Problema Má experiência com Ryzen

dado que o problema acontece tanto com a tua board e com a do teu irmão o melhor não será trocar de memórias? já tentaste com as memórias do teu irmão?
 
Eu cheguei a mandar memórias para RMA por apanhar erros no memtest (apenas porque estavam mal configuradas).

Os ryzen são máquinas infernais, mas por vezes um gajo precisa ser um guru da informática para conseguir ter algo me configurado sem stress.

O que é parvo, que um tipo pensa quando compra está à espera que baste montar e já está! A nível de gestão de memórias devia haver algo nas boards que tornasse o processo mais automático. Quantas pessoas não têm as memórias a 2666 ignorando que têm que manualmente meter a 3200/600 ou o que seja. :P

E quantas pessoas não activam o xmp e acham que o computador está avariado, porque crasha e não fazem a mínima pq...
 
Se repararem a minha primeira pergunta que fiz 7min depois do topico criado, é a que velocidade estao as ram's.
Os ryzen são muito mais picuinhas com a velocidade das rams do que os intel. sempre foram desde a saida da primeira serie.
a ultima 5xxx está muito melhor mas ainda continua a acontecer.

para quem monta pc's, acontece todos os dias e já nem nos preocupamos. é so testar com outro kit e siga
 
Se repararem a minha primeira pergunta que fiz 7min depois do topico criado, é a que velocidade estao as ram's.
Os ryzen são muito mais picuinhas com a velocidade das rams do que os intel. sempre foram desde a saida da primeira serie.
a ultima 5xxx está muito melhor mas ainda continua a acontecer.

para quem monta pc's, acontece todos os dias e já nem nos preocupamos. é so testar com outro kit e siga
Tenho ideia de que 80% dos problemas nos fóruns de informática em todo o mundo relativamente aos ryzen, estão relacionados com as memórias :joker: :joker: E desses 80% secalhar 50% não chegam a dar com o problema.
 
Tenho ideia de que 80% dos problemas nos fóruns de informática em todo o mundo relativamente aos ryzen, estão relacionados com as memórias :joker: :joker: E desses 80% secalhar 50% não chegam a dar com o problema.

Yup, e a maioria não os sabe diagnosticar. Memtest86 não é grande coisa. Teste de ram do windows é ainda pior.

Comprar sempre kits testados pelo fabricante.
 
Em Lisboa algumas lojas permitiam levar e experimentar um kit de memoria e depois trocar ou devolver se os resultados não fossem bons. Os kits com b-die samsung tem a fama de serem mais tolerantes com os ryzen, principalmente os de primeira e segunda geração.
 
Em Lisboa algumas lojas permitiam levar e experimentar um kit de memoria e depois trocar ou devolver se os resultados não fossem bons. Os kits com b-die samsung tem a fama de serem mais tolerantes com os ryzen, principalmente os de primeira e segunda geração.

Isso é uma boa medida, por parte das lojas.
Mas o melhor é sempre dar uma vista de olhos á lista de QVL, de cada motherboard.
 
Boas a todos!

Após umas horas de teste, já consegui dar com o "gato" ! :D
Então como o @eskivel aconselhou (e muito bem) desliguei o XMP e coloquei as memórias a 2666, joguei umas horas e realmente não tive um único problema! tudo ok! Agora pergunto o seguinte, a board do meu irmão a MSI B550 A-PRO nem tem uma semana e foi comprada numa das mais conhecidas lojas nacionais e ele tem usado a Aorus B550 PRO V2 e curte da board. Para correr tudo "normalmente" será que vale a pena devolver a B550 A-PRO e adquirir uma B450 ou x570? ou devo adquirir umas novas memórias e manter uma B550? É que provavelmente fica mais fácil adicionar algum valor numa x570 ou até poupar numa b450 do que comprar novas memórias e correndo o risco de voltarem a não ser compatíveis.

Agradeço desde já a todos os que me ajudaram neste problema :D

Eu tenho a MSI B550 A-Pro e uso memórias a 3200 sem problemas, fica mais barato trocar as memorias provavelmente, acho que seria muito azar outras memorias de outra marca darem de novo problemas, ve o QLV da board.
 
Yup, secalhar procuro uma motherboard compatível com as memórias visto conseguir devolver a MSI B550 A-PRO

Tenho visto o QVL de algumas boards e não está muito fáciil :\

Fui ao site da MSI ver o QVL das memórias para a B550 A-PRO e o part number HX432C16PB3AK2/16 está incluído na compatibilidade

Não era suposto não ter problemas com estas memórias?
 
Última edição:
O engraçado, é que ou me lembro muito mal, ou antes do último update da bios da b350 plus as rams funcionavam em XMP a 3000. Posso estar a confundir. Mas tenho essa ideia
 
Yup, secalhar procuro uma motherboard compatível com as memórias visto conseguir devolver a MSI B550 A-PRO

Tenho visto o QVL de algumas boards e não está muito fáciil :\

Fui ao site da MSI ver o QVL das memórias para a B550 A-PRO e o part number HX432C16PB3AK2/16 está incluído na compatibilidade

Não era suposto não ter problemas com estas memórias?

Yup, mas é board low end, pelo que tenho visto algumas boards low send são simplesmente horríveis no que toca a memória. Troca pela tomahawk.

