Lyp

Gosto das fotos do miúdo, Filipe :)
E já votei nas favoritas no Flickr :P

E acho que fizeste muito bem em arranjar a 50/1.8. Com a altura que o teu filho tem, para já, safas-te muito bem com ela a fazer retratos de corpo inteiro.
Para retratos a maior distância, acredito que a tua Tamron também possa ser útil, e aí podes entrar naquela de fotografia cândida.


Nas do Ferrari, teria gostado de mais profundidade de campo na 2ª foto, mas também percebo porque é que abriste a lente, pois o fundo era foleiro.
As minhas favoritas são a 3ª e a 4ª.
Não lhes deste nenhum tipo de tratamento fora do habitual, pois não? Pergunto isto porque sei que há imensa gente se dá ao trabalho de eliminar reflexos nos carros, elementos do fundo, tapar imperfeições de pintura...enfim, pôr a coisa como se fosse fotografia de produto.
Por acaso ainda não fui atraído para a fotografia de automóveis, desde que tenho a DSLR. E curiosamente eu dantes dava-me ao trabalho de ir propositadamente fotografar carros, quando tinha a compacta, há uns anos.
 
@MylleZ e @m4ndr4ke, obrigado pelo feedback.

As fotos do Ferrari foram editadas apenas no Lightroom, e com ajustes básicos... Nada de especial. Contraste, claridade e mais uns toques aqui e ali. Os reflexos e tudo o resto, é real. Apenas recuperei as sombras da grelha da entrada de ar na primeira.

Sim na segunda a ideia era desfocar ao máximo o que rodeava o carro (que estava estacionado num parque normal, com tudo o que é habitual à volta). Mas percebo o que dizes, até porque não gosto de ver a frente desfocada :)
 
Lyp,

Para já, agradeço-te a partilha das fotos do miúdo.
Estão muito, muito boas. Grandes expressões. E essas cores... :)
As do Ferrari tem bons pormenores.

Manda mais!
 
@Nuno0000, obrigado por deixares a tua opinião:)

Neste último ano pouco ou nada fotografei além do miúdo. Confesso que me dá muito gozo ter registos bons do meu filho, feitos por mim.

Naturalmente darei mais valor aos mesmos do que qualquer outra pessoa :)

Abraço
 
Já tinha visto as fotos mas sem tempo de comentar. Muito boas sim senhor! Enquadramentos e edição!!
Realmente a frente do Ferrari ficaria melhor se estivesse toda focada, mas de resto top top!
Gostei mesmo!
 
Como sabem, mora cá uma LX100:


LX100 II
by Pedro Filipe Faria, no Flickr


LX100
by Pedro Filipe Faria, no Flickr



Hoje levei-a pela primeira à rua. Como tal, e como havia alguma curiosidade acerca da maquineta, vou deixar as minhas primeiras impressões, e também algumas fotos para se perceber algumas particularidades.

Já tinha feito alguns testes dentro de casa... À janela... Enfim, aquelas coisas que (acho eu) fazemos todos quando temos um brinquedo novo e não há disponibilidade para ir à rua testar, ou oportunidade de fotografar "qualquer coisa".

Comparando com a Nikon D5300 + as minhas lentes, não há novidades: É inferior em IQ. Eu não esperava outra coisa, senão tinha que vender o meu arsenal ;)

Os Raws da LX100 também têm menos elasticidade, mas estamos a comparar com um sensor APSC Nikon muito jeitoso e com a melhor gama dinâmica no segmento onde se insere.

Fiz também alguns testes ao ISO, e fiquei surpreendido também... A LX100 não ficou nada mal à beira da D5300 (também jeitosa neste tema). Mas terei que fazer outro tipo de teste (se tiver pachorra), com luz pior (mais sombras/partes escuras). Creio que a D5300 deverá sair-se melhor, pelo menos era o que eu estava à espera.

No entanto, os resultados que obtive com a LX100, são muito bons. Boa nitidez, os RAWS permitem recuperar bastante informação, rápida a focar... Enfim, faz tudo o que eu esperava sem desiludir... E mais algumas coisas.

Na rua, e apesar de ainda não a dominar tão bem como a Nikon, deu muito gozo fotografar com ela. Os controlos são um mimo, a pega (tendo em conta o tamanho da máquina) não me causou nenhum transtorno, e sem dúvida que se passa mais despercebido com uma máquina deste tamanho ao invés de uma DSLR.


A função pseudo "Macro", está naturalmente longe de fazer 1:1, mas permite focar perto. O resultado será dentro disto, apesar de esta foto ter levado um ligeiro crop:

#6 by Pedro Filipe Faria, no Flickr


Esta creio que foi com o AF dedicado para Macro, mas também testei o focus peaking e o resultado foi idêntico. Sem dúvida que este tipo de funcionalidades como o focus peaking são uma mais valia nas Mirrorless. No caso da LX100, quando está em foco manual, mal se toca no anel de foco, ela aproxima mais a zona de foco (no visor, em PIP) para se perceber o que se está a focar. É programável, e se calhar todas as Mirrorless fazem... Mas esta é a minha primeira experiência com uma.


