Mac mini

bsod

Power Member
Boas,

Estou a pensar em comprar um Mac mini, lá para o Natal :p

Vai ser o 1º Mac "verdadeiro" ke compro em mtos anos (desde o meu LCIII com + d 10 anitos). Optei por este pk poxo usar o meu monitor Nokia e + outras coisitas. Ms recomendaram.m ke optasse pelo modelo Combo, e ke arranjasse uma drive externa (com o meu gravador d DVDs la metido*), visto ke a SuperDrive do mini já é um pouco desactual... O ke axam?

Tb vou fazer algum tratamento d video na maquina (n muito, sei mto bem ke akilo é um G4 a 1.42 :P). E sei tb ke "akilo" tem um disco d 4200 RPM... será possível ainda fazer um upgrade na loja Apple, pa um d 7200?

Jogar, n jogo mto. Ms ainda mexo 1 pouco em Sims 2 e SimCity 4 - lá (no site da Apple) diz ke corre bem no mini, ms corre "bem"?

Ke loja é ke me devo dirigir, aki no Porto? As lojas oficiais Apple tao mto escondidas e eu n kero ir a ***** - ainda m dao 1 equipamento recondicionado, cm ja aconteceu a alguns :P

+ uma coisa: com o Mac OS X vou poder frz partilha d ficheiros c o pc ke tem Window$? E jogar jogos em rede (pouco provavel);

* O DVD-RW é um HL-DT-ST DVDRAM GSA-4163B, da LG - consigo pô-lo a funcionar em OSX?

Cumps d um (potencial) MacUser, :D
 
Relação preço/qualidade vale sempre mais a pena o modelo sem superdrive...isto se não te importares de ter menos ~300Mhz de processamento (irrisório).

Update de disco não é possível. Podes sempre usar um disco externo Usb2/Firewire (aconselho Firewire obviamente).

Jogos em mac não é comigo, mas deve aguentar bem. Já joguei UT num mac com uma Radeon 7000 (se não me engano) e corria...mal mas corria. Logo uma 9200 deve-se aguentar bem nesses jogos que referiste.

Lojas aconselho a *****...se tens problemas com a máquina vais lá e trocas por dinheiro. Os preços dos mac são iguais em todo o lado, por isso compra onde tiveres maior confiança e axares que tens melhor assistência. Na ***** não hás-de ter grande assistência (também não é preciso em mac...) mas pelo menos tens 15 dias para testar a máquina e depois se não gostares ires lá devolver e pedir o dinheiro de volta.

Sim podes fazer partilha de ficheiros (protocolo samba). Sim também podes jogar em rede...no trabalho jogamos em rede (pcs/macs) e não há qualquer problema (ok, o medal of honor é o único que não dá eheh)

Não vejo razão para não funcionar... A LG não deve disponiblizar drivers (não são precisos) e utilitários para OS X, mas isso não quer dizer que ele não vá funcionar. Tenho um Plextor externo por exemplo e a única diferença para o windows, é que não tenho o Plextools instalado (a Plextor nao suporta OS X). Não tenho acesso às mariquices que o Plextools me oferece, mas não é por isso que deixo de gravar os meus dvds/cds/whatever no OS X. Se queres uma boa marca que suporte todos os seus produtos para mac, então passa a comprar coisas da Lacie.

Cumps.
 
Concordo em tudo menos na historia dos 300 Mhz - não ha nenhuma diferença entre o modelo 80 gig/Combo e o 80 gig/SD para além da drive óptica - estão os dois a correr a 1.42 Ghz.

Ms se calhar n vou à *****... keria ver msm algo especializado, n sei... alguem sabe onde poxo encontrar ixu no porto?

thanks
 
Ah e outra coisa... hj descobri ke o mini n tem entrada d audio - n ke eu keira ter uma 5.1 no mac, ms como é ke eu poxo ter um microfone pa videoconf? Uso uma web ke tenha micro?

De preferencia NÃO a iSight. N kero gastar 150 eur numa webcam! :P

cumps
 
bsod disse:
Ah e outra coisa... hj descobri ke o mini n tem entrada d audio - n ke eu keira ter uma 5.1 no mac, ms como é ke eu poxo ter um microfone pa videoconf? Uso uma web ke tenha micro?

De preferencia NÃO a iSight. N kero gastar 150 eur numa webcam! :P

cumps

Nos Macs quase sempre opta-se por micro USB. Compra uma camera com micro, por exemplo.
A iSight tem, por exemplo. Olha que são poucas as webcams que funcionam em Mac OS X.

