Mac OS fails to interest anyone

A minha namorada sempre quis um Apple mas nunca comprou porque sempre se recusou a aprender um SO diferente: ela não tem necessidade de um SO diferente, o Windows dá-lhe muito mais que ela precisa e ela não tem o minimo interesse em passar horas em frente a um PC a aprender algo perfeitamente desnecessário. Ela gosta sim de estar com as amigas na esplanada, fazer compras e ginástica!

Quando lhe disse que já podia correr Windows em PCs Apple... ela comprou um MacBook.

Isto exemplifica o que já tinha dito por aí: muita gente compra Apple porque é cool e tá na moda...
 
Essa de comprar MAC com specs algo limitadas para lhe correr XP quando pelo mesmo valor ou menos se compra um portátil de outra marca com +CPU +memória e +gráfica, tb tem mt q se lhe diga... :-D

Se é para correr XP, pq n comprar hardware superior pelo mesmo valor?!...ou é uma questão estética ?..se é, parece-me bem, ou talvez n.... :-D
 
Essa de comprar MAC com specs algo limitadas para lhe correr XP quando pelo mesmo valor ou menos se compra um portátil de outra marca com +CPU +memória e +gráfica, tb tem mt q se lhe diga... :-D

Se é para correr XP, pq n comprar hardware superior pelo mesmo valor?!...ou é uma questão estética ?..se é, parece-me bem, ou talvez n.... :-D

Sim, é uma questão de estética. Os equipamentos da Apple são ÚNICOS. Nisso não existe a menor dúvida! E veja-se o sucesso do iPod... quando existem concorrentes por vezes com specs superiores.

É como digo, eu quero um MacBook de 12" porque sei que irei ser diferente dos Asus, dos Acer, dos HPs e até mesmo dos Vaio! Já o iMac de 24" polegadas que gostaria de ter em casa, não é uma questão de marcar a diferença mas sim pelo conceito: ou conheces algum painel LCD com PC integrado de outra marca que não Apple. Maior parte dos produtos Apple quase não são produtos... são conceitos! E isso é extraordinário.

E tenho muita pena... tenho muita pena que as outras marcas não se apercebam de quanto a estética é importante na liberdade de escolha dos clientes. Por vezes não é uma questão de preço (veja-se o MacBook branco)... mas sim de cuidado/inovação na apresentação. E nisso a Apple é soberana.
 
acho interessante que as pessoas não queiram "aprender a usar outro SO". porra o mac os é das cenas mais simples de usar que há. até o windows é muito mais fácil do que as pessoas pensam... que mania de complicar.

PS: não tenho mac :P
 
acho interessante que as pessoas não queiram "aprender a usar outro SO". porra o mac os é das cenas mais simples de usar que há. até o windows é muito mais fácil do que as pessoas pensam... que mania de complicar.

PS: não tenho mac :P


Tenho aqui um Vibrafone e posso assegurar-te que é extraordinariamente simples de tocar.

images

Vibrafone

Agora... será que vais produzir "música"?



Para ti ler deve ser fácil... e para quem nunca foi à escola primária?
 
É como digo, eu quero um MacBook de 12" porque sei que irei ser diferente dos Asus, dos Acer, dos HPs e até mesmo dos Vaio! Já o iMac de 24" polegadas que gostaria de ter em casa, não é uma questão de marcar a diferença mas sim pelo conceito: ou conheces algum painel LCD com PC integrado de outra marca que não Apple. Maior parte dos produtos Apple quase não são produtos... são conceitos! E isso é extraordinário.

E tenho muita pena... tenho muita pena que as outras marcas não se apercebam de quanto a estética é importante na liberdade de escolha dos clientes. Por vezes não é uma questão de preço (veja-se o MacBook branco)... mas sim de cuidado/inovação na apresentação. E nisso a Apple é soberana.

Não sei se agora aínda é assim, mas antes era a asus que assemblava os macs. Vê as semelhanças entre o antigo powerbook e o w1.

Para além disso, portáteis brancos é o que não falta para aí (só para dizer que já nem o branco é exclusivo da apple).

