Mac mini 2018

Penso que estamos todos a dizer o mesmo. Se consideram isso um servidor e se adicionam um NAS então um Chromecast faz a parte de ver numa televisão ou uma TV Box, ou se querem algo para navegar então um mini pc é muito mais barato.

Entretanto o ifixit já está a trabalhar: https://www.ifixit.com/Guide/Mac+mini+Late+2018+Disassembly/115396
Trocar a RAM: https://www.ifixit.com/Guide/Mac+mini+Late+2018+Memory+Replacement/115309

Do que me lembro é muito semelhante ao Mac mini antigo. Não é simples mudar a RAM mas é fazível. Com a questão da compatibilidade da RAM tem que se fazer contas se vale a pena mexer.
 
Eu tive um mac mini, se não me engano o de 2012 ou lá o que era. E agora cheguei a considerar este. Mas já me afastaram com o preço. Talvez nos usados ou quando baixar de preço.
 
Fácil de fazer: limpar a ventoinha ou trocar a mesma.
Médio: trocar RAM, limpar o dissipador e trocar massa térmica, mas tem que sakar a board fora!

Nada de 2 discos como antigamente, até aceitava o SSD soldado, mas uma porta SATA livre era um must...

Mas atualmente não tens mais espaço dentro da máquina, a fonte passou de 85 para 150w, logo ficou mais gorda e o cooler e dissipador é muito maior, dado usar CPUs de 65W e não 35W.

O jeito é usar NAS ou discos USBC ou tBolt.

Idealmente e comprar com uns 512 GB SSD e manter o resto... E faz upgrade da RAM quando for necessário depois.

Mas pronto, a versão i3 fica em... 1400 euros. Se for para um i5 dispara para 1510 e 1750 pro i7.

Ou seja, nada barato, infelizmente vai afastar muita gente que podia querer experimentar o Mac OS, mas infelizmente está sendo o preço a pagar e cada vez mais aumenta o gap para a concorrência.

O i5 parece oferecer melhor value, por mais 110 euros ganha-se mais 2 cores e mais clocks. Só falta saber se tem HT ou não.
 
Última edição:
Eu também confesso que não entendo a discussão. A menos que o Tim Cook vire Madre Teresa de Cálcuta os preços são o que são se se quer usar macOS.
É muito? Sim. Mas eu quero continuar a usar macOS e como tal esta é a opção mais equilibrada para se ter alguma performance.
 
Claro, se o objetivo é ter o Mac OS, não há discussão.

É um desabafo, antes era muito acessível começar no Mac OS com o Mini, eu mesmo tive um (2011 model), que era um i5, depois levou com 8 GB e SSD e ficou um maquinão para a época. E gastei uns 600 euros por aí (foi usado é verdade, mas já com o extra da memória, SSD, que na altura eram bem caros e o cabo SATA extra, que custava uns 50 euros!).

Hoje para ter algo equivalente, dado que estamos em 2018 é mais que o dobro do custo.

Só que eu desfiz dele, porque já tendo um desktop tradicional, ficou algo redundante. No meu caso ficaria mais servido com um macbook air.

Este modelo, bom o i3 até chega para uso básico e mediano, mas os 128 GB não dá para nada... Se a maquina custasse 499$ estava perfeito...

Mas é a mesma inflação que está ocorrendo no geral dos produtos Apple (e não só), estão testando para ver até onde podem cobrar.
 
Última edição:
Quero só deixar aqui o meu ponto de vista sobre os preços da Apple.

Para esclarecer, eu sou utilizador do iOS, mas não do MacOS e apesar de me custar muito pagar por produtos da Apple, pelo preço em si, consigo aceitar e compreender os preços elevados.

Se olharmos para o portefólio de produtos Apple e para o seu tempo útil de vida vemos produtos a serem actualizados durante 4/5/6 anos incluindo upgrades de versão, sendo que a Apple já não cobra nada por estes upgrades como cobrou no passado.
O desenvolvimento dos SOs e respectivo software, tem um custo de milhões e não trás propriamente custo para o consumidor para manter as aplicações stock, a Apple não ganha dinheiro com publicidade(como a Google) e por exemplo não vende a sua suite de "Office" (como a Microsoft).
Uma pessoa que compre um Mac e o utilize para "Office" pode usufruir da máquina pelo menos 5 anos sem qualquer custo com licenças de software e isto é algo que a Apple tem que acautelar e faz isso com o preço inicial do produto.

Claro que isto é teoria e a Apple não é uma coitadinha, não é por acaso que é a empresa mais rica do mundo, mas por vezes é preciso usar a calculadora e ver que o custo inicial pode ser justificado a longo prazo.

