Lyp

Hoje, numa ida à praia com o miúdo, aproveitei para levar a LX100 com os adaptadores para o Haida 1000.

Lá fiz uns testes a ver como a coisa se dava. O valor fotográfico não é grande... A hora não era a melhor, o céu estava flat, mas deu para ver o que se consegue extrair do conjunto. O tripé foi um Gorillapod Hybrid, que casa na perfeição com a LX100:









Em comparação com a D5300 (não sei se todas as DSLR são assim), o que aparece no view finder/lcd é a foto com a exposição correcta, ao contrário da D5300. Também não tive problema a focar, e deixei-a decidir o tempo de exposição, que se mostrou sempre correcto.

Nada mau, digo eu.

#1
_1080667 by Pedro Filipe Faria, no Flickr





Mais umas que tirei aleatoriamente:



#2
_1080676 by Pedro Filipe Faria, no Flickr


#3
_1080681 by Pedro Filipe Faria, no Flickr


#4
_1080685 by Pedro Filipe Faria, no Flickr
 
Última edição:
Obrigado @rampinhas.


Hoje dei uma fugida aos aviõesinhos, e tirei as teias de aranha à 70-300 :) Foi a fase de treinos e algumas demonstrações. A ponte D. Luis já estava fechada, e fiquei do lado da Ribeira. Do lado de Gaia, além de se ver melhor, a luz estava mais favorável. Do lado da Ribeira criava mais sombras nos aviões, e havia um gradeamento (que ainda serviu ara umas brincadeiras).

Alguma incoerência nos crops, mas foi como achei que ficavam melhores.


#1


Red Bull Air Race 2017
by Pedro Filipe Faria, no Flickr


#2


Red Bull Air Race 2017
by Pedro Filipe Faria, no Flickr


#3


Red Bull Air Race 2017
by Pedro Filipe Faria, no Flickr



#4


Red Bull Air Race 2017
by Pedro Filipe Faria, no Flickr



#5


Red Bull Air Race 2017
by Pedro Filipe Faria, no Flickr



#6


Red Bull Air Race 2017
by Pedro Filipe Faria, no Flickr



#7


Red Bull Air Race 2017
by Pedro Filipe Faria, no Flickr



#8


Red Bull Air Race 2017
by Pedro Filipe Faria, no Flickr



#9


Red Bull Air Race 2017
by Pedro Filipe Faria, no Flickr



#10

Red Bull Air Race 2017 by Pedro Filipe Faria, no Flickr
 
Última edição:
Que tal se porta a "máquinazinha"? Em termos de vídeo já deste algum teste nisso? Se não me engano, nesse modelo também se conseguem uns resultados interessantes!
 
Que tal se porta a "máquinazinha"? Em termos de vídeo já deste algum teste nisso? Se não me engano, nesse modelo também se conseguem uns resultados interessantes!
Estas duas últimas foram feitas com o telefone, à hora do almoço. Não tenho tido tempo para sair e fotografar... Cada vez é mais difícil.

A Lx100 é uma máquina que gosto muito. Em nada deixou a desejar. Noto que o foco não é tão preciso como na D5300, sobretudo com pouca luz. Creio que é uma característica mais ou menos comum nas mirrorless.

No video, é também muito boa, mas não explorei muito, mas do que vi, gostei muito.

A lente é bem nítida, e luminosa, o que permite um bom desfoque quando é preciso. Não que me interesse muito, mas faz também 4k, o que ajuda em algumas situações, se se quiser enquadrar melhor em pós, fazer zoom ou pan na edição. Não que não se consiga com 1080p (já fiz tantas vezes, e o resultado é bom se não se exagerar).

No momento, sem ter feito nenhum estudo muito profundo, acho a melhor máquina para o que eu pretendia.

Só lamento não ter ecrã articulado... Mas paciência. O resto, controlos físicos, ergonomia tendo em conta o pequeno tamanho, qualidade e features, compensam essa "falta".
 
Boas fotos @Lyp. Gosto principalmente do post #89, mas preferia que tivesses chegado um bocado mais perto e que tivesses desafiado a regra do terço ;)
Obrigado pelo feedback @zyThuM.

