Mac OS fails to interest anyone

DJ_PAPA

Power Member
Mac OS fails to interest anyone

Market share starts to fall


THE LIMITED interest in Apple's operating systems is starting to dwindle.

According to Techweb, data gathered by Net Applications shows that the Mac OS had 4.35 per cent of the world's operating system share last December. Now it only has 4.33 per cent.

While this is not much of a dip, it reverses a trend that saw interest in Apple's operating system actually growing a few years back.

What is worse, from Apple's perspective, is that its operating system is losing ground in favour of Windows XP, which even Microsoft admits is a bit out of date. XP has 84.18 per cent of the operating systems used by machines accessing the Web sites measured by Net Applications during August.

One has to wonder why Apple can't compete when the opposition has been blasted for its security holes and has a product that is years out of date. Apple executives might be wondering what will happen to its operating system if Vista takes off, or Linux ever turns itself into a proper desktop.

More here. µ
http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=34491

CFT0919_0529303992D.png
 
Permitam-me a seguinte observação, penso que o ppl compra apple pelo SO e não pelo hardware, isto porque pelo o hardware conseguimos melhores preços, na compra de um pc e também o que é que move um utilizador do mudar de pc para mac o hardware não é de certeza mas sim o SO, falo por mim pk é por esta razão, que estou a ponderar comprar um mac e livrar-me de uma vez por todas do windows, este sistema operativo já deu o que tinha a dar para mim, procuro um sistema que funcione sem grandes problemas, mas também um sistema(neste caso, hardware mais software) cujo o preço seja justo. Isto porque os actuais macbooks pelo preço pedido e configurações que possuem deixam um pouco a desejar. Espero não ter ferido a susceptibilidade de ninguém.
 
Permitam-me a seguinte observação, penso que o ppl compra apple pelo SO e não pelo hardware, isto porque pelo o hardware conseguimos melhores preços, na compra de um pc e também o que é que move um utilizador do mudar de pc para mac o hardware não é de certeza mas sim o SO, falo por mim pk é por esta razão, que estou a ponderar comprar um mac e livrar-me de uma vez por todas do windows, este sistema operativo já deu o que tinha a dar para mim, procuro um sistema que funcione sem grandes problemas, mas também um sistema(neste caso, hardware mais software) cujo o preço seja justo. Isto porque os actuais macbooks pelo preço pedido e configurações que possuem deixam um pouco a desejar. Espero não ter ferido a susceptibilidade de ninguém.
Tens toda a razão e não sei até que ponto esse gráfico não dá a volta daqui a uns tempos porque segundo a keynote de à uns dias a venda dos Macs subiu em flexa desde os Intel :)
 
Permitam-me a seguinte observação, penso que o ppl compra apple pelo SO e não pelo hardware, isto porque pelo o hardware conseguimos melhores preços, na compra de um pc e também o que é que move um utilizador do mudar de pc para mac o hardware não é de certeza mas sim o SO, falo por mim pk é por esta razão, que estou a ponderar comprar um mac e livrar-me de uma vez por todas do windows, este sistema operativo já deu o que tinha a dar para mim, procuro um sistema que funcione sem grandes problemas, mas também um sistema(neste caso, hardware mais software) cujo o preço seja justo. Isto porque os actuais macbooks pelo preço pedido e configurações que possuem deixam um pouco a desejar. Espero não ter ferido a susceptibilidade de ninguém.

Mas esta estatistica é a nivel de SO´s e nao de portateis.

E tas a generalisar ai de uma maneira gritante. Metes os Windows todos no mesmo saco contra o OS_X e nem sequer tens em conta o Vista que ta mesmo ai á porta.
Ah e a estatistica é de agosto deste ano.
 
Última edição:
Eu pessoalmente até sou da opinião que era negativo para a Apple ter um grande marketshare.
No momento em que tivesse, vamos supor, 25% do mercado já começava a ganhar massa crítica suficientemente grande para gerar alguns ódios e invejas, tornava-se um alvo mais atractivo para possiveis descobertas e aproveitamento de falhas de segurança, se até agora se fala em Apple fan-boys, um marketshare gigantesco tornava o OS X um produto banal e atraía anti-Apple fan-boys.
Alem de que grandes quotas de mercado significam números elevados de vendas e de produção, o que leva a baixas no controlo de qualidade, basta ver a polémica gerada em torno do aquecimento do MacIntel.
Prefiro uma Apple mais preocupada com a inovação, design e acima de tudo qualidade, do que uma Apple virada para as massas, prefiro que o OS X seja um SO de uma mão cheia de utilizadores que saibam o que querem e tiram partido dele do que um OS X virado para os newbies da informática, que ao primeiro erro vem logo dizer mal do produto.
Claro que um marketshare de 5 a 10% era confortável, dava peso à imagem da Apple, era o suficiente para muitas empresas desenvolverem versões Mac dos seus softwares.
Mais do que isso é caminhar para a banalização, e eu, egoísta, quero o OS X "só para mim"!

