Lyp

Obrigado pelo feedback.

As fotos estão por ordem de preferência, também foi da primeira que gostei mais... A ordem cronológica é que foi inversa ;)

Também gostei da luz da segunda :)
 
Gosto bastante da primeira. A última também está interessante. Talvez com as pegadas que estão a horizontal a mais!

Um belo conjunto de fotos!
 
Troquei recentemente a GoPro Black 3+ que tinha por uma GoPro 5 Black, não por achar que fosse ganhar muita qualidade em vídeo (apesar da 5 dar para controlar bem melhor algumas coisas manualmente), mas por certas features que me vão dar jeito. A par disto, tira fotos em Raw.

Nunca achei que fotos fosse o forte deste tipo de máquinas, mas como andar de Bicicleta (e mota) é um dos meus outros hobbies, não raras vezes utilizo a GoPro para tirar fotos também... Seja na Chest Mount, ou com o mini GorillaPod... E tenho fotos que gosto, até porque a Bike normalmente vai comigo de férias, e gosto de explorar a zona a pedalar... E a GoPro normalmente é que anda comigo.

Além das fotos em Raw, faz HDR, e tem diferentes FOV´s (que mais não é que um crop e correcções de lente) fácil e rapidamente ajustáveis com o touch no ecrã de 2 polegadas, que também dá sempre jeito. Outra coisa que me agrada é o comando por voz. Um gajo com as mãos ocupadas, fala para ela, e é sempre siga ;D

A título de curiosidade, para ver o que conseguia esticar no LR, tirei algumas fotos em que tinha um contraste alto, para ver o que conseguia recuperar nas sombras/baixar nos realces.

GOPR5766.jpg


GOPR5749.jpg


As edições foram feitas de gás, e a exagerar um bocado propositadamente... Nota-se que o sensor é pequeno, naturalmente, mas diria que para uma máquina deste tipo, não está nada mal. Comparando com os Jpeg que saíam da Black 3+, esta fica bem atrás... Em post não se conseguia esticar nada de especial.

Fica aqui esta curiosidade :)
 
Não é Costume partilhar nada de muito pessoal online, mas deixo aqui duas das últimas fotos que fiz ao pirralho que me suga o tempinho todo :Winkani:

Todo todo, não... Arranjei umas horinhas para lhe fazer esta caminha de paus de eucalipto para a sessão dos 9 meses... Foi tudo feito em casa/garagem, incluindo o colchão que foi feito de muitas esponjinhas até chegar ao tamanho perfeito :Winkani:

_DSC3930-Editar-2 by Pedro Filipe Faria, no Flickr


_DSC3938-Editar by Pedro Filipe Faria, no Flickr
 
Última edição:
Estão muito bem.
Bom controlo da luz e boa composição.
Essa parede é tua? Ou é montagem?

Acho que está um bocadinho apertada.
Quando tiver um bebé também me vou tornar especialista nesta área :)

Cumps
 
Obrigado aos dois pelo feedback :Winkani:

@MylleZ, a luz foi feita com 2 flashs, o SB800 à direita a 45º a apontar para uma sombrinha preta opaca, e à direita um Neewer dos mais baratos, full manual, a rebater a luz no teto também posicionado a 45º. A ideia era não ter sombras fortes, e depois de alguns testes, a coisa ficou satisfatória. Usei os triggers YN para o SB800, e o Neewer TT560 a disparar por simpatia. Este flash custa pouco mais de 30€, e a qualidade de construção e prestações surpreenderam-me.

A parede (que nunca mais chegava), na verdade é um vinil vindo da china (7€), que me deu que coçar para o conseguir esticar numa moldura que também fiz com ripes de paletes velhas. Isto foi feito na minha sala.

Dizes que sentes a coisa um pouco apertada... E se soubesses a ginástica que tive que fazer para conseguir que o fundo tapasse o que eu queria... O vinil comprei-o naquela, sem saber se ia funcionar, ou se tinha a mínima qualidade. Comprei este por achar que se enquadrava no resto, mas tem apenas 90cm x 1,5m. Já sabia que ia ser curto, pensei até que nem ia dar, mas depois de tudo montado, a coisa parecia que ia chegar.

Lembrei-me logo de meter na distância focal maior (foi com a Sigma 17-70) por causa da compressão de plano, e de facto era como conseguia maior cobertura pelo fundo... Mas perdia detalhes da cama, como o entrelaçado da cabeceira... Via-se quase só mesmo o perfil da cama.

Então, fui testando até encontrar o melhor compromisso entre a distância focal, e pormenores da cama visíveis. Ficou ali nos 45mm.

O estar próximo (apertado) é intencional, queria que se visse o melhor possível o pilas e a cama, mas se tivesse mais margem (fundo maior), teria afastado mais a cama da parede. Mas foi o melhor que consegui fazer.

