MAC LCIII - Disco

pdmelo

Membro
Boas.

Sou coleccionador e tenho um problema com um LCIII que tenho.

Deixou de arrancar, julgo que por problema no disco (original, SCSI, de 80 MB), pois arranca com uma disquete de arranque.

Entretanto tentei então subsitui-lo por um disco de 3.2GB. Acontece o sistema não o consegue reconhecer (julgo eu), nem usando o utilitários do disco.

Existe alguma limitação quanto ao disco de arranque? Ou alguma limitação de qualquer género quanto ao disco interno? Ou deveria pelo menos reconhecer o disco?

Alguém me pode ajudar?

Obrigado.
 
Na interface SCSI não há limite para o tamanho de discos.
Até podias ligar um disco de 200GB que funcionava na mesma.

O disco não é reconhecido em que aspecto?
Não aparece no desktop quando bootas pela disquette?
Não aparece no setup utility?
 
Discos de 200 GB? Yupi!!! A correr sistema 7 num disco de 200 gigas :lol:

voltando ao topic... ha alguma possibilidade do disco grande estar com algum problema? Ou, por exemplo, a alimentação nao estar bem ligada?

Quer dizer, faz um scanning ao bus SCSI e depois diz qq coisa... atenção que se tiveres outro device ligado (externamente) com o ID 0 eles entram em conflito...
 
Fazes umas quantas partições de 4 GB :)
Mas isso era problema do OS e não da interface.

Pois esqueci-me de perguntar se tinhas ligado alguma coisa que entrasse em comflito com o disco interno (ID:0).
 
sei que a alimentação do disco nos LCs sai com alguma facilidade... tenho um em que uma vez fui para o ligar, e aparece-me a historia da disquete com o ponto de interrogação... querem ver que eu ja dei cabo disto?? abri a maquina, vi as conexoes... pronto, era a alimentação k estava mal ligada :P

Btw, ouves o disco em actividade? Ou seja, ouvem-se os pratos e as cabeças?

Cumps e Bom Natal :D
 
Desde já obrigado pelas respotas.

Passo a especificar qual a minha situação:

Um dia o meu LCIII, que até então funcionava perfeitamente, deixou de arrancar.

Quando liguei o Mac desconfiei logo que alguma coisa se passava foi o disco calou-se durante o arranque - deixou de fazer aquele barulho carcaterístico de um disco a funcionar - e apareceu a disquete com o ponto de interrogação.

Arranquei o a disquete dos Disk Tools e o utilitário simplemente não reconhece qualquer disco instalado. Para confirmar tirei o disco e liguei-a à controlador SCSI do meu PC (Windows) para verificar se seria mesmo problema do disco. E de facto não o detectou tendo o disco comportando-se exactamente da mesma forma que acontecera qunado ligao ao Mac.

Então arranjei um disco SCSI de 3.2 GB que liguei ao meu PC (Windows) para verificar se estava OK. Foi detectado e eliminei a particção FAT32 que existia. Liguei-o ao Mac e arranquei com a disquete Disk Tools e novamente o utilitário não detectou qq disco ligado.

Quanto aos identificadores julgo não haver conflitos. testei com vários diferentes inclusivé coloquei o disco de 3.2 GB com ID=0 tal como acontece nos discos internos dos Macs e nada. Confirmei que não estaria em conflito com a controladora.

O disco SCSI de 3.2 GB está OK pois voltei a ligá-lo ao PC para fazer alguns testes.

A última coise que eu tinha feito com o Mac foi instalar um leitor de DC's externo que foi instaldo sem qq problema e funcionou OK.

Características do material:

Disco original: Quantum ProDrive ELS 80MB
Disco "novo": Quantum Fireball ST 3.2GB

Alguém tem ideias??
 