Cumps.
 
OMG, 0.02% :x2: Vai brincar com a pilinha. :x2:


Então isso vindo do theinquirer. Até te deve ter custado a por a fonte. :D

Se leres lá com atençao reparas que ele fala que o resvalo é pequeno e nao é a percentagem que esta o problema. O problema é que depois do hype do Mac-Intel o OSX ta a perder mercado para um sistema operativo que a propria Microsoft reconhece como velho e obsoleto. O que nao devia acontecer, antes pelo contrario. O OSX por estas alturas deveria estar a crescer a olhos vistos.

Quando sair o Vista os numeros voltam a apertar pq o OSX em vez de competir com o SO velho e obsoleto estara a competir com um SO novo e em forma e tendo o hype todo de volta dele.
Este é que é o problema.
 
DJ_PAPA disse:
O OSX por estas alturas deveria estar a crescer a olhos vistos.

Quando sair o Vista os numeros voltam a apertar pq o OSX em vez de competir com o SO velho e obsoleto estara a competir com um SO novo e em forma e tendo o hype todo de volta dele.
Este é que é o problema.

Deveria?... Porque...?
 
Deveria?... Porque...?

As vendas de hardware da marca estão (supostamente) a subir em flecha nos últimos tempos.
Se assim é e o share do OSX se mantém ou desce... das duas uma:

Ou as máquinas velhas dos users da Apple estão a ser substituídas por PC's e não por novas gerações de Mac's, ou alguns dos novos Apple trazem o Windows XP pré-instalado em vez do MacOSX...
 
Cuidado com este tipo de estatísticas com base em acessos a sites. Os Mac users são por norma mais produtivos e passam menos tempo a "navegar". :D Por outro lado não precisamos de passar horas à procura de anti-vírus, programas que fazem aquilo e aqueloutro, enfim, coisas que o XP deveria fazer nativamente. Basta olhar para um grupo de utilizadores onde o share da Apple é muito superior à media, engenheiros, cientistas, investigadores, etc, que como passam menos tempo a "navegar" na net não entram nessas estatísticas :P Não digo que o OS X represente 10% mas deve andar entre os 5% a 10%.
 
Se leres lá com atençao reparas que ele fala que o resvalo é pequeno e nao é a percentagem que esta o problema. O problema é que depois do hype do Mac-Intel o OSX ta a perder mercado para um sistema operativo que a propria Microsoft reconhece como velho e obsoleto. O que nao devia acontecer, antes pelo contrario. O OSX por estas alturas deveria estar a crescer a olhos vistos.

Quando sair o Vista os numeros voltam a apertar pq o OSX em vez de competir com o SO velho e obsoleto estara a competir com um SO novo e em forma e tendo o hype todo de volta dele.
Este é que é o problema.

É isto que eu gosto no típico utilizador de Windows: admite estar a usar um sistema operativo velho e obsoleto mas não o larga porque no futuro vai sair uma versão nova que pode novamente roubar ou comprar por 60 contos. Lembram-me o pessoal que diz que a PS2 é o máximo porque a PS3 será melhor que a Xbox360.

Claro que nem lhes ocorre que após sair o Vista (e vai demorar anos até ser utilizado pelas empresas -- maior mercado de Windows) vai sair o Leopard que até pode ser melhor. Repito -- PODE -- porque ao contrário dos utilizadores de Windows preocupo-me mais com o sistema que uso do que com um que vai sair em 2007.

Quando é que metem na cabeça que o negócio da Apple é vender hardware e não vender o Mac OS X?

É paradoxal que um artigo com o título "Mac OS fails to interest anyone" tenha interessado o DJ_PAPA ao ponto de ter vindo logo aqui colocá-lo no fórum. É bom saber que os destinos do Mac OS X interessam pelo menos a uma pessoa.
 
Quando é que metem na cabeça que o negócio da Apple é vender hardware e não vender o Mac OS X?


Tem graça.
Se fores ver (ou rever) a keynote da WWDC'05 (do ano passado, portanto), o Steve Jobs diz exactamente o contrário.

"O coração de um Mac é o sistema operativo, não o hardware", dizia ele a certa altura da apresentação onde anunciou a transição para Intel...
 
