MAC OS 9 - Ajuda com softwares

murilo4

Membro
Salve pessoal,

Acabei de me registrar no forum, já li vários tópicos, mas não tirou minhas dúvidas.
Eu sempre usei PC com windows, e hoje ganhei um G4 com sistema operacional MAC OS 9 no trabalho.

Gostaria de ajuda em alguns pontos:

-Existe algum mouse pra MAC com mais de um botão? rs

-Gostaria de ler sugestões sobre softwares, já que não suporto o Internet Explorer.
Que programas GRATUITOS eu poderia usar nesses quesitos:

-BROWSER (pela minha pesquisa, o pessoal que tem MAC OS 9 usa o ICAB 3.0 BETA)
-GERENCIADOR DE E-MAIL (como outlook)
-VISUALIZADOR DE FOTOS (eu usava o ACDSEE no win)
-PROG. de COMPRESSAO (como winzip ou winrar)
-PROG. de GRAVACAO DE CD/DVD (eu usava o NERO, existe um free?)
-MEDIA (som e video) - usava o mediaplayer e winamp

Aceito sugestões de outros tipos de programas tb :)

O MAC aceita qualquer teclado ou mouse? É que eu nao fui muito com a cara dos que vieram junto rs

Podem me dar dicas, por favor!! Eu tava aprendendo a abrir e fechar programa hj hehe

Obrigado!

PS: Desculpem a ignorancia, mas LINUX é gratuito? dependendo da situacao vou pensar

[]´s
 
Alguem? rss

Pesquisei durante 1 hora e descobri que o pessoal é bem dividido com respeito do prog de compressao de arquivos. Eu listei pelo menos un 5 programas bem citados!

continuo no aguardo!

Sera que depois dessa experiencia vou querer um mac em casa tb? rs :D

[]´s
 
Nossa, to lendo ate agora, e percebi que quem tem um sistema operacional de mac inferior ao MAC OS X ta ferrado! hehehe

Que isso?!?!

Ninguem mais usa o 9?

Por acaso é barato comprar o sistema mais atual?
Eu tenho a key original do 9, oq eu posso fazer?

[]´s
 
eu notei que na verdade o sistema operacional é 9.1

Alguem poderia me dizer qual forum posso me informar melhor a respeito de softwares p? mac ??

[]'s
 
OS 9...

-Ratos pode-se usar um qualquer USB. É à escolha do fregues.
-Browser... Opera? Se é que ainda existe para OS 9
-Visualizador de fotos... havia o ACDSEE para OS 9 mas nunca usei
-compressão... stuff it
-gravação CD/DVD: Roxio Toast
-media: quicktime, itunes, wmp... (se é que ainda se encontra disso).

Linux é gratuito se o tirares da internet.
 
Olá,

o iCab é um bom browser; existe uma versão do Opera para OS9 e também uma versão não-oficial do Mozilla que penso incluir gestor de email e newsgroups.

existe imenso freeware para visualizar fotos, é só procurar um pouco; o ACDSee tem versão para OS9 se instalares a última versão das Carbonlib (1.6??)

O Stuff-it é um excelente (des)compressor de ficheiros; a versão do expander é gratuita e integra bem no SO.

Tens o iTunes, penso que na última versão que corre no OS9; o media player da Microsoft não tenha a certeza se chegou á versão 7 mas pelo menos a 6.3 sei que existe para o Classic.

Infelizmente para gravar CD/DVD, penso que só existe software proprietário; o Toast da Roxio é basicamente do melhor que encontras.

o OSX já tem programa de gravação incluíndo o que poderá, por si só, compensar o upgrade.

A distribuição Linux Yellowdog está já adaptada para instalações em máquinas *****; o download/instalação é gratuito e já trás imensas aplicações.

Boa Sorte!
 
Chessmaster disse:
Olá,

o iCab é um bom browser; existe uma versão do Opera para OS9 e também uma versão não-oficial do Mozilla que penso incluir gestor de email e newsgroups.

existe imenso freeware para visualizar fotos, é só procurar um pouco; o ACDSee tem versão para OS9 se instalares a última versão das Carbonlib (1.6??)

O Stuff-it é um excelente (des)compressor de ficheiros; a versão do expander é gratuita e integra bem no SO.

Tens o iTunes, penso que na última versão que corre no OS9; o media player da Microsoft não tenha a certeza se chegou á versão 7 mas pelo menos a 6.3 sei que existe para o Classic.

Infelizmente para gravar CD/DVD, penso que só existe software proprietário; o Toast da Roxio é basicamente do melhor que encontras.

o OSX já tem programa de gravação incluíndo o que poderá, por si só, compensar o upgrade.

A distribuição Linux Yellowdog está já adaptada para instalações em máquinas *****; o download/instalação é gratuito e já trás imensas aplicações.

Boa Sorte!

Não necessitará do Yellowdog... até o Ubuntu já existe em ppc, e é uma das distros mais "amigas" do utilizador... :)
Sinceramente... o OS 9 é um bom sistema, mas em termos de protecção de memória é um sistema da Idade da Pedra... Se usares o Mac para trabalho "mesmo", recomendar-te-ia que fizesses o upgrade para OS X... porque um crash numa qualquer aplicação (mesmo uma aplicaçãozinha simples como o SimpleText) relacionado com memória leva abaixo o sistema todo. No X o máximo que pode acontecer é teres de encerrar essa aplicação "mazinha".

Mas sinceramente... ainda dou uso ao sistema "Classic". Aliás, tenho um Mac LCIII aqui em casa a correr Mac OS 7.6 e a funcionar como web server... tem um uptime de 3 dias sem problemas. De facto, dá-me mais problemas o router (que tem problemas, perde as configurações) do que o próprio server! E ainda não me deu um único crash (batendo na madeira... :))

Cumps
 
Pronto, nem sempre... mas teoricamente é isso :P
Claro que temos sempre os kernel panics... e os "You have to restart your computer" em não-sei-quantas linguagens diferentes :)
 
Back
Topo