Mac Mini & HD

Xpirit

Banido
Pois é, a Apple sempre disse que ver HD só em G5's:

For 1280x720 (720p) video at 24-30 frames per second:
1.8 GHz PowerMac G5 or faster Macintosh computer
At least 256 MB of RAM
64 MB or greater video card


For 1920x1080 (1080p) video at 24-30 frames per second:
Dual 2.0 GHz PowerMac G5 or faster Macintosh computer
At least 512 MB of RAM
128 MB or greater video card

http://www.apple.com/quicktime/hdgallery/recommendations.html

E confirmo. Não consigo ver HD's no meu Mac Mini. :005:

Os de 1080p, bom, nem sequer tenho TFT para ele. Acho que vou criar um stickie. Comprar TFT com pelo menos 1920 por 1080. :D O G4 caga-se todo a fazer o render dele.

A minha esperança era o 720p mas nem isto. O G4 do Mac Mini borra-se um pouco e alguns, muitos, frame vão à vida. Será que o codec está pouco optimizado para o G4 ? O ideal seria ter uma placa gráfica que descodificasse nativamente o H.264.
O estranho disto tudo é que vejo Xvid com qualidade HD na boa. Pensei que o xvid não fosse muito diferente em termos de complexidade que o mpeg4 do H.264.

Bom, Mac mini para HD é um no-way. Media centers HD com Mac minis NOT!
Talvez seja possível no próximo upgrade do Mac Mini.
 
Xpirit disse:
A minha esperança era o 720p mas nem isto. O G4 do Mac Mini borra-se um pouco e alguns, muitos, frame vão à vida. Será que o codec está pouco optimizado para o G4 ? O ideal seria ter uma placa gráfica que descodificasse nativamente o H.264.
O estranho disto tudo é que vejo Xvid com qualidade HD na boa. Pensei que o xvid não fosse muito diferente em termos de complexidade que o mpeg4 do H.264.

Bom, Mac mini para HD é um no-way. Media centers HD com Mac minis NOT!
Talvez seja possível no próximo upgrade do Mac Mini.

Vamos por partes.

Nem HDTV é H.264, nem H.264 é HDTV. HDTV pode ser tanto em MPEG2, VC9 ou H.264.
H.264 tem cerca de 2 ordens de grandeza em termos de complexidade, quando comparado DivX/XviD.
 
Xpirit disse:
Pois é, a Apple sempre disse que ver HD só em G5's:

For 1280x720 (720p) video at 24-30 frames per second:
1.8 GHz PowerMac G5 or faster Macintosh computer
At least 256 MB of RAM
64 MB or greater video card


For 1920x1080 (1080p) video at 24-30 frames per second:
Dual 2.0 GHz PowerMac G5 or faster Macintosh computer
At least 512 MB of RAM
128 MB or greater video card

http://www.apple.com/quicktime/hdgallery/recommendations.html

E confirmo. Não consigo ver HD's no meu Mac Mini. :005:

Os de 1080p, bom, nem sequer tenho TFT para ele. Acho que vou criar um stickie. Comprar TFT com pelo menos 1920 por 1080. :D O G4 caga-se todo a fazer o render dele.

A minha esperança era o 720p mas nem isto. O G4 do Mac Mini borra-se um pouco e alguns, muitos, frame vão à vida. Será que o codec está pouco optimizado para o G4 ? O ideal seria ter uma placa gráfica que descodificasse nativamente o H.264.
O estranho disto tudo é que vejo Xvid com qualidade HD na boa. Pensei que o xvid não fosse muito diferente em termos de complexidade que o mpeg4 do H.264.

Bom, Mac mini para HD é um no-way. Media centers HD com Mac minis NOT!
Talvez seja possível no próximo upgrade do Mac Mini.
que media player tás a usar?

o videoLAN com o post processing desligado não te salva o dia?

Em termos de H.264 tenho a certeza que o tafinho sabe muito mais que eu... mas aquilo é complexo...

Pelo que eu sei o Xvid e DivX só pode ter blocos de 16x16 julgo. o H.264 vai aos 4x4 logo tem 2 vezes mais complexidade de processamento individual só nisso, e ainda pode fazer combinações do genero 4x16 tornando o decoding mais complicado ainda.

mas talvez com optimização para G4's ficasse muito mais fluido a grafica como "não suporta" não fica a fazer nada mas como tudo pode ser feita uma API para a grafica ajudar a não saltar frames, digo eu, não sou um entendido no assunto.

e há outra coisa que eu diria que se calhar é a maior causa de o video ficar lento: a velocidade do disco do mac mini o streaming de H.264 é bastante exigente 18Mbps/s para blue-ray, salvo erro.

porque não recomendas para media center? uma xbox também não irá comer com H.254 e provavelmente muito poucos dos media players há venda nos dias de hoje, a verdade é que o Xvid não é nada mau mesmo quando comparado com o H.264. o leap não é tão grande que torna todos os outros encodes uma porcaria.
 
