1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mac OS fails to interest anyone

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por DJ_PAPA, 19 de Setembro de 2006. (Respostas: 194; Visualizações: 7774)

  1. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Mac OS fails to interest anyone

    Market share starts to fall


    http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=34491

    [​IMG]
     
  2. issues

    issues Power Member

    Permitam-me a seguinte observação, penso que o ppl compra apple pelo SO e não pelo hardware, isto porque pelo o hardware conseguimos melhores preços, na compra de um pc e também o que é que move um utilizador do mudar de pc para mac o hardware não é de certeza mas sim o SO, falo por mim pk é por esta razão, que estou a ponderar comprar um mac e livrar-me de uma vez por todas do windows, este sistema operativo já deu o que tinha a dar para mim, procuro um sistema que funcione sem grandes problemas, mas também um sistema(neste caso, hardware mais software) cujo o preço seja justo. Isto porque os actuais macbooks pelo preço pedido e configurações que possuem deixam um pouco a desejar. Espero não ter ferido a susceptibilidade de ninguém.
     
  3. QuickFire

    QuickFire What is folding?

    Tens toda a razão e não sei até que ponto esse gráfico não dá a volta daqui a uns tempos porque segundo a keynote de à uns dias a venda dos Macs subiu em flexa desde os Intel :)
     
  4. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Mas esta estatistica é a nivel de SO´s e nao de portateis.

    E tas a generalisar ai de uma maneira gritante. Metes os Windows todos no mesmo saco contra o OS_X e nem sequer tens em conta o Vista que ta mesmo ai á porta.
    Ah e a estatistica é de agosto deste ano.
     
    Última edição: 19 de Setembro de 2006
  5. Catacang

    Catacang Power Member

    Eu pessoalmente até sou da opinião que era negativo para a Apple ter um grande marketshare.
    No momento em que tivesse, vamos supor, 25% do mercado já começava a ganhar massa crítica suficientemente grande para gerar alguns ódios e invejas, tornava-se um alvo mais atractivo para possiveis descobertas e aproveitamento de falhas de segurança, se até agora se fala em Apple fan-boys, um marketshare gigantesco tornava o OS X um produto banal e atraía anti-Apple fan-boys.
    Alem de que grandes quotas de mercado significam números elevados de vendas e de produção, o que leva a baixas no controlo de qualidade, basta ver a polémica gerada em torno do aquecimento do MacIntel.
    Prefiro uma Apple mais preocupada com a inovação, design e acima de tudo qualidade, do que uma Apple virada para as massas, prefiro que o OS X seja um SO de uma mão cheia de utilizadores que saibam o que querem e tiram partido dele do que um OS X virado para os newbies da informática, que ao primeiro erro vem logo dizer mal do produto.
    Claro que um marketshare de 5 a 10% era confortável, dava peso à imagem da Apple, era o suficiente para muitas empresas desenvolverem versões Mac dos seus softwares.
    Mais do que isso é caminhar para a banalização, e eu, egoísta, quero o OS X "só para mim"!

    Cumps.
     
  6. Hackaroxp

    Hackaroxp I quit My Job for Folding

    OMG, 0.02% :x2: Vai brincar com a pilinha. :x2:


    Então isso vindo do theinquirer. Até te deve ter custado a por a fonte. :D
     
  7. ajax

    ajax Banido

    Somos 5% mas somos bons! Quantas pessoas têm Porsches? 1%? :P
     
  8. blastarr

    blastarr Power Member

    Para reutilizar essa tua analogia...
    Eu não comprava um Porsche com os mesmos motores e interiores de um Fiat.
    :P
     
  9. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Se leres lá com atençao reparas que ele fala que o resvalo é pequeno e nao é a percentagem que esta o problema. O problema é que depois do hype do Mac-Intel o OSX ta a perder mercado para um sistema operativo que a propria Microsoft reconhece como velho e obsoleto. O que nao devia acontecer, antes pelo contrario. O OSX por estas alturas deveria estar a crescer a olhos vistos.

    Quando sair o Vista os numeros voltam a apertar pq o OSX em vez de competir com o SO velho e obsoleto estara a competir com um SO novo e em forma e tendo o hype todo de volta dele.
    Este é que é o problema.
     
  10. johncool

    johncool Power Member

    Deveria?... Porque...?
     
  11. MeY-ZiNG

    MeY-ZiNG Power Member

    O que dizia na notícia era "Mac OS had 4.35 per cent of the world's operating system share last December. Now it only has 4.33 per cent."

    Tendo em conta o número de computadores activos que existem no mundo, 0,02% não é nada insignificante...
     
