MAC OSX em pcs, para quando?

O meu post não era no mau sentido, nem uma crítica, é somente porque a Apple sempre foi assim...para o bem e para o mal, e isso criou muitos dissabores para os lados de Cupertino. E penso que agora, e ainda por cima o Steve Jobs manda outra vez, não mudará nd, inclusivé o OSX para PC. Se será uma aposta certa ou errada n sei, mas que é a esperada manter-se somente n Mac, é:)

Abraço
Alex:)
 
A Apple não está no negócio de vender sistemas operativos, como a Microsoft.

Rui Batista

Não está ?
Então porque cobra 129 dólares por cada service p..., quer dizer, por cada novo (novíssimo, em folha...) MacOS X aos users de Mac que pretendem fazer upgrades ?

Mais ou menos... digamos que é uma opção (pode não ser a melhor).
Digamos que a Apple prefere fazer o código todo in-house e assim manter o controlo de qualidade. Se surgirem erros, eles podem corrigir e não dependem de programadores externos nem têm de analisar código produzido por outros.
De qualquer modo, o OpenGL tem vindo a melhorar com cada versão do OS X.
Para mim, o melhor que a Apple fazia era "comprar" programadores da nVidia ou da ATI. Ou mesmo fazer uma parceria... mas eles lá sabem ;)

Rui Batista

Mais uma vez, estás a leste.
Grande parte do código-fonte do MacOS X é "aproveitado" das várias versões de BSD Unix, como o FreeBSD ou o OpenBSD.
Aliás, até existe uma versão Open Source que usa parte do código-fonte do OSX (que a Apple é obrigada a usar, porque esses segmentos de código estão ao abrigo da licença BSD):

http://gnu-darwin.sourceforge.net/index.php


Acho que não tens noção do tamanho da divisão de engenharia de software da Apple. Não são mais de 4 mil, quando a Microsoft dispõe de centenas de milhar.
Se reparares bem, muitas das aplicações actuais da Apple foram "compradas", não foram desenvolvidas in-house desde o início:

- iTunes ("SoundJam")
- Final Cut Pro ("Key Grip")
- Garageband ("Logic Audio")
- iMovie ("Key Grip")
- Shake (Nothing Real's "Shake")
- Logic Pro (Emagic's "Logic Pro")
- Safari (em grande parte, é um port do "Konqueror" presente em muitas distribuições de Unix, BSD e Linux)
 
Última edição:
Não está ?
Então porque cobra 129 dólares por cada service p..., quer dizer, por cada novo (novíssimo, em folha...) MacOS X aos users de Mac que pretendem fazer upgrades ?

Não pagas nada pelo OS que vem no computador. Claro que a Apple não está a trabalhar para "aquecer". Querias que o OS fosse grátis?
Continuo a afirmar que o negócio da Apple não são OSs. São OSs e as correspondentes máquinas. Já a Microsoft é, exclusivamente (ou quase) uma firma que vende software.


Mais uma vez, estás a leste.
Grande parte do código-fonte do MacOS X é "aproveitado" das várias versões de BSD Unix, como o FreeBSD ou o OpenBSD.
Aliás, até existe uma versão Open Source que usa parte do código-fonte do OSX (que a Apple é obrigada a usar, porque esses segmentos de código estão ao abrigo da licença BSD):

http://gnu-darwin.sourceforge.net/index.php


Acho que não tens noção do tamanho da divisão de engenharia de software da Apple. Não são mais de 4 mil, quando a Microsoft dispõe de centenas de milhar.
Se reparares bem, muitas das aplicações actuais da Apple foram "compradas", não foram desenvolvidas in-house desde o início:

- iTunes ("SoundJam")
- Final Cut Pro ("Key Grip")
- Garageband ("Logic Audio")
- iMovie ("Key Grip")
- Shake (Nothing Real's "Shake")
- Logic Pro (Emagic's "Logic Pro")
- Safari (em grande parte, é um port do "Konqueror" presente em muitas distribuições de Unix, BSD e Linux)
Tenho consciência disso tudo (li a história da Apple algumas vezes e sei que essas aplicações são ports). No entanto, continuo a afirmar que quanto mais "in house" se puder manter a geração de código (ou adaptação, se assim for o caso), mais "quality control" a Apple pode manter.
A título de exemplo, conto uma história que assisti há uns anos. Trabalhei numa empresa que produzia software e que mantinha ligações muito íntimas com a Microsoft (tendo ganho vários Microsoft Developer Awards).
Os engenheiros de programação dessa empresa tinham sempre as versões do Microsoft Developer Kit actuais. Eram CD que saiam com regularidade com as libraries e help files de C e C++ para se poder programar segundo as directivas da Microsoft.
Ora, uma vez, um dos programadores estava com problemas porque uma das funções que estava a usar (não criada por ele, mas pertencente ao toolkit da MS) estava a devolver valores errados.
Foi contactada a Microsoft nos EUA e eles disseram que no dia seguinte responderiam. E assim o fizeram... disseram que quem tinha escrito essa função não trabalhava na Microsoft e que, infelizmente, eles não achavam a documentação. Solução proposta por eles: escrevam vocês a vossa versão da função.
É nisto que dá perder-se o controlo do código produzido. Quando mais "in house" se puder manter, melhor.

