Lyp

Lyp

Power Member
Nunca tinha colocado cá nada, porque as fotos que vou tirando são sobretudo quando saio com a família, e essas são para consumo próprio :) Mesmo as que não incluem pessoas, acabam por ser fotografias não muito pensadas, porque não estou sozinho nem com todo o tempo do mundo.

No entanto, queria mudar um pouco esse registo, tentando saír com mais tempo, e gostaria de partilhar algumas fotos (que já tenho, e futuras) com o intuito de receber críticas construtivas por forma a melhorar.

Nos últimos tempos (3 meses), habita cá em casa um rebento, pelo que as atenções da máquina/flash/sombrinha/etc têm sido para ele... No entanto, espero começar a dar mais uns clic´s lá fora e se o meu sentido auto-critico deixar, vou partilhando por aqui :)

As máquinas com que fotografo são uma Nikon J1 com a lente de Kit 10-30VR f3.5-5.6 + a 18,5mm F1.8, e uma Nikon D5300 normalmente acompanhada da Sigma 17-70 C, mas que volta e meia dá a vez à 35mm F1.8. A tele é a Tamron 70-300VC, mas ainda só saiu uma vez para testar.

Obrigado pela visita :)
 
Gosto da luz da #1 e #3.

Na primeira e tendo em conta o nome da foto acho que não foi muito bem conseguida porque o motivo está tão pequeno que se não se fizer um zoom brutal não se percebe o porquê do nome.

A meu ver a #3 só peca pela edição.

As da gata se fosse eu aumentava bem mais os brancos e baixava ligeiramente os pretos.

Manda vir!
 
@APedro, Obrigado pelo comentário.

Sabes que quando fiz a primeira, não fiz a leitura do vulto que está no cimo da rua. Quis aproveitar a boa luz. Já em casa é que reparei no tipo a descer a rua, e na malta lá em cima. Concordo que está distante, corrijo só a parte em que dizes que "tendo em conta o título, a foto não foi bem conseguida", para, "tendo em conta a foto, o título nao foi bem conseguido" ahaha

O que alteravas na edição da 3? Também acho que se conseguia espremer mais sumo dali...
 
A Nikon J1 comprei-a assim na descontra... Tinha uma máquina compacta (por acaso também era Nikon :D ) para levar em situações em que a DSLR era desconfortável, mas chateava-me não ter controlos manuais. Aliás, era mais para a minha mulher usar.

Um dia cruzei-me com uma J1 à venda, e fui ler um bocadinho... Não diziam nada mal dela, e eu achava piada à gaja. Tinha modo manual, um sistema de foco rápido e silencioso, uma lente de kit com VR com um range fixe para andar por aí... Enfim, uma substituta jeitosa para a compacta.

Comprei-a por 150€, rigorosamente nova e com uma bolsa retro (que não uso mais por não achar prática). Ofereci à minha mulher :D (que quase não lhe pegou)

Digo que comprei na descontra porque esperava menos dela... Naturalmente não é nenhuma maquina brutal, mas gosto bem dela, e tenho fotos boas (para mim) tiradas com ela.

Tem um sensor de 1 polegada, com o que isso representa em termos de DOF e ISO, mas fiquei surpreendido pela positiva com ela... Talvez por ter as expectativas mais baixas, lá está.

Gostei tanto que passado um tempinho comprei a 18,5mm f1.8, e inicialmente era para não gastar dinheiro nela.

Tenho fotos (até retratos) que adoro feitos com a 18,5mm... A lente pesa uma pluma e é nítida... Anda praticamente sempre metida na J1. Mesmo a 10-30VR não se porta mal, essas que estão aí foram tiradas com a 10-30VR (As da gata foram com a D5300).

Se o mercado oferece coisas bem melhores com quase o mesmo tamanho? Sim, mas por este preço é que não.

Esta é a J1, a primeira do Nikon 1 mount. Depois tens a V1 que tem o mesmo sensor, view finder, melhor grip mas não tem flash embutido.

Depois vai por aí fora, J2, J3... Acho que já vai na J5.
 
Sim, eu ando a ver algumas e a J5 está na lista.
Mas pelo que custa acho que faço um esforço e compro uma XT 10 com a 27mm 2.8 pancake :)

Mas a J5 com a 18.5mm 1.8 (50mm em FF) também me parece um combo muito jeitosinho, para o que pretendo.

A tua J1 tem um detalhe jeitoso.
Se calhar também estou como tu - não penso que seja grande coisa e no final ainda surpreende um gajo.
Como se porta em ISO?