  12. blastarr

    blastarr Power Member

    As vendas de hardware da marca estão (supostamente) a subir em flecha nos últimos tempos.
    Se assim é e o share do OSX se mantém ou desce... das duas uma:

    Ou as máquinas velhas dos users da Apple estão a ser substituídas por PC's e não por novas gerações de Mac's, ou alguns dos novos Apple trazem o Windows XP pré-instalado em vez do MacOSX...
     
  13. ajax

    ajax Banido

    Cuidado com este tipo de estatísticas com base em acessos a sites. Os Mac users são por norma mais produtivos e passam menos tempo a "navegar". :D Por outro lado não precisamos de passar horas à procura de anti-vírus, programas que fazem aquilo e aqueloutro, enfim, coisas que o XP deveria fazer nativamente. Basta olhar para um grupo de utilizadores onde o share da Apple é muito superior à media, engenheiros, cientistas, investigadores, etc, que como passam menos tempo a "navegar" na net não entram nessas estatísticas :P Não digo que o OS X represente 10% mas deve andar entre os 5% a 10%.
     
  14. RaaR

    RaaR Power Member

    É isto que eu gosto no típico utilizador de Windows: admite estar a usar um sistema operativo velho e obsoleto mas não o larga porque no futuro vai sair uma versão nova que pode novamente roubar ou comprar por 60 contos. Lembram-me o pessoal que diz que a PS2 é o máximo porque a PS3 será melhor que a Xbox360.

    Claro que nem lhes ocorre que após sair o Vista (e vai demorar anos até ser utilizado pelas empresas -- maior mercado de Windows) vai sair o Leopard que até pode ser melhor. Repito -- PODE -- porque ao contrário dos utilizadores de Windows preocupo-me mais com o sistema que uso do que com um que vai sair em 2007.

    Quando é que metem na cabeça que o negócio da Apple é vender hardware e não vender o Mac OS X?

    É paradoxal que um artigo com o título "Mac OS fails to interest anyone" tenha interessado o DJ_PAPA ao ponto de ter vindo logo aqui colocá-lo no fórum. É bom saber que os destinos do Mac OS X interessam pelo menos a uma pessoa.
     
  15. blastarr

    blastarr Power Member


    Tem graça.
    Se fores ver (ou rever) a keynote da WWDC'05 (do ano passado, portanto), o Steve Jobs diz exactamente o contrário.

    "O coração de um Mac é o sistema operativo, não o hardware", dizia ele a certa altura da apresentação onde anunciou a transição para Intel...
     
  16. RaaR

    RaaR Power Member

    Evidentemente que isso era a coisa certa para dizer nesse momento. Porém, mesmo sendo verdade, não muda minimamente que o negócio deles é vender hardware. Os motivos que levam as pessoas a comprar esse hardware podem ser diversos, mas não mudam a ideia essencial. O coração pode ser o que ele ou tu quiserem, o negócio deles continua a ser vender máquinas.

    Para não haver mais argumentos falhados e inúteis, basta pensar qual é o maior negócio da Apple... Não há Mac OS X dentro dos iPods, pois não?

    De qualquer forma, e porque eu sei que quem é teimoso precisa de fontes oficiais, reparem a categoria em que as empresas se inserem onde diz "Industry": Apple e Microsoft.

    Pensar que o principal mercado da Apple é o de software é como pensar que o da Microsoft é vender XBOXs ou que o da Razer é vender tapetes.

    Custará, ainda assim, perceber?
     
  17. johncool

    johncool Power Member


    Quanto à última hipótese, duvido. A primeira até é capaz de acontecer, mas... as vendas ainda não "escalaram" assim tanto para se notar a diferença estatisticamente. Vendem bem, é certo...
     
  18. blastarr

    blastarr Power Member

    O iPod pode até ter sucesso, mas em termos de receitas é um produto menor no bottom-line.
    O que dá dinheiro são os computadores e o software.
     
  19. RaaR

    RaaR Power Member

    Será a necessidade dizer coisas só por dizer coisas? Enquanto atiram postas de pescada sobre o Vista ou o Leopard ou não sei que mais ainda vai, agora quando entram em assuntos como economia ou finanças começa a ser preocupante.

    Para não ir mais longe, a venda de iPods gerou uma receita de 1,74 mil milhões de dólares só no primeiro trimestre de 2006. O negócio da música (iTS e iPod) representa entre 50 a 60% da receita total da empresa.

    Agora se nalguma doutrina financeira se sugere que mais de metade é "um produto menor", aí é como o nosso Presidente da República disse há uns anos: "se fossem meus alunos de economia, chumbava-os".
     
  20. blastarr

    blastarr Power Member

    Receita não é igual a Lucro.
    E fazer quotes de um ex-PM que deixou o país entregue ao clientelismo partidário de um punhado de pessoas é triste, para não dizer mais nada *offtopic*.

    Se achas que a venda de hardware dá mais margem de lucro do que a venda de software, then my friend..., you're pipe-dreaming.
     

Partilhar esta Página