Mac Lento...

Taveirada

Power Member
Boas,

Um ibook G4 que tenho está lento... lentinho... que faço para voltar a coloca-lo como estava? Já usei o onyx... melhorou... mas acho que não o suficiente... que mais aconselham?
 
Boas,

Um ibook G4 que tenho está lento... lentinho... que faço para voltar a coloca-lo como estava? Já usei o onyx... melhorou... mas acho que não o suficiente... que mais aconselham?

:-D :-D eu tenho um iMac G4 e mais ou menos uma vez por ano eu reinstalo tudo do 0...
isso e pq ele fica muito lerdo e só de ligar o itunes com o aMule q ja era..... fica lerdo ai eu reinstalo tude e ele fica Zero bala..........:x2:
tenta reinstala quem sabe melhora..... ah é bom ter HD externo pra guardar os arquivos Importantes:-D :-D boa sorte
 
há quem diga que é só no windows que é preciso reinstalar, mas também me parece boa ideia nos mac.







PS : :lol:

Se Mac OS X é tão mau porque te dás ao trabalho de instalar a versão pirateada que não é propriamente um mar de rosas a nível de suporte, estabilidade e utilização e ainda por cima de o mostrar orgulhosamente na assinatura? Enfim...

Tenho a mesma instalação há 3 anos, para aí 200 aplicações (as do OS incluídas) e já levou com dois upgrades em cima (10.2 -> 10.3 -> 10.4). No speed issues here...

Boas,

Um ibook G4 que tenho está lento... lentinho... que faço para voltar a coloca-lo como estava? Já usei o onyx... melhorou... mas acho que não o suficiente... que mais aconselham?

Indo ao que interessa, cria um novo user e entra na área do mesmo. Se notares uma diferença notável de velocidade então tens o problema resolvido. Notar que tens que configurar tudo outra vez ou transplantar configurações da home do utilizador antigo selectivamente. Em regra o reinstall não tem qualquer interesse porque o core system, como em qualquer sistema UNIX, é muito fechado e com um utilizador novo mais uma limpeza do Onyx as coisas em regra lá se resolvem.

Em termos de software, em último caso faz reinstall.

Quanto ao hardware, o disco pode estar velho. Um iBook G4 não é propriamente uma máquina nova, e se há coisa que tenho notado em qualquer computador, é a degradação da velocidade de acesso ao disco com o tempo (naturalmente quando são muito usados). Naturalmente um disco novo resolve a questão. Convém lembrar também que o disco em questão deve ser 4200 RPM e isso é uma lesma sobretudo à medida que o sistema vai recorrendo mais e mais à swap file. Eu resolvi esta questão espetando 2 GB de RAM e um disco de 5200 RPM. Caso não queiras fazer isto, aconselho-te a mandar o Dashboard para os porcos. É uma trituradora de recursos e só vale a pena quando se tem mesmo muita RAM para queimar.
 
Última edição:
Indo ao que interessa, cria um novo user e entra na área do mesmo. Se notares uma diferença notável de velocidade então tens o problema resolvido. Notar que tens que configurar tudo outra vez ou transplantar configurações da home do utilizador antigo selectivamente.


Engraçado que essa tb é uma dica que funciona bem no windows...

Mas se esta não funcionar, o melhor mesmo é uma reinstalação... NAda como os bons ares do vazio

:lol:
 
há quem diga que é só no windows que é preciso reinstalar, mas também me parece boa ideia nos mac.







PS : :lol:



Parece-te? Porquê? Tens conhecimento de causa, isto é, usas o OS X diariamente para poderes afirmar e "mandar uma posta de pescada" dessas?

E se por acaso responderes positivamente, não venhas dar o exemplo do teu "OS X", que te fica mal.

:x2:
 
Se Mac OS X é tão mau porque te dás ao trabalho de instalar a versão pirateada que não é propriamente um mar de rosas a nível de suporte, estabilidade e utilização e ainda por cima de o mostrar orgulhosamente na assinatura? Enfim...
...
Indo ao que interessa, cria um novo user e entra na área do mesmo. Se notares uma diferença notável de velocidade então tens o problema resolvido.
...
Em termos de software, em último caso faz reinstall.

eu disse que era mau? onde?
se até a versão pirateada é utilizável com qualidade, num pc sem suporte para todo o hardware (a aceleração gráfica e o wireless não funcionam, mas a placa wireless usb funciona), imagina o que acho da versão completa ;)

Parece-te? Porquê? Tens conhecimento de causa, isto é, usas o OS X diariamente para poderes afirmar e "mandar uma posta de pescada" dessas?
E se por acaso responderes positivamente, não venhas dar o exemplo do teu "OS X", que te fica mal.
:x2:
já usei muito OSX, a minha irma tem um mac, uso macs na universidade, tenho muitos conhecidos com mac.
quanto à minha justificação, apenas vem do que vejo de alguns users mac...
eu raramente tenho de reinstalar qualquer sistema operativo, tenho por norma deixa-los apenas com o necessário e não andar a inventar :)

cumps
 
Parece-te? Porquê? Tens conhecimento de causa, isto é, usas o OS X diariamente para poderes afirmar e "mandar uma posta de pescada" dessas?

E se por acaso responderes positivamente, não venhas dar o exemplo do teu "OS X", que te fica mal.

:x2:

concordo.. é mais um windows user a mandar bocas xD
 
concordo.. é mais um windows user a mandar bocas xD

se aprendesses a ler o tópico todo antes de falar... evitavas dizer asneiras. :007:
ao menos eu uso "todos" os sistemas operativos e sei ver o que cada um tem de bom,
contrariamente a alguns que andam aí colados a um como se de uma religião se tratasse.
cumps
 
Última edição:
concordo, windows ou nao.. mac, linux.. acho que qualquer sistema operativo pode chegar a uma altura em que tem que ser "limpo" e uma reinstalação é sempre uma boa solução...

ou vão me dizer que o windows é um mau sistema operativo que se tem que andar sempre a formatar.. e o mac é algo "divino" que nada de mal se pode suceder?

Não estou a tentar defender nada, nem acusar nada.. mas que eu saiba tudo tem os seus defeitos..
e na minha opiniao critica o mac não substitui o windows nem vice versa, isto na totalidade claro.

Um é bom para umas coisas e outro é bom para outras...

Agora para o topico.. o melhor é mesmo fazer o que o Evangelion-01 disse, ou seja tenta arranjar um disco mais rapido e/ou mais memoria isso decerto que vai ajudar...
E entao depois vais ter mesmo que reinstalar... n é?

cumps
 
se aprendesses a ler o tópico todo antes de falar... evitavas dizer asneiras. :007:
ao menos eu uso "todos" os sistemas operativos e sei ver o que cada um tem de bom,
contrariamente a alguns que andam aí colados a um como se de uma religião se tratasse.
cumps

É capaz. Mas reafirmo, se os conhecesses mesmo, verias que o problema de lentidão do OS X acontece principalmente pelo excesso de cache que armazena e que por vezes precisa de ser esvaziado.

E não trato o OS X como uma religião. Trato-o com conhecimento de causa e acima de tudo pesquiso sobre os seus problemas (que existem, como é óbvio). Mas não mando "postas de pescada" e não julgo os outros por gostarem mais ou menos dos sistemas operativos que usam.
 
Última edição:
Back
Topo