Hardware Mac Mini 2020 (ARM)

Eu uso o Magic Keyboard + MX Master 3. O MX Master 3 tens estas opções:

As duas primeiras são variações de cores. O último que diz Mac basicamente é o mesmo sem o dongle. Não precisas do dongle no Mac Mini mas se comprares a versão com dongle usas se quiseres ou não e caso queiras uma em PC sem Bluethooth sempre tens o dongle. Fica a dica.
 
Obrigado pela informação...

Sim de facto esse MX3 parece-me uma boa solução, ainda da Logitech andava a ver o MX Keys, pena não haver ainda em Layout PT
 
Bem, aproveitei uma promo e comprei um Corsair BX500 de 2TB para disco secundário (armazenamento e algum trabalho em cima dele).
Ligado a uma case USB 3.1 barata que comprei na Amazon, fez este resultado.




Não vou muito infeliz. Se calhar até vou tentar que a library do FinalCut vá para este disco.
 
Bem, aproveitei uma promo e comprei um Corsair BX500 de 2TB para disco secundário (armazenamento e algum trabalho em cima dele).
Ligado a uma case USB 3.1 barata que comprei na Amazon, fez este resultado.




Não vou muito infeliz. Se calhar até vou tentar que a library do FinalCut vá para este disco.
Para SSD RAM/cacheless não é mau, no pior das hipóteses em escritas ininterruptas acima de 10GB poderás observar um corte drástico para 100MB/s nesse modelo em particular. Se puderes dispensar, tenta manter 10/20% não atribuídos (não formatados) de modo a facilitar o overprovisioning pelo controlador e minimizar write amplification. Verifica igualmente se essa caixa externa em particular suporta passthrough do comando TRIM. Infelizmente não creio que o macOS envie o comando TRIM de forma nativa, mas creio que há ferramentas externas para tal (terás que pesquisar pois a minha praia é mais Windows ou Debian). Nonetheless, sendo TLC cacheless tens 720TBW de endurance (dá qualquer coisa como 200GB escritos todos os dias durante 10anos em condições óptimas [pressupõe TRIM]).
 
@Metro os problemas com o BT já estão todos ultrapassados ainda existem?

Usas a palavra todos o que torna a resposta complicada :D Eu neste momento por BT só tenho o MX Master 3 e o Magic Keyboard e não tenho problemas. Mas o rato não fica disponível de imediato quando o monitor liga. Há um delay maior do que gostaria. De qualquer forma neste momento não considero que tenha um problema. E com o Apple Watch a desbloquear o Mac mini a experiência tão boa ou melhor do que o Touch ID. É o meu feedback.
 
Interessante. Mas falta RAM para ser uma opção para o datacenter como era o modelo com Intel. Ou então está-me a escapar algo.
 
Olá a todos,
Era isso mesmo que eu queria perguntar, não sentem nenhuma limitação por o Mac mini ter só 8Gb de ram, ou o mesmo é super fluído e nem se nota que só tem 8Gb de ram?
Obrigado
 
@AsColdAsIce
Eu comprei com o máximo de RAM que podia, ou seja, 16GB e mesmo assim sou um caso perdido de swap:D
Mas para algumas pessoas 8GB pode chegar.
 
obrigado pela resposta @Metro eu comprei um Mac mini intel i3 com 8GB de Ram e não acho que seja muito folgado mas devido ao novo apple silicone lembrei-me de perguntar se 8GB de RAM seriam suficientes uma vez que a maior parte das reviews que tenho visto não tocam sequer no aspecto da RAM...
 
Para mim é claro que quando comparas 8GB na plataforma Intel com 8GB no M1, pela forma como está desenhado, valem mais do que em Intel. Mas... não fazem milagres.
Se consegues viver com 8GB nesse modelo então compra com 8GB que vais sentir melhorias. Caso contrário eu considerava mesmo o upgrade porque não se pode fazer depois.
 
Estava à espera do lançamento do IMAC 24, mas acho que vou optar por um Mac Mini com 16gb de Ram, agora queria era encontrar um monitor com um design "moderno" de 23/27" que fique bem no setup :D.
 
@pedroeamoreira
Não. O meu MacBook Pro de 2012 depois destes anos todos os SSD continua a funcionar. Havia o medo de deixar de funcionar. Se o SSD do Mac mini morrer daqui a uns anos paciência. Tem-me servido bem e o preço que custou foi um ótimo investimento. Pelo menos na minha opiniões. Aceito outras opiniões.
Para quem não sabe o que é swap não nota nada e anda descansado da vida e pode nunca ter qualquer problema. Eu e tu sabemos que podemos minorar o problema, mas, pelo menos no meu caso, tomo zero medidas para reduzir isso. Eu tento ter cada vez menos equipamentos e uso-os extensivamente. Quando falham substituem-se. Mas não me tenho dado mal com a Apple. Infelizmente a Apple decidiu ativar a obsolência programada com o MacBook Pro 2012 ao remover o suporte para as novas versões do macOS. Mas tirando isso e um problema com uma bateria que tive que andar à pancada com a Apple, que se resolveu, não me posso queixar da sorte.

Agora... continuo a defender que não existe RAM a mais num computador. :D
 
@pedroeamoreira
Não. O meu MacBook Pro de 2012 depois destes anos todos os SSD continua a funcionar. Havia o medo de deixar de funcionar. Se o SSD do Mac mini morrer daqui a uns anos paciência. Tem-me servido bem e o preço que custou foi um ótimo investimento. Pelo menos na minha opiniões. Aceito outras opiniões.
Para quem não sabe o que é swap não nota nada e anda descansado da vida e pode nunca ter qualquer problema. Eu e tu sabemos que podemos minorar o problema, mas, pelo menos no meu caso, tomo zero medidas para reduzir isso. Eu tento ter cada vez menos equipamentos e uso-os extensivamente. Quando falham substituem-se. Mas não me tenho dado mal com a Apple. Infelizmente a Apple decidiu ativar a obsolência programada com o MacBook Pro 2012 ao remover o suporte para as novas versões do macOS. Mas tirando isso e um problema com uma bateria que tive que andar à pancada com a Apple, que se resolveu, não me posso queixar da sorte.

Agora... continuo a defender que não existe RAM a mais num computador. :D
É que eu tenho andado a tentar perceber como já viste por aqui se compro o M1 ou o Intel (por diferentes motivos) e quando estava a pender para o M1 vejo este problema a aparecer com gente a queixar-se por todo o lado.
O meu é de 2015 e embora a obsolência programada não tenha sido oficialmente activada, desde a mudança para o Big Sur que aquilo está uma arrastadeira...
Realmente não há RAM a mais em qualquer computador, se estes viessem com 32GB comprava com os 32GB :D
 
Estava à espera do lançamento do IMAC 24, mas acho que vou optar por um Mac Mini com 16gb de Ram, agora queria era encontrar um monitor com um design "moderno" de 23/27" que fique bem no setup :D.
Penso que com design "moderno" não seja fácil... No entanto, deixo aqui uma sugestão:

LG 24MD4KL-B Ultrafine 24"​


Pelo que pesquisei, tendo em conta uma sugestão de um dos youtubers (Jonathan Morrison) que sigo, parece-me muito interessante!

@Metro e @pedroeamoreira eu tenho um M1 com 16Gb de RAM. A situação do SWAP, apenas tomei conhecimento aqui no fórum mas pouco ainda li sobre o mesmo. Tenho usado o Mac normalmente e sem stress. Se quiserem que faça algum teste para ajudar na decisão, não hesitem.
 
Back
Topo