O desfoque e bokeh que podem esperar com a abertura máxima a 34mm (f2,8), será algo dentro disto:

#7 by Pedro Filipe Faria, no Flickr


Mais duas:


#11
by Pedro Filipe Faria, no Flickr



#1
by Pedro Filipe Faria, no Flickr


Em jeito de conclusão, acho a máquina bastante interessante por toda a versatilidade que oferece. O range focal, abertura da lente, qualidade, e as suas funcionalidades, são o suficiente para fazer de tudo um pouco. Naturalmente que, querendo ir aos extremos seja no Wide ou telezoom, o ideal é optar por um sistema mais completo, e que permita trocar lentes. Para "pegar e andar" e ter qualidade satisfatória, recomendo.

Mais fotos de teste no próximo post :D
 
Última edição:
Vou deixar mais algumas fotos que fiz hoje com a LX100. Foi de manhã, talvez entre as 9 e 11h, ou seja, o sol estava bravo. Mas um gajo tem que aproveitar quando pode, portanto...


Fiz algumas fotos ditas de rua (ou tentei). Quando começou a despertar o gostinho pela fotografia, nunca liguei/entendi muito acerca deste tipo de fotografia. Acho que acontece o mesmo com muita gente.

Depois chegou o @APedro e comecei a achar uma certa graça à coisa. O @shon deixou (quero acreditar que fez um intervalo) as fotos dos carros que eu tanto gostava, e agora está com mais força nas fotos de rua e tem contribuído também para que o meu gosto aumente. O @zyThuM a mesma coisa, mais recentemente o @TheUnethical, entre outros. Honras vos sejam feitas, este tipo de fotografia não é fácil... Mas quando sai alguma coisa boa, dá um gozo tremendo. Acredito que com a continuação, experiência, a coisa seja mais fácil de antecipar... Mas exige tempo e dedicação. Dedicação ainda se arranjava, tempo é que está difícil :) Faz-se o que se pode ;)



#13
by Pedro Filipe Faria, no Flickr



#12
by Pedro Filipe Faria, no Flickr



#10
by Pedro Filipe Faria, no Flickr



#9
by Pedro Filipe Faria, no Flickr
 
Última edição:
Olha, já valeu a compra :)
Uma vez, li alguém que escreveu o seguinte, acerca das limitações na fotografia (discussões sobre equipamento, sem lógica).

"O que me limita não é o corpo ou a lente que uso, mas sim os meus medos, a minha ignorância..."

Se a LX100 te liberta de alguns "medos", se te fizer fotografar mais e melhor, mesmo que não seja tão "capaz" como uma máquina maior/"melhor", é uma mais valia - uma compra melhor do que uma grande e enorme lente, que irias ter "receio" de usar na rua, por ser demasiado vistosa :)

Eu ando a sentir o mesmo com a PEN F...

Fizeste aí fotos interessantes e novas para ti.
Isso é o mais importante.

Cumps
 
Ora bem, gostei daquelas fotos a LX100, gostei da luz e do resultado final.
Já agora também gostei das fotos do Ferrari ;) e das fotos do menino na página anterior.

Já agora Em relação as fotos de carros... fiz o erro tremendo de tentar levar a coisa mais a sério.
Estamos a falar em abdicar de quase todos os fins de semana (muitas vezes Sábado e Domingo), para estar em todas as competições(já nem vou falar nos maus pagadores). Depois tive o episódio da lesão no ombro, fui operado, e mesmo assim não aguento com material pesado sem ficar com dores.
Talvez volte um dia, mas só por gosto.

Em relação a foto de rua, é algo que gosto muito de praticar, gosto de tentar enquadramentos, de andar a pé e conviver com as pessoas.
Ainda ontem, estive em ruas do Porto, que nem fazia ideia que existiam...
Com a Lx100 tens uma maquina adequada para ir para rua, discreta, podes ter sempre a mão para fazer gosto ao dedo :).
Já começastes e bem, agora é ir, sem medo e continuar a fotografar.
 
Obrigado aos dois pelo feedback ;)

@MylleZ, foi exactamente esse o propósito da vinda da LX100... Fotografar quando não me sentia confortável em levar a DSLR. Creio que farei mais fotos assim, com algo mais compacto e discreto, em várias situações. Poderia ter comprado uma lente (que não preciso), ou trocado a D5300 por uma D7500 e mantido a J1, mas acho que, apesar da D7500 ter algumas características que me atraem, não ia mudar nada na minha fotografia. Por outro lado, a se a LX100 sair em muitas situações que não levaria a DSLR, contribuirá, no mínimo, para fazer mais imagens e praticar mais... Se melhorar a fotografia, tanto melhor.