Há uma diferença entre a opção 40GB e 80GB. Nos primeiros Mac Minis, o de 40GB era um
5400 rpm e o de 80GB 4200rpm. Mas olha que os discos não se medem só pelas rpm. A cache L2
e os Gigas/prato são igualmente importantes.

Podes sempre trocar o disco depois por um de 7200, não é difícil.
Mas olha que é mais importante a memória do que mais uns peanuts no disco para além
de consumir mais, aquecer mais e fazer mais barulho.
 
ja agr ke falas.... keria comprar um teclado USB ke tivesse um hub usb 1.1 (sem ser apple - n é ke eu tenha nada contra o lindo teclado branco, ms enche-se d po)... dava.m imenso jeito (e se fosse bastante acessivel, ainda mlr)

e ke camaras é ke sao suportadas pelo OSX?

cumps
 
fui ver o site da ***** e fikei mto mal impressionado....... é d mim ou eles n actualizam o site? Tava la a dizer ke o mini tinha os cartoes airport e bluetooth opcionais, e ke vinha com o mac os 10.3... ele vem com o 10.4 (Tiger) :P

onde é ke eu posso arranjar o upgrade pa 1 Gb RAM? Posso fazê-lo antes de sair d fábrica?

cumps
 
Hackaroxp disse:
Como é que funciona isso mais exactamente?

Tens 15 dias de "experiência" nos produtos que compras na *****...ou seja, compras, e durante 15 dias se não gostares do produto, vais lá e devolves o produto (e pedes o dinheiro de volta). Tens é de entregar tudo o que vinha (até os plásticos, cartão, etc) para eles poderem reembalar e meter de novo à venda.

Convém no entanto perguntares se eles fazem isso com o produto que vais comprar, pois pode haver produtos em que eles não fazem isso. Convém também ter bom senso, pois conheço casos de pessoas que vão lá comprar máquinas digitais para as férias, e depois de voltarem das férias vão lá devolver...triste no minimo.

Com jogos, software, música, dvds, etc, não resulta obviamente.


bsod disse:
fui ver o site da ***** e fikei mto mal impressionado....... é d mim ou eles n actualizam o site? Tava la a dizer ke o mini tinha os cartoes airport e bluetooth opcionais, e ke vinha com o mac os 10.3... ele vem com o 10.4 (Tiger) :P

onde é ke eu posso arranjar o upgrade pa 1 Gb RAM? Posso fazê-lo antes de sair d fábrica?

cumps

O site da ***** não tem nada a ver com as lojas. O site é uma loja independente.

O upgrade já pode vir de fábrica mas sai mais caro que sendo tu a comprar e a meter. Não tenhas medo de abrir um mac, pois não é proibido, e todo e qualquer mac tem instrucções a ensinar como abrir a caixa e fazermos nós os upgrades sozinhos. Não perdes garantia pro abrir a caixa obviamente.
 
Última edição:
bsod disse:
Jogar, n jogo mto. Ms ainda mexo 1 pouco em Sims 2 e SimCity 4 - lá (no site da Apple) diz ke corre bem no mini, ms corre "bem"?


Err... com a 9200 do mini bem q podes esquecer esses jogos q referiste. Eu tenho ambos a correr no meu powerbook (q tem uma 9700 mobility) e são extremamente pesados... mesmo a resoluções baixas (800x600 por ex.). E como se n bastasse o facto da placa ser extremamente lenta, também tens de ter em conta q só traz 32MB... o q também n te facilita nada em termos de jogos.
Aliás, já o Exposé se queixa com placas de 32MB... isto experimentei eu num iBook; soluça por tudo quanto é sítio qnd aumentas o número de janelas (acima dos 2 dígitos já começas a ver isso).

Em suma: para este tipo de uso acho o mac mini uma má compra.
 
Ok. Obg pela tua rxposta. Talvez ainda façam um upgrade antes do Natal, kem sabe? Talvez troquem por uma placa mlr c mais RAM!

