Mac?!?! Funcional ou não?

É claro que hardware por hardware pelo mesmo preço os macs "levam" na cabeça... mas comparar assim directamente ambas as máquinas é errado.

Se puderes esperar um pouco, o windows7 está aí, e falta ver a performance real face às betas que existem, para saber se pelos 1400€ não compras um computador com um hardware off-the-shelf comparativamente "maior", e um sistema operativo com a estabilidade do vista, mas com uma footprint realmente mais leve e funcional.

Quanto a mim, 2009/10 vai ser o ano do windows7.

Optar por um mac, é optar por uma filosofia diferente... é um computador como qualquer um, com uma interface mais simples, com um "estalo" diferente, onde tudo parece responder e fluir muito mais elegantemente...

No fundo no fundo, é uma chave de fendas... por isso escolhe a chave em função do tipo de parafusos que vais apertar...ainda que a pega da chave de fendas da maçã seja muito mais bonita e ergonómica.
 
pois tens razao acho k vou esperar pelo windows7, visto que tanto suspense se esta a fazer em volta deste novo SO, porque acho k embora o mac ofereça uma grande estabilidade este novo windows pode vir com uma maior estabilidade, corrigindo este grave erro, e visto que as diferenças de hardware sao tao grandes acho k o melhor é mesmo esperar para ver..
cumps
 
pois tens razao acho k vou esperar pelo windows7, visto que tanto suspense se esta a fazer em volta deste novo SO, porque acho k embora o mac ofereça uma grande estabilidade este novo windows pode vir com uma maior estabilidade, corrigindo este grave erro, e visto que as diferenças de hardware sao tao grandes acho k o melhor é mesmo esperar para ver..
cumps

Bem, tenho de contar a minha experiência de hoje. Ora vou de manha todo contente para ir para a fac, e quando lá chego, um prof que me ia dar 2h e meia de aula, pufss não aparece. Dou ao slide e penso para mim "excelente dia para dar um giro no colombo", lá fui.

Colei-me aos mac durante para aí meia hora. Experimentar isto, experimentar aquilo bla bla bla ( Air, MB, MBpro -> gostei bastante da qualidade de imagem, e imac's).Vejamos:

1º: apagar uma pasta ( previamente criada por mim) simplesmente não consegui. Ía aos menus do finder, só aparecia comprimir, duplicar, bla bla bla. Não sei se o problema seria da conta que estava logada. depois de tentar num imac fazer algo semelhante, este como tinha a tecla delete lá tentei mas sem sucesso...

2º: Todas as aplicações pareciam lentas, abri-a o itunes, tinha sempre um delay de 1,2,3segundos até abrir.

3º: contínuo sem fazer a minina ideia como coloco o menu que aparece quando carregamos no botão do rato do lado direito por assim dizer. Umas vezes aparecia, outras nao, fiquei sem perceber muito bem. A cena do botão do touchpad separado é mais fácil para mim ( falando nos MB antigos), mas acredito que depois me iria adaptar aos novos mb ( o touchpad "é!" o botão)
4º Como raio faço "wheeldown" ou "wheelup" no touchpad?

5º devido ( acho eu) ao ponto 3 não conseguia por um clip do quicktime que estava a correr em fullscreen, tentei,mas nada...

6º ichat. Ora abro o ichat, e nao acontece nada, carrego 3-4vezes, igual. "ai o cr*..." continuei bla bla bla, e volto a carregar no ichat, puff reparei que o menu onde costuma estar o "finder" mudou, e aí descobri mais uma coisa que me teria de adaptar.

7º iCal, wow este é super rápido a abrir, siga lá o iMovie.... nahh grande delay.

8º Já não me lembrava de usar um rato tão reles ( ergonomicamente) há uns bons anos. o pormenor da rodinha é porreiro, mas o resto do rato não me convenceu.

