Mac Mini R.I.P.

Eu acho que um dos motivos do RIP dos MacMini chama-se AppleTV, apesar de a primeira não fazer grande sentido, um MacMini actualizado com uma wireless melhor e software próprio podia tirar lugar ao nicho do AppleTV.
Mas, tal como todos, sinto falta de um Mac (nem mini, nem Pro, nem i) que me faça largar o desktop windows.
 
Eu comprei um Mini para substituir o iMac G3 que usei durante 5 anos. À partida queria continuar a usar com um monitor crt, isso desde logo excluía o iMac. Usar um computador de secretária com monitor de portátil, com píxeis e tal, não era do meu agrado. O Mac Pro foi excluído não só pelo preço mas também porque, e citando o que um tipo disse em inglês num fórum: "Eu até tenho capacidade económica para comprar um Mac Pro, agora para comprar uma casa onde ele caiba, é que não, essas coisas são enormes!".
 
Eu também tenho capacidade económica para comprar um Mac Pro, mas tenho porque não faço compras estúpidas e comprar um Mac Pro... excepto um reduzido número de aplicações (que não incluem muitas pseudo aplicações que a Apple arranja para ele) ... é uma compra estúpida.
 
O que se aprende da história dos Mac aqui no fórum...

Eu concordo com quem é da opinião que deveria haver "um iMac" sem vir o monitor atrelado. Era muito mais simpático poder trocar o computador actual por um mais recente sem ter de trocar também o monitor, ou não ter as specs de um computador associadas ao tamanho do monitor, eu posso ter poucas exigências de hardware e querer um ecrã grande, a apple não me oferece isso actualmente. Eu troco de monitor quando um se estraga e troco de computador quando as specs já não me satisfazem as necessidades. Um monitor nunca me deixou de satisfazer as necessidades e apenas troquei uma vez sem precisar, de um crt de 15'' para um crt de 17'' que de certa forma até pode ser considerado uma necessidade para trabalhar melhor...


A apple tem monitores de elevadíssima qualidade (estou a falar sem saber) e isso faz com tenha preços muito elevados para os mesmos. Isso faz também com que não tenha interesse em fazer mercado para outras marcas (de monitores, não se esqueçam que a apple também é uma empresa de hardware). A apple TV não faz mercado para monitores de outras marcas, o mac mini fazia. é uma possível lógica de mercado, mas pode haver mil e uma razões para a escolha da apple.

E acho que não devem pegar pela "diferença" da marca para justificar como correctas todas as opções desta, julgo que neste momento a apple é essencialmente uma empresa comercial, faz o que é necessário para aumentar os lucros, se puder manter a identidade óptimo, se não puder, lá terá que se adaptar. O novo hardware é um exemplo disso e com grandes resultados. Não sou contra, desde que não se descaracterizem demasiado, considero mais uma evolução.
 
A maioria das pessoas que conheço que compravam PowerMacs e compram Mac Pros não compram Apple Cinema Displays. No caso empresarial tenho visto muito Apple Cinema Display mas pela quantidade de monitores nas lojas dedicadas em absoluto à venda de Macs, mesmo lojas mais viradas para o segmento profissional, acho que devem vender bastante para o segmento profissional.

Se a Apple quisesse impor os seus monitores como única escolha, fazia o que fez em tempos, usava o ADC (Apple Display Connection) e obrigava o consumidor a comprar monitores Apple.

Mais, o mercado alvo do mini é um mercado alvo muito diferente do Apple Cinema Display e da restante linha de Macs por eles apresentada. O mac mini é claramente o mac dos pobres e a Apple sempre o admitiu desde o lançamento em que o Jobs frisou que podia ser usado com teclado e monitor 3rd party.

Ora, os monitores que as pessoas compram para os seus minis não rivalizam minimamente em mercado com um Apple Cinema Display.

Em termos de interesse comercial a Apple teria todo o interesse em vender um computador normal. Tenho a certeza que as suas vendas explodiriam porque a maioria dos consumidores quer um computador normal e compraria um sem pensar duas vezes.
 
Última edição:
Evangelion-01 sabes muito bem que computadoes que de para meter qualquer componente a venda no mercado a apple nunca teve nem nunca tera pelo menos quando tiver a filosofia de encaixar o melhor possivel o seu softawre com hardware escolhido.
E ao tal macintosh esse nunca existiu, tinhamos os Performa, power, quadra, II e LC´s mas Macintosh esse nunca existiu. A não ser que contes aquele feito em madeira. ;)

Bsod,
Macintosh que possam actualizar cpu, graficas e memorias como fazemos em PC nunca existiram. Tinhamos era aquelas configurações todas possiveis nos clones que foram um fiasco para a apple. E unica diferença que tinham era o exterior, monitores e pouco mais, tipo vinham ou não com saida entrada AV ou diferentes placas de Som. De resto todos eram aquipados com o mesmo tipo de CPU a frequencias diferentes. O mesmo acontece nos ultimos anos, queres modar de CPU/gafrica/memoria? Podes! tens é que comprar a companhias especializadas nisso não a loja de informatica que fica ao virar da esquina.

