mac e engenharia

GrYfInNdOr

Power Member
tenho andado a ler os topicos deste forum e apesar de ter tirado algumas duvidas notei que nao existe muito feedback no que toca a compatibilidade de software de engenharia...

se por um lado vi que ate posso usar office em mac, fiquei sem saber se o neoffice ou se os outros que sao possiveis de usar sao compativeis com .doc, se é possivel aceder e editar coisas tao simples como tabelas e graficos que venham do office e se tem uma ferramenta de escrita matematica(essencial para mim :P)

existe por ai malta de engenharia a bombar com mac ? do que pesquisei, dois dos tres programas que mais uso nao correm em mac.
se calhar nao existem mais interessados mas acho que seria bom haver uma lista de software, e possiveis alternativas, falo por mim, mas facilitaria quem quer de facto mudar...

dos que pesquisei encontrei o seguinte feedback
CATIA - nao corre, existem pressoes nos foruns da dassault e COE para apostarem nisso mas ate ver nada
Solidworks - nao corre, a comunidade é ainda maior que a de CATIA mas apesar das pressoes ainda nada
Matlab - corre, este foi uma surpresa!
CFX - nao corre

por ultimo, sera que vale a pena usar bootcamp com o XP para correr este software, ou é mais vantajoso apostar num nao mac logo de raiz ?
 
Última edição:
Eu acho que grande parte das coisas que queres saber já estão discutidas no fórum, excepto a pergunta especificamente de software para engenharia.

Da minha experiência não existe muito software para engenharia. Mas nada como ires aos sites do software que te interessa e ver se existe versão para Mac. Falar de alternativas nesse campo parece-me sempre complicado, já que por vezes são softwares com uma grande especificidade...

PS: Devias ter postado isto na secção de dúvidas, não aqui...
 
Engenharia é muito abrangente... depende muito da área.
Eu estudo Eng. de Comunicações (portanto mais na área de redes, informática, etc.) na UMinho e é esmagadora a quantidade de Macs que tem surgido inicialmente nos professores e agora com os Intel estendeu-se "a febre" aos alunos.
Só para se ter uma ideia, esta semana fui avaliado por um juri constituídos por quatro professores, um deles tinha um LG a correr o Vista e os outros três professores tinham todos um Mac (dois PowerBooks G4 e um iBook G4, portanto já os usam há algum tempo!)
Na área da informática para programação tens todo o tipo de compiladores e interpretadores para todas as linguagens, para além do XCode tens o Eclipse e o BlueJ (por exemplo), ambos bastante usados como IDEs no ensino da programação.
Na área das matemáticas para Mac tens o Mathematica e o MatLab.
Tens vários softwares para fazer relatórios em LaTeX (excelente também para escrever funções matemáticas).
Na área da Electrotecnia, normalmente há ports de Linux (que mais não seja devem correr em X11) para design de circuitos e componentes (nunca usei muito mas já vi usarem).
O Office da Microsoft cumpre bem na área do processamento de texto e folha de cálculo.
Para base de dados também há bastante coisa (mais não seja MySQL)
E tens sempre a hipótese de correr o Windows no Parallels ao mesmo tempo que corres o MacOS X e correr emulado o software de Windows que precises.

Cumps.

Edit: Lembrei-me que na área das redes usa-se bastante o Network Simulator - ns2 para os amigos - e é um software que só existe para Unix (tem de ser compilado)
Para o correres em Windows só emulando com software como o Cygwin.
 
Última edição:
A engenharia electrotécnica e computadores é a que mais sofre com o Mac. Não há quaisquer soluções decentes para VHDL, simulação de circuitos, etc.

Na engenharia mecânica, civil, etc, apesar de não existirem versões mac de programas muito populares em Windows, existem alternativas similares. Lembro-me do Vectorworks e do ArchiCAD por exemplo. Existem muito mais tralhas.
 
Evangelion-01, em tempos neste forum alguém falou do DirectVHDL.
Será assim tão mau?

De qualquer forma do pouco que fui forçado a trabalhar com ABEL e assembly em Windows, usei algumas versões do Xillinx e do MPLab (Microchip), e quanto mais recentes eram as versões mais dificuldades tinha em entender aquilo...
Portanto pelos meus reduzidos conhecimentos do assunto, julgo que nem para Windows se possa dizer que existe uma solução 5 estrelas, ou estou enganado?

Cumps.
 
....

De qualquer forma do pouco que fui forçado a trabalhar com ABEL e assembly em Windows, usei algumas versões do Xillinx e do MPLab (Microchip), e quanto mais recentes eram as versões mais dificuldades tinha em entender aquilo...
Portanto pelos meus reduzidos conhecimentos do assunto, julgo que nem para Windows se possa dizer que existe uma solução 5 estrelas, ou estou enganado?

Cumps.

