1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Má experiência ZON - cuidado!!!

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por nfdc, 23 de Junho de 2012. (Respostas: 376; Visualizações: 76159)

1. Colegas, partilho aqui a minha (atual) curta experiência com a ZON, esperando feedback da vossa parte:

Sou cliente Vodafone ADSL há vários anos e estou satisfeito.

Meados de Março - Apareceu na minha casa um vendedor/promotor da Zon, com um pacote Iris Wideband 100 Mps por 44,99 eur.
    A princípio disse não, mas depois de saber que não tinha de desativar a minha ADSL (fibra por cabo coaxial) e assim poder testar o serviço (periodo de experiência de 14 dias) em simultâneo, lá disse ok.

28.03 - Uns dias depois, lá me instalaram o serviço.

04.04 - Mais alguns dias depois, envio carta registada com aviso de receção, a informar a Zon que dado que estou no periodo experimental, pretendo resolver o contrato sem quaisquer custo adicional.

Meados de Abril - Ligam-me uns dias depois, com novas propostas, mas a minha resposta mantém-se negativa, lá me confirmando a desativação do serviço para 30.04. Entretanto continuam a faturar os serviços (Abril e Maio).

04.06 - Recebo uma Nota de Crédito (fatura de Maio) e, após sucessivas ameaças de processo em tribunal por não pagamento (fatura de Abril), acabo por pagar a mesma a 04.06.

05.06 - Recebo em minha casa correspondência da Zon a informar que me vão debitar a Fidelização (1.100 euros aprox), dado que pedi para cancelar o serviço em 30.04.

05.06 - Contacto a Zon, mas é-me dito que há uma clausúla no contrato de assinei que refere que, aquando da instalação do serviço, o cliente deixa de poder exercer o periodo de experiência.

Ora, na dita clausúla (12.3, salvo erro) é referido o Decreto-Lei Nº 143/2001 de 26 de Abril.

Ora, no mesmo Decreto-Lei (entretanto alterado pelo Decreto-Lei n.º 82/2008, de 20 de Maio), há uma clara distinção entre contratos à distância e contratos ao domicílio, que é o meu caso.
    No caso de contratos ao domicilio, mantém-se o direito do consumidor testar o serviço após a sua instalação, durante 14 dias.

Enviei nova correspondência para a Zon relatando estes factos e hoje ligam-me a dizer que a cobrança do período de fidelização é válida e vão enviar para o departamento de cobrança.

Daqui a uma semana vou entrar com queixa na Anacom, ASAE (através do Livro de Reclamações de uma qualquer loja) e Portal do Cidadão.

O que acham?
    Alguma sugestão/ajuda?

Segue transcrição o Decreto-Lei:

CAPÍTULO III
    Contratos ao domicílio e outros equiparados

Artigo 13.º
    Noção e âmbito
    1 - Para efeitos do disposto no presente capítulo, entende-se por «contrato ao domicílio» aquele que, tendo por objecto o fornecimento de bens ou de serviços, é proposto e concluído no domicílio do consumidor, pelo fornecedor ou seu representante, sem que tenha havido prévio pedido expresso por parte do mesmo consumidor.

...

Artigo 18.º
    Direito de resolução
    1 - O consumidor pode resolver o contrato no prazo de 14 dias, a contar da data da sua assinatura, ou do início da prestação de serviços ou da entrega do bem, caso estas datas sejam posteriores à assinatura do contrato.

2 - O consumidor deve ser informado, por escrito, pelo outro contratante, do direito a que se refere o número anterior:

a) No momento da conclusão do contrato, nos casos referidos no artigo 13.º, n.os 1 e 2;

b) Até ao momento da conclusão do contrato, nos casos referidos no artigo 13.º, n.os 3 e 4;

c) Nos casos referidos no artigo 13.º, n.º 5, quando a proposta de contrato é feita pelo consumidor.

3 - Os prazos previstos no n.º 1 podem ser alargados por acordo entre as partes.

4 - Têm-se por não escritas as cláusulas que estabeleçam a renúncia aos direitos previstos nos números anteriores, assim como as que estipulem uma indemnização ou penalização de qualquer tipo no caso de o consumidor exercer aqueles direitos.

5 - Sem prejuízo de outras formas de notificação, entende-se exercido pelo consumidor o direito de resolução a que se refere o n.º 1 do presente artigo através da expedição, no prazo aí previsto, de carta registada com aviso de recepção comunicando a vontade de o resolver ao outro contratante ou à pessoa para tal designada no contrato.

2. Aless

Aless Power Member

Já foi referido bastantes vezes que deve-se sempre evitar vendedores D2D.
    Penso que deverias alterar o tópico para "Má experiência com comerciais - cuidado!!!"

A ZON não é responsável pelas incompetências dos comerciais externos à empresa.
    A ZON não tem promotores/vendedores a fazer D2D, não são vendedores credenciados nem oficias da empresa.

Quando se pretende adquirir um serviço o aconselhável é ligar para o SAC da ZON directamente ou numa loja, os vendedores D2D não representam a empresa.