Cumps
 
E estamos a falar de um sensor de 10mp... Nada mau :Winkani:

Nunca testei ISO´s muito altos, porque se quero fazer algo mais puxadinho, faço com a D5300. No entanto, daquilo que testei cá por casa, acima de ISO 800 começa a complicar. Posso tentar ver isso melhor. Talvez ande ao nível da tua D3000, não sei.

A J5 deve ser um nível acima, em ISO e no resto.
 
Gosto muito da #1 com aquela linha de horizonte ali.
A #7 tem uns contrastes muito engraçados de areia - mar - céu com nuvens interessantes.
A do pescador gosto mais da outra a cores que tens no Flickr.

É assim, toca a sair para a rua :)
Estou a gostar de ver.

Cumps
 
Gosto muito. Alguma razão para teres feito aquele crop (formato estranho) na foto #3? Alguma coisa esconder, ou foi opção técnica/estética?
 
@avantix, obrigado pela visita e comentário.


Sinceramente não me lembro a razão do crop, mas terá sido para anular algumas distrações. Normalmente, ou é por isso, ou para acertar a composição. Aqui terá sido pelo primeiro motivo, creio :)
 
@avantix, obrigado pela visita e comentário.


Sinceramente não me lembro a razão do crop, mas terá sido para anular algumas distrações. Normalmente, ou é por isso, ou para acertar a composição. Aqui terá sido pelo primeiro motivo, creio :)

Pois foi o que me pareceu por ser tão acentuado! E se o raio da bicha tivesse a asa de cima mais esticada era aquele fotão! Mas mesmo assim muito bom. Tb já andei a tentar passarada, e não é nada fácil!
 
Ora, uns dias de férias, em que pensei que ia dar para aproveitar mais para fotografar... Fui um dia cedinho (ainda de noite), e foi o que deu... Umas horinhas para fotografar, e não digas que vais daqui. Há prioridades, e não há nada a fazer :Winkani:

Lá fiz algumas chapas, deu para tirar a ferrugem à 70-300VC, à 11-16, e a mim próprio :winknu:

#1
29092016-_DSC3415 by Pedro Filipe Faria, no Flickr

#2
29092016-_DSC3395-Editar by Pedro Filipe Faria, no Flickr

#3
29092016-_DSC3383-Editar by Pedro Filipe Faria, no Flickr

#4
29092016-_DSC3382-Editar by Pedro Filipe Faria, no Flickr

#5
29092016-_DSC3452-Editar by Pedro Filipe Faria, no Flickr

#6
29092016-_DSC3425 by Pedro Filipe Faria, no Flickr

#7
29092016-_DSC3429 by Pedro Filipe Faria, no Flickr


Depois, alguns clichés... Já que estava por ali, foi aproveitar a luz do sol a acordar :Winkani:

#8
29092016-_DSC3328-Editar by Pedro Filipe Faria, no Flickr

#9
29092016-_DSC3353 by Pedro Filipe Faria, no Flickr

#10
29092016-_DSC3368-Editar by Pedro Filipe Faria, no Flickr

#11
29092016-_DSC3371-Editar by Pedro Filipe Faria, no Flickr

#12
29092016-_DSC3376-Editar by Pedro Filipe Faria, no Flickr

E assim se passou:Winkani:
 
No geral gostei de todas... talvez na última o enquadramento não me tenha convencido, mas de resto gostei. Boa hora que apanhaste, dá um mood completamente diferente. Eu como andei (e ando) com vídeos atrás de vídeos é que ainda não me pus com paciência para sair a horas decentes de casa para uma sessão dessas :)...

Tens de aproveitar mais o teu set, dá para umas coisas bem interessantes!
 
Obrigado @xicpanad.

Pois, se não tivesse saído cedo nem tinha pica para fazer estas últimas fotos em Gaia... Está tudo muito batido. A ideia foi mesmo apanhar boa luz, e saí de casa um pouco antes das 6h30... Com noites mal dormidas desde há 6 meses por causa do miúdo, foi preciso alguma força de vontade ;)

Se não for assim, nao se faz nada.

Na última também me parece que podia ter feito melhor o enquadramento... A ideia foi apanhar aquela luz a bater na folhagem, mas mais à direita e um pouco atrás conseguia na mesma e penso que ficaria melhor.

Neste momento tenho as lentes que queria talvez me falte uma 85mm/1.8 porque gosto muito de retratos... Mas vou fazendo bem com o que tenho... Pior é mesmo ter tempo disponível... Vai-se fazendo o que se pode.
 
Back
Topo