A verdade é que houve um hype enorme à volta dos produtos da apple, para o qual muito contribuíu o sucesso do ipod e o "eye candy" do osx, mas acreditem que já está e vai continuar a passar. Não digo que as pessoas vão deixar de comprar apple de um momento para o outro, mas depois de passar esta febre dos apple já correrem windows, vão ver.
E para isso muito vai contribuír o vista.

É apenas um palpite meu. Tem o valor que tem (nenhum :P).
 
Eu era para me manter sossegadito, aqui no meu canto, mas assim não dá.
Quando o Vista sair vai ser uma aumento tremendo nas vendas de PC´s equipados com o Vista.

Queres um desenho? Os vendedores vão vender Vista porque, fica bem dizer que vendem computadores com o ultimo SO da Microsoft, porque o xp vai entrar em fim de vida, porque os requisitos para o vista correr em todo o seu esplendor são altos e assim ganham mais uma massas no hardware. Mas em contrapartida o XP vai ter uma queda brutal nas vendas.:-D

Compreendo-te Jintro e, como disse à pouco, cada um escolhe o PC mais adequado às suas necessidades.
Ora nem mais.

Eu nunca vivi tempo suficiente com Mac OS X para fazer uma crítica imparcial. No entanto, tenho experiência com Windows e Linux. Com Linux pois frequento um curso de engenharia informática e alguns professores (mais tendenciosos), aconselham ("obrigam") a que se utilize Linux.
Eu também tive alguns professores assim na Universidade, e havia lá um grande fan da mac, as cadeiras dele eram todas em php, perl, c, etc, mas as aulas eram em linux, vim rula.

Eu tenho que admitir... 1/5 do tempo que gasto com um trabalho em Linux é para proceder a instalações/ configurações e resolução de problemas relacionados com o meu sistema.
Quê??
Ligar um modem a Linux é um filme, estabelecer um ligação por modem em Linux é um filme, instalar um compilador em Linux é um filme, ... e assim gasta-se tempo que em Windows pode ser utilizado para o que realmente interessa: trabalhar e aprender!
Modem, compra um modem verdadeiro e não um winmodem ou softmodem, e vais ver como é simples e rápido.
Compiladores é dificil de instalar? Que compiladores utilizas?

Eu penso que nenhum curso em Eng. Informática é completo se não tiver pelo menos, um projecto desenvolvido na .Net Framework... como fazem na UM?
como disse o meu professor de LOP, ou POO, se conheceres os paradigmas como deve de ser, consegues programar em qualquer linguagem, não interessa se é java, .net, C++, python, apenas tens de aprender é uma nova sintaxe. E por falar em .net tive um colega que nunca programou em .net até chegar ao estágio, e ao que ele diz "C# é porreiro, é igual ao java tirando alguns glitch da linguagem", por isso estas a ver não precisas de aprender .net na universidade. Em Mac podes programar em C#, tens o Mono, se separares o programa por layers vais ver que é mais fácil do que pensas, uma layer para as janelas, uma layer para as classes do programa em si, e uma layer para as classes que ligam à BD, e quando fores fazer a transição para o windows só tens de refazer a layer das janelas e dar pequenos ajustes na layer da BD.
 
Eu era para me manter sossegadito, aqui no meu canto, mas assim não dá.


Queres um desenho? Os vendedores vão vender Vista porque, fica bem dizer que vendem computadores com o ultimo SO da Microsoft, porque o xp vai entrar em fim de vida, porque os requisitos para o vista correr em todo o seu esplendor são altos e assim ganham mais uma massas no hardware. Mas em contrapartida o XP vai ter uma queda brutal nas vendas.:-D

E qual é o problema? Nao há duvidas que as vendas vao aumentar. Sao poucas as empresas que conseguem pressionar o mercado como a Microsoft faz.

E por acaso nao tas a insinuar que com a saida do Vista a Microsoft ainda vai vender menos nao? É que essa seria a teoria mais ridicula que ja vi....

Ya diminuem as vendas do XP mas têm um boom com o novo Sistema operativo e la volta a Micrososft aos 98% do mercado que ja teve há 5 anos quando lançou o Windows XP, so que desta vez o replay de há 5 anos vai ser com o Vista....
 
Quê??