Thanks
 
Boas,

Tb ja joguei Sims 2 num PC c um Pentium 4 a 3 Ghz, uma board Asrock e uma 9200SE (ke é + lenta). O Sims deu-se msm bem (a placa tinha 128 Mb). Só se a versão Mac for diferente, pk nos requisitos diz 32 Mb VRAM! De qq modo, como n é pa agr, pode ser ke actualizem a VRAM pelo menos pa 64 Mb... :P

Knt ao SimCity, ja o joguei num PIII a 500 Mhz c uma TNT2 d 32 Mb - em termos d graficos, dava "bem" (jogava-se), ms com um proc de 500 Mhz... :P

Ahh e + 1 coisa: por acaso n sabem de algo parecido c o Netcount ke corra no OSX? Dava-m imenso jeito! :D

cumps
 
Última edição:
Tuaregue disse:
Como já havia esta thread sobre o MacMini, resolvi aproveitar, para deixar o rumor da semana, um novo update ao MacMini.

http://www.thinksecret.com/news/0509macmini.html

  • Os discos passam as ser de 5400 rpm.
  • Processadores no minimo de 1,33 até 1,52Ghz G4 é claro,
  • 8x SuperDrive Dual Layer
  • Bluetooth 2.0+EDR
mexer na gráfica é que... tá quieto :'(

MHz a mais n m interessam quero é uma grafica decente... bom, de qq maneira provavelmente vou comprar 1 ibook ...

a ver se fica pó natal a grafica
 
yah... o ke eu keria era mm a grafica :(

ms ainda faltam 3 meses... pode ser ke mudem ***** coisa te la... e 32 Mb sempre dá pa frz qq coisa.
ms 5400 rpm ja é bastante bom... aliado a alguma cache, ainda deve dar pa s fazer algum (pouco) tratamento video, não?

ja agr... o mini n tem entrada d som, pelo ke vou ter d comprar 1 mic knd o comprar. knt custa 1 mic usb? (eu sei ke é um pouco off-topic, sorry :P)

cumps
 
bsod disse:
yah... o ke eu keria era mm a grafica :(

ms ainda faltam 3 meses... pode ser ke mudem ***** coisa te la... e 32 Mb sempre dá pa frz qq coisa.
ms 5400 rpm ja é bastante bom... aliado a alguma cache, ainda deve dar pa s fazer algum (pouco) tratamento video, não?

ja agr... o mini n tem entrada d som, pelo ke vou ter d comprar 1 mic knd o comprar. knt custa 1 mic usb? (eu sei ke é um pouco off-topic, sorry :P)

cumps
em relação aos 32 MB... depende do que queres fazer; para interface de sistema quartz extreme só presisa de 16 MB por exemplo, mas para photoshop e outros programas profissionais... corrijam-me se estiver errado, mas pareçe-me muito pouco.

em relação a specs... mac mini n traz teclado nem rato, que não são nada baratos, tendo em conta que os emac trazem rato e teclado e ainda trazem ecrã por apenas 700€... 699€ custa o Mini Mac topo de gama com specs em tudo iguais ao emac excepto a grafica e quantidade de ram, a ram é menos, a grafica no emac é uma 9600 com 64 MB de ram, eu acho k compensa, estive esta semana toda a trabalhar num mac desses e são jeitosos, muito jeitosos... mas acho k vou pa 1 ibook com muita pena minha de eles só terem 32 MB de ram pá grafica, tou à espera talvez do fim do ano a ver se eles dão 1 bump nos powerbooks mais baratos de 12" talvez me decida por um, afinal custam "só" mais 500€ se os bumps fossem decentes o que eu gostava mesmo era um powerbook 15" com grafica 128 MB :(

quanto ao microphone... n faço ideia... :X
 
pah... n sei
agr tou dividido... o emac é jeitoso, ms eu vou ter d manter o meu screen e tal, e o modelo lowend do emac custa o msm ke o topo do mini :( embora tenha mlrs graficos, tem menos ram (teria d a comprar :P)... o ke keria msm, era:

  • Ter um computer com o OSX
  • Fazer pequenos trabalhos c photoshop
  • Navegar na net, chatar, etc...
  • Fazer trabalhos escolares c o Pages
  • Fazer tratamento d video c o iMovie mto levezinho...
  • e jogar... ms msm mto raramente... e apenas Sims2 e SC4... nd d doom ou coisas ke tais... por ixo n precisa d mtos fps

e keria msm 1 G4... pk pa p4... te eu fzia a configuração :P

ah e corro photoshop 7 num p3 a 500 c uma tnt2 d 32 mb... vai +/-... ms o principal prob é o proc, evidentemente!!! XD

cumps
 
Última edição:
Back
Topo