Acho que tás. Quase todo (só não digo todo porque não sei) software de design de electrotecnica e circuitos lógicos é para Windows. Sobre o achares complicado é natural porque ficam cada vez mais avançados porque são para profissionais.
 
Em civil o principal são os programas de cálculo estrutural e isso não conheço nenhum para Mac, os mais conhecidos em windows são o robot e o sap...
 
engenharia mecanica

o soft mais comum é de modelaçao 3d, e muitos de automaçao normalmente pra programar automatos..
em modelaçao 3d nao á mesmo alternativa, é solidworks e CATIA, mas pelo que tenho lido nos proximos tempos nao vai correr em mac :P
 
Acho que fui eu que referi o DirectVHDL. O seu preço é elevadíssimo e é completamente primitivo para o que se faz hoje em dia. Para quem domine VHDL é capaz de chegar, para quem está a aprender, onde se utilizam coisas muito específicas simplesmente não dá.
 
Nem sempre podemos trabalhar no ambiente que queremos, nem que seja pelo simples facto de ter de trabalhar nos computadores da empresa, por isso nem sempre pode-se comprar o SO preferido para trabalhar nele.
 
Estou em engenharia electónica e de facto a maior parte do software que usei corri na maquina virtual, exeptuando programação matlab e mathematica.

Também nunca perdi muito tempo a procurar soluções porque interessa-me usar as mesmas versões que o resto das pessoas e como a maioria tem windows......
 
Olá, eu estudo em Eng. Civil,3º ano por isso até agora não usei assim tanto software,para além de matlab,autocad,geostudio e ftool. A maior parte não tem versão mac, mas nada que uma máquina virtual ou bootcamp não resolva ;) No meu caso, a máquina virtual serve bem, e assim tenho uma melhor comunicação entre o OS X e o os softwares do Win.
 
Também nunca perdi muito tempo a procurar soluções porque interessa-me usar as mesmas versões que o resto das pessoas e como a maioria tem windows......

Ora aí está um dos pontos mais importantes quando trabalhamos com outras pessoas que na maioria das vezes têm windows!
 
Ora aí está um dos pontos mais importantes quando trabalhamos com outras pessoas que na maioria das vezes têm windows!

Nunca tive problemas usando maquina virtual mas tb nunca me dei ao trabalho de encontrar alternativas. Há sempre pormenores do software que uma pessoa as vez nao repara e tendo outros a usar torna-se mais comodo o trabalho.

Pode ser que um dia qd a apple tiver maior cota de mercado a situação inverta :-D
 
Oi,

Estou em Eng. Mecânica no último ano, e básicamente uso o Solidworks, AutoCad, Carrier HAP, Centauro, Project, Visio, Ansys, Visual Nastran, etc..
Para os correr uso o Bootcamp, e até à data sem problemas, tnh intalado n partição Win td o q preciso p trab n faculdade qd se trata destes prog específicos, e...no problem.

O único senão q vejo n Bootcamp é q o meu teclado n está correcto na acentuação (está trocada), mas já sei q existe um driver para fzr download, m inda n m dei ao trab d procurar, m + 1 semanita e já vou pesquisar isso, d resto bomba bem. Vou só ver se compro + ram, m simplesmente pq n gosto d ter surpresas d lentidão qd bombar n projecto final.

Abraço
Alex:)
 
Em Bootcamp TUDO corre. O problema é usar osx no dia a dia e ter de reiniciar o computador ou arrancar com o parallels... Se houvesse software para Mac é que era bom!
 
Em Bootcamp TUDO corre. O problema é usar osx no dia a dia e ter de reiniciar o computador ou arrancar com o parallels... Se houvesse software para Mac é que era bom!

Eu uso o VMware Fusion e tou encantado, inclusivamente inicio mais rapido a maquina do que qualque pessoa com windows instalado nativamente devido a opção "suspend".
Passar ficheiros por drag and drop e tal :-D.
 
O que é a opção "suspend"? Se é aquela de "hibernar" o windows no parallels, para mim acho que não dá porque tenho o parallels a correr a instalação em boocamp.
 
O que eu tenho é o windows a correr como máquina virtual "em cima" do OS X, e o VMware Fusion tem uma opção que suspende (hiberna) o windows. Qd quero iniciar faço run e passado nem 10 segundos tenho o windows a funcionar, quando quero desligar faço suspend e a maquina virtual guarda as minhas definições.

De todas as opções que experimentei, seja nativamente ou emulado, para mim esta é a melhor opção, então com a funcionalidade do drag and drop n quero outra coisa e recomendo. Nunca tive problemas a correr qualquer tipo de programa, mas convêm no minimo ter 1 Gb de RAM no total.

Já agora, pq é q corres o parallel no bootcamp? O bootcamp não te queria logo uma partição para instalar outro SO nativamente?
 
Última edição:
Back
Topo