Modem, compra um modem verdadeiro e não um winmodem ou softmodem, e vais ver como é simples e rápido.
Compiladores é dificil de instalar? Que compiladores utilizas?


como disse o meu professor de LOP, ou POO, se conheceres os paradigmas como deve de ser, consegues programar em qualquer linguagem, não interessa se é java, .net, C++, python, apenas tens de aprender é uma nova sintaxe. E por falar em .net tive um colega que nunca programou em .net até chegar ao estágio, e ao que ele diz "C# é porreiro, é igual ao java tirando alguns glitch da linguagem", por isso estas a ver não precisas de aprender .net na universidade. Em Mac podes programar em C#, tens o Mono, se separares o programa por layers vais ver que é mais fácil do que pensas, uma layer para as janelas, uma layer para as classes do programa em si, e uma layer para as classes que ligam à BD, e quando fores fazer a transição para o windows só tens de refazer a layer das janelas e dar pequenos ajustes na layer da BD.


Sim, assumiste e bem que estava a utilizar um softmodem... que bem funciona em Windows. Por acaso até era um modem de um antigo Kit da Clix. Acredito que, se tiveres possibilidade de providenciar um solução de rede (router, modem ethernet,...) ao Linux as coisas correm bem melhor.

Mas deixa os teus conhecimentos de informática de lado e coloca-te na pele de um Sr. de 60 anos que só lê a Bola na taberna da esquina e que quer configurar a internet para a netinha de 7 anos: será o router um boa solução, ou é preferível o kit do SAPO com um manual de instruções ultra-detalhadas?

//É interessante como a maioria dos utilizadores deste fórum assume que a restante população sabe tanto (não tanto mas quase) como eles!

Quanto ao compilador, se quiseres um IDE tens o Eclipse que é para Java, mas se quiseres C++ tens que instalar o CDT para o Eclipes e depois ainda tens que instalar o compilador (ICC, ou outro...) por baixo. Se não quiseres IDE tens que correr as coisas na linha de comandos e fazer makefiles, etc... O Visual Studio fica logo tudo resolvido com meia-dúzia de clicks. Mas pronto... eu queixei-me mas nem vejo muito inconveninente nisso... afinal a primeira solução acaba por ser mais flexível que o VStudio e o Sr. de 60 anos dificilmente vai necessitar compilar o quer que seja.

Quanto ao C# do Mono e ao "port" que descreveste, espero um dia vir a confirmar (ou não) a simplicidade do processo.
 
Última edição:
Que dores de cabeça?!

As pessoas (principalmente alguns Sr.s aqui do fórum) têm que se mentalizar que o importante não é o Sistema Operativo que utilizam mas o trabalho que desenvolvem...

... se precisam do OS X, usam o o OS X, se precisam do Vista, usam o Vista.

Agora... numa coisa todos teremos que ser unânimes: não há NADA que exista para Mac OS X/Linux e que não exista para Windows. E o contrário não se passa.

Na minha opinião, é bom haver concorrência e também nos SOs... mas andem lá, vamos dar algum valor ao trabalho da Microsoft (ainda que saiba que esta tem muitas manias e muitos aspectos negativos).

Se não fosse a Microsoft, talvez não estariamos hoje em frente a um PC a conversar uns com os outros. A Microsoft tornou simpática a forma de lidar com o computador e só assim despertou o interesse das massas e levou ao desenvolvimento da tecnologia.

Basicamente, a Microsoft "ensinou" uma nova linguagem ao Mundo... a linguagem da computação. Existem alguns mais dados a explorar novas linguagens de computação, mas na generalidade as pessoas não têm motivação para aprenderem novas linguagens.

Veja-se, por exemplo, uma catadupa de projectos open-source que há tempos se tentaram implementar na função pública espanhola... todos com um triste fim. E porquê? Ora, aos funcionários já é uma "dor de cabeça" aprenderem a trabalhar com o software, quanto mais com um novo SO?