9º isto não é uma crítica, mas sim uma falta de hábito, os atalhos pareciam imensos, e não consegui descobrir assim grande coisa fácilmente :\. fiquei sem perceber muito bem a diferença entre aquela tecla do "command" que parecia ter dois símbolos, um digamos que é uma flor ( acho que percebem) e outro era assim uns "riscos" descontínuos ( lol) a fazer uma espécie de triangulo salvo erro.

10º neste caso tava à frente de um MB, mas queria ter a certeza sobre o tamanho do ecran, vou a preferências, bla bla bla, ecrán procuro, nada. acho que aquilo tinha lá uma cena para mostrar o hardware todo, consegui ver a placa gráfica ( ainda tinha uma 2600 salvo erro) mas nada sobre o ecrán.



Conclusões, fiquei na mesma, cada vez mais confuso. O que mais gostei vou a personalização ( sem ser grande coisa, mas parecia rápido de definir isto e aquilo), e a nível de máquinas o air foi o que mais me surpreendeu. Com aquele tamanho tinha um feeling de navegação mais rápido que alguns MB's ( mais recentes e com melhor hardware).Certamente irei esperar pelo seven para ver se me faz mudar de ideias em relação aos SO's mega pesados. Ah, antes de criticarem, gostava que tivessem em contar que nunca tinha mexido mais de 30 seg num Mac, nem sequer lido assim grandes coisas sem ser as novidades/actualizações a nível de hardware.

Cumps
 
Última edição:
Bem, eu sugeria que desses um pulo até ao site da Apple e perdesses algum tempo a visualizar a apresentação do Leopard. Dá para se ter uma boa ideia das potencialidades do sistema operativo. ;)

Em relação ao trackpad, sucintamente : um dedo no trackpad mexe o cursor; dois dedos no trackpad deslocam uma janela na vertical (wheelup/down) e na horizontal; dois dedos no trackpad e um toque no "botão" activam o equivalente ao clique esquerdo do rato (se a opção estiver assinalada nas preferências do sistema).

Diverte-te.
 
Bem, eu sugeria que desses um pulo até ao site da Apple e perdesses algum tempo a visualizar a apresentação do Leopard. Dá para se ter uma boa ideia das potencialidades do sistema operativo. ;)

Em relação ao trackpad, sucintamente : um dedo no trackpad mexe o cursor; dois dedos no trackpad deslocam uma janela na vertical (wheelup/down) e na horizontal; dois dedos no trackpad e um toque no "botão" activam o equivalente ao clique esquerdo do rato (se a opção estiver assinalada nas preferências do sistema).

Diverte-te.

esquerdo ou direito?

Eu já vi esses clips, faz algum tempo até.

Se me puderem esclarecer sobre o "apagar" pasta, digam ;). Julgo que "colocá-la" em cima da lixeira, os ficheiros ou pastas desaparecem, mas o ícone não estava no ambiente de trabalho. como faço?

PS: já me decidi qual é o mac que comprar, se comprar algum mac, vai ser um mini. teclado e rato a meu gosto, monitor posso ter um com suporte de tv. só tem o defeito de não puder aproveitar uma impressora laser que tenho ( porta paralela). De resto julgo ter tudo o que necessito.

Cumps
 
Para apagar é cmd + backspace
Para iniciar um programa é cmd + O ou então cmd + seta para baixo, já que o Enter é semelhante ao F2 no Windows. ;)

Para o botão direito do rato podes definir o canto inferior esquerdo do trackpad para isso. :)
 
Para apagar é cmd + backspace
Para iniciar um programa é cmd + O ou então cmd + seta para baixo, já que o Enter é semelhante ao F2 no Windows. ;)

Para o botão direito do rato podes definir o canto inferior esquerdo do trackpad para isso. :)


ah!! nice. bom pormenor esse do trackpad :P. São esses atalhos que diferem muito, até do linux. Coisas que vão lá com o tempo.