I_Eat_All disse:
e há outra coisa que eu diria que se calhar é a maior causa de o video ficar lento: a velocidade do disco do mac mini o streaming de H.264 é bastante exigente 18Mbps/s para blue-ray, salvo erro.

porque não recomendas para media center? uma xbox também não irá comer com H.254 e provavelmente muito poucos dos media players há venda nos dias de hoje, a verdade é que o Xvid não é nada mau mesmo quando comparado com o H.264. o leap não é tão grande que torna todos os outros encodes uma porcaria.

18Mbps para um disco rígido é muito baixo. Se fosse 18MBps talvez já ficasse preocupado.
Comparando H.264 com XviD, o H.264 é cerca de 2x mais eficiente, com previsões para 3x com a optimização dos encoders.
 
Tafinho disse:
Vamos por partes.

Nem HDTV é H.264, nem H.264 é HDTV. HDTV pode ser tanto em MPEG2, VC9 ou H.264.
H.264 tem cerca de 2 ordens de grandeza em termos de complexidade, quando comparado DivX/XviD.

Vamos onde? É que nem eu falei em HDTV nem tão pouco noutros codecs! Vejo agora que não fui claro no post. Quando falo de HD estava a falar no HD em H.264.

O meu post é sobre filmes com qualidade HD no Mac Mini usando o codec H.264, que é o codec usado nos filmes que saquei daqui. http://www.apple.com/quicktime/hdgallery/

HD noutros codec's vejo eu todos os dias , a maioria em xvid, pq vejo séries norte-americanas que puxo da net.
 
Última edição:
Xpirit disse:
HD noutros codec's vejo eu todos os dias , a maioria em xvid, pq vejo séries norte-americanas que puxo da net.

Eu também vejo essas séries, e ainda estou para apanhar a primeira em 720p...

E contam-se pelos dedos das mãos os exemplos de HDTV que estão no site que indicas.

Se não associaste H.264 a HDTV, então fui eu que interpretei mal isto:
A minha esperança era o 720p mas nem isto. O G4 do Mac Mini borra-se um pouco e alguns, muitos, frame vão à vida. Será que o codec está pouco optimizado para o G4 ? O ideal seria ter uma placa gráfica que descodificasse nativamente o H.264.
 
Última edição:
Tafinho disse:
18Mbps para um disco rígido é muito baixo. Se fosse 18MBps talvez já ficasse preocupado.
Comparando H.264 com XviD, o H.264 é cerca de 2x mais eficiente, com previsões para 3x com a optimização dos encoders.
eu sei disso, mas ainda assim e mesmo em Xvid e afins no meu PC às vezes tenho quebras por o disco rigido tar a ser usado com 10 torrents entre outras coisas. e tenho discos mais rapidos que os do mac mini. o cpu nessas alturas nunca vai a 100% é mesmo o streaming dos discos.

Também o facto de o mac pedir um cpu a 1,8 GHz para fazer o decode de um 720 nesse formato... os codecs devem ser pouco eficientes. para os requisistos de um pentium 4 fazer decode de 1080 serem 3 GHz... não é possivel que um mac com mais intruções por ciclo presise mesmo de 2 cpus a 2 GHz.

mas realmente no mac mini com uma 9200 e 32 MB de RAM é dificil
 
Xpirit disse:
Media centers HD com Mac minis NOT!
Talvez seja possível no próximo upgrade do Mac Mini.

Aí conversamos.
Não não é para começar outra vez a discussão sobre o Mac Mini. Mas de facto a apple tem a oferta um pouco desiquilibrada. Tu tens o Mini a 1.42 logo tb não é por ai pq esse tem o CPU mais rapido dentro dos Mini. A seguir vêm os iMacs com a casa às costas e só depois é que vêm os interessantes.

Espero que as novidades que estás à espera sejam aquilo que tu pedes.
Repara que com a PS3 a um ano de distância a melhor coisa que poderia acontecer à ap+le era lançarem algo que fosse um media center. Uma PS3 sem ser para jogos portanto com o SO que todos reconhecemos como sendo bom. Isso e um rato dos que toda a gente usa mas que não existe feito pela apple.

