Mac Book placa de som interna

JPGM

Power Member
Olá pessoal do Mac

Estou a pensar comprar um portátil. PC ou MAC?! Estou muito inclinado para o MAC. Não vou perguntar a vossa opinião, pois à partida já sei qual será... MAC, claro.

Quanto à questão principal, gostaria de saber se a placa de som interna do Mac Book 1.8 tem muita latência. Isto porque estava a usar uma placa PCMCIA num PC e como não vai dar para utilizar essa placa, estava a ver se não tinha de comprar uma nova. Todas estas questões surgem porque sou músico e tinha o PC até agora como banco de sons que eram disparados em tempo real via MIDI. Será que dá para fazer isso com a placa interna do MacBook com uma latêntia abaixo dos 20ms, utilizando apenas a placa audio interna do MacBook e uma placa midi USB?

Desde já obrigado
JM
 
Eu nao sou expert.... mas penso que ***** portatil nao tenha um som muito ai alem... e se és musico... n vas po portatil entao.... isto sou só eu a dizer.
 
Sinceramente? Nao sei. Nunca medi.

Mas de qq das maneiras acho que sim, que tem uma latencia boa, pelo menos há pessoas que usam o mac para trabalho em som, sao pros.

E acho que ja alguem disse aqui que muitos Dj's começam a usar macs.


mas quem mais sabe sabera responder-te melhor
 
Olá pessoal do Mac

Estou a pensar comprar um portátil. PC ou MAC?! Estou muito inclinado para o MAC. Não vou perguntar a vossa opinião, pois à partida já sei qual será... MAC, claro.

Quanto à questão principal, gostaria de saber se a placa de som interna do Mac Book 1.8 tem muita latência. Isto porque estava a usar uma placa PCMCIA num PC e como não vai dar para utilizar essa placa, estava a ver se não tinha de comprar uma nova. Todas estas questões surgem porque sou músico e tinha o PC até agora como banco de sons que eram disparados em tempo real via MIDI. Será que dá para fazer isso com a placa interna do MacBook com uma latêntia abaixo dos 20ms, utilizando apenas a placa audio interna do MacBook e uma placa midi USB?

Desde já obrigado
JM

A minha opinião (e também vou adquirir mais tarde ou mais cedo um macbook pro para produção musical) é que TENS de comprar um placa de som externa, pois a que vem com o macbook para nivel profissional não chega de forma alguma.
 
Eu acho que placa de som de nenhum portatil chega para nível profissional, só se existir algum dedicado a essa área e traga já uma placa de som "nativa".
Como não percebo nada dessa área não sei as implicações do uso de uma placa de som "onboard" ou não.
 
Boas... olha eu tb penso em adequirir um portatil MacBook.... e claro está que a placa de som onboard está fora de questão para trabalhar profissionalmente... eu tenho uma edirol UA-1000 é pena é ser USB mas a lentÊNCIA É MINIMA...
Portanto aconselho-te desde já a comprar uma placa externa por firewire... mas se só queres trabalhar com midi penso que não irás precisar de uma placa com prés de mic... e por isso sempre podes poupar algum dinheiro... é procuráres o que te convem para as tuas aplicações...
Sempre podes visitar o seguinte forum - www.forumusica.com para colocares duvidas mais especificas..
Fica bem
 
Olá pessoal

Para já o meu grande obrigado pela vossa participação.

A nivel de estúdio, estou a trabalhar com a placa DIGI002 + PROTOOLS 7 e aí posso utilizar o MacBook sem problemas de latência.

Mas fora do estúdio não estava a pensar levar a referida placa (é grande e está na Rack). Logo procurava utilizar uma placa midi USB ligada ao MacBook para assim introduzir o sinal midi e utilizar a saída de áudio analógica integrada para obter som, sem ter que investir numa nova placa (€€€€).

A dúvida é se perante este cenário, eu ao tocar uma nota num teclado midi para disparar um som num software sampler virtual no MacBook não passo a ter uma grande diferença entre o som tocado e a audição desse mesmo som na saída áudio integrada no Mac (latência).

Já me disseram que o problema de latência não se coloca com os MAC. Será que é mesmo assim? Nunca utilizei MAC.... E esta é a minha grande dúvida...

Cumprimentos a todos.
JM
 
Não tens qualquer problema em relação a latência, num ibook g4 estou com uma latência de 17ms no ableton live, num macbook deves ter bem melhor, mas tens de ter atenção de o programa que usas está optimizado para arquitecturas intel !! (muito importante) ..conheço um caso de um macbook que perde para um ibook em termos de performance, em certos programas, devido a esses programas estarem somente optimizados para ppc!
 