A fotografia de rua e a exploração da luz, tem sido uma das vertentes que mais tenho apreciado. Como já disse, inicialmente não me dizia muito, talvez por não a entender (a fotografia de rua).

Sinto que é muito difícil fazer fotografias baseadas em acontecimentos completamente aleatórios, em que tem que se esperar e ter a sorte de acontecer algo interessante, tentar conjugar a parte técnica, enquadramento,luz, etc. Por isso, como já disse anteriormente, tiro o chapéu a quem o faz bem.

Sinto que estou muito verdinho, que me sinto meio perdido a fazer este tipo de fotografia. Acredito que com mais tempo dedicado a esta causa, a coisa se tornasse mais fácil, no entanto, atualmente não me é possível gastar muito tempo com a fotografia (de uma forma geral).

O que sinto também, é que quando se consegue uma boa foto deste tipo, dá bastante gozo. Não que tenha conseguido nada que me encha as medidas, mas noto já alguma evolução, o que já é motivador.

Quanto à fotografia que referiste (post #87), acredito que algo em cima do homem, apanhando só meio corpo, ou assim, teria ficado interessante. Teria que me pôr quase em cima dele (foi com o telefone), e além de desafiar a regra dos terços, teria que desafiar a minha coragem também :)

Obrigado pela ideia, é isto mesmo que pretendo, ideias/críticas de quem sabe, que me ajudem a evoluir.

Abraço
 
Última edição:
A fotografia vai lá com muita teoria, mas é na prática que se aprende mesmo. Há certas coisas que de repente acertas, e dá-se um click. De repente vês as situações com outros olhos, e cada vez mais rapidamente te apercebes do que deves fazer para sacar uma foto interessante. Mas no meio disto tudo, há sempre dias em que não consegues nada. É mesmo assim, as condições são diferentes, o estado de espírito, a luz, timing etc... O tempo ajuda a ganhar pratica nas mais variadas situações mas mesmo assim, por muito que se sinta isso, nunca estamos verdadeiramente preparados para tudo. Por um lado é bom, assim quando conseguimos "aquela" foto, dá um gozo muito maior :) .
 
A fotografia vai lá com muita teoria, mas é na prática que se aprende mesmo. Há certas coisas que de repente acertas, e dá-se um click. De repente vês as situações com outros olhos, e cada vez mais rapidamente te apercebes do que deves fazer para sacar uma foto interessante. Mas no meio disto tudo, há sempre dias em que não consegues nada. É mesmo assim, as condições são diferentes, o estado de espírito, a luz, timing etc... O tempo ajuda a ganhar pratica nas mais variadas situações mas mesmo assim, por muito que se sinta isso, nunca estamos verdadeiramente preparados para tudo. Por um lado é bom, assim quando conseguimos "aquela" foto, dá um gozo muito maior :) .
Perfeitamente de acordo. "A prática faz o monge".

Eu referia-me à fotografia de rua, em que tudo acontece em instantes. Assim como acho difícil fotografar um casamento (ou algo similar).

Mas em todo o tipo de fotografia, a experiência é quase tudo... Aliás, quase em tudo na vida.

Há dias que não sai nada... Paciência :)
 
Última edição:
Essa última, na minha modesta opinião ficava melhor se fosse na horizontal e só a parte de cima. A mim distrai-me a parte de baixo.
Obrigado pelo feedback :)

Também tenho essa versão, e também gosto (não tanto). Mas acabei por gostar mais desta, porque além de gostar do chão em baixo, a ideia foi mostrar a rapariga sozinha numa área mais ampla (daí o título).

A imagem que referes, foi a que imaginei quando tirei a primeira foto. Depois olhei melhor, e achei que esta versão também poderia ficar bem, e foi a que gostei mais no final. O que fiz para atenuar uma possível distracção, foi tirar saturação à relva que está nas janelas de baixo, que era bem verdinha.

A foto foi tirada com o telefone, que era o que havia. Curiosamente, é com ele que mais tenho fotografado :)
 
Última edição:
Back
Topo