Desculpa... mas aqui tenho de discordar na filosofia... A MS massificou o que alguem ja tinha feito antes... mas eu nao lhe tiro merito nenhum pois nao adianta ter boas intencoes (Apple criar um PC user-friendly) se depois nao consegue (ou nao quer) implementar (vender a custo acessivel). Outra coisa... a MS nao ensinou a linguagem dos computadores... a MS mostrou computadores às pessoas no mundo... a linguagem (ou linguagens) foram aprendidas pelos entusiastas e profissionais graças a PCs, macs (n se esquecam k os 1os Apple eram os PCs mais acessiveis) Spectrum etc... dizer-se que o MS democratizou a linguagem dos computadores induz a pessoa a pensar que esses 95% de utilizadores windows sao capazes de fazer mais do que abrir o word/excel, o portal preferido ou o mail... :P
 
Sou eu o unico a pensar que uma das grandes vantagens da MS e da sua imensa quota de mercado é a facilidade de se piratear o seu SW? Enquanto para se piratear o Osx(por exemplo) é preciso um mac... mas esse mesmo mac já tras o SO...

E não duvidem que por muito poucos que crackem o XP e afins acaba por comprar... mas estes poucos são e serão muitos mais que os utilizadores XP!?

A pirataria não é assim tão má para as empresas como pintam... porque se fosse, se eles perdessem mesmo muito dinheiro... neste momento já era possivel nao ser possivel um XP crackado...
 
Isto exemplifica o que já tinha dito por aí: muita gente compra Apple porque é cool e tá na moda...

A modas são ciclicas... e o mesmo se passou com o windows... Porque é que quando apareceu o windows tornou-se uma moda? Haviam SO's semelhantes à muito tempo... em computadores não mais caros que um outro qualquer... mas mesmo assim os windows tornaram-se modas! Diria que nos SO's não há moda maior que o XP! O pessoal usa-o porque sim... é o que a loja dos computadores instala... e aqui levanta-se outro problema... quantas pessoas vendem macs e quantas vendem um pc montado aí numa qualquer esquina? Então qual é a maior moda? Definição de moda é algo que pode ser amplamente discutido...
 
Sou eu o unico a pensar que uma das grandes vantagens da MS e da sua imensa quota de mercado é a facilidade de se piratear o seu SW? Enquanto para se piratear o Osx(por exemplo) é preciso um mac... mas esse mesmo mac já tras o SO...

E não duvidem que por muito poucos que crackem o XP e afins acaba por comprar... mas estes poucos são e serão muitos mais que os utilizadores XP!?

A pirataria não é assim tão má para as empresas como pintam... porque se fosse, se eles perdessem mesmo muito dinheiro... neste momento já era possivel nao ser possivel um XP crackado...

Nisso tens razao... da vantagem.. é dificil encontrar warez pra OSX... alem disso ja reparei k muito software para OSX é pago ... mesmo akeles utilitarios mais simples... é com certeza por falta de concorrência... noutras plataformas d pouco mercado acontece o mesmo (olhem pro software PDA).

No entanto é diferente piratear o SO ou aplicacoes... o SO pirateado aumenta a exposição da plataforma... e aliado o facto da MS dominar os OEM cedo ou tarde acabamos por comprar (sem nos aperceber) um windows... kd vem com o laptop novo ou o pc... mas piratear aplicacoes mais simples nao traz ganho nenhum e só destroe o ecossistema... no entanto a taxa de pirataria é um bom indicador do sucesso de qq coisa...
 
é dificil encontrar warez para mac? hehehe... no comments...

Não sei se há para windows pois nunca procurei mas para mac tens uma aplicação actualizada mensalmente com serial numbers para tudo o que anda por aí, em que nem tens que fazer copy paste do serial... basta clicar em cima dele... É que para mac 90% das aplicações que existem para uso normal estão disponíveis em shareware... normalmente plenamente funcionais, com um time trial dependente de um serial number... eu acho que como em tudo no sistema operativo, piratear software no mac ainda é mais facil do que no windows, que tens que andar a procura de cenas no astalavista e afins...

Há aplicações que são pagas? hehehehe... todas as aplicações que não são pagas para windows (na maioria relativas a opensource) existem também para mac. Agora que há aplicações pagas para windows que não há para mac, e aplicações pagas para mac que não há para windows... concordo...

Agora piratear o sistema operativo nisso concordo. O windows é feito com um olhar para o maximo de exposisição e compatibilidade possível, e o macosx é feito para correr optimizado num subconjunto seleccionado de hardware. sem esse hardware exacto dificilmente terás o mesmo nível de funcionalidades que num mac. Mas isso é estratégia empresarial, nada tem a ver com o sistema operativo. SE a Apple permitisse o aparecimento de clones ao mesmo tempo que o windows vista fosse lançado, podes estar certo que as quotas de mercado iriam sofrer... é que quem vende windows não é a microsoft... mas sim os fabricantes de computadores... sejam eles grandes ou pequinitos...
 
