Mac Mini ou Macbook...

JPgod

Moderador
Staff
Boas caros appleanos zwamer's

Dado a minha situação em relação á faculdade, poderei necessitar de um uma maquina realmente portátil e como tenho algum interesse em experimentar o mac os X sem ser num hacktosh (já por várias vezes tentei e era só problemas... rede e wifi que não funciona, incompatibilidade do genero consigo instalar, mas não faz boot, ou mesmo nem consigo instalar, etc e é ilegal) e o € não abunda, pensei em 2 opções

-> Mac Mini (o mais barato), com upgrade de disco e memória + wireless keyboard. O conjunto para estudantes fica em 562,8 + 72,2 € = 635 € cravados. 2 GB de memória custa cerca de 35 €, ficando com 1 + 2 GB (sei que perco parcialmente o dual channel, mas é a vida... No futuro levava outro 1 stick 2 GB e siga) e 1 disco de 500 GB cerca de 90 €, ficando assim o "kit" por aproximadamente 760 €.
Esta solução para usar na faculdade, iria naturalmente utilizar um monitor por lá existente nas salas de PC's. O teclado foi incluido porque a maioria dos teclados e ratos da faculdade são PS2... Rato usaria o meu sem fios do kit logitech wave (não usaria o teclado porque é muito grande para transportar).

Em casa... Ficava na sala a servir de media center (com as devidas limitações de não ter HDMI) ou servidor :p

Há outra questão. Os TFT's são VGA only. Não vem adaptador mini-DVI para VGA, mas o adaptador mini-DVI para DVI fornecido, o sinal é DVI-I ou apenas DVI-D? Sendo DVI-I, era só usar um adaptador DVI-VGA que tenho a sobrar das placas gráficas, senão, lá teria que comprar o DVI para VGA ou mini-DP para VGA.

-> Macbook unibody 13,3" 2.0 Ghz. Custa 1126,80 € + 27,60 mini-DP para VGA + ~100 € de um disco externo USB 500 gb, ficando em cerca de 1260 €.

Vantagens do mac mini.
-> É bem mais barato (500 € é ainda muita massa...)
-> uso de media center/servidor quando em casa
-> + 1 GB de ram

Desvantagens
-> Não é 100% autonomo, pelo o que terá uso fora de casa limitado apenas na faculdade.
-> Implica desactivar um posto fixo na faculdade para usar o monitor (ou outro local equivalente, por exemplo eventualmente emprego que tenha computadores e o use como alternativa)
-> Sem bateria, logo power down = loss work
-> Uso como media center com limitações, devido a falta de HDMI

Vantagens do macbook
-> é 1 portátil "completo". Leve-o para todos os sitios e fica aways on, sem "pedir emprestado" monitores e tal :p pode falhar a energia que a bateria está lá.
-> grande autonomia, até 5 horas. Não precisava transportar o "mono" do carregador, apesar de ser bem compacto.
-> pequeno e leve, importante para as minhas viagens de 2 horas.

Desvantagens
-> O preço...
-> ligações a monitores externos. Apenas VGA, se quiser DVI, mais 30 €, enquanto o mac mini o adaptador vem de série.

Nesta situação o que eu podia ponderar... A escolha mais óbvia seria o macbook, mas os 500 € fazem-me falta e embora tenha 1 portátil toshiba, teria que vende-lo para ajudar pagar uma das 2 opções.
 
Última edição:
O macbook white está fora de questão?

Já agora, não ponhas fora de hipótese o macbook pro não-unibody, custa o mesmo preço do macbook unibody e tem performance superior, especialmente na gráfica (mas perdes a RAM DDR3). Além disso tens DVI e firewire.
 
julgo que para trabalhar na universidade, um macbook white seja suficiente para o que queres.

A diferença de preço para o macbook unibody ainda é consideravel ( 250€ ) e a relação preço / qualidade será a melhor ( a meu ver claro ) isto para um orçamento mais limitado.