Rui Batista
 
A citar Il Corto:
Se conhecesses a história da Apple, sabias isso, já assim acontece desde os anos 80.
Sempre foi assim, para o bem e para o mal, a acredita que estas restrições levaram muitos compradores Apple, e "deram de mão beijada" o monopolio à MS.
São filosofias diferentes, de empresas diferentes...e ainda bem, pois assim cada um escolhe o que quer, desde que faça o que planeou.

OFFTOPIC
Qt ao preço dos Mac, é também uma falsa questão (no caso dos portáteis), pois não comparem a qualidade do MBP com um ACER, ASUS ou HP). Já uso portatéis à mais d uma década (desde 1 velhinho IBM mono), passei por HP, Compaq, Toshiba, IBM e agora Apple, e o único equivalente era mesmo o IBM, mas...também eram 2500€ de portátil, logo a mesma bitola do Mac.
Co se diz na gíria: qualidade paga-se!


Abraço
Alex:)


Vais-me dizer que os portáteis Asus ou Toshiba ou HP ou até Sony (mais caros) não são de boa qualidade. As peças que utilizam têm a mesma qualidade. Não vale a pena negar que comprar um Mac fica caro, tal como fica caro comprar um Sony Vaio.
 
Sim, é mais caro (não muuuuito mais). Mas fica-se melhor servido.
Como já foi aqui dito (e como é sobejamente conhecido), a qualidade paga-se.

Rui Batista
 
Vais-me dizer que os portáteis Asus ou Toshiba ou HP ou até Sony (mais caros) não são de boa qualidade. As peças que utilizam têm a mesma qualidade. Não vale a pena negar que comprar um Mac fica caro, tal como fica caro comprar um Sony Vaio.
Não disse que não tinham qualidade, antes pelo contrário nalguns casos, até porque já tive algumas dessas marcas. Mas que o Macbook Pro e os IBM estão acima da média em qualidade, estão. Isso é inegável e pagas no preço, não tenhas dúvidas.
Por alguma razão IBM não se vende ao público geral, e um MBP custa 2000€ para cima. E acredita que sei do que falo, já tive vários portáteis, e as dif de preço têm justificação, até porque, se as placas graf, discos, e alguns componentes são de marcas similares, acredita que algo é dif para justificar o custo d um Mac e um IBM (asta teclares com Mac e IBM e vês logo a dif). E não vale a pena virem com o argumento da marca paga-se...
É o mm que comprares um Renault ou um BMW, se similares andam o mesmo, mas não têm a nada a ver, o BMW é gama premium, e isso paga-se:)

Abraço
Alex:)
 
Dúvido muito que isso aconteça num futuro próximo. Poderia acontecer duas coisas:
- Grande aceitação por parte dos utilizadores
- Desmoronamento da Apple

Desmoronamento porque o OSX poderia ser usado por muito mais gente, logo vulnerabilidades, bugs, etc, eram descobertos.

No entanto eu, se quisesse usar o OSX, nao comprava um Mac se isso fosse possível. Dizer que um Mac custa tanto como os outros não é verdade. Na altura em que eu comprei o meu portátil (Asus A8Js - Core 2 Duo T7200, 2GB RAM, Geforce Go 7700), não havia nenhum Mac que pudesse fazer concorrencia. Para começar este 14" (para mim o ideal por ser verdadeiramente portátil e por ser leve, e também para jogar). Depois os Macbook Pro que vinham com ATI X1600 eram muito mais caros, e não tinham melhores specs que o meu portátil. E não vale a pena dizer que a Asus não usa materiais de alta qualidade, porque Asus é Asus (eu até nem gostava muito da Asus, e continuo a preferir Toshiba para portáteis).

Mas penso que isso não irá acontecer tão cedo. No entanto, para os utilizadores, penso que seria vantajoso. Obrigarem-me a usar um PC com hardware Apple só por querer usar o OSX...enfim. E depois se eu quiser um PC para jogar (Windows), e para trabalhar (OSX), o Mac não é uma boa aposta, porque eu não consigo encontrar Mac's com placas gráficas dedicadas a preços decentes.

Quanto ao desenvolvimento de aplicações e jogos para OSX, continua-me a parecer complicado, e provavelmente nem com a passagem do OSX para os PC's isso seria possível. Eu uso o Ubuntu num PC e para jogos não serve também. Mas que gostava de usar o OSX no meu portátil, não digo que não. Não estou é disposto a obrigarem-me a usar um hardware que não me satisfaz, tendo em conta o preço. Eu gosto mais de coisas com performance do que coisas bonitas. (sim, o OSX tem excelente performance no Mac, mas se eu quiser usa-lo TAMBÉM para jogar não tem tanta. E não me venham dizer para ter 2 PC's, porque eu não sou nenhum membro do governo para ter ordenados churudos).