Sem flames sff. Falei do Mini, da PS3 e de ratos.:)
Seria realmente muito interessante que o Mini desse para media center. Por mim falo.

Edit:
Já agora qual é o papel do disco no meio disto tudo. Ajudava alguma coisa o disco ser um pouco mais rapido? Imagino que não que seja o CPU / grafica mas já agora...
 
Última edição:
Tafinho disse:
Eu também vejo essas séries, e ainda estou para apanhar a primeira em 720p...

E contam-se pelos dedos das mãos os exemplos de HDTV que estão no site que indicas.

Se não associaste H.264 a HDTV, então fui eu que interpretei mal isto:

basta fazer um search por hdtv no sítio do costume.

No meu post não encontras a sigla HDTV logo não percebo como podes ter interpretado que associei o h.264 ao HDTV.

Sabes quantos megas ocupam um 1080p em h.264, vc9 e mpeg2 ? :D

PS. no site que indiquei há um link adicional para a versão 1080 em vários dos filmes.
 
Última edição:
Metro disse:
Aí conversamos.

Espero que as novidades que estás à espera sejam aquilo que tu pedes.
Repara que com a PS3 a um ano de distância a melhor coisa que poderia acontecer à ap+le era lançarem algo que fosse um media center. Uma PS3 sem ser para jogos portanto com o SO que todos reconhecemos como sendo bom. Isso e um rato dos que toda a gente usa mas que não existe feito pela apple.

Sem flames sff. Falei do Mini, da PS3 e de ratos.:)
Seria realmente muito interessante que o Mini desse para media center. Por mim falo.

A Apple pode vir a lançar um media center baseado no Cell mas não faço ideia que acordo existe entre a Sony e a Apple. A Sony tem coisas que interessam à Apple (filmes, Cell) e a Apple podia(está) dar uma grande ajuda à Sony no software. Se calhar a Apple preferiu ficar com o mercado dos computadores e explorando o filão do desenvolvimento do HD profissionalmente e domesticamente mais a venda de filmes pelo iTunes (mudará de nome?) no futuro com o apoio da Sony. O que a Sony quer é agarrar as pessoas à PS3 para depois lucrar com a venda de jogos e filmes HD e já agora ganhar $ com a futura televisão digital por internet SD ou HD. Para isso quanto maior for o suporte de terceiros à PS3 melhor.

Nota: O Mac mini não mastiga bem o H.264. Com outros codec pode dar para o HD.
 
Xpirit disse:
basta fazer um search por hdtv no sítio do costume.

No meu post não encontras a sigla HDTV logo não percebo como podes ter interpretado que associei o h.264 ao HDTV.

Sabes quantos megas ocupam um 1080p em h.264, vc9 e mpeg2 ? :D

PS. no site que indiquei há um link adicional para a versão 1080 em vários dos filmes.


Mencionaste o 720p...

Já vi várias séries cotadas como HDTV, mas apenas relativamente à fonte, porque as séries em si, continuam a vir em resoluções muito baixas.
 
Tafinho disse:
Mencionaste o 720p...

Já vi várias séries cotadas como HDTV, mas apenas relativamente à fonte, porque as séries em si, continuam a vir em resoluções muito baixas.

também eu. Como deves calcular são muito poucas as pessoas com acesso a HDTV streams e com hardware para criar ... humm, backup's. :D

Espero que tenhas consciência que o h.264 será o codec mais usado daqui a uns anos. ;) WebHDTV é o que todos queremos. :D
 
Batman Begins e Fantastic Four ambos de forma satisfatória. De vez em quando em cenas mais agitadas perdem um pouco de suavidade mas nada de traumático. Vi ambos a 720p.
 
Hmm... eu vi o trailer do Batman Begins (Tiger + Quicktime 7) e aquilo está tudo menos fluído (pelo menos de acordo com a minha noção de fluídez).
 
vi o trailer dos fantastic 4 normalmente axo lol

PB G4 1.5 phanter+QT 7

(descubri agora q pa ver qq coisa em full screen no QT é preciso ter o pro! LOL xulos ***!)
 
É o segundo PB 17. 1.33GHz, ATi 9600 Mobility, 2GB RAM PC 2700. Ah, estou a usar uma clean install de Tiger e QT Pro 7.
 
Back
Topo