Última edição:
shriek,

Software pirateado há para qualquer sistema operativo desde que seja suposto pagar pelo mesmo.

E qual é o problema de pagar meia dúzia de tostões por bom software para OS X?

Eu não tenho problema nenhum em pagar por software que me é útil, especialmente os programinhas que custam 10-20 euros.

PTLatrine,

Lembro-me de ter visto na net recentemente que os developers de software para mac tradicionalmente obtêm rácios de downloads versões trial/compradores de licenças posteriormente superiores aos dos developers de software para pc.

Lá está, tradicionalmente, há software útil para mac que custa meia dúzia de patacos e malta não se importa de pagar por isso...

AVISO À NAVEGAÇÃO: Quanto ao warez, todos conhecem as regras do fórum, portanto agradecia que não andassem a perguntar e/ou informar onde existe essa tal aplicação com serials.


PT
 
shriek,

Software pirateado há para qualquer sistema operativo desde que seja suposto pagar pelo mesmo.

E qual é o problema de pagar meia dúzia de tostões por bom software para OS X?

Eu não tenho problema nenhum em pagar por software que me é útil, especialmente os programinhas que custam 10-20 euros.

PTLatrine,

PT

Agradecemos todos o aviso mas a conversa ainda nao descanbou em pirataria... a pirataria é simplesmente um facto e um facto muito importante para a quota de mercado a MS. É praticamente um facto académico que a MS ganhou muito mais com a pirataria do SEU software ao longo destas decadas do que perdeu e nao podemos ignorar que tambem pelo facto de haver mais pessoas no ecossitema windows tb o software ai torna-se mais provavel de ser pirateavel. Depois ha-de haver razoes sociais para o tal racio trial/compra ser mais vantajosa para OSX... afinal tradicionalmente as pessoas com OSX eram pessoas com mais disponibilidade económica.

No entanto eu volto a dizer o que já disse antes: se era verdade em tempos que a relacao performance+qualidade+caracteristicas/preco na Apple era mais inconveniente que no mundo wintel hoje em dia temos de analizar com mais cuidado... Claro que eu posso espetar aqui um laptop Acer (ou ***** outro de linha branca) que custe 899 euros com core duo e vir gabar que consigo mais barato que um macbook... mas depois vamos ver e... tera esse ecra a mesma dimensao/densidade de pixeis que o macbook? pesará o mesmo? tem webcam? O processador será o mesmo? e a memória?

Noutro post alguem pos aki um ASUS W7 como vantagem em preco sobre o macbook... ora eu fui configurar o macbook (branco, pois o preto é mais caro... aí sim, estamos a pagar apenas pela "mariquice" da cor) e... surpresa: pouco quase 300 euros comprando 1 macbook que pesa mais 300 gramas (mas em contrapartida tem outros extra que nenhum pc da gama de 1600 euros tem)
 
Eu discordo que o OS X ou os Mac estão na "moda".
Para mim o iPod está na moda, o Mac não.
Um produto só está na moda quando gera hype e toda a gente vai comprar, por exemplo, há telemóveis que tiveram e estão na moda, especialmente Nokias.
Houve alturas onde "toda a gente" tinha o 3310, o 3210, o 5110, e mais recentemente a moda é ter um 6630!
No iPod é a mesma coisa, o iPod tem uma enorme fatia do mercado dos leitores de música digital.
Se neste mesmo tópico se diz que o OS X tem perdido cota de mercado, é um contrasenso dizer que o OS X está na moda, se me disserem que entre alguns grupos de pessoas, sejam geeks, engenheiros, designers, etc. o Mac faz muito sucesso, aí concordo, agora quando se fala em moda fala-se em algo mainstream, e o Mac está longe de fazer sucesso, senão a sua quota de mercado estaria a subir em flecha, ou pelo contrário, o Windows estaria a caír a pique, aí podia-se falar em moda.
E para mim o Windows já está "na moda" desde o tempo do Win95, cada vez que sai uma versão nova há uma corrente gigante de actualização para a nova versão, basta ver as percentagens reduzidas de utilização do Win95/98/Me que praticamente desapareceram!