Uma caixa do Mac Pro com um cpu dual core e 1 gb de memoria com uma grafica de 128MB e disco de 120gb nunca ira existir. Mas valem comprarem uma caixa vazia de um PowerMac e montarem la um PC. lol

Como disse o kidloco o MacPro esta pago em 2 ou 3 trabalhos...
Se é para brincar ou trabalhos leves mais vale um PC ou um Mac mini.
 
Poder pôr mais que um disco e uma gráfica decente não é propriamente nada do outro mundo e o que é certo é que preciso de um Mac Pro para fazer estas coisas....
 
A Apple também não pode fazer tudo de uma vez... Desde que mudaram para Intel, têm registado níveis cada vez mais altos de popularidade, só computadores a sair das lojas. O que o Jobs está a fazer é "conter" o "boom" (:-D) do switching, porque a Apple, para o bem e para o mal, é uma empresa relativamente pequena, e provavelmente não conseguiria aguentar com todos os novos switchers se mudassem todos de uma vez.
Por isso, e para que o aumento do número de Macs se dê a uma velocidade mais ou menos constante e sem grandes quebras, a ideia deve ser buscar novos utilizadores, com os atractivos pela ordem: Intel (possibilidade de correr Windows, ser mais rápido) -> Leopard (quantos é que não estão à espera do novo SO para mudar?) -> MacDesk (:P), este último só quando a Apple já tiver ganho um market share considerável (para o que já tinha, claro) e uma massa maior de adeptos/conhecedores que mudariam com a eventual chegada de um computador mais acessível e ao mesmo tempo personalizável.
Ou não seria uma boa estratégia ;)?
 
Última edição:
Evangelion-01 sabes muito bem que computadoes que de para meter qualquer componente a venda no mercado a apple nunca teve nem nunca tera pelo menos quando tiver a filosofia de encaixar o melhor possivel o seu softawre com hardware escolhido.
E ao tal macintosh esse nunca existiu, tinhamos os Performa, power, quadra, II e LC´s mas Macintosh esse nunca existiu. A não ser que contes aquele feito em madeira. ;)

Bsod,
Macintosh que possam actualizar cpu, graficas e memorias como fazemos em PC nunca existiram. Tinhamos era aquelas configurações todas possiveis nos clones que foram um fiasco para a apple. E unica diferença que tinham era o exterior, monitores e pouco mais, tipo vinham ou não com saida entrada AV ou diferentes placas de Som. De resto todos eram aquipados com o mesmo tipo de CPU a frequencias diferentes. O mesmo acontece nos ultimos anos, queres modar de CPU/gafrica/memoria? Podes! tens é que comprar a companhias especializadas nisso não a loja de informatica que fica ao virar da esquina.

Uma caixa do Mac Pro com um cpu dual core e 1 gb de memoria com uma grafica de 128MB e disco de 120gb nunca ira existir. Mas valem comprarem uma caixa vazia de um PowerMac e montarem la um PC. lol

Como disse o kidloco o MacPro esta pago em 2 ou 3 trabalhos...
Se é para brincar ou trabalhos leves mais vale um PC ou um Mac mini.
Concordo... parcialmente.
Tenho aqui em casa um Mac IIci, circa 1990, que, além de ter montes de slots para expansão (3x NuBus, 1x PDS (ligação directa ao processador, para se colocar um upgrade, com cache L2, por exemplo :D), 8x DIMM slots) é facílimo de abrir e mexericar: tem baías para discos, pode-se levantar a board tirando três ou quatro parafusos, etc. Se isto não é expansibilidade, não sei o que é: podia espetar-lhe com um processador ***** e ficava com um PowerMac! :D Tenta fazer isso com um iMac :D

O Jobs é que veio "estragar tudo": o Woz queria computadores expansíveis (as primeiras séries do Apple ][ tinham 5 slots de expansão, entre outras coisas) e o Jobs queria tecnologia fechada - o Mac 128k, o Apple ][c, todos os Macs produzidos desde que ele voltou à Apple (excepto mercado profissional).