Thanks pela resposta ;)
 
É normal acontecer isto, quando vens do Windows tens uma série de vicios com os atalhos e principalmente com o botão direito. Dou-te 2 semanas e vais mexer num computador portátil windows a tentar fazer scroll com os 2 dedos! :-D
 
tens um icone do lixo na dock... é só arrastar para lá... quicktime em fullscreen é cmd+f... as aplicações demoram sempre a abrir, em qualquer sistema operativo uma vez que não são abertas no arranque. Uma vantagem do macosx é quando as pseudo-fechas (clicando na cruz vermelha) elas ficam abertas em background... e quando as vais reabrir é automático.

A barra do ("file, edit, etc) é sempre a mesma e independente da janela da aplicação activa... vai mudando apenas os comandos consoante a aplicação activa, aparecendo em segundo lugar o nome da aplicação (onde viste o finder)...

O scroll faz-se com dois dedos e é tão básico que até te apetece perguntar como é que ninguém se lembrou disto antes... o btn dito do rato (menu contextual) pode ser conseguido também com um "tap" de dois dedos no trackpad... vais começar a querer fazer isso em todos os portateis que usas

Tem algumas diferenças, mas habituas-te rapidamente.
 
tens um icone do lixo na dock... é só arrastar para lá... quicktime em fullscreen é cmd+f... as aplicações demoram sempre a abrir, em qualquer sistema operativo uma vez que não são abertas no arranque. Uma vantagem do macosx é quando as pseudo-fechas (clicando na cruz vermelha) elas ficam abertas em background... e quando as vais reabrir é automático.

A barra do ("file, edit, etc) é sempre a mesma e independente da janela da aplicação activa... vai mudando apenas os comandos consoante a aplicação activa, aparecendo em segundo lugar o nome da aplicação (onde viste o finder)...

O scroll faz-se com dois dedos e é tão básico que até te apetece perguntar como é que ninguém se lembrou disto antes... o btn dito do rato (menu contextual) pode ser conseguido também com um "tap" de dois dedos no trackpad... vais começar a querer fazer isso em todos os portateis que usas

Tem algumas diferenças, mas habituas-te rapidamente.

essa cena dos backgrounds realmente foi mais ou menos isso que me aconteceu( e que percebi), e é o que acaba por acontecer no windows( à semelhança com os processos quando são swap'd out para o disco, e quando voltam a ser chamados, temos aquele "delay").

Em relação aos dois dedos no trackpad, eu concordo, mas para quem nunca tinha mexido no bicho, até consegui "explorar" meia dúzia de coisas. De qualquer das formas ainda não desisti, e como refiro em cima, julgo que a próxima máquina que vem para minha casa vai mesmo ser um mini.

Cumps, mais uma vez obrigado ;)

PS: espero que o autor do tópico não leve a mal esta conversa, mas as minhas dúvidas são semelhantes às dele.
 
Bem! Vou aproveitar o tópico e colocar aqui a minha dúvida!
Ando MUITO interessado em mudar para o mundo Mac! Ate pq o meu pc já tem 5/6 anos, e por mais que eu lhe puxe as orelhas, já nao da! Crasha constantemente, leva IMENSO tempo para efectuar qq tipo de operação! E tou interessado em subsitituí-lo pelo Imac 24'.
A minha dúvida para quem já anda neste mundo à mais tempo, é se o mudar para Mac OS, é indicado para mim ou não.
Falando do que faço no pc!
.Programação (acima de td web design..)
.Utilização do office (word, excel)
.Jogos, limito-me a jogar jogos de estratégia no pc, pro resto tenho a Xbox!
.MUITO P2P
.Ver filmes e ouvir música! :D

Basicamente é isto!
 
