Mac mini com HTPC

jmpa

Power Member
Como ando cheio de dúvidas se compro um popcorn, egreat, wdtv e hoje fui ao site da apple e deparei-me com este novo mac mini:
http://www.apple.com/pt/macmini/

pensei logo se seria um bom investimento para usar como HTPC, para ver filmes mkv, etc. Fiz umas pesquisas no google e encontrei muita gente a falar e a pensar o mesmo que eu, usar como HTPC, e encontrei este forum que veio totalmente de encontro com a minha ideia.

http://macmagazine.com.br/forum/index.php?showtopic=5914&mode=linear

Vejam o que o pessoal diz e a qualidade dos menus, organizaçao dos filmes, fica mesmo bonito na sala hehe :p

Fazendo contas ao popcorn com wireless + um disco rigido a diferença de preço para esse mac mini não é assim tanta e em versatilidade nem se compara.

Cumps
 
Há que considerar um factor muito importante. Não há HDMI nativo. Dá para ligar por HDMI utilizando um adaptador mini DVI para DVI e depois um cabo DVI para HDMI, mas obviamente só passa imagem. O audio terá que ser cabo separado...

O mac mini dá um bom media center até, embora é pena que não venha HDMI nativo com audio, mas a Apple considera que isso serve para tudo, menos para servir de media center...

Sobre a opção popcorn + disco externo, neste caso podes por um disco de até 2 TB, enquanto o mac mini usa disco de 500 gb (mas nada impede de usar um externo por USB ou firewire 800)
 
...
O mac mini dá um bom media center até, embora é pena que não venha HDMI nativo com audio, mas a Apple considera que isso serve para tudo, menos para servir de media center...
...


Isso devido às ideias conceptuais que a apple quer dar aos seus produtos, o que eu considero ridiculo, mas enfim...é dessa forma que eles cresceram e que foram criando o seu nicho de mercado.


Mas há que reconhecer que o mac mini é um overkill para media center visto que lá dentro tens um Core2Duo a 2.0 GHz com 3 MB L2 e 1066 MHz de FSB e ainda um IGP (NVidia 9400M) que é capaz de descodificação HD por hardware.


Para mim pode sem dúvida ser um media center mais sofisticado em que permite alem de correr media files, poderá correr alguns jogos 3D menos exigentes. (será?... fica a questão)

cumps
 
Porque que é overkill? Tem um bom hardware para lidar com alta definição a 1080p xpto, tem um tamanho minusculo, baixo consumo e funcionamento (supostamente) silencioso, tudo que se quer num media center.

Só que um media center a sério, tem que obrigatóriamente incluir uma porta HDMI nativa.

Cabo óptico do Mac mini para um amplificador.

Nem todos tem este "luxo" :002: E muitos amplificadores até tem várias entradas HDMI, saindo uma para a TV para o vídeo
 
Última edição:
Só que um media center a sério, tem que obrigatóriamente incluir uma porta HDMI nativa.
Bem, neste caso a vantagem de uma porta HDMI sobre o conjunto DVI-cabo óptico é zero.

Nem todos tem este "luxo" :002: E muitos amplificadores até tem várias entradas HDMI, saindo uma para a TV para o vídeo
Se não têm o luxo de um apmplificador, também não precisam de 5.1, e nesse caso ligam um simples cabo stereo do mac mini ao televisor

A parte das entradas HDMI não percebi, não acrescenta nada a um sistema destes.
 
Boas.
Eu estou a pensar de comprar um mini mac. Mas gostaria de saber por aqui, se existem alternativas (+baratas) para o mini mac?
Conheço o Popcorn, mas como n tenho TV, só utilizo monitor TFT de 24".
 
Em algo como um HTPC que é suposto ficar no seu sítio, tanto faz ser ligado com 1 ou 5 cabos.

Mesmo no meu caso que ligo um portátil, é-me indiferente serem 1 ou 2 cabos.

A mim também não me faz diferença ligar 1 ou 2 cabos, estou mesmo indeciso, ainda hoje estive com o wdtv na mão a pensar, compro não compro, espero mais algum tempo junto dinheiro e compro o mac mini que dá para fazer umas brincadeiras..:lol:
 
Acabei de montar um HTPC e a minha gráfica, Sapphire HD4830 só tem saídas DVI (2x) e traz um adaptador DVI-HDMI que transporta Video e Audio digital para o meu plasma....

Por isso cuidado com as "verdades absolutas". :)

Mais info: http://digiex.net/guides-tutorials/462-enable-audio-over-dvi-hdmi-windows-xp-windows-vista.html

Falta só acrescentar, pois só agora vi o preço do Mac Mini, que montei um HTPC com, Core2Duo 2,8Ghz, 4Gb de RAM, Disco WD 500Gb, Mobo Asus ATX, Gráfica ATI HD4830 512Mb DDR3 e caixa Silverstone LC10M com comando e ecrã, tudo por 451€.
O Mac Mini mais barato custa 599€... As caracteristicas estão no link acima. Do the maths!
 
Última edição:
Em algo como um HTPC que é suposto ficar no seu sítio, tanto faz ser ligado com 1 ou 5 cabos.

Mesmo no meu caso que ligo um portátil, é-me indiferente serem 1 ou 2 cabos.

Sim, não tou a dizer que sem HDMI = missão impossível.

refiro pela simplicidade e praticidade do que andar com vários cabos e adaptadores..

@ aluistroll, audio via DVI só no caso das ATI's actuais... No mac mini tal não é possível. Via displayport sim, mas até agora não há nenhuma solução para isso. Nem o apple led display usa esta feature para audio (vai por USB)
 
Última edição:
Falta só acrescentar, pois só agora vi o preço do Mac Mini, que montei um HTPC com, Core2Duo 2,8Ghz, 4Gb de RAM, Disco WD 500Gb, Mobo Asus ATX, Gráfica ATI HD4830 512Mb DDR3 e caixa Silverstone LC10M com comando e ecrã, tudo por 451€.
O Mac Mini mais barato custa 599€... As caracteristicas estão no link acima. Do the maths!
Pois, isso claro que não há dúvida que há opções mais baratas, o que diferencia o Mac Mini é:

-o design - claro que aqui os gostos divergem, mas as diferenças são evidentes
http://www.techzine.nl/exreviews/7779/SilverStone-Lascala-LC20M-at-Phoronix.html
http://www.apple.com/macmini/

- o tamanho:
430 mm (W) x 163 mm (H) x 429 mm (D) é bem diferente de:
165 mm (W) x 051 mm (H) x 165 mm (D)

Não poderiam nunca ter preços semelhantes.
 
Ola Pessoal! Por acaso tambem ando a querer montar um HTPC mas so agora reparei nesta opção Mac Mini. De facto parece ser muito pratico por ser pequeno. Resta saber se ele suporta com a maxima qualidade o 1080p.

HTPC Intel/AMD? ou HTPC Mac Mini?

Força Zwame!!!!!
 
Back
Topo