Hardware Mac Mini 2020 (ARM)

Andava de olho neste da BlitzWolf, o que me dizem?

Estive muito inclinado para esse ou o Hagibis do mesmo género mas optei pelo que coloquei na foto.

O da Hagibis não tem disco mas como permite ligar 2 cabos USB-C teremos mais largura de banda e em condições normais melhores condições de funcionamento.

Não fui para nenhum deles porque quis gastar o menos possível e que esteticamente combinasse com o Mini.

Boa sorte para encontrar reviews. É que não há nada, apenas demonstrações de funcionamento. Ainda encontrei uns 2 videos de malta a fazer queixas da falta de qualidade das saídas HDMI.
 
Não usava o Firefox à uns tempos porque estava sempre a bloquear e já está resolvido. Não sei se foi só nesta última versão ou já estaria.
O 1Password continua fiável a desbloquear com o Apple Watch pelo que ando espantado. Esperemos que não me apareça nenhum kernel panic para me assombrar :D
 
Estão em campeonatos diferentes. Nem sei como conseguiria viver sem um password manager que funciona-se em todo o lado.
Mas admito que tenha necessidades acima da média. Além de ter tudo o que posso com 2FA, mas isso não seria necessário o 1Password.
 
@Trance por curiosidade, o problema deve-ser com a falta de largura de banda?

Deve ser porque a Apple está a incluir ou antenas BT mal paridas nos dispositivos (baratinhas) ou porque ou problemas de interferência no sinal provocado por um outro componente no dispositivo ... Em ambos os casos será um problema de má construção/design.

Porque motivo tens o 1Password e não utilizas apenas o Porta-Chaves da Apple? É mesmo uma mais valia face à opção nativa da Apple?

Eu uso apenas o Keychain. Apenas uso material Apple. Mas se navega-se frequentemente entre Windows, Mac e ou Android o Keychain não me iria servir.
 
Deve ser porque a Apple está a incluir ou antenas BT mal paridas nos dispositivos (baratinhas) ou porque ou problemas de interferência no sinal provocado por um outro componente no dispositivo ... Em ambos os casos será um problema de má construção/design.

Isto fez-me lembrar a história de se falar à uns anos que o símbolo da Apple nos iMac era em plástico por causa de não bloquear o sinal. No Mac mini continua o mesmo. A maça é de plástico. Será por isso?
 
Muito sinceramente (e vale o que vale) acho que a base/traseira de plástico do Mac mini deveria ser suficiente para albergar antenas e permitir uma captação aceitável. Quer-me parecer que será algo mais relacionado com a implementação do hardware/chipset BT em si (perante a persistência dos problemas updates após updates).

1st gens na Apple sofrem regra geral grandes leaps na segunda iteração, seja em estabilidade como design. É o preço a pagar por ser early adopter...
 
Este “bug” deve ser do tipo ninja. Uns têm, uns não e outros têm de vez em quando :)

Eu não tenho. Ainda não mandei vir um M1. Se ele se portar bem talvez venha um para o mais o meu crescido. Um MBA.
 
Última edição:
Eu tb tenho zero problemas, aliás nunca tive nenhum problema com o wifi....este Mac mini continua a ser uma excelente escolha. Vou manter apesar de actualmente da maça só ter mesmo este mini e uma ATV.

Este mini ligado a um ecrã 4k, faz um desktop de muita qualidade, continuo muito satisfeito apesar de não puxar muito ou quase nada por ele.
 
Para quem procurar um HUB tipo o SAtechi/Hagibis ou similar, deixo pequeno feedback do meu Hagibis.

Foto do setup:

IMG-3842.jpg

IMG-3843.jpg


Mac mini com o Hagibis e um SSD Interno (atenção que este SSD tinha estas velocidades quando o usei num PC Windows e numa caixa externa)



Ouvi muitas criticas acerca do leitor de cartões mas o meu funciona bem, ou seja, tenho as mesmas velocidades no Mac mini com o Hagibis que tenho no Mac Pro Intel:

SD Extreme PRO 170MBs Hagibis MAC Mini M1



SD Extreme PRO 170MBs MacBook Pro Intel



Falta apenas receber um SSD novo de 2TB para substituir o que lá coloquei. Apanhei este Crucial e pelo preço é o que procurava. Assim que chegar dou feedback das velocidades.

De referir que o meu Mac mini nunca é desligado e sempre que entra em StandBy o disco é reconhecido.

Se alguém quiser que eu faça algum teste que diga.
 
Update ao HUB Hagibis.

Coloquei um SSD novo de 2 TB, tal como descrito acima e obtenho as mesmas velocidades que quando ligado a uma caixa externa USB 3.0.

Para mim serve na perfeição para o que pretendo mas reforço: não é um HUB TB3 ou TB4.

Screenshot-2021-03-30-at-19-57-28.png
 
Update ao HUB Hagibis.

Coloquei um SSD novo de 2 TB, tal como descrito acima e obtenho as mesmas velocidades queuando ligado a uma caixa externa USB 3.0.

Para mim serve na perfeição para o que pretendo mas reforço: não é um HUB TB3 ou TB4.
https://i.ibb.co/wcSRKx3/Screenshot-2021-03-30-at-19-57-28.png

Para USB 3.0 esses ~350MB/s são algo baixos. Verifica se a caixa externa suporta SCSI, pois ajuda a reduzir o overhead (em termos de uso de recursos) do interface no sistema.

Tenho um Samsung 860 PRO de 4TB numa caixa externa MiniPro 2.5" SATA/USB 3.1 e atinjo o throughput máximo do SSD sem problemas (>500MB/s) em portas USB 3.0 (não thunderbolt) via dongle Microsoft Travel Hub USB-C. https://www.microsoft.com/en-us/p/microsoft-usb-c-travel-hub/8nlwz0mqk26d

Em termos de caixas externas, o chipset melhorzinho em termos de performance que tenho visto tem sido o ASM235CM.

EDIT Throughput com a caixa externa MiniPro 2.5" https://oyendigital.com/hard-drives/store/U31M-C25-BK.html (também existe uma variante com caixa prateada/alumínio exposto):

dYxBD2c.png
 
Última edição:
@cuiver

esta caixa usb é do “tempo” em que quase não se falavam em discos SSD e foi comprada a pensar num disco mecanico que ainda aqui mora. Mais, veio da China pelo que é incrível ainda funcionar :P

Estou satisfeito com esta velocidade pois ouvi feedbacks(da Dock Hagibis e outras similares) muito maus mas serve na perfeição os meus propósitos.

Para performance tenho um Crucial X8 de 1TB e é nele que edito e anda entre o Pro e o Mini.

Esta Dock será o armazém base e com 2TB e estas velocidades vai server que nem 1 mimo para ter boa parte da biblioteca de fotos e alguns dados bem como time machine. Na prática e para uso não profissional não irei sentir diferença entre 350mb ou 500, máximo deste disco.

Tudo o resto tem backups em WD My Book, NAS Synology e cloud.
 
Back
Topo