ligar/desligar na tomada. Com a Brigde é que podemos controlar mais facilmente, ligar/desligar a partir da App, penso eu.
 
@azhpo

Quando referi "funcionar" é no sentido de controlar (seja ligar/desligar na app, como mudar de cor, intensidade) ou mesmo usar com outros aparelhos (como é o caso do detector de movimento).

As lampadas ligam/desligam, usando um interruptor normal, mas perdes todas as outras funcionalidades, não faz muito sentido gastar tanto dinheiro numa lampada da hue, para depois usar dessa maneira :P
 
@azhpo

Quando referi "funcionar" é no sentido de controlar (seja ligar/desligar na app, como mudar de cor, intensidade) ou mesmo usar com outros aparelhos (como é o caso do detector de movimento).

As lampadas ligam/desligam, usando um interruptor normal, mas perdes todas as outras funcionalidades, não faz muito sentido gastar tanto dinheiro numa lampada da hue, para depois usar dessa maneira :P

Sim eu sei, a minha intenção é comprar agora o kit básico, com a Brigde e duas lâmpadas para poder controlar tanto as lightstrips como as lâmpadas que as colocarei na sala de estar. :)

Obrigado pela ajuda! ;)
 
Deixem ver se percebi, se comprar uma Hue não posso ligá-la e desligá-la só com a app? (desde que não mexa no interruptor e fique sempre ligado claro)
Preciso sempre de um hub?
 
@ciberg,

As hue, ao contrário das lifx, não tem uma ligação independente.

As hue ficam ligadas ao hub, sem essa ligação, são umas lâmpadas "normais".

d4d780673a025de6b6c430f47aca38ec.jpg


Neste menu, serve para adicionar/configurar novas lâmpadas, sem o hub, não seria possível.

O hub faz a "ponte", entre o router e as lâmpadas.

As lifx como tem wifi, não precisam dessa "ponte".
 
Última edição:
Back
Topo