Olá pessoal

Ighly, obrigado pela ajuda. No teu G4 tens a latência de 17ms utilizando a placa onboard ou outra placa de som? E quando tocas num teclado controlador, utilizando um sampler, consegues tocar em tempo real ou existe um pequeno retardo?

Quanto à tecnologia intel em MAC e os programas desenhados para esta tecnologia, tenho uma dúvida: Essa tecnologia é aplicada nos MAC há muito tempo? Porque assim talvez as últimas versões do software a utilizar em MAC já tenham esses actualizações...

JM vbmenu_register("postmenu_1224313", true);
 
Já passou cerca dum ano e pico desde que a Apple anunciou a transição

Já agora, qual o software que usas? Assim o pessoal pode tentar ajudar-te a verificar se já existe versão UB.

Last but not least, bem vindo ao fórum
 
Os programas: Vstack com halion (ambos da steinberg) e batery (Native Instrumens).
A latência que falas é utilizando a placa de som onboard do MAC?

Fica bem
JM
 
Ok obrigado.

E já agora... como consigo essa informação? estive nos sites das marcas e não encontro essa informação... Tem algum termo específico? alguma forma de procurar?

Fica bem
JM
 
por exemplo, quando no site do programa existe "Cross-platform (Mac OS X/PC)" isto já quer dizer que funciona com os novos processadores intel? Desculpa a ignorância, mas não estou muito dentro da onda do MAC...

JM
 
Estive a ver.

No primeiro V-Stack indica "CoreAudio compatible audio hardware is required" (penso que é isto)

No segundo, Battery (no fim da página) indica "Universal Binary for Mac included!"


São estas expressões que indicam a compatibilidade com os processadores intel do MacBook?
 
No segundo caso estás correcto agora no primeiro julgo que não

Core Audio é uma tecnologia Mac. É como exigir DirectX 9 no Windows. Qualquer das duas versões do Mac OS X naturalmente incui o Core Audio. Mas se vires mais atrás tens esta afirmação "Power Mac G4 1 GHz Minimum (***** only)"
 
CoreAudio é a arquitectura de áudio do Mac. Ao contrário do Windows onde tens drivers MME, DirectSound e ASIO (melhor, como deves saber, em termos de latência), no Mac OS X tens apenas CoreAudio. No Mac OS 9 (sistema clássico) a Steinberg desenvolvia também drivers ASIO, visto que os drivers do OS não estavam optimizados em termos de latência, tal como no Windows. Quando o Mac OS X saiu, a Steinberg rendeu-se às evidências e deixou de desenvolver a tecnologia ASIO, visto que o sistema CoreAudio consegue garantir latências ainda mais baixas. Assim, existe uma tecnologia de audio unificada e todos os programas o suportam.

A optimização para Intel de que falavas está de facto relacionada com o termo "Universal Binary", que significa que a aplicação está compilada para a plataforma ***** e Intel. A vantagem desta abordagem é a de que não é necessária a existência de duas versões da mesma aplicação, uma para cada plataforma. Comprando tu um computador com processador Intel, o aconselhável será a utilização de aplicações que já se encontrem também compilados para essa plataforma (Universal Binary). Não estando, existe uma tecnologia de emulação no Mac OS X que permite correr programas que se encontrem compilados apenas para *****, mas visto ser emulação, os programas tornam-se mais lento. Se para aplicações tipo Office e afins (ou até mesmo o Photoshop), sem necessidades de processamento em tempo-real, esse facto pode não ser significativo, apenas se tornam mais lentos, no caso do áudio digital e síntese sonora, existem implicações de processamento em tempo-real, pelo que a solução de emuação nunca é grande ideia... As boas notícias são as de que actualmente, já quase todas as aplicações neste domínio (Digital Performer, Logic, ProTools, Reason, Live, etc) se encontram escritas também para Intel.

Respondendo à tua pergunta inicial, dada a optimização da arquitectura de áudio (CoreAudio), é possível obter latências extremamente aceitáveis. Poderás configurar o Buffer Size das aplicações para 128 ou menos sem grandes problemas. A minha experiência tem sido com a plataforma *****, menos potente do que a actual Intel, por isso, em princípio, a performance de um MacBook ou MacBook Pro só poderá melhorar...
 
Última edição:
96Khz, obrigado pela informação.

Quando falas de "Poderás configurar o Buffer Size das aplicações para 128 ou menos sem grandes problemas" estás a referir a utilização da placa de som interna ou uma externa? Espero que seja a interna, pois assim penso que não vou ter qq problema com o meu futuro MacBook...
JM
 
Back
Topo