Hardware Mac Mini 2020 (ARM)

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Anunciado hoje.

Com o novo processador M1 baseado em ARM é um SoC (sistema num chip) que integra o CPU, o GPU, o Neural Engine, num processo de fabrico a 5 nanómetros.

Vai estar disponível a 17 de Novembro a partir de 819€.

O máximo de memória RAM disponível são 16GB e não permite upgrade.

Não permite ligar uma gráfica externa como nos modelos anteriores.

Mac mini | SSD 256GB | RAM 8GB - 819€
Mac mini | SSD 256GB | RAM 16GB - 1049€

Mac mini | SSD 512GB | RAM 8GB - 1049€
Mac mini | SSD 512GB | RAM 16GB - 1279€

 
Última edição:
Além das limitações de RAM e impossibilidade de ligar e-GPU, estes Mac Mini também não podem ser configurados com porta de rede RJ-45 Gigabit 10 Gbps.
As versões com Intel podem.
 
Por outro lado tem Wifi 6. A RAM estou à espera de uma surpresa em relação à questão da unificação da memória e os ganhos que isso possa representar.
Tinha prometido a mim mesmo que não voltaria a comprar nada com 16GB mas está difícil decidir o que fazer.
 
819e devia ser o preço dele ja com 16GB de ram. 200e por 8Gb de ram em 2020 é ridículo mesmo para a Apple ja para nao falar do disco mas bom, Apple being Apple.
 
Alguém recomenda os Mac Mini para computador "desktop". Para programar, web, youtube, excel/word etc. nada de jogar. Digo isto porque estou interessado em comprar um em vez de trocar o meu Macbook Pro que ainda consigo usa-lo mais uns 2 anos na boa. Mas já o sinto um pouco lento.

Obrigado
 
Alguém recomenda os Mac Mini para computador "desktop". Para programar, web, youtube, excel/word etc. nada de jogar. Digo isto porque estou interessado em comprar um em vez de trocar o meu Macbook Pro que ainda consigo usa-lo mais uns 2 anos na boa. Mas já o sinto um pouco lento.

Obrigado

Diria que temos que esperar. À data de hoje ainda não existe por exemplo Office para ARM e não se sabe se a versão x86 corre sem problemas no rosetta 2. Por isso é aguardar por review e pessoas que tenham comprado.
 
Além das limitações de RAM e impossibilidade de ligar e-GPU, estes Mac Mini também não podem ser configurados com porta de rede RJ-45 Gigabit 10 Gbps.
As versões com Intel podem.
Claramente um downgrade ao actual Mac Mini, em termos de portas e até a troca de RAM.

Como a Apple não retirou o actual Mac Mini com Intel de venda, como fez com o MacBook Air e Low-End MacBook Pro de 13', acredito que possa estar a criar dois segmentos no Mac Mini: Low End e High End. Ou seja, acredito que no futuro vá oferecer um outro Mac Mini com ARM com 4 portas tunderbolt 3 / USB4, RJ-45 Gigabit 10Gbps, possibilidade de colocar mais RAM (tipo 64Gb) [acredito que continue a ser unificada :( ]

Não falo sobre eGPU pois não sei o real motivo da sua não compatibilidade...
 
Sim tem razão. Mas mesmo as versões anteriores recomendaria?

Quem precisar de comprar um Mac intel, claro que o deve o fazer. A Apple vai dar suporte durante uns bons anos aos intel e por isso não vou dizer não compres intel.
Por muito que eles queiram trocar o mais rápido possível para ARM, ainda o ano passado lançaram um Mac Pro com intel e era surreal se acabassem com o suporte do Mac OS aos Mac intel em 2/3 anos. É obvio que isso não vai acontecer.

Agora a minha opinião, quem não tiver uma necessidade imediata e as maquina apresentadas forem suficientes para as tarefas que vai realizar deve esperar umas semanas para ver daquilo que são capazes e se vai ao encontro daquilo que precisam.
 
Alguém recomenda os Mac Mini para computador "desktop". Para programar, web, youtube, excel/word etc. nada de jogar. Digo isto porque estou interessado em comprar um em vez de trocar o meu Macbook Pro que ainda consigo usa-lo mais uns 2 anos na boa. Mas já o sinto um pouco lento.

