1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mac mini 2018

Discussão em 'Macintosh e OS X/macOS' iniciada por Metro, 30 de Outubro de 2018. (Respostas: 29; Visualizações: 1291)

1. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Aberto um tópico apenas para este dispositivo.

Algumas notas.

Aparentemente o CPU será de socket.

Em edição.

Versões Base

• Intel Core i3 quad‑core a 3,6 GHz de 8.ª geração
    • 8 GB de DDR4 a 2666 MHz
    • Intel UHD Graphics 630
    • 128 GB de armazenamento SSD
    • Ethernet Gigabit (Ethernet Gigabit 10/100/1000BASE-T utilizando o conetor RJ-45)
    919€

• Intel Core i5 6‑core a 3 GHz de 8.ª geração (Turbo Boost até 4,1 GHz)
    • 8 GB de DDR4 a 2666 MHz
    • Intel UHD Graphics 630
    • 256 GB de armazenamento SSD
    • Ethernet Gigabit (Ethernet Gigabit 10/100/1000BASE-T utilizando o conetor RJ-45)
    1269€

CPUs prováveis
    Core i3-8100. Velocidade 3,6GHz sem Turbo nem HT, TDP 65W.
    https://ark.intel.com/products/126688/Intel-Core-i3-8100-Processor-6M-Cache-3-60-GHz-

Core i5-8500. Velocidade 3GHz, 4.1GHz Turbo, sem HT, TDP 65W.
    https://ark.intel.com/products/129939/Intel-Core-i5-8500-Processor-9M-Cache-up-to-4-10-GHz-

Core i7. Velocidade 3.2GHz, Turbo 4,6GHz.
    Podem ser um destes: https://ark.intel.com/compare/140642,126686,134905

Abertura do Mac mini
    https://www.ifixit.com/Teardown/Mac+mini+Late+2018+Teardown/115210

Última edição: 9 de Novembro de 2018 às 14:59
  2. Sparrowhank

Sparrowhank Power Member

Ja ha confirmaçao que sao mesmo socket ?

3. rastiff

rastiff Power Member

São soldados.

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Vendo no site da Apple na pagina do mac mini, yup, é soldado. O circuito de alimentação parece ter 6 fases, e o tamanho maior do cooler,, bem como a saída, indica que é de 65W.

Deve ser o i5 8500B e o i7 8700B, já o i3 deve ser um SKU próprio ou um "8100B" que não existe ainda no Ark.

Mas sabemos bem como é o turbo e o consumo nestes CPUs, o i7 a puxar deve aquecer e de que maneira... Quando tive um Mini com um i5 dual core, tive que ajustar o perfil da fan, porque facilmente ia 80 graus... Mas este deve bater nos 90 graus a renderizar com a fan a gritar :002:

Se acham estranho eventualmente usar um CPU "desktop" numa maquina deste tamanho, tenho no emprego HPs menores, pelo menos em altura (mas com fonte externa), que usam Um i7 6700T (35w), tem HD 2,5" e ainda permite SSD M2 e 2 slots DDR4 sodimm. Indo para all flash storage ganha um espaço tremendo que permitiria um cooler maior.

Agora a memória voltou a usar SODIMM, mas está uma posição que trocar deve ser bem dificil, mas parecem estar em angulo.

E estão mesmo por cima do CPU, aquecimento a bruta das rams?

Última edição: 31 de Outubro de 2018
  5. Sparrowhank

Sparrowhank Power Member

Eu até desconfio que nem seja possivel mudar a ram. É esperar que ele saia mesmo para ver como se portam nos sitios do costume. Estou interessado em comprar um desktop para casa e custa muito sair do Mac OS que uso a mais de uma decada.

Vamos la ver.

6. Gandalf

Gandalf I fold therefore I AM

Tambem estou a espera da confirmação, mas pelo que tenho lido e foi confirmado no pos evento que pessoas com algum conhecimento podem fazer o swap facilmente.
    Para a semana já sabemos de certeza.

https://appleinsider.com/articles/1...-about-the-2018-mac-mini-ram-storage-and-more

7. Metro

Staff Member

Por um lado ao ser SO-DIMM dá para trocar, por outro enquanto não tiver o tratamento do ifixit vamos ficar na dúvida se a Apple não inventou uma maneira de ter que se remover o cooler para poder trocar os dimms de RAM.

Dia 7 já devemos saber.

Ao vivo deve ser bem mais pequeno do que parece. Tem 3,6cm de altura. Não são muito boas notícias para o cooling porque a ventoinha deve ser bem fina.