3. RuiSousa881

RuiSousa881 Suspenso

A ZON não é responsável pelas incompetências dos comerciais externos à empresa.
    R: Claro que é responsável. É a Zon que contrata os serviços dessas empresas externas para fazerem angariação de clientes. Eles ganham uma percentagem por cada cliente angariado.

A ZON não tem promotores/vendedores a fazer D2D, não são vendedores credenciados nem oficias da empresa.
    R: A Zon não tem? Então os comerciais andam a promover o serviço e a angariar clientes de borla? :-D A Zon contrata empresas para fazer esse serviço. A partir do momento que a empresa X passa a trabalhar para a Zon todos os comerciais dessa empresa actuam em nome da Zon.

Neste caso especifico a culpa nem é do comercial. Pois o que o comercial disse era verdade. O cliente tem 14 dias para experimentar o serviço. Ele foi mesmo enganado pela Zon. Nenhuma clausula no contrato da Zon pode sobrepor a lei. Este tipo de serviço deve ter obrigatoriamente um período experimental.

nfdc não pagues absolutamente nada. Apresenta queixa na ANACOM, pede ajuda à DECO e se for necessário contrata um advogado e processa a Zon.

Muito cuidado com a Zon...

Última edição: 23 de Junho de 2012
  4. rock

rock Power Member

O comercial fez o trabalho dele, a ZON depois é que quis armar-se em esperta.

Não pagues nada, apresenta as reclamações e a ZON se quiser que vá para tribunal, tens a lei do teu lado simplesmente.

5. JCForte

JCForte Power Member

Viva

Não pagues nada e deixa ir para tribunal se for caso disso. Já agora porque motivo não quiseram ficar com o serviço?

Era conveniente esclarecer também alguns pontos:

1- em que data contrataste e em que data denunciaste o contrato? foi dentro do periodo de 14 dias?

2- tens prova do envio atempado da renuncia ao contrato?

Para mim o teu problema foi teres pago as facturas, tendo desistido dentro do periodo de 15 dias em principio nenhuma factura teria sido emitida. Entregavas de imediato numa loja os equipamentos que te colocaram em casa e o assunto estaria resolvido.

O periodo de experiencia são 14 dias e não pode ser estendido. Quando aderi ao MEO adsl tambem desisti no periodo de 14 dias devido à má qualidade de imagem e problemas com o serviço (alguns serviços deixaram de funcionar alguns dias) e a PT tambem me foi emviando facturas do serviço e só la foi buscar os equipamentos cerca de 3 meses depois. Claro que não paguei factura nenhuma, apenas aceitei pagar o periodo em que tive o serviço mas foi depois do contrato estar efectivamente resolvido.

Eu tenho ou já tive contrato com varios operadores. Neste momento sou cliente ZON 3P em minha casa, sou cliente MEO Sat numa segunda casa, já fui cliente Optimus/Clix em minha casa, ArTelecom em minha casa, não sou cliente mas sou eu que faço a gestão do serviço 3P em casa da minha mãe e fui eu que contrateio serviço Vodafone fibra e cancelei os serviços da ZON e PT (PT e Sapo), já fui cliente da antiga TVCabo no tempo da PT, etc. Uma coisa te garanto, de todos os serviço que tenho tido em termos de apoio ao cliente o da ZON (após separação da PT) se não é o melhor é sem duvida dos melhores. E pelos vistos não sou só eu porque ainda recentemente o serviço da ZON foi considerado o melhor num estudo e eu até acredito porquem vem ao encontro da minha propria experiencia.

6. RuiSousa881

RuiSousa881 Suspenso

JCForte qual foi a parte dele ter assinado um contrato sem período de experimentação que não percebeste? (Também acho estranho, mas foi o que ele disse...)

A ser verdade que a Zon anda a fazer esta prática deve ser punida severamente por isso.

7. xe0n

xe0n Power Member

Não sei se acontecerá o mesmo na ZON, mas na MEO eles apregoam que ao pagar a primeira mensalidade aceitamos as condições gerais do serviço. Os pormenores do costume... Desde que a rescisão tenha sido atempada, julgo não haver nada a temer.

8. Obrigado pelo feedback.
    Aless - A incompetência é apenas e só da ZON. O vendedor fez o trabalho dele.
    RuiSousa88- Vámos ver se evito o advogado. Quero é poucas chatices na minha vida. Mas se tiver que ser...
    JCForte - Não quis ficar com o serviço porque o mesmo é pobre e não justifica 44,99 eur por mês.
    Apregoar 100 Mbs quando em wifi apenas tenho 15 ou 20... a minha ADSL Vodafone com o meu Router wifi é mais rápida.
    A qualidade dos canais coaxial é fraca.
    A Box é lenta e fazer zapping e a mover pelos menús (sim, é a 2.0).
    Contratei 44,99 (escrito no contrato) e a Zon fatura 49,99 (nem me dei ao trabalho de reclamar... cambada de burros)

O serviço foi contrato a 14.03, instalado a 28.03 e a receção da carta na ZON data de 09.04.
    Tenho prova da receção na ZON.
    Paguei a fatura no dia 04.06, e recebi a carta no dia seguinte, pelo que a cobrança da fidelização seria cobrada na mesma (a carta já estava em trânsito).
    Mencionei claramente à ZON que só paguei porque estava a receber constantes ameaças da parte deles.