Eu também tenho uma board msi que não é nada de jeito em termos de memória e é Intel. Já testei 2 kits samsung b-die, este que estou a usar agora é dos melhores kit b-die que já vi, não precisa quase de voltagem nenhuma e faz timings super apertados. No entanto não consigo tirar 100% partido devido a board ser lixo.
Para terem uma ideia, faz 3600mhz 15-15-15 a 1.35v. 3600mhz 14-15-15 1.43v. 4000mhz 16-16-16 1.4v. No entanto a board não gosta de nada acima de 3600mhz, e consigo passar a maioria dos testes a 4000mhz, mas não está a 100%. O feel do rato também piora acima dos 3600mhz, fica com um feel mais pesado.

Command rate 1, faz no máximo até 2666mhz :lol: .
 
Última edição:
Qual é a tua fonte? X Gold Series? Ou Bronze?

É que se for Bronze, são unidades group regulated e podem causar esses problemas em Ryzen!

BTW, as Gigabyte são as piorzinhas em memórias.
 
Última edição:
Yup, mas é board low end, pelo que tenho visto algumas boards low send são simplesmente horríveis no que toca a memória. Troca pela tomahawk.

Eu também tenho uma board msi que não é nada de jeito em termos de memória e é Intel. Já testei 2 kits samsung b-die, este que estou a usar agora é dos melhores kit b-die que já vi, não precisa quase de voltagem nenhuma e faz timings super apertados. No entanto não consigo tirar 100% partido devido a board ser lixo.
Para terem uma ideia, faz 3600mhz 15-15-15 a 1.35v. 3600mhz 14-15-15 1.43v. 4000mhz 16-16-16 1.4v. No entanto a board não gosta de nada acima de 3600mhz, e consigo passar a maioria dos testes a 4000mhz, mas não está a 100%. O feel do rato também piora acima dos 3600mhz, fica com um feel mais pesado.

Command rate 1, faz no máximo até 2666mhz :lol: .
Pois, secalhar vou mesmo ponderar trocar a A-PRO visto conseguir fazê lo. Mas a aorus b550 pro v2 é um pouco mais premium e também deu buraco lol


Qual é a tua fonte? X Gold Series? Ou Bronze?

É que se for Bronze, são unidades group regulated e podem causar esses problemas em Ryzen!

BTW, as Gigabyte são as piorzinhas em memórias.

É a Nox hummer 650w gold X series
 
Última edição:
Bom, isso me faz lembrar um sistema que montei que da BSODs aleatorios, mas nao nesta frequências (testei tudo e nunca deu problema comigo).

O sistema tem um 3600 + Board gigabyte B450M DS3H com ram DDR4 2666, não me lembro quais são...

resta saber o que será melhor a fazer, trocar a board ou a memoria...
 
Última edição:
resta saber o que será melhor a fazer, trocar a board ou a memoria...

É uma incógnita e eu paguei uma diferença de ~70eur para trocar 8gb aegis para 16gb ripjaws e fiquei melhor servido embora não muito, pois continuei a ter problemas no POST embora bem menos.. Desde há uns meses a usar VMs agora vejo que valeu a pena
Se calhar por esse preço tinha comprado uma board B e trocava a A que tinha. Na altura a opção das memórias recaiu para a preguiça em voltar a meter a instalar tudo o que é inerente da board + urgência em ter o pc
São opções, cada um tem de as medir
 
Bom, isso me faz lembrar um sistema que montei que da BSODs aleatorios, mas nao nesta frequências (testei tudo e nunca deu problema comigo).

O sistema tem um 3600 + Board gigabyte B450M DS3H com ram DDR4 2666, não me lembro quais são...

resta saber o que será melhor a fazer, trocar a board ou a memoria...

Board... Evitar low end.
Mas no geral, boards com apenas 1 slot por canal, PCB mais grossas, com mais camadas e melhor isoladas são melhores. A Asus no geral é melhor, pelos simples facto que tem o melhor firmware/bios com melhor memory training no entanto tens boards melhores de outras marcas.

Isto não é só na AMD.
 
Última edição:
Boards com 1 slot por canal so tens 3 tipos
- ultra low end (A320 da vida)
- ITX
- ultra high end OC record edition :-D

Questao sera convencer meu irmao a estourar dinheiro em uma B550 de jeito... por ca e tudo de 150 euros para cima.
 
Olá, recentemente adquiri um pc (podem ver aqui) e parece-me que estou com o mesmo problema do Pedrocsilva. Mas infelizmente não o estou a conseguir resolver ver e estou a ver que a solução é encaixotar tudo e mandar para a loja sem saber se o problema vai persistir ou não.

O meu computador faz reboot apenas em gaming ou stresstest cpu/mem/gpu ao mesmo tempo sem nunca mostrar bsod (o ecrã fica preto e volta a iniciar o windows), os stresstests individualmente correm na boa e os testes de memória seja OCCT/TM5/memtest não acusam erros.
Já reinstalei o windows, atualizei drivers, ativei/desativei xmp. Tentei só com 1 stick em slots diferentes.
Já experimentei o dram calculator com os 3200 das memórias, já tentei os 2666 também com tudo no auto e o problema persiste variando apenas o quão rápido acontece.
Há uma coisa que eu ainda não experimentei que foi mexer na versão da BIOS, reparei que da loja veio instalada o que eu penso que seja uma versão beta porque na página da MSI a versão deles acaba em .270 e a que eu tenho é .271.

Alguém sabe o que possa mais tentar antes de pedir para devolver tudo ou devo reverter a versão da BIOS?
Infelizmente também não tenho acesso a mais hardware que possa experimentar.
 
Back
Topo