Mac Mini Rumores

Tom's Hardware reports that the expected Mac mini refresh will be coming in March and will be based on NVIDIA's new Ion platform utilizing Intel's dual-core 1.6 GHz Atom 330 processor. The Ion platform, announced in mid-December, also utilizes the GeForce 9400M integrated graphics found in the current MacBooks and MacBook Pros.

An Nvidia partner confirmed to us that Apple was the first to receive samples of Nvidia's Ion platform, which we covered extensively during CES. In fact, Apple received prototype units long before Nvidia partners who opted to work on Ion. We're told that some partners still only have blue prints of Ion.

The source also revealed that the new Mac mini should be released around the time of the CeBIT computer expo beginning March 3rd in Hanover, Germany. No pricing information has been revealed, but Tom's Hardware believes that the new Mac mini will be priced in the same $500-$700 range as the current model. They also believe that the use of this platform will enable Apple to reduce the size of the already-diminutive Mac mini.

Evidence found in OS X configuration files in mid-December has pointed to the use of NVIDIA chipsets in upcoming Mac mini and iMac revisions, but this is the first indication that Apple plans to use Intel's low-power Atom processor instead of the larger Core 2 processors found in Apple's notebook computers and the current Mac mini.
@ MacRumors + Tom's Hardware

Ion :P :009:
 
Espero que não seja verdade, só se for para os 299$, caso contrário é um autentico roubo, e fraca performance.

não é roubo porque não há concorrência. se não há concorrencia (com OS X), podem fazer os preços que quiserem. e há-de haver clientes que ficam contentes por pagar bem caro. aliás, já vi gente aqui na zwame a defender que deviam subir os preços dos macbook porque estavam a ficar "acessíveis" :eek: :rolleyes:
 
A parte que me disse que esta notícia era falsa foi quando disseram que a Apple tinha de algum modo o "exclusivo" inicial dos kits de desenvolvimento da plataforma ION da Nvidia.

Meus amigos, isto é apenas um packaging funcional de dois chips, nada mais. Não há kit's de desenvolvimento nem "blue-prints" especiais para a plataforma ION.
Aquela caixa que a Nvidia está a mostrar é somente uma referência para mostrar as capacidades da plataforma em testes reais, não é um produto comercial.

- O formato da motherboard (Pico-ITX, compatível com todos os formatos ATX) até foi criado pela VIA.
- A GPU/IGP é só um chip, pode ser montado onde o OEM quiser em qualquer motherboard.
- O tipo e form-factor da memória pode ser qualquer um (DDR2, DDR3, DIMM ou SO-DIMM, etc).
- O chip Atom ( ou "chips", caso se trate do Atom 330 dual-die/core) também tem apenas um package, tal como o da Nvidia.
- Os Intel Atom (230 e 330) compatíveis usam a mesma tecnologia de Front-Side Bus dos Core 2 Duo, daí que a versão do IGP Nvidia Geforce 9400M é 100% idêntica à que está montada nos Macbooks, nas motherboards Micro-ATX de uma série de fabricantes OEM, ou até neste modelo ainda mais pequeno, Mini-ITX. A única diferença é que as CPU's Atom estão soldadas, logo, não há um "socket" propriamente dito.
- O I/O escolhido fica ao critério de cada OEM, não precisa de estar "maximizado" com recurso a daughtercards como no protótipo.


Quanto à probabilidade de ser mesmo a solução escolhida pela Apple..., porque não ?
Pensem um bocado:

- Há rumores que dizem que a Apple procurará fundir a Apple TV com o Mac Mini num formato mais compacto.
- A CPU da Apple TV (um Intel Pentium M a 1.0GHz, severamente "cortado" -nem tem memória cache L2-) é seguramente mais lenta do que um Atom 330, não suporta 64bit, nem instruções SSE3 avançadas, etc, e não tem socket, está soldada na motherboard como o Atom.
- A GPU da Apple TV é... uma Nvidia Geforce 7300M GS (Shader Model 3.0, Purevideo, etc) com 64MB de memória dedicada.
- O foco principal do Mac Mini é computação casual (para que acham que serve o Atom ?) e multimedia (Geforce 9400M).
- A Apple TV/Mac Mini com um IGP 9400M poderia usar uma versão proprietária do Badaboom para encoding e decoding de H.264, libertando a CPU.
- Poderia usar uma versão unificada do OS X, em vez de uma versão especialmente modificada para a Apple TV actual (simplificando a resolução de problemas de software e reduzindo custos de desenvolvimento).

Quanto ao preço, creio que nem a Apple venderia um Atom não-mobile a esse preço, a não ser que viesse com uma drive SSD interna ou um touchscreen ou um router wireless, ou tudo isso junto...
 