Obrigado

Nesse cenário não tenho dúvidas que é uma boa opção.
Se puderes esperar espera para se perceber a questão da RAM. Eu tenho a sensação que os 16GB vão ser uma surpresa mas também não dá para encomendar com mais.

Eu acabei de encomendar um. É a opção mais barata dentro do mundo Apple para as minhas necessidades pessoais. Não recomendo para ninguém por ter comprado e muito menos antes de verem todos os benchmarks. Tenho um MacBook Pro que vai suportar o Big Sur e o Mac Mini poderá servir para vários cenários mas a mim parece-me que vai servir para computador principal por algum tempo. Se no próximo ano lançarem outro muito melhor e com mais RAM perfeito. O investimento num portátil seria o dobro com uma bateria que dispenso e o teclado também prefiro usar o que uso todos os dias em conjunto com um monitor externo.
 
Quem precisar de comprar um Mac intel, claro que o deve o fazer. A Apple vai dar suporte durante uns bons anos aos intel e por isso não vou dizer não compres intel.
Por muito que eles queiram trocar o mais rápido possível para ARM, ainda o ano passado lançaram um Mac Pro com intel e era surreal se acabassem com o suporte do Mac OS aos Mac intel em 2/3 anos. É obvio que isso não vai acontecer.

Agora a minha opinião, quem não tiver uma necessidade imediata e as maquina apresentadas forem suficientes para as tarefas que vai realizar deve esperar umas semanas para ver daquilo que são capazes e se vai ao encontro daquilo que precisam.
O Rosetta original foi descontinuado em 3 anos. Just saying.

Quem tiver Macs intel, claro que eles não se vão desfazer aos bocados, mas não contem com nada novo daqui para a frente. zero.
 
Encomendaste com quanta RAM? 16GB?
Estou mesmo curioso pela capacidade destes novos ARM nas tarefas do dia a dia.

Sim 16GB.
No dia a dia penso que vai portar-se bem e não vou estar preocupado com isto.

Entretanto este resultado: https://browser.geekbench.com/v5/cpu/4648680 é inferior que o MacBook Air e no pormenor da Velocidade base é inferior no Mac mini. Com o cooling ativo esperava que fosse maior mas é o clock base por isso ainda vamos ter que aguentar mais para saber pormenores.
 
Sim 16GB.
No dia a dia penso que vai portar-se bem e não vou estar preocupado com isto.
Como eu, mas desta vez fui mesmo para o MBP. Preciso de andar sempre com o portátil mas reconheço o valor do Mac Mini e acredito mesmo que chegue para o dia a dia.

Entretanto este resultado: https://browser.geekbench.com/v5/cpu/4648680 é inferior que o MacBook Air e no pormenor da Velocidade base é inferior no Mac mini. Com o cooling ativo esperava que fosse maior mas é o clock base por isso ainda vamos ter que aguentar mais para saber pormenores.
Ontem colei esse benchmark na thread do evento e fiquei na mesma como tu. Esperava mais do Pro e do Mini, pois têm o cooling ativo... Aliás, até à data e por terem o colling activo, bem como o MBP ter um carregador com maior potência, pensei mesmo que tivessem melhor performance que o Air... Lá está, temos de esperar para ter mais informações.
 
Como eu, mas desta vez fui mesmo para o MBP. Preciso de andar sempre com o portátil mas reconheço o valor do Mac Mini e acredito mesmo que chegue para o dia a dia.

Temos necessidades diferentes e eu mantenho o portátil. Mas a mim era o que fazia sentido.
Eu olho para o Mac Mini com ARM e só por eles reciclarem tanto é que entendo que a caixa seja a mesma com a mesma fonte de alimentação porque aquilo é um exagero. Aquilo devia ser alimentado pela porta TB4.

Ontem colei esse benchmark na thread do evento e fiquei na mesma como tu. Esperava mais do Pro e do Mini, pois têm o cooling ativo... Aliás, até à data e por terem o colling activo, bem como o MBP ter um carregador com maior potência, pensei mesmo que tivessem melhor performance que o Air... Lá está, temos de esperar para ter mais informações.

Também segui a mesma linha de pensamento e confesso a mesma surpresa. Vamos esperar pelos próximos episódios :)
 
Back
Topo