Os ganhos de hardware entre um unibody 2.0 e um white 2.0 não justificam ( a meu ver ) a diferença de preço. A não ser que necessites de um computador mais robusto ( aí o unibody é bem mais resistente ) e ficas com uma solução entre o mini e o unibody ( preço ).

Entre um mini e um macbook escolhe o macbook visto que podes trabalhar em qualquer esplanada, comboio, em viagem etc e ainda usar como media center em casa.
 
Os meus colegas da faculdade andam todos a trocar para mac e ainda ontem fui com um à *****, penso que a melhor relação qualidade preço é o unibody de 13,3 ", é ddr3 e gastas mais um pouco para meter os 4 gigas.. mas penso que valerá a pena.

Em relação ao pro não unibody que o user souto fala, ganhas um bocado na gráfica é verdade, mas aí tens que poderar se isso te faz falta ou não.
 
O macbook white está fora de questão?

Já agora, não ponhas fora de hipótese o macbook pro não-unibody, custa o mesmo preço do macbook unibody e tem performance superior, especialmente na gráfica (mas perdes a RAM DDR3). Além disso tens DVI e firewire.

Não gosto do white... Os outros tem o toque do aluminio e mais qualidade, principalmente do ecran... Mas não descarto obviamente, visto que os 250 € ainda fazem pensar...

O problema deste que só encontro usados e pagar logo a pronto, que seria um esvasimaneto da conta bancária. E não encontro um a venda por menos de 1000-1200 €.

a gráfica dedicada dá jeito, mas... não é essencial. Para jogar, tenho o meu desktop, alem de não jogar quase nada ultimamente.

alem disso o macbook 13,3" é bem mais leve e transportável, mas o ecran dos pro anteriores é excelente :drooling:

qualquer das opções é para comprar em 10x sem juros...
 
Última edição:
Se já és possuidor de um desktop e de um portátil, embora ignore as exigências do teu curso, um netbook não te preencheria essa necessidade de uma máquina portátil? Só um ideia.

Em relação à questão específica, partindo do princípio que terás que utilizar a máquina nova regularmente, penso que a adopção do MacMini como computador "portátil" não é muito prática. Ou te aguentas mais um pouco com os PCs que tens actualmente e poupas para um MacBook unibody ou ponderas a aquisição de um MacBook branco, como já aqui referiram; com o dinheiro que poupas ainda fazes o upgrade para os 4Gb de RAM e adquires um HDD externo.
 
Eu também ía para o Macbook.

Maior portabilidade e serve igualmente de Media Center.

A porta DVI não limita o uso como Media Center, à excepção da necessidade de usar um cabo adicional.
 
Se já és possuidor de um desktop e de um portátil, embora ignore as exigências do teu curso, um netbook não te preencheria essa necessidade de uma máquina portátil? Só um ideia.
O meu curso não é muito exigente, mas um netbook não é para min... O principal facto é o tamanho minusculo do ecran... Como não há netbooks de 12" e 1280x800 de resolução...

Por já ter desktop que estava a apontar para o macbook mais pequeno...

Em relação à questão específica, partindo do princípio que terás que utilizar a máquina nova regularmente, penso que a adopção do MacMini como computador "portátil" não é muito prática. Ou te aguentas mais um pouco com os PCs que tens actualmente e poupas para um MacBook unibody ou ponderas a aquisição de um MacBook branco, como já aqui referiram; com o dinheiro que poupas ainda fazes o upgrade para os 4Gb de RAM e adquires um HDD externo.

O mac mini como "portátil" não será para uso diário. Só o iria carregar para a faculdade em média 1 vez por semana. Se fosse andar com o bixo todos os dias, nem sequer entraria na questão ;)

Eu também ía para o Macbook.

Maior portabilidade e serve igualmente de Media Center.

A porta DVI não limita o uso como Media Center, à excepção da necessidade de usar um cabo adicional.
A limitação prende com o audio que precisa de outro cabo e alguns toques para por a funcionar (não é ligar e já está, como o HDMI) e HDCP issues. Dá para utilizar na mesma? claro que dá.
 