Última edição:
Metendo de lado questões de preço, que são sempre uma incógnita, acho até que a solução descrita é bastante aceitável, para pc multimédia e até um pouco mais.

Há é pessoas que estão com uma ideia completamente errada do que é um Mac Mini, que nunca foi, nem nunca vai ser desenhado para ser um computador de produção (o que não quer dizer que não seja usado para tal :\). Pensem que o Mac Mini não poderá nunca canibalizar os iMacs de entrada de gama, ou acham que a Apple anda a dormir ...

Vá, quanto é que vão demorar as palavras "quad core" e i7? Aceitam-se apostas ...
 
aliás, já vi gente aqui na zwame a defender que deviam subir os preços dos macbook porque estavam a ficar "acessíveis" :eek: :rolleyes:

E eu a preocupar-me com esses.
Há quem goste de fazer marketing (indirectamente) de graça. É como uma religião...só crentes.

Tendo em conta que o Mini já teve G4's, CD e actualmente C2D....não percebo o porquê desses Atom. Só se justificam, se das duas uma:
-ou são superiores em processamento, face a todos os processadores que o Mini já teve;
-ou custarem os $299, e mesmo aí, tenho as minhas dúvidas, porque naquele momento da pergunta-resposta (momento "brainwashing" até dizer chega) quando houve a "keynote" dos Unibody's disseram o que disseram sobre os netbook's, não estou a ver eles a baixarem o preço do Mac Mini para concorrer com os net-tops "da praça".
 
E eu a preocupar-me com esses.
Há quem goste de fazer marketing (indirectamente) de graça. É como uma religião...só crentes.

Tendo em conta que o Mini já teve G4's, CD e actualmente C2D....não percebo o porquê desses Atom. Só se justificam, se das duas uma:
-ou são superiores em processamento, face a todos os processadores que o Mini já teve;
-ou custarem os $299, e mesmo aí, tenho as minhas dúvidas, porque naquele momento da pergunta-resposta (momento "brainwashing" até dizer chega) quando houve a "keynote" dos Unibody's disseram o que disseram sobre os netbook's, não estou a ver eles a baixarem o preço do Mac Mini para concorrer com os net-tops "da praça".

O Mac Mini não tem que concorrer com ninguém, porque não tem concorrentes. iMac, mesma coisa.
 
Não concorre pelo SO, mas podes ter a certeza que concorre por outros factores.
"EEE box" diz-te alguma coisa?

Ah, não, não estava a falar do SO, senão era a linha toda da Apple :eek:

Estava mesmo a falar de concorrência para o Mac Mini ... "EEE box" soa-me bem, a sério que soa, mas boa sorte com isso para a Asus ... eles bem se esforçam :)

Estamos para aqui a falar em Mac Mini como media center de excelência, e tu falas dessa coisa ... Isso é um "Net Pc", não passa disso, nem que queira ... Até ao lado do actual mac mini é inferior, quanto mais de um suposto Mac Mini renovado.
 
Última edição:
Estamos para aqui a falar em Mac Mini como media center de excelência, e tu falas dessa coisa ... Isso é um "Net Pc", não passa disso, nem que queira ... Até ao lado do actual mac mini é inferior, quanto mais de um suposto Mac Mini renovado.

Eu também só dei o exemplo do "eee box", pela (suposta) opção dos Atom para os Mac Mini.
 
Metendo de lado questões de preço, que são sempre uma incógnita, acho até que a solução descrita é bastante aceitável, para pc multimédia e até um pouco mais.

Há é pessoas que estão com uma ideia completamente errada do que é um Mac Mini, que nunca foi, nem nunca vai ser desenhado para ser um computador de produção (o que não quer dizer que não seja usado para tal :\). Pensem que o Mac Mini não poderá nunca canibalizar os iMacs de entrada de gama, ou acham que a Apple anda a dormir ...

Vá, quanto é que vão demorar as palavras "quad core" e i7? Aceitam-se apostas ...

Aconselho a leitura dos meus posts sobre o Mac Mini. Quem me criticou por achar que os Mac Minis actuais não estão assim tão desactualizados deve estar a engolir em seco.

A verdade é que os Mac Minis actuais não estão desactualizados em poder de processamento para aquilo que são. É utópico querer um CPU topo de gama num pequeno desktop que se quer fresco e silencioso. O único calcanhar de Aquiles do Mac Mini é sem dúvida a actual gráfica e o upgrade para a nvidia 9400 é praticamente garantido. Releiam o post do Blastarr. Ele toca num ponto fulcral. A fusão do Mac Mini com a Apple TV parece-me provável, mas numa vertente de servidor de media. O Wireless HDMI ou Displayport ainda está distante mas quem sabe se um dia...
Eu gostaria ainda que o disco interno do futuro Mac Mini fosse um SSD. Silêncio absoluto em idle.

