1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mac G3 Lombardo - Ajuda please

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por shockeerc, 25 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 18; Visualizações: 1151)

1. shockeerc

shockeerc Power Member

Boas pessoal.

Eu de Mac 0.0000 por isso resolvi pedir ajuda aqui ao pessoal ;)

Que tipo de software ou SO é que isto levava originalmente ? Existe alguma versão mais recente ou algum diferente que possa ser instalado ?

Linux é possivel instalar ? Que distribuição aconselham.... ?

Win Xp impossivel ?

Muito Obrigado malta

Última edição: 25 de Fevereiro de 2007
  2. shockeerc

shockeerc Power Member

O portátil está sem disco..... é possivel colocar um Samsung de 80G 7200 rpm nele ?

Eu queria essencialmente para redes..... internet... e texto.....

3. lidador

lidador Power Member

O que é um Mac G3 Lombardo?

4. shockeerc

shockeerc Power Member

Mac Powerbook G3 Keyboard Bronze

conhecido como Lombardo....

bem há pessoal que ainda entende menos disto que eu lol.... :joker:

Na brincadeira claro... pk entender menos que eu disto é impossivel

5. lidador

lidador Power Member

http://www.lowendmac.com/pb2/lombard.shtml

Isso veio com o Mac OS 8.6 ou Mac OS 9.
    É capaz de dar para colocar um sistema mais recente, mas pode ser algo trabalhoso de instalar e a tendência é para ficar lento.
    Dá para instalar distribuições do Linux PPC, mas não sou capaz de aconselhar nenhuma. Eu é mais macs e, como ficou provado, mesmo disso não entendo muito.
    Dá para instalar Windows em modo emulação (não arranca em windows), precisará de um emulador. Provavelmente o Virtual PC da Microsoft.
    Sobre hardware, tipo drives e discos, não percebo mesmo puto.

A solução é esperar que apareça um perito.

6. shockeerc

shockeerc Power Member

Muito Obrigado. Valeu mesmo. Pelo menos já me des.te umas luzes. :Winkani:

7. broculo

broculo Banido

Aguenta o OS X na boa. Não terás problemas em instalar desde o 10.1 ao 10.3 O tiger ja necessita d mais recursos.

8. Sox

Sox Power Member

Ainda no outro dia vi um desses a bombar...

9. omni0ne

omni0ne Power Member

podes correr até Mac OS 10.3.9 sem problemas desde que tenhas ram suficiente mas eu recomendava que instalasses uma distro linux com suporte ppc como fedora core

quanto ao disco desde que seja 2.5", ATA e tenha menos de 128gb deve funcionar no g3
    mas por um disco 7200rpm num g3 é um desperdicio na minha opinião :D

10. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Mais vale um disco rapido num cpu lento que um cpu rapido com um disco lento.
    Pode parecer desperdicio, mas num OS que abusa de swap files (X) até é bastante bom.
    Agora X num G3... se tiver muita RAM (tipo 512MB) ainda vá que não vá que o X pra comer RAM... >(

11. shockeerc

shockeerc Power Member

Pelo que entendi então recomendam instalar o OS 10.3.9... ou uma versão mais antiga ? Ficará lento ?

Quanto a distribuição Fedora core ppc ? Podem arranjar.me um link ? Ubunto n funciona fixe ?

Relativamente ao windows o que se pode fazer ?

Muito Obrigado pessoal

Epá quanto ao disco... é o que tenho lol... desperdicio ou não.... n vou comprar outro disco só pk este é rápido ;)

Relativamente ao portátil é este
    http://www.everymac.com/systems/apple/powerbook_g3/stats/powerbook_g3_333.html

Como vai ser uma troca ainda não o tenho em mãos... e tenho outro problema.. software 0.0 ou seja vou ter de arranjar .... onde se pode controlar isso ?

Para instalar depois ? É um cd como se fosse winxp... ? arranca-se pelo cd para instalar o OS ?

Com estas specs qual Mac Os recomendam que eu instale ?

Última edição: 26 de Fevereiro de 2007
  12. zoidberg

zoidberg Folding Member

nao compres discos de 7200rpm para low end macs, aquecem mt e acabam por estoirar!
    Eu pus um de 7200rpm no meu ibook clamshell, e aquecia mt pois o mac não esta preparado para refrigerar um disco desses, andei andei e 6 meses depois foi parar a rma, agora pus um de 5400rpm, bem melhor :) ( em performance não, mas em refrigeração sim )

13. shockeerc

shockeerc Power Member

LOl não é de 7200..... é de 5400.... Desculpem pessoal... sendo assim é adequado n é ?

Um amigo aqui do forum já me deu umas dicas......

***************warez******

Se colocar mais 64 posso correr o Mac OSx 10.3.....

Que dizem ?

O meu prob vai ser arranjar o 10.0.... o 10.3 penso que me safo em p2p.....

Linux o que recomendam ? com 64 e com 128 ?

Muito Obrigado pessoal

Última edição pelo moderador: 27 de Fevereiro de 2007
  14. pr0p

pr0p Power Member

Aconcelho-te seriamente a arranjares um modulo de 128mb deves arranjar em segunda mao baratuxo.
    A nivel de linux n sei se o ubuntu ppc com 64 irá correr bem...

15. shockeerc

shockeerc Power Member

Quanto é que pdoerá custar isso ?

Acham que vale a pena investir nesse portátil ?

N será muito lento ? OU com o Software da Mac funciona bem ?

16. lidador

lidador Power Member

a) Creio que a Apple determinou os 128 Mb. como RAM mínima para correr o Mac OS X.
    b) Creio que a maioria dos G3 antigos que foram convertidos para Linux, foram parar ao Yellow Dog PPC
    c) Creio que hoje há gente a converter G3, com bons resultados, para o XUbuntu.
    d) Se tivesse um computador desses tentava ser feliz com ele, com o Mac OS 9.2 instalado.

e) Creio que o Mac OS X 10.0 e 10.1 têm praticamente o estatuto de versões beta, e não se aconselha a instalação dos mesmos.

17. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

shockeerc,

Ponto 1 não toleramos discussões de pirataria ou warez aqui neste fórum, facto, aliás, bem explícito nas regras que aceitaste aquando da tua inscrião.

Ponto 2, podes comprar facilmente a preço de saldo o os 10.2 ou 10.3 na ebay, bem assim como memórias compatíveis com o teu portátil.

Aconselho-te a dares um salto ao site da crucial para verificar que tipo exacto de módulos são compatíveis com o teu portátil.

PT

18. zoidberg

zoidberg Folding Member

bem, quanto a ram, pode ser que te safe pq ainda tenho a ram original do meu ibook clamshell 128mb pc100 ou pc133 ( tenho de ver qd chegar a casa ) , em relação ao sistema operativo, segue o conselho do Demiurgo. Da minha experiencia com o linux em g3, o ubuntu funcionou bem ( a versao 5.10, pq as mais recentes já n.. :| ) mas o sistema operativo mais rapido é mesmo o OS9.2 .
    O OSX 10.2 ou o Ubunto não diferem mt, embora o ubuntu seja ligeiramente mais rapido.

O meu problema até nem é a velocidade, pois para navegar na net, escrever uns documentos, fazer umas contas, dá perfeitamente.
    até a bateria ainda dura 2h.30min após 7 anos..., a resolução de 800x600 é que me limita muito :( mas de resto 5***

btw o meu é :
    ibook clamshell 366mhz azul

Última edição: 27 de Fevereiro de 2007
  19. shockeerc

shockeerc Power Member

SORRY :sad: e Obrigado pelas dicas.... ;)

Partilhar esta Página