A todos:
    A clausúla do contrato que assinei (formulário de adesão ZON) tem no verso a clausúla 12.3 que passo a transcrever:
    Nas adesões por telefone, Internet ou concluídos no domíciliio do cliente, este poderá exercer livremente o direito de resolução no prazo de 14 dias após a data de adesão aos Produtos e Serviços, desde que, entretanto, não tenha ocorrido com o acordo do cliente, a activação e/ou instalação dos Produtos ou Serviços solicitados, nos termos do Decreto-lei n. 143/2001, de 26 de Abril.

A lei mantém-se do meu lado e esta clausúla é ilegal, pois colide precisamente com o Decreto referido.

9. -TiagoS

-TiagoS Power Member

Essa clausula é claramente ilegal... Deixa correr para tribunal porque decerto eles não avançarão com nada pois não têm razão...

Não sei se já o fizeste mas apresenta queixa em instituições como a ANACOM, a DECO etc pelas práticas da Zon, se eles fazem isso e se aplicam a tal clausula em mais contractos poderão ter graves problemas... ( se bem que a justiça para os grandes não funciona em Portugal)

10. limoeirodobom

limoeirodobom Banido

Acho que se meteu numa embrulhada grande mas eu não pagava.

11. JCForte

JCForte Power Member

Respostas a amarelo

No teste que fiz neste momento obtive este resultado

www.speedtest.net/result/2026319753.png

12. Grib

Grib Power Member

Aconteceu-me exactamente o mesmo com a sapo ADSL. Instalaram mas enviei uma carta registada com aviso de recepcao dentro dos 15 dias para cancelar.

Continuaram a mandar cartas para pagar o mes sequinte e depois queriam que pagasse o correspondente ao ano inteiro. Caguei de alto e enviei reclamacao para os servicos deles acompanhado da fotocopia do aviso de receccao com a data dentro dos 15 dias e la pediram desculpa pelo incomodo.

Parece-me que é politica de todas os ISPs, mandasse a carta para pagar com ameaças de advogados a ver se o cliente cai e paga e depois logo se ve.

13. xe0n

xe0n Power Member

Nem mais, nem menos.

14. master-chief

master-chief Power Member

eu nao percebo é porque pagaste...enfim...devias estar com guita a mais no bolso

15. master-chief - O pedido de cancelamento chegou à Zon no dia 09.04 mas só me agendaram a desativação do serviço no dia 30.04 (sms recebida a 24.04).
    Paguei um mês porque efetivamente utilizei o serviço durante um mês... pareceu-me lógico. Se fosse hoje mandava-os...
    Repito que a carta a avisar do débito do período de fidelização já estava em trânsito quando eu paguei a fatura, pelo que o pagamento não me parece relevante para o comportamento do operador.

Duas notas que me parecem importantes:
    1. Mais uma vez, com base no Decreto-lei já referido, informei a Zon que tem até ao dia 04.07 para me devolver a prestação que paguei (pagamento foi feito a 04.06... trinta dias).
    Caso não o faça, tenho direito (ao abrigo do Decreto-lei) ao reembolso em dobro do valor, conforme alínea 2, artº 19.

2. Não consigo perceber a lógica, mas o meu entendimento do Decreto-lei é o seguinte:
    Apenas nos contratos ao domicílio é permitido o direito de livre resolução. Nos contratos celebrados à distância (marketing agressivo por telefone por ex.), há o artigo 7º que restringe este direito ao início da prestação do serviço, isto é, quando o serviço é instalado o cliente deixa de poder resolver o contrato.
    Não sou jurista, mas é a minha leitura.

Vou aguardar pelo dia 04.07.
    Se não me tiverem creditado o valor em conta até então, avanço com queixa em tudo o que me é possível fazer.

Até lá mantenham os feedbacks excelentes que eu vou respondendo e atualizando a novela.

Muito obrigado!

16. montanela

montanela Power Member

Qualquer clausula de contrato que vá contra a lei é nula. Mas atenção que eles também podem pegar porque pagaste a primeira futura, logo aceitas as condições de contrato que te são impostas vai ler que isso está bem explicito no código civil, nunca devias ter pago nada ao pagares vamos lá ver se não te enterraste seriamente.

Em relação ao valor dos 44,99€ provavelmente é valor sem box ao qual se junta o valor do aluguer da box.

17. Bifelombo

Bifelombo Suspenso

granda drama. mandas-te a carta dentro dos 14 dias, pagaste o que tinhas a pagar

caga no resto

18. ProOnHotStuff

ProOnHotStuff Banido

19. RuiSousa881

RuiSousa881 Suspenso

Retirado do site...

Ameaça a Zon que vais denunciar o caso à ASAE.

Partilhar esta Página