1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Hardware Mac Mini 2020 (ARM)

Discussão em 'Macintosh e OS X/macOS' iniciada por Metro, 10 de Novembro de 2020. (Respostas: 213; Visualizações: 10622)

1. Gandalf

Gandalf I fold therefore I AM

Aconteceu o mesmo aqui mas depois ficou ok.
    Até agora sem problemas de BT, mas tb ainda nao meti o MX3 por BT.
    Mas o audio está sem cortes para já.

edit: tentei o mx3 por BT e é para esquecer. Lag e breaks. Volta para o dongle.

Última edição: 3 de Fevereiro de 2021
  2. bammer

bammer Power Member

Tinha esse problema no meu (Firefox Developer Edition) num MBP Intel. Entretanto por aqui ficou resolvido e já arranca à primeira... a atualização deve ter resolvido, mas lembro-me que pelo caminho também tive um crash e uma passagem pelo Safe Mode, portanto experimenta talvez correr isso primeiro, pode ser que resolva!

De extensões, só tenho Bitwarden e as React Developer Tools...

3. RicardoMoreira

RicardoMoreira Power Member

Estás ligado por wireless, certo?
    Eu tenho wi-fi activo, mas desligado de qualquer rede, apenas para ter airdrop.
    Tenho um mx master 3 ligado sem dongle, uma magic keyboard e uns airpods a funcionar sem qualquer tipo de problema, tudo por BT.

4. Gandalf

Gandalf I fold therefore I AM

Estou ligado por ethernet e wireless.
    Não vou desligar o wifi pois deixo de ter acesso a funcionalidades que prezo.
    Continua a existir um problema.

5. cuiver

cuiver Power Member

6. gansolfm

gansolfm Power Member

Daqui a pouco vou confirmar no meu quais os valores que apresenta. É um Air de 256GB SDD e 16GB RAM.

7. lagartoriscado

lagartoriscado Power Member

Aqui para um leigo na matéria que só vê números sem sentido, o que é que isso quer dizer?

8. cuiver

cuiver Power Member

Ao contrário dos discos rígidos (termo colhido pelo facto da informação ser literalmente colocada em discos metálicos rígidos) que não estão propriamente limitados pelo número de dados escritos (outros factores no entanto, como qualquer dispositivo mecânico), os suportes de armazenamento sólido sem peças móveis (SSDs) que são compostos por NAND gates de um semicondutor, têm uma vida pré definida essencialmente associada ao número de vezes que determinada célula NAND é re-escrita.

Com o advento da integração (Apple foi um dos pioneiros) e a depreciação do uso de sockets, é cada vez mais comum observar dispositivos com esse tipo de memória não volátil soldada directamente na motherboard, ao invés de socketed e facilmente substituível. Perante o custo inicial de qualquer tecnologia nova, de modo a tornar os chips NAND mais baratos e rentáveis em termos de armazenamento final, os fabricantes optaram por aumentar o número de bits armazenado por cada gate aumentando exponencialmente o desgaste dos mesmos em troca de espaço. Daí termos SLC, MLC, TLC e QLC em termos de grading em SSDs, em que temos 1, 2, 3 ou 4bits de informação por cada gate, respectivamente.

Naturalmente que muitas marcas viram aqui a oportunidade de "oferecer" mais por menos, ainda para mais quando estamos a falar de dispositivos electrónicos domésticos onde o foco não é certamente a sua longevidade. No entanto, com essa decisão, certas marcas passaram indirectamente a limitar a "quantidade" de utilização que cada dispositivo desses tem, pois assim que o limite das NANDs se esgotar, o equipamento perdeu a sua vida útil e tem que ser substituído. Por exemplo, uma NAND QLC de 92s layers na configuração de 1TB neste momento tem um endurance de 360TB escritos. 250GB TLC de 64 layers têm um endurance de 150TB, 500GB um endurance de 300TB, and so on. Esses mesmos 256GB em MLC (muito pouco usado neste momento no mercado doméstico) duplicam o seu endurance para 300TB.

Quando se observa um MacBook com pouco mais de 432 horas ligado e dois meses na posse do cliente, com uma utilização aparentemente normal para um produto apelidado de PRO, com cerca de 150TB escritos não augura um futuro muito longínquo nesses moldes (ou mesmo o outro exemplo onde em 192 horas já atingia 16TBs escritos e isto num SSD de 256GB - muito provavelmente TLC - deverá ter uma endurance de 150TB[base nos números da ultima foundry TLC da Samsung]). Naturalmente que tal quantidade de dados escritos nessa utilização demonstra uma pressão considerável em termos do uso de memória virtual, que tenha como causa a optimização do conjunto (incapacidade em lidar com os workloads descritos no tweet nessa arquitectura/kernel e 16GB de RAM) ou outro factor qualquer (bug? que se manteve na versão release até agora) está já neste momento a cortar a vida dos equipamentos na posse dos clientes. Esperemos que seja só uma questão de optimização, e que consigam fazer uma gestão mais agressiva da RAM disponível de modo a evitar tais pressões na swap e indirectamente na vida útil do SSD.

9. RicardoMoreira

Já tinha lido que o smartctl pode estar a reportar mal nos M1.
    Tenho o meu M1 Mini ligado há mais de um mês e ao correr o smartcrtl no Power On Hours diz 57.

10. fakemeta

fakemeta Colaborador
    Staff Member

Quando o computador não está a ter uso o SSD deve ser desligado, daí apenas reportar 57 horas.

O meu, que já vai com quase 3 anos, reporta 825 horas ligado. Por outro lado, o "Power Cycles" está em 40335.

11. RicardoMoreira

Eu tenho desde o primeiro dia a configuração de energia para colocar os discos em sleep sempre que possível desligada.

12. cuiver

cuiver Power Member

De acordo com a Apple, não tem qualquer efeito em SSDs (só nos discos HDD que ligares externamente):

Put hard disks to sleep when possible

This setting powers down the hard drive motor when you aren't reading or writing files from the drive. Solid-state drives (SSDs) don’t have moving parts, so this setting doesn’t affect Mac computers that use only SSDs to store data.

Consider deselecting this option if you have an internal or external non-SSD drive and you use apps—for example, pro audio or video editing software—that work better with continued read and write access to the hard disk.

Como a grande parte dos SSDs, a gestão energética ocorrerá essencialmente a baixo nível, mais propriamente no controlador das gates NAND. Depois o número de horas activo dependerá do que a RAM cache ligada ao controlador puder acomodar e da agressividade e/ou randomness dos acessos do sistema/utilizador.

13. Mr.Henrique

Mr.Henrique 1st Folding then Sex

Chegou finalmente o meu , 6 semanas depois da encomenda.

Conseguiram colocar a Google Drive a funcionar? Não estou a conseguir.

PS: Assustou no primeiro update. Crashou e ficou a mostrar barras no monitor.

14. Rykardu_Souza

Rykardu_Souza Power Member

Também chegou hoje o meu... mas eu comprei no Domingo, segunda foi expedido na china e chegou hoje de manha... estava previsto chegar dias 12... veio rapido