Tenho, como exemplo muito recente, o meu PowerBook: posso tirar-lhe a óptica, puxando, e coloco-lhe uma drive ZIP (tudo sem desligar o computador); posso pôr Airport, 1 GB de RAM, mudar o disco (apesar de isso ser um pouco complicadito :P), usar o slot PC Card, etc... Porque é que a Apple não põe um Mac tipo LCIII, que sempre tinha um slotzito para uma placa de expansão, e era bem fácil de abrir? :rolleyes:
 
bsod,
Sabes qual era o preço a que esse computador era vendido? Mais de 5000$ o que o coloca ao nivel do MacPro. E no Mac Pro podes fazer isso tudo que queres....
Não me querendo repetir vou voltar a dizer, a apple nunca teve um modelo da gama media baixa que tivesse essas capacidades.
O maximo que encontras é o LCII que tinha apenas um porta de expanção ou os Performa 6000 que ja traziam 2 PCI mas o preço era acima de 2000$.

Editado:
Um LCIII? Ja o tens...
Ao mesmo preço que era vendido o LC tens o Mac mini. Não tens PDS? Tens usb e firewire. Ligas aqui o que ligavas a um PDS, modem e rede. Agora isso podia levar uma grafica não? Bom, não era para fazer upgrade a grafica mas para ter uma para conseguir ver cores no monitor. Eu não acho que seja propiamente uma slot tipo PCI ou AGP que desse para fazer upgrade a um componente ja instalado no computador. Agora se tu concideras o contrario ai ja digo que a apple tinha um Mac de secretaria expancivel!
 
Última edição:
Eu já acho que o LCIII era relativamente expansível, mas lá está, antigamente não havia os preços de actualmente - só de pensar quanto custava o IIci novo e quanto paguei eu por ele, 14-15 anos depois, no eBay...

De qualquer modo, o acesso à tecnologia tornou-se muito mais vulgarizado. E os preços baixaram imenso... o primeiro iBook foi taxado a $1599 e agora tens MacBooks a $1099... portanto pelos preços não vamos lá :P. Eu sei perfeitamente que o IIci era carote, bem carote até... mas, relativamente às máquinas da altura, era, vá lá, um Conroe todo pipi, com gráfica xpto... o top of the line, mas não o Mac Pro - esse era possivelmente o Mac IIx (sem ter o c, nem o i, pois o i é de vídeo on-board, which sucks ;)).

Mesmo o Performa 5200 que lá tenho encostado, sendo ele all-in-one, também era fácil de mudar as coisas: desapertavas alguns parafusos e a motherboard saía. Tinhas slots de expansão, para colocares uma placa de rede, TV, vídeo, etc... actualmente o sistema é completamente fechado (tirando o Mac Pro e o MacBook Pro, que tem o Express Card).

Não estou com isto a dizer que seja mau! Para muita gente, o ser um sistema fechado até é uma boa coisa - significa estabilidade, e saberem o que estão a comprar: uma pessoa que não perceba nada de computadores, olha assim de uma forma leve para o folheto da Apple, e percebe logo o que quer comprar: laptop/não laptop, home/profissional.
Depois, tem sub-gamas, mas estão bem diferenciadas - muita gente não sabe que tem o processador Core Duo a 2 GHz, whatever - vê pelo tamanho do ecrã, por exemplo. Já no mercado de PCs enchem-nos de características técnicas "quantos mais MHzs, melhor!" "quanto mais RAM, melhor ainda!", e esquecem-se que, por vezes, não é isso que conta. Por isso é que houve gente a comprar ][c, o iMac, e tudo o que se seguiu. :)
 
E quanto custava o performa 5200 na altura? 2000$ o mesmo que o MacPro mais barato. Continuas a comparar computadores com preço acima da media. Não propiamente baratos! ;)
 
Pois, mas naquele tempo era o "low-end". Onde é que arranjavas máquinas mais baratas? (mesmo os Pentiums da altura não eram propriamente baratos... ;))

E o 5200 foi lançado especialmente para educação, à semelhança do eMac. De facto, os preços evoluíram imenso... pelo que não há possibilidade de comparação.

Só digo que antes do Steve, havia mais liberdade de escolha. Sempre foi uma marca fechada, mas antes de '98 era muito mais "user-serviceable". A partir do momento em que se apresentou o iMac, com a arquitectura sem possibilidade de expansão, perdeu-se alguma liberdade.
 
Desenterrei esta thread para saber a vossa opinião. Será que o mac mini vai receber mais algum update ou vai mesmo desaparecer?
 
Desenterrei esta thread para saber a vossa opinião. Será que o mac mini vai receber mais algum update ou vai mesmo desaparecer?




yambém ando com essa ideia, a apple já não mexe nele à bastante, o design já está acho que 2 éocas atrás, nem mudam para o look de alumínio nem para o vidrado do Imac, deve ser este verão alguma mudança a nível visual pelo menso no mini e no macbook
 
Back
Topo