Foi tudo feito no tripé, porque a margem de erro era tão mínima, que não quis arriscar a fazer na mão... É lixado apanhar boas expressões com miúdos tão pequenos, se apanhava uma boa, e depois cortava uma perna à cama, ía ficar danado ;)

Portanto, o enquadramento foi único, depois fiz um ou dois mais apertados por crop:

_DSC3933 by Pedro Filipe Faria, no Flickr

_DSC3933-2 by Pedro Filipe Faria, no Flickr


Anda lá com o puto, depois nem vais querer saber de macro :D É um bocado lixado, dentro de casa (pouca luz), ele sempre a mexer-se... Acertar no foco e ele estar com boa cara é quase um tiro de sorte... Mas com alguma paciência e gosto a coisa vai ;)

Algumas não tenho o foco na mouche (como a que vou colocar abaixo), mas se a foto estiver boa para mim, não me chateia... Isto é para imprimir, algumas em formato grandito, não é para andar a ver em 1:1 ;)

_DSC3942 by Pedro Filipe Faria, no Flickr

@APedro, sabia que ias gostar pelo menos do facto da cama ser home made :D


Agora precisava de feedback em relação à exposição. É que como já disse por aqui algures, pedi algumas impresões de teste ao Printao. A versão que mandei para lá, estava um pouco mais subexposta... E disseram-me de lá que se calhar as fotos iam ficar um pouco escuras. De facto, achei que na impressão precisavam de um pouco mais de exposição, e editei-as novamente. Estas que estão a ver são praticamente a versão final. Para mim estão um nadinha claras de mais (tirando a P&B, que ainda não mexi), mas por causa do que descrevi atrás... O que vos parece nos vossos monitores?
 
O trabalho está muito bem executado.
A ideia do vinil foi muito boa, mas davas mais espaço e clonavas o resto em Photoshop :D

Ou um lençol de cor viva, contrastante, para retirar e substituir em Photoshop.

Mas estás de parabéns - tens aí registos muito bonitos e muito competentes, tanto a nível de iluminação como de composição.
Conheço fotógrafos profissionais que fariam pior, em estúdio.

O mais importante de tudo é conseguires estes registos, para ti, para a tua esposa e para o bebé.
Mesmo que não tivesse ficado tão bem tecnicamente são, certamente, das melhores fotos que já fizeste.

Cumps
 
@MylleZ, eu não falo para o photoshop :Winkani: Por acaso lembrei-me das clonagens, mas não sei fazer. Aliás, no photoshop tiro umas manchitas e tal, e pouco mais. No entanto, se o fundo não chegasse mesmo, teria que ir ver como é que isso se faz. Tu é que és pro no photoshop.

Claro que estou satisfeito com estes registos, não vou mentir, e naturalmente darei mais valor que qualquer outra pessoa. Deu trabalho fazer a caminha, preparar tudo, andar às cabeçadas para que tudo funcionasse, mas como dizem os antigos: "O que não custa, não presta":Winkani:

Se falhar a educar o puto, pelo menos poderá dizer aos amigos que o maluco do velhote uma vez fez-lhe uma cama para sacar umas chapas :bigrinbo:

Fora de tangas, acho e espero que ele mais tarde dê valor a estas brincadeiras :Winkani:

@Fatalit1-4, obrigado mais uma vez pelo teu feedback :Winkani:

Não sei se leram a parte da exposição, para imprimir, e tal... No vosso monitor está ok? É assim que elas vão seguir. Entretanto coloquei o resto das que editei no Flickr... Para já vou deixar públicas.

Eu tenho um Dell ultrasharp, que é jeitoso... Mas nunca o calibrei...
 
Ora, o rapaz já fez um ano (agora é que vou ficar velhinho :biglaugh: ).

A semana passada arranjei uma 50mm f1.8G como nova a preço maravilha, e como tenho feito muitos retratos ao miúdo, comprei-a. Como tenho a 35mm/1.8G, tinha receio que fosse um pouco redundante, mas nota-se uma diferença significativa no plano, distorção e desfoque. A 85mm/1.8 estaria no planos, mas tinha receio que fosse longa demais no meu sensor cropado. Além disso, é bastante mais cara.

Hoje testei-a no rapazote, e gostei :)




#1

_DSC4286 by Pedro Filipe Faria, no Flickr


#2
_DSC4309-2 by Pedro Filipe Faria, no Flickr


#3
_DSC4314 by Pedro Filipe Faria, no Flickr


#4
_DSC4310 by Pedro Filipe Faria, no Flickr



#5
_DSC4311 by Pedro Filipe Faria, no Flickr



#6
_DSC4319 by Pedro Filipe Faria, no Flickr



#7
_DSC4309 by Pedro Filipe Faria, no Flickr



Primeiros contactos com ervas, flores, e afins. Ainda dei com ele com a língua de fora a sentir a brisa :wink: Hoje não faltaram expressões estranhas... Assim se vai descobrindo o mundinho :wink:
 
Última edição:
Back
Topo