Hardware Mac Mini 2020 (ARM)

@Metro o que mandei vir:



Percebo o que dizes mas ligado ao Mac Mini tenho um Crucial X8 que me dá o suporte externo com rapidez que preciso.

Vou usar este para time machine, pequeno armazém e pelas portas usb sempre a jeito e leitor de cartões. Não me incomoda que o leitor seja lento.

No MacBook Pro uso o que já disse noutros tópicos e é excelente!

Com t€mpo terei de ver uma Dock Thunderbolt que me permita usar o Mac mini e MacBook Pro ligados a 2 monitores e aos discos externos.
 
Vou ser sincero. Este é um caso em que ter a forma mas não tem a funcionalidade. Tem o formato certo, ou melhor, não sei se tem assim tanto, porque a mac mini na parte inferior fica apoiado pelo centro. Resolves colocando umas borrachas para ficar perfeito como na fotografia, senão ao mínimo toque vai andar a dançar. Mas a funcionalidade só mesmo com Thunderbolt é que seria perfeito. Eu teria antes comprado uma dock destas: https://comparador.zwame.pt/produto...c-hub-100w-power-delivery-4k-60hz-hdmi-10gbps. Há mais, mas essa é um exemplo. O disco ali no meio não me agrada sinceramente. E docks como a que estou a dar de exemplo, no futuro facilmente se usa com um portátil qualquer, esta fica "agarrada" ao mac mini. Andar com esta atrás não é muito funcional.
 
@Metro estamos totalmente de acordo mas para mim o trade off compensa. A não ser que não funcione mesmo(demasiado lento). Tem as portas que quero e esteticamente é apelativo, algo que também quero.

Tenho um desses, uso no Mac Mini e IPad. Troco conforme necessário. Este Hagibis é mesmo para “integrar” o mini, servir para backup e não sair da secretaria.

ps: atenção que o comprei por 40€. Mais não daria!
 
Última edição:
A questão aqui é se de facto o disco começar a desligar cada vez que saias da frente do mac mini. Compreendo perfeitamente o que te fez avançar para a compra :)
 
@Mr.Henrique é importante perceberes o que realmente necessitas para não deitares dinheiro fora.

Tal como o @Metro diz estas Docks têm algumas(até poderão ser consideradas fortes)limitações, nomeadamente a lentidão das portas e o facto de o disco, aparentemente desligar quando o Mac entra em StandBy.

No meu caso quero acrescentar uma Dock que me facilite o acesso às portas usb e leitor de cartões, um disco para time machine e que fique esteticamente bonito e organizado. Aqui a estética teve o seu peso na decisão. Também já tenho discos externos ligados e um Corsair X8 de 1TB onde edito, tanto no mini como no Pro.

Mal escolhido e ficas com um Pisa papéis, caro e que te obrigará a comprar outro.
 
No meu atual setup (Macbook Pro) tenho o SSD para o software e um disco de 1TB onde guardo a library do FinalCut e os ficheiros recentes onde estou a trabalhar. Os de 2021 portanto.

O resto vai para um backup externo.

No Mac Mini queria fazer exactamente igual. SSD interno para o softare, e já estive a ver, se calhar uma case com um NVME com a library e os ficheiros recentes.

A dock que tu mandaste vir, também me dava jeito por causa das portas e do leitor SD. E aproveitava, e metia um HDD para cold backup maybe.
 
Para quem tem o Mx Master 3, como o ligam através do unifying receiver em vez de bluetooth? Na App da logitech, tento adicionar lá ao receiver, ele diz para reiniciar o rato (off -> on) no entanto nunca o encontra.
Eu tinha ligado por bluetooh, mas desde que liguei uns SDD externos que por vezes o ponteiro tem uns freezes.

Edit:
Já dei com o problema, bastante estupido que a pen tenha que estar quase colada ao rato para funcionar. Com o mac mini a nem meio metro simplesmente não funciona.
 
Última edição:
Eu tenho o rato logitech m720 triathlon e funciona que nem 1 mimo desde a primeira utilização.
Altero entre o Mac mini, MacBook Pro e portátil Windows sem qualquer problema.

