1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mac OS X 10.5.7 + SMC Firmware 1.3 = HOT ?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por pedroL, 31 de Maio de 2009. (Respostas: 34; Visualizações: 2376)

1. pedroL

pedroL Power Member

Olá ZWAME users !

Noto uma nítida subida da temperatura do meu MacBook Pro (Early 2008) após ter feito o update 10.5.7 do SO e o update 1.3 da Firmware SMC.
    N sei ao certo se este aumento da temperatura foi de facto após o update da firmware ou se foi logo após o update 10.5.7.
    Mais algum dos vossos Macs acusa o msm?

Estava habituado a q, em condições de uso normal, a temperatura do meu MBP rondasse os 46º.
    Agora o habitual é rondar os 54º em condições de uso normal, 60º em uso moderado e 70º em uso semi-pesado.
    O q se passa c/ os vossos?

Sei q as "categorias" q atribui aos tipos de uso são meio parvas, mas aqui fica o q eu entendo por cada uma delas:
    - uso normal: navegar na net (ex: ZWAME)
    - uso moderado: Photoshop
    - uso semi-pesado: descompactar ficheiros ou ver filmes/séries

Obrigado pela ajuda. :)

2. RodWall

RodWall Power Member

Eu acho que esse update de firmware smc é só para os macs uniboys, devido ao bug que tinham em que as fans estavam sempre nas 2000 rpms, fosse qual fosse a temperatura a que os componentes estivessem, e esse update visa corrigir esse erro.

parece que tens um mac igual ao meu (early 2008), e nao fiz esse update porque estes macs não são afectados por esse problema.

não sei se o problema de altas temperaturas se deve a teres instalado esse firmware quando nao precisavas, e poderá estar a fazer algum efeito secundário.

quanto ao 10.5.7 eu também o instalei e nao notei diferenças nas temperaturas.

3. pedroL

pedroL Power Member

Obrigado pelo testemunho RodWall !

De acordo c/ as informações de alguns dos nossos users ZWAME este update de Firmware SMC não diz respeito aos unibody. Aliás, nem sequer lhes aparece o update ao correrem a "Actualização de Software".
    O nosso, MacBook Pro (Early 2008), está mesmo listado como sendo um dos equipamentos-alvo deste update. Ainda em relação ao nosso, os requisitos listados mencionam q é necessário ter feito antes o update 10.5.7!

Li algures q n seria má ideia correr o update 10.5.7 Combo por cima, sugerindo q poderia solucionar eventuais problemas como este da temperatura elevada. Vou experimentar...

4. RodWall

RodWall Power Member

hmm desconhecia esse facto então. realmente esse update aparece-me quando corro o Software Update, mas nunca lhe liguei visto pensar que nao era para este mac! sendo assim vou investigar mais sobre isto.

5. pedroL

pedroL Power Member

Se encontrares algo q nos esclareça avisa p.f. ! :)

Entretanto já apliquei o 10.5.7 Combo update...
    Nada de novo, continua a aquecer mais do q o "normal"! :(

Em relação aos efeitos do SMC Firmware update, acho q posso dizer q as ventoínhas entram em acção ligeiramente mais cedo (perto dos 60º).
    Não sei onde é q tinha ido buscar esta última ideia!!!
    Estive a testar as ventoínhas c/ alguns vídeos a correr, Photoshop e descompactar grandes ficheiros td ao msm tempo... o resultado foi q o MBP atinge os 70º e as ventoínhas continuam a 2000rpm! :confused:
    N é suposto, pois n?!?

Última edição: 1 de Junho de 2009
  6. RodWall

RodWall Power Member

Hm, não, até porque não me queixo nada em relação às ventoinhas do meu. Disparam logo mal começa a aquecer um pouco, não sei é precisar-te a temperatura. Mas por vezes quando estou a jogar tenho as ventoinhas a 4000rpms.

Acho que não vou fazer o update, uma vez que nao noto comportamentos entranhos nas minhas fans.

Agora quanto a ti, não sei o que poderás fazer.

Já perguntaste nos forums da Apple?

7. pedroL

pedroL Power Member

Ainda n joguei nada desde estes 2 updates de q falamos, mas lembro-me q as ventoínhas n tinham problema nenhum em trabalhar. Mt pelo contrário.

Os fóruns Apple...
    Estou há meses a tentar resolver um problema q n percebo c/ o meu Apple ID.
    Na Apple Store funciona td ok, mas nos fóruns n consigo fazer login nem por nada!
    Já tou farto de tentar obter algum suporte acerca disto, mas parece n existir qquer suporte da parte da Apple p/ assuntos relacionados c/ o Apple ID. :confused:
    Talvez a solução seja msm criar um novo...

Obrigado pela ajuda RodWall!

8. sigul

sigul Power Member

pedroL, tal como referi na outra thread, primeiro devia-se verificar se o facto de nem toda a gente conseguir instalar este update é o facto de não ter instalado o 10.5.7 ;)
    Se calhar este firmware update veio para corrigir alguns dos problemazinhos do update para o X.X.7 e acabou por este ter uns problemas de si mesmo.

Quanto às ventoinhas, só tenho problemas de aquecimento a fazer gravações de DVD's experimenteis com o iDVD porque só começa a aumentar as RPM a partir dos 72ºC aproximadamente.