PS. com a pressa a primeira frase saiu trocada. Corrigida!
 
Última edição:
Pessoalmente acho que as fusões AppleTV e Mac Mini não trazem valor nenhum para ninguém.

O AppleTV como está agora já é bastante caro, os leitores BD estão cada vez mais baratos e as set top boxes para distribuição online estilo Netflix no mercado EUA também são baratas. Se a ideia for usar o melhor que se arranja em termos de tecnologia intel para baixar o preço acho plausivel. O AppleTV a ter sucesso será estilo iPOD, versão a versão. Esta configuração Atom+9400M com certeza que permitia uma passo neste sentido.

Usar isto num híbrido resultava basicamente num AppleTV caro ou num Mac Mini rasca.
 
Aconselho a leitura dos meus posts sobre o Mac Mini. Quem me criticou por achar que os Mac Minis actuais estão desactualizados deve estar a engolir em seco.

A verdade é que os Mac Minis actuais não estão desactualizados em poder de processamento para aquilo que são. É utópico querer um CPU topo de gama num pequeno desktop que se quer fresco e silencioso. O único calcanhar de Aquiles do Mac Mini é sem dúvida a actual gráfica e o upgrade para a nvidia 9400 é praticamente garantido. Releiam o post do Blastarr. Ele toca num ponto fulcral. A fusão do Mac Mini com a Apple TV parece-me provável, mas numa vertente de servidor de media. O Wireless HDMI ou Displayport ainda está distante mas quem sabe se um dia...
Eu gostaria ainda que o disco interno do futuro Mac Mini fosse um SSD. Silêncio absoluto em idle.

Well, acho que ninguém disse que se queria um CPU topo de gama. E, depois, estas a contradizer-te um bocado. O Core 2 Duo T5600 tem 34 Watts de Max TDP, e o Atom 330 tem 8 Watts, portanto o Atom tem potencial para ser bastante mais fresco, para além de gastar bastante menos. (Não deverei estar a dizer nenhuma mentira).

O facto de o actual Mac Mini estar desactualizado não significa que tem um CPU muito mau. Significa que está desactualizado. Podes ter um BMW M3 com 10 anos que continua a andar muito quando comparado com um Fiat Punto, mas não quer dizer que esteja actualizado. E a verdade é que este suposto novo Mac Mini com um processador que consome pouco, que tem um chipset destes, com mais espaço no disco, etc, etc, fica muito mais actualizado.

Agora vamos esperar é que o preço também acompanhe o facto de não se abusar na performance. De resto, também concordo que deverá ser uma fusão entre o Mini e a Apple TV, que na minha opinião foi uma das coisas mais useless de sempre. Foi a Apple a tentar impingir-nos o que ela acha que é melhor para nós. Well, pelo menos falo por mim.
 
Well, acho que ninguém disse que se queria um CPU topo de gama. E, depois, estas a contradizer-te um bocado. O Core 2 Duo T5600 tem 34 Watts de Max TDP, e o Atom 330 tem 8 Watts, portanto o Atom tem potencial para ser bastante mais fresco, para além de gastar bastante menos. (Não deverei estar a dizer nenhuma mentira).

Não?!?! Volta lá uns posts atrás.

O Atom é um processador diferente e orientado para outra tipo de utilização. A verdade é que um dos maiores defeitos do MAc Mini, para o tipo de aparelho que é, era exactamente não ser tão silencioso como isso. Se o preço a pagar pelo arrefecimento passivo é ir para o Atom, que assim seja.

O facto de o actual Mac Mini estar desactualizado não significa que tem um CPU muito mau. Significa que está desactualizado. Podes ter um BMW M3 com 10 anos que continua a andar muito quando comparado com um Fiat Punto, mas não quer dizer que esteja actualizado. E a verdade é que este suposto novo Mac Mini com um processador que consome pouco, que tem um chipset destes, com mais espaço no disco, etc, etc, fica muito mais actualizado.

Já há muito que deixei de andar a brincar com as palavras. Eu prefiro olhar para a funcionalidade de cada aparelho.

gora vamos esperar é que o preço também acompanhe o facto de não se abusar na performance. De resto, também concordo que deverá ser uma fusão entre o Mini e a Apple TV, que na minha opinião foi uma das coisas mais useless de sempre. Foi a Apple a tentar impingir-nos o que ela acha que é melhor para nós. Well, pelo menos falo por mim.