Edit: Não tinha visto a resposta do @Gandalf. Espero que sim que seja fácil.

8. Mika.Gra

Mika.Gra Power Member

Ja agora qual é a utilidade de um Mac mini? Nao vale melhor comprar uma torre classica ou entao um iMac?

9. Metro

Staff Member

A "torre clássica" não existe com macos. O iMac tem um ecrã colado que não interessa a muita gente. Depois é o fator preço que sendo elevado na Apple em todos os produtos é o que é. O mac mini é bastante mais barato que o iMac.

10. Stlkr

Stlkr Power Member

Na minha empresa, todos os devs têm mac minis e posso dizer que são brutais. i7, 250 SSD e 16Gb de ram...2 ecrãs 24" da Dell.
    Designers usam os "típicos" iMacs 27" com as mesmas características, mas com mais poder gráfico.
    Um Mac mini pode ser tão poderoso como um iMac.

11. hildeberto

hildeberto Power Member

Aliás estes mac minis vão ser mais poderosos que os iMac ;)

12. tuning

tuning Power Member

13. Dape

Dape Suspenso

Este mac mini parece-me uma excelente máquina para um mini servidor. Com a quantidade de RAM e SSD que pode ter além do poder de processamento, chega e sobra. Apenas lamento a subida do preço.

14. Metro

Staff Member

O problema de ser um Mac Pro em pequeno como tenho visto é que tem uma gráfica integrada. Usar uma gráfica externa perde o propósito.
    Como servidor sem uma opção de Xeon e memória ECC não faz muito sentido como servidor.

15. Dape

Dape Suspenso

Um mini servidor. Não servidor per se…

Consome pouco, tem boa capacidade de armazenamento e de ram e cpu… pode estar ligado bastantes horas com as coisas armazenadas e depois é só aceder via rede a ele, por exemplo a música ou vídeo, através de um portátil por exemplo.

16. rastiff

rastiff Power Member

Tem muitas opções de upgrade, sim. Mas com um custo surreal (se quiseres 2TB de armazenamento - diria que o mínimo para um mini servidor de conteúdos - são 2k€ o upgrade) e sem qualquer hipótese de upgrade futuro (storage e cpu).
    O problema é que o base já é caro e traz pouca coisa que seja uma vantagem num mini-servidor quando comparado com soluções que custam menos e que foram pensadas de raiz para mini servidores (e.g. com bem menos TDP, com software optimizado, etc).
    E se fores para o muito armazenamento/ram/cpu no mac mini vais para valores em que tens melhores soluções até para servidores com propósitos mais "a sério".

Para quem já tiver os periféricos (ecrã incluído) o mac mini como workstation (para quem precisar/quiser macOS) é interessante. Já tive um de modelo anterior a que troquei (eu) o HDD por um SSD e era porreiro - foi é muito mais barato do que o preço do modelo actual, já contando com o preço do SSD.
    Mas para quem não tiver ainda periféricos e precisar de tudo, acho o iMac muito melhor opção.

17. pes_player

pes_player Power Member

Por acaso tenho um Mac mini i5 late 2012. Fiz upgrade ao disco para um SSD e coloquei + 8Gb de RAM - ficou com 10Gb e a máquina ficou espetacular. Faço uma utilização light e para já dá para os gastos. A fazer upgrade o novo Mac mini é uma alternativa bastante válida, visto é só trocar a “caixa”. Teclado e trackpad apple e monitor ficam os mesmos.

18. Dape

Dape Suspenso

Sim o que estraga tudo é o preço. É um exagero.

19. Metro

Staff Member

Eu quando vejo escrito servidor não penso neste tipo de utilização. Aliás, os exemplos que dás gritam por NAS e não Mac mini. Um NAS dá redundância em termos de discos e está "optimizado" para ser acessível na rede.

O iMac é ainda mais caro e tem um monitor agarrado que não faz muito sentido para o que estamos a discutir aqui.
    O modelo anterior em termos de performance não se pode comparar.

Para utilização Light a opção com o Core i3 será a ideia, e não sendo barato é fácil de justificar se preferem o macos.

É a opção de usar macos. Estão na posição de meterem estes preços. Concordo? Não mas não há nada que possa fazer contra.

20. jncevcosta

jncevcosta Power Member

Eu em vez de mini servidor diria mais um media center. Ligas à rede onde tens o NAS com os teus dados e reproduzes tudo. Ficando ainda com a vantagem de teres um pc capaz para navegar na net, trabalhar, etc

Partilhar esta Página