A J1 era uma belíssima máquina, e foi servindo sempre os meus propósitos, mas especialmente a falta de viewfinder, e não colmatar tudo o que eu queria só com uma lente, fez-me olhar para a LX100 (desde que saíu).


@schon, não acho que tenha sido um erro teres levado a coisa a sério, no sentido em que devemos tentar fazer aquilo em que acreditamos. Na minha humilde opinião, fazias um excelente trabalho... E sem ter o melhor material do mundo (valorizo sempre isso). Claro que o que isso implicou na tua vida, tu é que sabes se compensou ou não. O ombro é que foi pior.

Se vais para a rua com mais pessoal, ainda melhor. Eu tenho alguns hobbies (sem tempo nenhum para os praticar :winknu: ), e é sempre pela via solitária... Apanho uma abertinha, e vai umas fotinhas... Outra abertinha, e uma volta de bike na red line pra ser mais rápido... Não dá para combinar nada em cima do joelho com ninguém. Mas para mim, isso ainda é o menos ;)
 
Boa @Lyp! Parabéns!

Gostei das fotos mas gostei principalmente de fugires do preto e branco nas primeiras.

Eu sou suspeito mas acho a fotografia de rua o tipo de fotografia mais profundo, mais artístico e, sempre ou quase sempre, é autobiográfico.

Eu gosto muito de paisagem mas paisagem é isso...uma paisagem.

Uns ou outros tipos requerem mais ou menos técnica mas a fotografia de rua, bem feita, que não seja só clichés e afins, tem sempre algo teu e, portanto, tem sempre mais valor (aos meus olhos).

Pode ser extremamente complexo, se lhe juntarmos vários ingredientes e, se conseguirmos o que pretendemos com a sorte de termos presenciado o "momento decisivo" é algo de um gozo brutal, que mais nenhum tipo de fotografia me dá.

Espero ver mais de ti nesse campo, vou ficar atento!
 
@APedro, obrigado pelas palavras de incentivo.

Concordo contigo, apanhar um momento decisivo que faça a foto, deve dar muito gozo (já o tinha referido acima).

Ainda tenho que comer muita broa, e gastar muita sola até chegar aí. Nesta altura da minha vida, a fotografia tem passado mais por ir documentando o crescimento do meu rapaz... E é muito bom! O tempo é que é todo absorvido, mas mais tarde espero dedicar-me mais a este tipo de fotografia.

Obrigado mais uma vez ;)
 
@Lyp, antes de mais obrigado por mencionares o meu nome. Tenho andado um bocado longe do forum mas tenho tirado algumas fotos.

Em relação às tuas fotos, é um bom começo. Neste tipo de fotografia é preciso procurar o melhor sitio onde se pode tirar a foto e mais importante disso é o momento exacto o que maior parte das vezes é o mais dificil. A máquina é importante, mas a melhor máquina é aquela que está connosco, nem que seja o telemovel.
Eu tenho a LX15 e gosto bastante, serve para os momentos em que quero ter uma máquina no bolso. O único problem é que neste tipo de cameras é o zoom, embora tenho o modo de manter o zoom quanto volto a ligar a máquina, basta um toquezinho no botão do zoom para mudar o zoom, e como eu estou habituado a lente fixa é um bocado chato.

Continua ;)
 
@zyThuM, obrigado por passares por cá :Winkani:

Como referi acima, este tipo de fotografia não é fácil. Conseguir capturar um bom momento exige no mínimo paciência, olho para a coisa e alguma sorte. Tiro o chapéu à malta que o faz bem.

Eu, contrariamente ao que acham vários users, não acho que o zoom atrapalhe. Pelo contrário. Mas entendo que quando se está habituado a uma distância focal, a coisa flua com naturalidade. No entanto, ter uma lente wide, e algo que vá mais além sem ter que ter mais essa preocupação extra de ter que andar a trocar de lente, parece-me uma mais valia. Mas lá está, a minha experiência neste tipo de foto é zero.

E podes, tal como fizeste, meter numa distância focal base... Não é assim tão fácil alterares o zoom sem querer ;)

Bem, mas tal como dizes, a máquina não é o mais importante. Captar o momento certo é muito mais importante. Mas naturalmente que, estar por exemplo numa estação do metro (pouca luz) com um telemóvel que não permita aumentar ISO (seja por incapacidade do sensor ou apenas por não permitir esse controlo) para se poder aumentar a velocidade do obturador e congelar minimamente a imagem, diria que também é castrador.

De qualquer maneira, o importante é sair e praticar... Seja com que camera for.

Abraço!
 
Back
Topo