E isto para não falar na assistência, que apesar de outras marcas estarem a melhorar parece-me que ainda falta para a nível da Apple e tudo isto tem custos... Infelizmente não temos Apple Store em PT e isso também nos prejudica em relação a outros países.
 
Não esquecer dos acessórios, isso tem uma margem de lucro muito maior! Alem disso, não esquecer o dinheiro de iClouds, Apple Musics e outras subscrções.

A venda de macs hoje tem pouca influencia...
 
Estou tentando a comprar um até porque volta e meia há aquelas promoções de 15 e 20 por cento de certas lojas.

Adoro o meu iMac 2017 mas tenho um monitor 21:9 do qual adoro o formato e queria tirar partido dele.

Abandonei a ideia depois de ver o preço real, porque quando postei a mensagem acima vi a venda a 619eur mas foi um erro da loja e agora está a 919 e a esse preço vou antes para um late 2012 barato no olx e meto-lhe um ssd e mais memória e dá para o uso normal.
 
Última edição pelo moderador:
Estou capaz de comprar um Mac Mini destes novos, com i5, 8Gb de Ram e 256GB SSD (1086€ na Amazon).
As memórias compatíveis da OWC, para 32Gb ficam por 190€.

Alguém sabe se se portam bem?

Assim despachava-me de vez do Macbook Pro, e ficava apenas com o iPad Pro 12.9 para mobilidade.
 
Vais gastar 1300€ para ficar quase exactamente na mesma? Quanto retiras ainda do MBP? Ainda tens de comprar o ecran e alguns periféricos. Já tens ecran de usar o MBP em casa?

O actual Mac Mini é porreiro mas como quase tudo o que a Apple faz tem um preço rídiculo.
 
Vais gastar 1300€ para ficar quase exactamente na mesma? Quanto retiras ainda do MBP? Ainda tens de comprar o ecran e alguns periféricos. Já tens ecran de usar o MBP em casa?

O actual Mac Mini é porreiro mas como quase tudo o que a Apple faz tem um preço rídiculo.

Em casa já tenho ecrã 4k, Magic Keyboard (Space Gray) e Magic Mouse (Space Gray) que costumo utilizar com o Macbook Pro, e tenho ainda um LaCie Porsche Design Desktop USB-C com 8Tb.
Praticamente o macbook pro está sempre em casa ligado a estes devices, porque no dia-a-dia apenas utilizo o novo iPad Pro.

Mas, como o meu macbook pro é a versão de 2017, base. Com i5 dual-core e 8Gb de Ram, sinto-o cada vez mais a arrastar-se nas tarefas que faço diariamente, que passam pelo desenvolvimento web e mobile e UI Design. Ja para não falar que o teclado apresenta o famoso problema de teclas presas.

Assim, comprar um macbook pro novo com as specs que pretendo, ou seja, 6-core + 32Gb de Ram tenho de investir uns 3000€ e viver na mesma com os problemas de teclado.

Creio que desta forma seja uma opção consciente optar por substituir este macbook por um mac mini com o upgrade (third-party) para 32Gb de ram.

Faz sentido? :)
 
Se sentes que precisas mesmo de outro sistema acho que sim, faz sentido. O ideal seria talvez esperar a próxima ronda de lançamentos da Apple.
 
Se sentes que precisas mesmo de outro sistema acho que sim, faz sentido. O ideal seria talvez esperar a próxima ronda de lançamentos da Apple.
Pois, eu de facto adiei a compra de um macbook pro 15" há cerca de 2 meses atrás, quando soube da possibilidade de vir a sair um novo modelo este ano (16?), por outro lado, a acontecer isto não me parece que a fasquia de investimento seja menor de 3000€ na mesma. E aquilo que mais me preocupa ainda é que a Apple ainda não deixou escapar nada relativamente a uma melhoria nos keyboards. Tal como no Pro de 15", custa-me estar a investir 3000€ quando sei que vou ter problemas de cooling, teclado, etc...
 
Nada vai escapar até sair. Eles não têm desprezado os MBs como outras gamas, é provável que este ano haja outra revisão ao MBP.

Depois é aquela, a quantidade de vezes que a Apple de há uns anos para cá lança algo em que um gajo fica, "fdx mais valia o que tinha antes" face às "fdx agora é que vai ser" é muito maior. Se calhar mais vale resolveres o teu problema e pronto.
 
Ando aqui à espreita das configurações do mini, isto de nenhuma forma da para comprar esta última versão com i5 e 256 gb de ssd? É estranho aquela primeira configuração só dar com i3 ou i7
 
Back
Topo