A limitação prende com o audio que precisa de outro cabo e alguns toques para por a funcionar (não é ligar e já está, como o HDMI) e HDCP issues. Dá para utilizar na mesma? claro que dá.
Toques não precisa, é só ligar e está a funcionar, pelo menos comigo assim foi.
HDCP penso que só é relevante se ligares uma drive de Bluray.
 
Eu vou falar tendo em conta a minha maneira de pensar, eu comprei há uns tempos um iMac e pus completamente de lado a escolha de um portátil porque queria um ecrã grande, não gostava de portáteis porque puderia ter problemas com a bateria(paranoias), etc. Agora vejo-me farto de estar sentado a uma secretária. Por isso estou a vender o meu iMac para comprar um macbook.

Acredita que depois o portátil vai-te ser mais vantajoso
 
Se o que queres é experimentar o Mac OS X e utilizá-lo como computador de secretária em casa, penso que ficarás bem servido com o Mac mini. Pelo que percebi tens um portátil e podes utilizá-lo para trabalhar fora de casa.

No entanto, se o teu objectivo é comprar o mini para substituir o portátil e levá-lo para a faculdade (uma vez por semana não me parece assim tão pouco quanto isso), acho essa solução de levar o mini pouco prática... Precisas de ter sempre um ecrã disponível, uma tomada eléctrica e andar carregado com o teclado também...

Eu tenho um macbook pro pré-unibody, no início raramente saía de casa com ele mas agora levo-o para todo o lado! Tenho neste portátil tudo o que está relacionado com os meus estudos e trabalho e gosto do sistema operativo. Se gostares também do OS X depois não te vai apetecer trabalhar noutro sistema, e com o mini estás bastante limitado nesse aspecto quanto a trabalhar fora de casa. Compreendo que a diferença de preço é um grande entrave, e tu é que tens de fazer a tua análise custo-benefício, mas talvez compense dar mais umas centenas pelo portátil... e tens soluções bem interessantes (como o macbook white, não penses que o design não te agrada, pensa antes que é um clássico ;) o design dele marcou uma época da apple, é característico e único :P)
 
Eu vou falar tendo em conta a minha maneira de pensar, eu comprei há uns tempos um iMac e pus completamente de lado a escolha de um portátil porque queria um ecrã grande, não gostava de portáteis porque puderia ter problemas com a bateria(paranoias), etc. Agora vejo-me farto de estar sentado a uma secretária. Por isso estou a vender o meu iMac para comprar um macbook.

Acredita que depois o portátil vai-te ser mais vantajoso

pois, mas como já disse. Desktop poderoso e tal já tenho. Em desktops normais venha apple, dells e afins, mas nada como construir a tua máquina + overclocks :x2:

em laptops é diferente ;)
 
Eu não quero ser o desmancha prazeres e vir praqui chatear, a minha dúvida prende-se mais com o:

Precisas de um Mac ? Ou é só para experimentar ?

Tal como tu disseste é um valor ainda considerável, quando se calhar nem precisas de substituir o laptop ? Ou conseguirias um valor mais baixo indo para um laptop "normal" ?

Dentro das duas opções facilmente iria para o Macbook, mas tal como tu dizes é uma diferença grande de preço ainda, daí a minha questão acima.
 
é assim, precisar dele mesmo, não preciso, o que tenho vai dando pro gasto.