Bem! Vou aproveitar o tópico e colocar aqui a minha dúvida!
Ando MUITO interessado em mudar para o mundo Mac! Ate pq o meu pc já tem 5/6 anos, e por mais que eu lhe puxe as orelhas, já nao da! Crasha constantemente, leva IMENSO tempo para efectuar qq tipo de operação! E tou interessado em subsitituí-lo pelo Imac 24'.
A minha dúvida para quem já anda neste mundo à mais tempo, é se o mudar para Mac OS, é indicado para mim ou não.
Falando do que faço no pc!
.Programação (acima de td web design..)
.Utilização do office (word, excel)
.Jogos, limito-me a jogar jogos de estratégia no pc, pro resto tenho a Xbox!
.MUITO P2P
.Ver filmes e ouvir música! :D

Basicamente é isto!

Acho que não terás nenhum problema em qualquer dos campos que referiste. Ficarás bem servido com o iMac e se tiveres algum problema de compatiblidades sempre tens o Bootcamp
 
Acho que não terás nenhum problema em qualquer dos campos que referiste. Ficarás bem servido com o iMac e se tiveres algum problema de compatiblidades sempre tens o Bootcamp

É bom saber isso! Algumas duvidas! Tenho umas colunas 5.1, dá pra ligar ao Imac? A nivel de codec's! Como se porta os macs? lê Mkv, divx??
 
Bem, venho aqui deixar a minha experiencia como utilizador de um macbook 2.4 a cerca de 2 semanas.

Valeu o dinheirinho todo que dei por ele, é rapido e tudo parece fluir facilmente, nao tenho breaks com programinhas e mais nao sei o que, uso programas que usava em windows, so para poder ter compatibilidade com ppt's e afins... Uso o xcode para programar c++ e tambem para iphone pois tenho um.

Nos mac pelo que percebi, nada fica encravado...tudo te abre facilmente, sem problemas, nao tens com que te preocupar, ele responde ao que mandas fazer, até em jogos.

Digo-te que é uma boa compra, compatibilidade conseguiras encontrar de tudo, vá la uma ou outra aplicacao que nao consigas, mas de resto tudo na boa...

Pontos fortes para mim:
-Teclado\iluminação\atalhos teclado
-Ser unibody aluminio...é rubusto ;)
-trackpad exelente, grande e nao sinto a falta do rato a nao ser para jogar...de nada tem a ver com o meu antigo portatil a nivel de programacao no trackpad de abrir janelas...
-Super rapido maioritariamente em tudo...
-magsafe, nao ando a procura do buraco constantemente para ligacao...
-ilife...reconhecimento facial(para quem gosta de photo é exelente)
...

E PRINCIPALMENTE, NOTO MUITA INTELIGÊNCIA EM TODOS OS DETALHES QUE FACILITAM A UTILIZACAO DO MACBOOK... iMAC vai ser a minha proxima compra ;)

Força com isso, nao te vais arrepender...
 
bem pessoal, aqui à tempos andava aí variado à procura do mac certo,etc,etc. então não é que ele apareceu? comprei um ibook g4. Ainda só o abri, vou começar a explorar, e vou dando o meu feedback. mais tarde coloco um post no tópico dos switchers.

Cumps pa todos
 
bem pessoal, aqui à tempos andava aí variado à procura do mac certo,etc,etc. então não é que ele apareceu? comprei um ibook g4. Ainda só o abri, vou começar a explorar, e vou dando o meu feedback. mais tarde coloco um post no tópico dos switchers.

Cumps pa todos

se achavas os mais recentes lentos (que não são) és capaz de ficar frustrado com os G4.
 
se achavas os mais recentes lentos (que não são) és capaz de ficar frustrado com os G4.

nop, nada a ver. Eu sei que é estranho dizer isto, mas é verdade, o timing de espera que tenho para abrir um browser, é parecido ao timing que tinha que abrir no MB. A meu ver o timing mais relevante é aquela primeira vez que abro a aplicação, e aí a grande mudança é por exemplo a abrir o word. De resto, a tal lentidão não é nada relevante.

Cumprimentos
 
Back
Topo