Dá ideia de que o disco de 80MB avariou. Para se ouvir se um disco trabalha, nem é preciso liga-lo à controladora, basta ao power. Se não vibra/não faz som entao morreu.
O disco de 3.2GB é mais estranho já que a controladora SCSI não tem o problema das controladoras IDE por causa dos tamanhos de discos. Tens a certeza de que ligaste bem o cabo scsi ao disco? Usaste o "Hard Disk Setup Utility" (acho que é este o nome correcto) ou o Disk First Aid?
 
ja ouvi uma historia de discos que, ao serem colocados em Macs, estando antes em PCs, pura e simplesmente não são detectados. Mesmo que se removam as partições! Não entendo porquê, mas o que é certo é que já ouvi isso :P

Se o disco estiver formatado com um driver não-Apple, o mais provável é que não seja detectado.

Experimenta usar o HD SC Setup, mas patched: ftp://grijan.cjb.net:21000/macintosh/Software/Utilities/hd_sc_setup_735-patched.sea.bin

Espero ter ajudado :)
 
bsod disse:
ja ouvi uma historia de discos que, ao serem colocados em Macs, estando antes em PCs, pura e simplesmente não são detectados. Mesmo que se removam as partições! Não entendo porquê, mas o que é certo é que já ouvi isso :P

Bem agora que estava ali a instalar um System 7.5.3 no meu NOVO SE/30 lembrei-me que isto é a mais pura mentira.
O disco de 100MB do meu LC III, cheguei a liga-lo ao PC com Windows quando tentava meter um emulador de Mac 68K no windows (Basilisk II). Liguei-o à interface SCSI onde tinha o gravador de CDs SCSI. O Windows limitou-se a registar hardware novo encontrado e não fez nada à partição. No Basilisk bootei pelo disco SCSI na boa. Tirei-o do PC e meti no LC III e bootou também.
No meu Performa 5200, meti um disco IDE de 1.2GB que tinha num 486 no Performa e instalei o Mac OS na boa.

Mito BUSTED :lol: :x2:
 
Última edição:
nao é uma opinião técnica pois desconheço as características do material em questão, mas se o disco é de 80 mb e o novo é de 3.2 gb, não será do próprio hardware que não reconhece o disco novo por ser tão grande(relativamente claro)?
 
Não, não deveria, a interface SCSI tem o controlador do disco no proprio disco (por isso é mais caro) ao contrario do disco IDE que tem a controladora na MotherBoard/placa pci.
Não esqueçer que a interface SCSI permite ligar varios "devices" (scanners, impressoras, placas de redes, drives de diskettes, etc) para alem de discos coisa que o IDE não faz. A interface SCSI não tem o handicap do IDE/ATA por causa disso mesmo, sempre que se compra um disco SCSI vem a controladora para esse disco junto. Pode-se ligar um disco UWSCSI-2 numa interface SCSI que funciona na boa. O unico "problema" é ter de se usar um adaptador e ficar-se limitado à velocidade da interface SCSI.

O que eu acho é que há uma confusão qualquer e até diria que o disco de 3.2GB é um disco IDE e não SCSI. Quem pediu ajuda não indicou se o PC onde testou os discos tem SCSI.
 
Relativamente às interfaces dos discos não confusão nenhuma.

Ambos os discos testados tem interface SCSI com conector de 50 pinos; e o PC que uso tembám tem uma controlador SCSI que funciona perfeitmamente.

Ainda não tive oportunidade de fazer mais testes. Já tenho mais 2 discos SCSI para testar e também vou tentar formatar um disco com HFS usando um emulador Mac no PC.
Usando o disk tools também poderei ver no "scan" aos dispositivos SCSi um leitor de CD externo? Ainda vou testar essa hipótese.

Será que a controlador SCSI da board do Mac poderá estar estragada e apesar disso o computador continuar a funcionar correctamente?

Cumps.
 
Tenta ligar o disco via caixa externa, para tirarmos as dúvidas... Se não der possivelmente poderá ser mesmo a controladora. Nesse caso... terás de mudar a board. :(

Já agora, parabéns Encarnado pelo teu SE/30! Agora já te podes juntar ao clube dos Macs Compactos :D
 
bsod disse:
Tenta ligar o disco via caixa externa, para tirarmos as dúvidas... Se não der possivelmente poderá ser mesmo a controladora. Nesse caso... terás de mudar a board. :(

Sim é uma forma de testar.

bsod disse:
Já agora, parabéns Encarnado pelo teu SE/30! Agora já te podes juntar ao clube dos Macs Compactos :D

Thks, mas eu já tinha um Mac Compacto -> 5200 :P eu sei eu sei não é um 68K mas é compacto :P
A drive de diskettes parece morta. O "disco" gira mas nao sei se as cabeças se movem e parece que a cabeça ou está estragada ou avariada porque tentei formatar uma diskette e apesar de dar erro na verificação, a diskette continua com o conteudo "original".
 
