1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mac mini 2018

Discussão em 'Macintosh e OS X/macOS' iniciada por Metro, 30 de Outubro de 2018. (Respostas: 29; Visualizações: 1292)

1. Dape

Dape Suspenso

Isto, sem tirar nem por.

Apenas aquele preço… estraga a pintura toda...

2. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Penso que estamos todos a dizer o mesmo. Se consideram isso um servidor e se adicionam um NAS então um Chromecast faz a parte de ver numa televisão ou uma TV Box, ou se querem algo para navegar então um mini pc é muito mais barato.

Entretanto o ifixit já está a trabalhar: https://www.ifixit.com/Guide/Mac+mini+Late+2018+Disassembly/115396
    Trocar a RAM: https://www.ifixit.com/Guide/Mac+mini+Late+2018+Memory+Replacement/115309

Do que me lembro é muito semelhante ao Mac mini antigo. Não é simples mudar a RAM mas é fazível. Com a questão da compatibilidade da RAM tem que se fazer contas se vale a pena mexer.

3. Dape

Dape Suspenso

Eu tive um mac mini, se não me engano o de 2012 ou lá o que era. E agora cheguei a considerar este. Mas já me afastaram com o preço. Talvez nos usados ou quando baixar de preço.

4. Metro

Staff Member

5. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Fácil de fazer: limpar a ventoinha ou trocar a mesma.
    Médio: trocar RAM, limpar o dissipador e trocar massa térmica, mas tem que sakar a board fora!

Nada de 2 discos como antigamente, até aceitava o SSD soldado, mas uma porta SATA livre era um must...

Mas atualmente não tens mais espaço dentro da máquina, a fonte passou de 85 para 150w, logo ficou mais gorda e o cooler e dissipador é muito maior, dado usar CPUs de 65W e não 35W.

O jeito é usar NAS ou discos USBC ou tBolt.

Idealmente e comprar com uns 512 GB SSD e manter o resto... E faz upgrade da RAM quando for necessário depois.

Mas pronto, a versão i3 fica em... 1400 euros. Se for para um i5 dispara para 1510 e 1750 pro i7.

Ou seja, nada barato, infelizmente vai afastar muita gente que podia querer experimentar o Mac OS, mas infelizmente está sendo o preço a pagar e cada vez mais aumenta o gap para a concorrência.

O i5 parece oferecer melhor value, por mais 110 euros ganha-se mais 2 cores e mais clocks. Só falta saber se tem HT ou não.

Última edição: 10 de Novembro de 2018 às 16:30
  6. Gandalf

Gandalf I fold therefore I AM

Mas não tem macOS, logo é daquelas discussões ...

7. Metro

Staff Member

Eu também confesso que não entendo a discussão. A menos que o Tim Cook vire Madre Teresa de Cálcuta os preços são o que são se se quer usar macOS.
    É muito? Sim. Mas eu quero continuar a usar macOS e como tal esta é a opção mais equilibrada para se ter alguma performance.

8. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Claro, se o objetivo é ter o Mac OS, não há discussão.

É um desabafo, antes era muito acessível começar no Mac OS com o Mini, eu mesmo tive um (2011 model), que era um i5, depois levou com 8 GB e SSD e ficou um maquinão para a época. E gastei uns 600 euros por aí (foi usado é verdade, mas já com o extra da memória, SSD, que na altura eram bem caros e o cabo SATA extra, que custava uns 50 euros!).

Hoje para ter algo equivalente, dado que estamos em 2018 é mais que o dobro do custo.

Só que eu desfiz dele, porque já tendo um desktop tradicional, ficou algo redundante. No meu caso ficaria mais servido com um macbook air.

Este modelo, bom o i3 até chega para uso básico e mediano, mas os 128 GB não dá para nada... Se a maquina custasse 499$ estava perfeito...

Mas é a mesma inflação que está ocorrendo no geral dos produtos Apple (e não só), estão testando para ver até onde podem cobrar.

Última edição: 10 de Novembro de 2018 às 16:30
  9. Rykardu_Souza

Rykardu_Souza Power Member

Quero só deixar aqui o meu ponto de vista sobre os preços da Apple.

Para esclarecer, eu sou utilizador do iOS, mas não do MacOS e apesar de me custar muito pagar por produtos da Apple, pelo preço em si, consigo aceitar e compreender os preços elevados.

Se olharmos para o portefólio de produtos Apple e para o seu tempo útil de vida vemos produtos a serem actualizados durante 4/5/6 anos incluindo upgrades de versão, sendo que a Apple já não cobra nada por estes upgrades como cobrou no passado.
    O desenvolvimento dos SOs e respectivo software, tem um custo de milhões e não trás propriamente custo para o consumidor para manter as aplicações stock, a Apple não ganha dinheiro com publicidade(como a Google) e por exemplo não vende a sua suite de "Office" (como a Microsoft).
    Uma pessoa que compre um Mac e o utilize para "Office" pode usufruir da máquina pelo menos 5 anos sem qualquer custo com licenças de software e isto é algo que a Apple tem que acautelar e faz isso com o preço inicial do produto.

Claro que isto é teoria e a Apple não é uma coitadinha, não é por acaso que é a empresa mais rica do mundo, mas por vezes é preciso usar a calculadora e ver que o custo inicial pode ser justificado a longo prazo.

E isto para não falar na assistência, que apesar de outras marcas estarem a melhorar parece-me que ainda falta para a nível da Apple e tudo isto tem custos... Infelizmente não temos Apple Store em PT e isso também nos prejudica em relação a outros países.

10. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Não esquecer dos acessórios, isso tem uma margem de lucro muito maior! Alem disso, não esquecer o dinheiro de iClouds, Apple Musics e outras subscrções.

A venda de macs hoje tem pouca influencia...

Partilhar esta Página