Cumps.
 
Quanto ao assunto dos serials se reparares eu abstraí-me de indicar qual o nome da aplicação e onde se podia arranjar exactamente por respeito a este forum que muito admiro.


Voltando ao tópico e aos rácios tanto o mundo linux como o mac partem de um pressuposto muito forte que é uma sensação de comunidade que se reflecte em partilha, shareware, donationware. No mundo windows 80% dos clientes residenciais (leia-se filhos que realmente usam os pcs) estão habituados a "receber software" sem terem que pagar nem se sentirem nessa obrigação... engraçado que na maioria das vezes exactamente o mesmo software.

Eu próprio já me posso incluir numa categoria estranha e afirmar que desde que eu comprei mac, já gastei mais € em software (inclusivamente para windows) do que o resto da minha vida...10€ aqui, 15€ aqui, parallels, etc... é como um reset à minha disposição face ao criador do software... e para meu espanto, bastante mais amigável que os tradicionais corporate bastards do mundo windows.

(o meu primeiro sistema operativo comprado (com predisposição para... sem imposição) foi um mandrake, o meu segundo o macosx ;) e ando nisto à mais de 15 anos )

Para quem sabe economia sabe a história das curvas de utilidade e valor esperado das coisas. seria um excelente estudo para um mestrado conseguir estudar estes efeitos em ambos os lados da guerra.
 
Última edição:
Eu discordo que o OS X ou os Mac estão na "moda".
Para mim o iPod está na moda, o Mac não.
Um produto só está na moda quando gera hype e toda a gente vai comprar, por exemplo, há telemóveis que tiveram e estão na moda, especialmente Nokias.
Houve alturas onde "toda a gente" tinha o 3310, o 3210, o 5110, e mais recentemente a moda é ter um 6630!
No iPod é a mesma coisa, o iPod tem uma enorme fatia do mercado dos leitores de música digital.
Se neste mesmo tópico se diz que o OS X tem perdido cota de mercado, é um contrasenso dizer que o OS X está na moda, se me disserem que entre alguns grupos de pessoas, sejam geeks, engenheiros, designers, etc. o Mac faz muito sucesso, aí concordo, agora quando se fala em moda fala-se em algo mainstream, e o Mac está longe de fazer sucesso, senão a sua quota de mercado estaria a subir em flecha, ou pelo contrário, o Windows estaria a caír a pique, aí podia-se falar em moda.
E para mim o Windows já está "na moda" desde o tempo do Win95, cada vez que sai uma versão nova há uma corrente gigante de actualização para a nova versão, basta ver as percentagens reduzidas de utilização do Win95/98/Me que praticamente desapareceram!

Cumps.

Aí tenho de discordar... não está toda a gente com um mac por diversos factores... entre eles o facto de um computador nao custar o mesmo que um telemovel ou peca de roupa... nao se sai para a rua com a febre de comprar um computador mais recente... alias pelo que ja se percebeu das conversas do forum a maior parte das pessoas da MUITO valor ao preco e por isso poupam onde podem. Quando eu digo que um macbook vale a pena é comparando com outros computadores de gama semelhante com componentes semelhantes... infelizmenet quando o orcamento é curto teem de se cortar no componentes e aí a falta de gamas inferiores nos mac leva as pessoas a optarem por um acer de 500 euros.


Depois, as pessoas vao a correr é a pedir emprestado o cd do windows do amigo que por acaso comprou um computador novo e vem com windows mais recente... quantas pessoas é que ves a sair com um caixa de windows na mao nas lojas? eu nunca vi ninguem... alias, kem é que tem uma caixa de windows em casa (nao OEM)? o mercado dos pcs ainda esteve em forte expansao ate ha uns anos e apesar de ter abrandado ainda esta a expandir... por cada vez que compras um pc la vem o windows (com a sua taxa) atras... O windows nao esta na moda porque 95% ja tem windows... essa percentagem nao muda... agora o Mac esta na moda pk do ano passado para ca a sua quota de mercado aumentou 24% (julgo que nos EUA).
 
Back
Topo