A questão nisso são várias

-> eventual necessidade de um portátil pequeno, bom e com grande altonomia. nisso os macbook 13,3" enquadram-se como uma luva e estão praticamente sozinhos... Os netbooks entram ai, mas são ridiculamente pequenos e não tem a potência que necessito. Não mais como 2º portátil.
-> gostaria mesmo de experimentar o mac os X no seu máximo. Não é uma "tara", mas como informático, quer sempre aprender novas coisas. pessoalmente não é que ando farto do windows, que ao contrário de muitos, acaba por ser um bom SO, mas depois de anos a ver a mesma coisa... Linux não vejo como SO para 24/7, enquanto o OS X é mais "robusto" para o dia-a-dia, quer em suporte do OS em si, bem como variedade de aplicações.
-> surgiu uma oportunidade de eu vender o meu portátil por um valor acima do que eu conseguia vender aqui neste fórum.
-> Vender o meu portátil e ir correndo comprar outro essencialmente "semelhante" não me compensa em nada.
-> Ando a ver se condigo juntar condições especiais para comprar o macbook, visto que uma compra "directa" está longe mesmo, porque a crise ao contrário da maioria deste fórum, atingiu-nos com força máxima. Nem sei com algumas regalias poderei comprar o bixo...
 
O mini é fixe mas para andar com ele as costas é chato. O transformador ainda é grandinho, e ter de estar sempre dependente de um posto físico sucks....

Já deste uma olhadela aos Macbook no ebay?
 
como disse, só poderia pagar em prestações... Do tipo 10x sem juros...

senão iria tentar comprar um MBP da geração anterior
 
Hi,

Não te iludas, apesar de o Mac Mini ser 'maneirinho', não é viável andares com ele de um lado para outro. Besides, imagina que por alguma razão não tens acesso a um monitor ou à corrente. Como é, não trabalhas?

Se estás mesmo decidido a adquirir um Mac, aconselho-te vivamente a fazer o esforço para comprares o Macbook. A conveniência e a flexibilidade em relação ao Mini compensam esses 500€.
 
Vou ca desenterrar isso, porque recentemente subiu novamente essa dúvida... mac mini ou macbook unibody?

A questão é.

* Final de semestre e as necessidades de 1 portátil vão diminuir
* A crise anda mesmo má e isso nota-se mesmo na BRUTAL desvalorização de hardware... É que nem vendendo o meu portátil e desktop só deve para metade de um macbook >( E nesta situação e cago bem alto para mac OS X e afins e mantenho 2 maquinas em vez de uma ou vendo um deles e meto o € no bolso. E dado que ainda vou demorar a vender isso tudo, estou simplesmente a adiar, adiar e adiar... Agora algo de 600 € posso "já" comprar sem esperar.
* Rumores de baixas de preços e afins...
* Core i5 em novembro
* Novamente em novembro dois empréstimos vão terminar e estarei a estagiar, logo mais € a entrar em caixa.

Claro que o macmini é um desktop, logo não irá sair de casa :p

E em novembro lá comprava um macbook (pro) já baseado em Core i5, com Snow Leopard, etc.
 
Última edição:
Eu debati-me com uma questão idêntica à cerca de um ano atrás. Acabei por optar por um MacBook, em detrimento do MacMini, simplesmente porque este é mais versátil. Quando estou em casa faz as vezes do MacMini, ligado a um ecrã externo; quando vou trabalhar levo-o comigo. Hoje podes não ter tanta necessidade de um portátil, mas amanhã, quem sabe? A optares pelo Mini podes sempre vir a utilizá-lo enquanto computador de sala, mas não vejo assim outras vantagens em relação a um portátil.

Em relação ao timing da aquisição: tendo tu já um desktop e portátil parece-me que estás bem remediado para o presente e pelo que depreendo do teu post, aquilo que realmente ambicionas é um MacBook Pro, daí que, não vejo motivo para não aguardares até teres posses para aquilo que realmente desejas com as vantagens que mencionas. Eu esperava. :)
 
concordo com o thendless...

Se já estás servido, e se é por puro desejo que queres trocar... aguenta a passarinha e espera por saberes quanto exactamente será o teu rendimento... é que, não é para assustar, mas estágios não remunerados há aos pontapés...

Agora também aconselho... dá o dinheiro que tens a alguém para guardar :) é que estão aí as férias, e nós sabemos o que nessa altura o bom senso também tira uns dias...
 
Back
Topo