Off-topic: a drive é FDHD? Ou aceita apenas as disquetes DD de 800 Kb?
Não sei como é, se uma drive não-FDHD aceita disquetes HD, nunca tive nenhuma :D

Realmente, os Macs mais antigos que possuo são dois SE/30 e um IIci... mas ainda ando de olho num Plus, daqui a uns tempos ;)

pdmelo, se conseguisses testar com externo era bom. Se não der nada, terás mesmo de arranjar uma nova board. Se assim for (espero bem que não) aconselho-te a mandares vir um LC3 inteiro, já que se mandares vir só a board há grandes hipóteses de vir DOA :(. Mandei vir um IIci inteirinho, e mesmo assim quando chegou lá vinha com umas coisinhas a chocalhar! Os botões do reset e do firmware andavam a passear lá por dentro :D

Vai dando uma olhada no miau... há uns tempos creio que apareceu por lá um LC3... :)
 
Se o firmware do disco não for da APPLE o disco nunca será reconhecido sem software adicional (vulgo, "a pagantes").

foi por essa e por outras que a APPLE perdeu adeptos ao longo dos anos e, eventualmente, o mercado.
 
Chessmaster disse:
Se o firmware do disco não for da APPLE o disco nunca será reconhecido sem software adicional (vulgo, "a pagantes").

foi por essa e por outras que a APPLE perdeu adeptos ao longo dos anos e, eventualmente, o mercado.


Não creio que isso seja verdade.
Tive no work um PowerMac 9600/300 que tinha um disco "não" Apple.
O meu LCIII tem um disco "não" Apple (é um quantum).
lc3inside.JPG

Tenho aqui uma box externa com 2 discos SCSI de 500MB (discos que eu uso para rescue) da Maxtor. Ainda nenhum dos 2 se recusou a bootar qualquer um dos meus Macs (não testei com o SE/30 porque tenho um disco com OS 9 e outro com OS 8.1, e como o SE/30 não tem ROMs 32bit-clean só posso usar até ao 7.5.5).
 
bsod disse:
Off-topic: a drive é FDHD? Ou aceita apenas as disquetes DD de 800 Kb?
Não sei como é, se uma drive não-FDHD aceita disquetes HD, nunca tive nenhuma :D

É de alta. De baixa aceita as diskettes de alta mas formata-as a 800K. Depois para as conseguires ler numa drive de alta, tens que tapar o buraco extra para se enganar a drive.

bsod disse:
Realmente, os Macs mais antigos que possuo são dois SE/30 e um IIci... mas ainda ando de olho num Plus, daqui a uns tempos ;)

O Plus apenas é engraçado no ambito de poder bootar TODOS os System até ao 7.5.5. Os 4MB de RAM que a maquina podem levar são muito curtos para System acima do 7.0.
 
Encarnado disse:
Não creio que isso seja verdade.
Tive no work um PowerMac 9600/300 que tinha um disco "não" Apple.
O meu LCIII tem um disco "não" Apple (é um quantum).


Tenho aqui uma box externa com 2 discos SCSI de 500MB (discos que eu uso para rescue) da Maxtor. Ainda nenhum dos 2 se recusou a bootar qualquer um dos meus Macs (não testei com o SE/30 porque tenho um disco com OS 9 e outro com OS 8.1, e como o SE/30 não tem ROMs 32bit-clean só posso usar até ao 7.5.5).

O Prodrive da Quantum que está na figura tem firmware da APPLE assim com todo e qualquer disco que era fornecido com os Mac´s da altura.

para colocares um disco normal ou "hackas" o driver original da APPLE ou recorres a um formatador/driver comercial tipo FWB HDT, APS Tools, etc.

o mesmo aconteceu quando apareceram as drives de CD-ROM...
 
Back
Topo