A Apple teria que apostar na Apple TV tivesse ou não sucesso. É que depois de dominar o mercado da música o próximo passo é o video. O problema é que parece que a melhor solução não passa pela Apple TV mas sim uma parte dela passar para a TV e a outra para um Mac Mini. Não ponham de parte a possibilidade de surgir uma "HDTV Apple" e um "Home Mac Mini".

Eu não acredito no sucesso do BluRay, a longo (médio) prazo, e nem tão pouco em setup boxes como as actuais. Penso que é mais elegante passar o decode do video para dentro da TV e fazer do computador apenas um servidor de média. Para a TV ou qualquer endpoint de áudio.
Só que há um grande detalhe. Nenhum "service provider" de TV vai nesta cantiga. Eles querem continuar a controlar o cliente.

Será que estas possíveis movimentações irão abrir caminho a um hipotético Apple Mini-Tower? Se as companhias de jogos continuarem a apostar no Open GL, porque não?
 
Mac Mini's só com 9400M e Atom 330 será um tiro no pé, a não ser que venham baratos, os tais 299$, substituindo o Apple TV pelo caminho também...

Agora um verdadeiro refresh do mac mini, terá que ser um core 2 duo 1066 fsb + 9400M. PONTO! Não acho que a Apple iria dar um tiro no pé destes em trocar a combinação actual por um Atom que é um caracol perante os core 2 duo.

Logo

Um mac "micro", com a plataforma ION, a substituir o Apple TV, mas com funcionalidades tipicas do MAC OS X de modo s servir de media center

2 modelos do mac mini tradicional, com core 2 duo + 9400M (variando o CPU e ram, disco)

Não é fácil construir um HTPC com o tamanho e características do Mac Mini mas é possível chegar lá perto gastando mais ou menos o que custa. Eu prefiro comprar um Mac Mini, perde-se menos tempo.

Mas aquilo para media center é simplesmente useless. Não tem HDMI, nem saída audio digital, só analogica, o gpu integrado não tem suporte nenhum a codec's HD, logo não tou a ver aquilo a ter pedalada para full HD 1080p. Do resto todo o seu conceito e tamanho é adequado para media center.

Ao contrário de vós prefiro que o Mac Mini traga o mais avançado DisplayPort e usar um cabo DisplayPort-> HDMI se o quiser ligar à HDTV. Isto porque uso mais o Mac Mini como mini Desktop do que como HTPC. Mais cedo ou mais tarde todas as HDTVs trarão DisplayPort.
E como passas o som para a TV, pois... Não há nenhuma solução no mercado para isso.

Qual é o problema deles em meter um simples combo mini displayport + HDMI. Aquilo já traz o calhamaço de um DVI e um HDMI + mini displaport vai ocupar menos espaço até.

E esta solução iria permitir ligar 2 monitores, enquanto o mac mini actual não permite. Ao contrário dos macbook, que podes usar o display interno + externo em simultâneo.

A sério, um mac mini destes e tinha ca mais um switcher e metia na sala para servir de media center.
 
Mas aquilo para media center é simplesmente useless. Não tem HDMI, nem saída audio digital, só analogica, o gpu integrado não tem suporte nenhum a codec's HD, logo não tou a ver aquilo a ter pedalada para full HD 1080p. Do resto todo o seu conceito e tamanho é adequado para media center.


E como passas o som para a TV, pois... Não há nenhuma solução no mercado para isso.

Qual é o problema deles em meter um simples combo mini displayport + HDMI. Aquilo já traz o calhamaço de um DVI e um HDMI + mini displaport vai ocupar menos espaço até.

E esta solução iria permitir ligar 2 monitores, enquanto o mac mini actual não permite. Ao contrário dos macbook, que podes usar o display interno + externo em simultâneo.

A sério, um mac mini destes e tinha ca mais um switcher e metia na sala para servir de media center.


Quando se comenta as opiniões de terceirao convém enquadrá-las no contexto onde foram proferidas. PArece-me bastante óbvio que o que se está a discutir é o futuro Mac Mini e não o actual. A 9400 é mais do que suficiente para conteúdo HD. Se o problema for o displayport, é fácil para a Apple lançar um DisplayPort->HDMI. Em teoria podes ligar vários monitores ao DisplayPort.
 
Tava a comparar o mac mini actual no contexto de "media center".

obvio que meter o 9400M e manter os core 2 duo e aquilo vai papar tudo que é alta definição a brincar :p

Depois há as interfaces. Não perdiam nada em meter HDMI e DP em separado.

multiplos displays na mesma porta e com interfaces diferentes? (tipo 1 HDMI + 1 VGA ou 1 HDMI + DP), humm...
 
Back
Topo