Mac Mini R.I.P.

A Apple TV não precisa de grandes cuidados com cooling e tem uma gráfica dedicada (Geforce 7300 GS).

Mas um futuro cubo será uma coisa mais potente que uma simples Apple TV com chips a baixas frequências. Poderá ser uma coisa com um quad-core a 45nm + uma HD2600/HD2900 ou equivalentes Nvidia. Coisa para meio kilowatt. Coolings passivos ou quase passivos não são nada fáceis nesta gama de potência. A não ser que optem por um dual-core @ 45nm + HD2600 passiva. Assim fazem uma coisa silenciosa e sem comprometer os Mac Pros.
 
/me liga modo manipulador: Certamente que a tua cunhada já não estará satisfeita com o Cube. Certamente que se quer ver livre dele. Certamente que quer um MacMini. Ou um portátil. Certamente.

(É favor ler com entoação grave e repetidamente. Se preciso repetir até à exaustão virado para uma parede. obrigado)

Nãoooo, eu é que quero. Dou mais, dou mais! :D
 
Mas um futuro cubo será uma coisa mais potente que uma simples Apple TV com chips a baixas frequências. Poderá ser uma coisa com um quad-core a 45nm + uma HD2600/HD2900 ou equivalentes Nvidia. Coisa para meio kilowatt. Coolings passivos ou quase passivos não são nada fáceis nesta gama de potência. A não ser que optem por um dual-core @ 45nm + HD2600 passiva. Assim fazem uma coisa silenciosa e sem comprometer os Mac Pros.

A CPU do Apple TV aínda é fabricada a 90nm, apesar das baixas frequências. (é um derivado do Pentium M "Dothan" single core)
Se a Apple usasse um Intel Xeon "Clovertown" quad-core a 1.6GHz (que aínda é fabricado a 65nm, não a 45nm), o TDP baixava para 50W, não muito longe de um Core 2 Duo T7700 (dual-core) para portáteis...

E as gráficas topo-de-gama também podem ser metidas em portáteis, em versões low-voltage.
Se existem laptops com SLI de 7950 GTX, porque é que uma 8800 GTS/GTX não podia caber numa mini-tower/cubo com um PCB costumizado para notebooks, tipo MXM ?
 
A CPU do Apple TV aínda é fabricada a 90nm, apesar das baixas frequências. (é um derivado do Pentium M "Dothan" single core)
Se a Apple usasse um Intel Xeon "Clovertown" quad-core a 1.6GHz (que aínda é fabricado a 65nm, não a 45nm), o TDP baixava para 50W, não muito longe de um Core 2 Duo T7700 (dual-core) para portáteis...

E as gráficas topo-de-gama também podem ser metidas em portáteis, em versões low-voltage.
Se existem laptops com SLI de 7950 GTX, porque é que uma 8800 GTS/GTX não podia caber numa mini-tower/cubo com um PCB costumizado para notebooks, tipo MXM ?

Tudo é possível mas a Apple não vai deixar de usar os novos cpus a 45nm. Quanto a gráficas tens razão. Até poderia ser mais vendável uma placa topo de gama a baixa frequência.

O CPU da Apple TV é a 1Ghz. Mais do que as diferenças entre escalas de integração é a frequência do ponto escolhido para operação que determina o consumo.
 
A minha cunhada só quer o computador para usar o Office e aceder à net. Portanto, o Cube é mais que suficiente. Sorry guys :(

Rui Batista
 
Ainda bem que ainda tenho o meu Mac Mini e certamente que viverá pelo menos mais uma dúzia de anos.

Mais uma dúzia de anos só se for na garagem a ganhar pó. :007:

Se calhar ainda compro outro na Ebay antes que os preços disparem.

Se tens um mini para mais uma dúzia de anos para que queres outro ?
 
O meu já fez um ano, já só lhe faltam dez e tal. Não vejo onde está a dificuldade. Ainda posso ganhar eu pó antes dele.
 
A noticia não tem fundamento, ate porque foi graças ao mini em conjunto com o ipod(ate rolaram noticiam de uma possivem interação entre os dois) que ganharam muitos novos utilizadores. fiquem descansados que teremos minis por mais anos. Não se vai repetir o mesmo que com o cube ou powerbook 12"....
 
espero bem que nao....

pois eu mesmo estava a pensar comprar um...

para trabalho net e msn chega perfeitamente!

é muito giro e ainda por cima quase nao ocupa espaço!
 
Pois eu tenho um mac mini duo 1.66 com 1 ano que lhe comprei uma memoria de 1G e instalei ficou muito melhor e só gastei 38 euros mas vou aproveitar que está aberto e meter-lhe mais 1G, e realmente é maquina qie não me vou desfazer.
Só tenho pena que por motivos profisionais tenho que conviver com windows, infelismente o mundo informático gira em torno desse SO.
 