Já o teclado, logiteck k370 desconecta por vezes, seja no Mac mini ou Pro.
 
Mesmo depois do setup, se o receiver não estiver bastante perto do rato o movimento do ponteiro tem imensas paragens.

Estás com a última versão do macOS?
É que eu depois de um dos updates até voltei a usar por BT. Algumas vezes tem umas hesitações mas nada que me tenha feito voltar a usar o dongle e ocupar uma porta USB. Por isso é que acho estranho. Tenho o mac mini em cima da mesa, como ele não faz barulho não me incomoda, mas claramente a experiência é melhor do que a que descreves.
 
Estás com a última versão do macOS?
É que eu depois de um dos updates até voltei a usar por BT. Algumas vezes tem umas hesitações mas nada que me tenha feito voltar a usar o dongle e ocupar uma porta USB. Por isso é que acho estranho. Tenho o mac mini em cima da mesa, como ele não faz barulho não me incomoda, mas claramente a experiência é melhor do que a que descreves.

Sim, tudo actualizado, tenho o rato a 60cm do mac/receiver.
Acredito que seja algo a causar interferência, tenho junto ao mac um mesh extender e um outro receiver da logitech (wi-fi) para um teclado que uso noutro computador.
Também tive que voltar a colocar por BT, apesar dos freezes ocasionais por causa dos SSD externos, consegue estar bem melhor assim.
 
Começa por ser estranho funcionar melhor por BT do que com o dongle. Normalmente é ao contrário.
Pode ser que alguém tenha uma explicação.
 
Mac mini 2018 (cpu Intel) também tem uns bugs de por exemplo ficar sem ligação Wi-Fi ou magic mouse deixar de funcionar ao ligar um dongle ou até um hdd externo..

Pelos vistos na altura era feitio do chip t2, mas pelos vistos nem no m1 está 100% resolvido
 
@Metro o que mandei vir:



Percebo o que dizes mas ligado ao Mac Mini tenho um Crucial X8 que me dá o suporte externo com rapidez que preciso.

Vou usar este para time machine, pequeno armazém e pelas portas usb sempre a jeito e leitor de cartões. Não me incomoda que o leitor seja lento.

No MacBook Pro uso o que já disse noutros tópicos e é excelente!

Com t€mpo terei de ver uma Dock Thunderbolt que me permita usar o Mac mini e MacBook Pro ligados a 2 monitores e aos discos externos.

A Satechi ofere algo igual também. A OWC também.

Mas como disse o @Metro, para mim o problema é não ser uma dock TB3/4. Se fosse era uma espetáculo.
 
A Satechi ofere algo igual também. A OWC também.

Mas como disse o @Metro, para mim o problema é não ser uma dock TB3/4. Se fosse era uma espetáculo.
Ainda ponderei o Satechi dada a quantidade de produtos de qualidade que produz para a Apple mas quero algo com um disco.

TB3/4 seria um must mas não ha a preços que consiga justificar para a minha necessidade.
 
Dando feedback do BT. Para o Dongle funcionar tem de estar a uns 20cm do rato e sem qualquer obstáculo à frente! Caso contrário, fica impossível de utilizar.

Como outros users, tenho utilizado via BT e tem funcionado 99% da vezes bem.

@Trance por curiosidade, o problema deve-ser com a falta de largura de banda?

EDIT: Tenho um HDD de 2TB. Estou a pensar dividir ao meio ou até 512Gb Time Machine e o resto para backups... O meu M1 apenas tem 256Gb de SSD, portanto os 512Gb devem chegar, certo?
 
Última edição:
Ontem chegou o Hub Hagibis e não tive tempo para o testar convenientemente.

A cor é “igual”. Vi apenas com luz artificial mas não se notam diferenças.

Testei com o único SSD(velhinho e lento) que aqui tinha e apresenta a mesma velocidade que na caixa externa(150MB leitura/escrita).

Nos próximos dias vou testar o leitor de cartões e as restantes portas USB para ver como se porta. Se o leitor de cartões não for miserável fico satisfeito.
 
Back
Topo