9. pedroL

pedroL Power Member

Obrigado pela ajuda sigul ! :)

Esse facto já foi verificado.
    Os próprios requisitos do update de firmware mencionam a obrigatoriedade de se ter instalado:
    - o 10.4.11 p/ os MBP (Late 2007)
    - o 10.5.7 p/ os MBP (Early 2008)
    Os outros equipamentos é suposto ficarem de fora, pelo menos pelo q andei a ler.

A hipótese q levantas é msm a minha aposta...
    A solução p/ um problema traz muitas vezes um problema novo consigo.
    A ver vamos o q sai nas próximas semanas...

O teu testemunho qt às temperaturas tranquilizou-me...
    Se bem percebi as ventoínhas do teu MBP só aumentam as RPM a partir dos 70º. Eu pensava q n era esse o comportamento normal e q aumentavam antes (60º).

Mas diz-me, o teu MBP é Early 2008 como o meu?
    A q temperatura padrão estás habituado? (ligado à corrente)

10. sigul

sigul Power Member

Macbook Pro early 2008 ;)

Neste momento só estou no Safari com umas 15 tabs abertas.
    Processador a 40ºC e ventoinhas a 2000RPM
    Mas se começo a ir ao iDVD, isto rapidamente salta para os 70ºC

ps: Não está ligado à corrente de momento. Ligado, deve andar pelos 55ºC com a mesma operação.

11. pedroL

pedroL Power Member

Obrigado sigul !

Como tinha mencionado, instalei o 10.5.7 Combo Update por cima do q já tinha.
    Em termos do comportamento das ventoínhas n mudou nada, mas o MBP anda ligeiramente menos quente (50º se só estiver a navegar no Safari).

Pelo teu mais recente testemunho, n me parece q os nossos MBP se andem a comportar de forma mt diferente.
    Apesar disto, o comporamento das ventoínhas n me parece ser o idela... em vez das rpm mudarem aos 70º acho q seria mais indicado mudarem por volta dos 60º.
    Parece-me q o SMC Firmware Update nada faz acerca disto...

12. Nightwolf

Nightwolf Power Member

Tambem tenho um Macbook Pro Early 2008 e confirmo que agora aquece bem mais do que o "normal"...a principio julguei que pudesse ter a haver com o facto dos dias passados terem sido bastante quentes, mas estes ultimo tem sido mais frescos e ele continua bem mais quente que o habitual (desde que fiz o update...)

13. pedroL

pedroL Power Member

Obrigado pelo testemunho Nightwolf!
    Tal como tinha dito, o meu melhorou um pouco após aplicar o Combo Update por cima.
    No entanto, as ventoínhas parecem só querer trabalhar qd se atingem temperaturas "extremas".
    Estava na esperança de ver um update de correcção, mas ao tempo q já passou n me parece q surja... :(

14. achu

achu Power Member

Boas ...

Deixo aqui tambem o meu testemunho.

Eu depois deste update o meu MACBook que comprei no prinicipio deste ano 2009 ficou muito mais quente ...

15. iDevice

iDevice Power Member

Boas ppl!
    Mais um testemunho...o meu macbook unibody 2.0 depois deste update também o noto muito mais quente...ontem ligado com o magsafe so com o safari,itunes e Mail abertos chegou aos 70cº e as ventoinhas na boa nas 2100rpm como se estivesse tudo bem...depois de uns 5 minutos la baixou para os 50cº mas acho anormal...não?

16. pedroL

pedroL Power Member

achu e yeahmomo:
    Referem-se apenas ao update 10.5.7, certo?
    É q quase q posso jurar q o SMC Firmware update não é p/ os vossos Macs...

yeahmomo:
    O q descreves no final do teu post é sistemático? Está sempre a acontecer?
    É normal q de vez em qd o Mac faça uma espécie de "rotinas" q envolvem mt o processador. O meu tb o faz ocasionalmente.
    N sei ao certo o q é, mas suspeito q esteja a indexar ficheiros ou qquer coisa parecida...

17. achu

achu Power Member

Sim refiro me ao update 10.5.7 :mad:

18. pedroL

pedroL Power Member

Se o teu ainda estiver dentro do período de 90 dias podes ligar p/ o suporte Apple a reportar a coisa... já o fizeste?

19. iDevice

iDevice Power Member

Sim refiro me ao update 10.5.7, o SMC firmware update nem sequer me apareceu no software update.
    A cena da temperatura só me aconteceu 2 vezes após ter feito o update...mas neste momento estou com o safari aberto, messenger e mail, e tenho o mac a 56ºc a 2002rpm...isto é normal??
    É que ainda por cima vivo e trabalho na china, e não me está nada a apetecer por o meu mac nas mãos dum chinoca...ainda me troca o hardware todo por um pirata hahaha

Última edição: 7 de Junho de 2009
  20. pedroL

pedroL Power Member

Isto é apenas uma sugestão:
    Aplica o 10.5.7 Combo update.
    No meu caso melhorou qquer coisinha em relação às temperaturas...
    Depois de o fazeres e reiniciares 2 vezes, passado aí uns 30 minutos repara as permissões e reinicia novamente. Foi isto q fiz...

Partilhar esta Página