Tem graça.
Se fores ver (ou rever) a keynote da WWDC'05 (do ano passado, portanto), o Steve Jobs diz exactamente o contrário.

"O coração de um Mac é o sistema operativo, não o hardware", dizia ele a certa altura da apresentação onde anunciou a transição para Intel...

Evidentemente que isso era a coisa certa para dizer nesse momento. Porém, mesmo sendo verdade, não muda minimamente que o negócio deles é vender hardware. Os motivos que levam as pessoas a comprar esse hardware podem ser diversos, mas não mudam a ideia essencial. O coração pode ser o que ele ou tu quiserem, o negócio deles continua a ser vender máquinas.

Para não haver mais argumentos falhados e inúteis, basta pensar qual é o maior negócio da Apple... Não há Mac OS X dentro dos iPods, pois não?

De qualquer forma, e porque eu sei que quem é teimoso precisa de fontes oficiais, reparem a categoria em que as empresas se inserem onde diz "Industry": Apple e Microsoft.

Pensar que o principal mercado da Apple é o de software é como pensar que o da Microsoft é vender XBOXs ou que o da Razer é vender tapetes.

Custará, ainda assim, perceber?
 
As vendas de hardware da marca estão (supostamente) a subir em flecha nos últimos tempos.
Se assim é e o share do OSX se mantém ou desce... das duas uma:

Ou as máquinas velhas dos users da Apple estão a ser substituídas por PC's e não por novas gerações de Mac's, ou alguns dos novos Apple trazem o Windows XP pré-instalado em vez do MacOSX...


Quanto à última hipótese, duvido. A primeira até é capaz de acontecer, mas... as vendas ainda não "escalaram" assim tanto para se notar a diferença estatisticamente. Vendem bem, é certo...
 
Evidentemente que isso era a coisa certa para dizer nesse momento. Porém, mesmo sendo verdade, não muda minimamente que o negócio deles é vender hardware. Os motivos que levam as pessoas a comprar esse hardware podem ser diversos, mas não mudam a ideia essencial. O coração pode ser o que ele ou tu quiserem, o negócio deles continua a ser vender máquinas.

Para não haver mais argumentos falhados e inúteis, basta pensar qual é o maior negócio da Apple... Não há Mac OS X dentro dos iPods, pois não?

De qualquer forma, e porque eu sei que quem é teimoso precisa de fontes oficiais, reparem a categoria em que as empresas se inserem onde diz "Industry": Apple e Microsoft.

Pensar que o principal mercado da Apple é o de software é como pensar que o da Microsoft é vender XBOXs ou que o da Razer é vender tapetes.

Custará, ainda assim, perceber?

O iPod pode até ter sucesso, mas em termos de receitas é um produto menor no bottom-line.
O que dá dinheiro são os computadores e o software.
 
O iPod pode até ter sucesso, mas em termos de receitas é um produto menor no bottom-line.
O que dá dinheiro são os computadores e o software.

Será a necessidade dizer coisas só por dizer coisas? Enquanto atiram postas de pescada sobre o Vista ou o Leopard ou não sei que mais ainda vai, agora quando entram em assuntos como economia ou finanças começa a ser preocupante.

Para não ir mais longe, a venda de iPods gerou uma receita de 1,74 mil milhões de dólares só no primeiro trimestre de 2006. O negócio da música (iTS e iPod) representa entre 50 a 60% da receita total da empresa.

Agora se nalguma doutrina financeira se sugere que mais de metade é "um produto menor", aí é como o nosso Presidente da República disse há uns anos: "se fossem meus alunos de economia, chumbava-os".
 
Será a necessidade dizer coisas só por dizer coisas? Enquanto atiram postas de pescada sobre o Vista ou o Leopard ou não sei que mais ainda vai, agora quando entram em assuntos como economia ou finanças começa a ser preocupante.

Para não ir mais longe, a venda de iPods gerou uma receita de 1,74 mil milhões de dólares só no primeiro trimestre de 2006. O negócio da música (iTS e iPod) representa entre 50 a 60% da receita total da empresa.

Agora se nalguma doutrina financeira se sugere que mais de metade é "um produto menor", aí é como o nosso Presidente da República disse há uns anos: "se fossem meus alunos de economia, chumbava-os".

Receita não é igual a Lucro.
E fazer quotes de um ex-PM que deixou o país entregue ao clientelismo partidário de um punhado de pessoas é triste, para não dizer mais nada *offtopic*.

Se achas que a venda de hardware dá mais margem de lucro do que a venda de software, then my friend..., you're pipe-dreaming.
 
Back
Topo