O facto de estar toda a gente aqui a especular sobre o assunto reside no tal "missing Mac-less-pro". Falta um Mac que se encaixe no segmento Mac mini-Mac ...-Mac Pro.

O mini, para muita coisa serve, mas sejamos francos: para alguém que queira brincar com as iApps, deveria ou vir de fábrica com 1 GB de RAM, ou ser fácil de colocar memória (nos minis G4 era bem mais simples, se bem me lembro...). Eu tive durante algum tempo 512 MB no meu iMac, e era aflitivo abrir o iPhoto com mais duas aplicações abertas... e ainda para mais o mini tem uma gráfica integrada que rouba memória à RAM...

No entanto, é como se tem dito: o mini possibilitou que muitos potenciais switchers experimentassem o OS X em primeira mão, não os assustando com o preço do Mac Pro e afins... :). E foi como eu li há algum tempo: um tipo vai a um Apple Store, vê um mini, olha para o preço e pensa "isto até é engraçado! Se calhar até levo um!". Depois de brincar um pouco com ele, sai da loja não com um mini, mas com um iMac de $1300 :D.

Não estou a inventar... li mesmo isso! E, se querem que vos diga, o preço do iMac até está muito bem posicionado! Agora, deviam dar a liberdade de uma pessoa escolher o ecrã que quiser... e aí a Apple está a jogar um pouco mal...
 
Mas o imac nunca te deixou escolher o monitor foi sempre assim. Não acredito que a Mac va abrir uma 4ª linha nos computadores de secretaria. Ter 3 ja é muita escolha para os padroes da marca. O mini com 1gb da perfeitamente para maior parte dos novos utilizadores que nunca utilizaram Mac.
Tu se calhar o que querias era um MacPro de gama baixa entre os 800 e 1000€ mas isso nunca vai acontece. ;)
 
Uma das configurações mais comuns de qualquer computador consiste no seguinte

Um desktop com um processador comum de desktop, memória comum de desktop, disco comum de desktop e placa gráfica de desktop.

Estranhamente ou não, a Apple não vende este computador

Por isso e enquanto isso acontecer é normal que exista malta insatisfeita
 
Pois mas a apple não é uma marca "comun" se não não teriamos a gente a falar em Mac e outra em PC. Acredita que ja ter mudado para o comun intel ja foi algo de outro mundo nunca pensado por maior parte dos utilizadores da plataforma.
É essa malta insatisfeita/estranha são novos utilizadores que não conhecem de onde naceu o pedrigi ma marca.
Eu bem queria que o imac desse para ser ligado a um computador externo para quando tivesse que jogar um jogo no windwos, mas ja sei que é da "filosofia" da marca por isso nada feito.
Tambem gostaria que qualquer grafica desse para por no PowerMac/MAcPro mas não da. Ou que fosse compativel com qualquer memoria.
Ou que os monitores tivesses o control de imagem/cor por hardware e não software.
Para não falar em CPU´s...

Ao fim de tudo gostava que toda a gente fosse feliz mas não é assim! ;) lol
 
Não, mas antes tinham! Antes do iMac, havia os PowerMacs (profissional) e os Performa (home users). Mas havia montes de configurações de Performas, all-in-one (tenho um desses, com leitor de CD, microfone, colunas, possibilidade de inserção de placas TV e captura de vídeo, ...), desktop, mini-tower, etc... várias linhas, começando por um número: 9xxx, 8xxx, 7xxx, 6xxx e 5xxx (houve um 4400 mas é muito raro... tive para dar uns cobres para comprar um no Miau há algum tempo :P)

A partir do iMac, o Steve começou a reformular a linha (arrumar a casa :)): largou a maioria das linhas, e colocou o quadrado (que vêem no filme da apresentação do iBook), com duas máquinas gama profissional, e duas de gama baixa (home users). O mini veio destruir a simetria - assim sendo, falta qualquer coisa! Um switcher-edition gama alta :D - o maxi-mini!
 
Há um iMac, há um Mac Pro, há Mac mini mas não há nenhum Mac e esse que falta - o Mac. Eu queria algo entre o Mac mini e o Mac Pro e enquanto isso não existir não há nenhum desktop que me sirva na linha mac. Os iMacs sabem-me a pouco, eu preciso de um caixote mas não preciso de nada sequer parecido com o Mac Pro. Como disse o Timber um computador normal, mas Mac.

O PowerMac G5 era uma máquina vulgaríssima, um PC mas com arquitectura PPC em vez de x86. Com a transição para Intel, espetaram aquela coisa que só interessa a um nicho de mercado. Neste momento comprava primeiro um PowerMac G5 (dão conta do recado e estão baratíssimos) que um Mac Pro.

Na minha opinião eles não querem meter-se em hardware mais vulgar com medo que o OS X86 se torne perfeito em máquinas não Apple (em todas elas).
 
Back
Topo