Já sei que me vão cair em cima, mas é a minha opinião.

EDIT: Não sou anti-Apple. Alias, gosto bastante dos produtos da Apple, mas há certas políticas monopolistas que não me agradam.


Pois, mas quando a apple atingir uma cota de mercado elevada irá ter comissões europeias e afins que a irão obrigar a "libertar" o mac OSX, acabando com o seu monopólio e até como um nicremento de concorrência.

Acho que tal ainda não aconteceu porque a sua cota de mercado ainda é bastante residual (aliada ao positive vibe que devem ter as mulheres dos senhores que mandam nestes processos:-D).

Não duvido que uma guerra de OS's iria elevar bastante a bitola..
 
Eh pá! Sei que tou velho, mas assim tanto ainda não, são só 28 anitos...
Ainda falta muito para labutar:)
Ainda sou novo no fórum, n sei se era daki que conheces alguém com o mesmo nome.

Desculpem o offtopic

Abraço
Alex:)
 
Não o faço.
Apenas digo que a mudança normalmente é feita pela parte estética, o que é no mínimo anedótico.

Peço desculpa ter voltado tanto atras..... mas o que vende hoje em dia é a estética... se queres estar bem no meio envolvente tens de ter coisas bonitas. e as vezes e melhor um pc estetico que se "camufle" no ambiente de que um pc frio e feio. Tal como os telemóveis têm de ter estética. Tudo tem porque a estética é importante. Tu tas de tal modo absorto que enm consegues perceber.... O mac osx destacou-se pela estética e estabilidade. Ontem fui aos da Weasel e que portatil tinha??? um macbook, porquê? Porque de certeza que não dá blue screens... o que era mau num concerto...(estabilidade)

cumps.
 
Ontem fui aos da Weasel e que portatil tinha??? um macbook, porquê? Porque de certeza que não dá blue screens... o que era mau num concerto...(estabilidade)

pois não dá blue screens, dá uma janela pipi a dizer "ocorreu um erro grave e o seu mac terá de ser desligado"... :-D negar que isso acontece é ridículo.
ainda estes dias andei com um macbook pro a usar o adobe photoshop cs3, e aquilo (photoshop) crashou 3x sem estar a fazer grande coisa... fantástica estabilidade :002:
 
Peço desculpa ter voltado tanto atras..... mas o que vende hoje em dia é a estética... se queres estar bem no meio envolvente tens de ter coisas bonitas. e as vezes e melhor um pc estetico que se "camufle" no ambiente de que um pc frio e feio. Tal como os telemóveis têm de ter estética. Tudo tem porque a estética é importante. Tu tas de tal modo absorto que enm consegues perceber.... O mac osx destacou-se pela estética e estabilidade. Ontem fui aos da Weasel e que portatil tinha??? um macbook, porquê? Porque de certeza que não dá blue screens... o que era mau num concerto...(estabilidade)

cumps.

Tu lá sabes. Eu quero coisas que façam aquilo que eu quero. Isso de usar um portátil ou um SO porque é bonito mostrar no meio das outras pessoas não me diz absolutamente nada. Até porque até há bem pouco tempo eu estava do outro lado da barricada (com o meu tibook) e havia uma crença generalizada de que não se fazia nada de jeito com um mac. Por isso é que não deixo de achar uma imensa piada a esta nova geração de utilizadores. :-D:-D:-D

Estou absorto em quê man? Estamos a falar de quê? :lol: :lol:

Quanto a veres macs no concerto dos da weasel, isso não é novidade. Aos anos que os macs são usados em artes gráficas e em produção de audio e vídeo.
O que é que isso tem a ver com o resto?

Esse é aquele tipo de argumentos que a mim não me dizem absolutamente nada. Como se isso fosse justificação para alguma coisa, quanto mais para um produto ser melhor que outro (e não estou a dizer que é, nem que não é).

:lol: :lol:
 
pois não dá blue screens, dá uma janela pipi a dizer "ocorreu um erro grave e o seu mac terá de ser desligado"... :-D negar que isso acontece é ridículo.
ainda estes dias andei com um macbook pro a usar o adobe photoshop cs3, e aquilo (photoshop) crashou 3x sem estar a fazer grande coisa... fantástica estabilidade :002:

Mas voltamos ao mesmo? É que andar a comparar experiência de estabilidade seja em Windows ou em OS X dá sempre o mesmo resultado: aqueles que dizem que só tiveram x crashes e os que têm xxx crashes diários, que são provocados pela interferência que o bater de asas duma mosca causa na atmosfera e provoca abalos na passagem de electrões pelos circuitos eléctricos dum PC.
 
Épa se não faz nenhuma diferença, não compres. Agora negar que a beleza não vende, tu é que sabes de tudo não é assim? Tu afinal compras X carro porque ele é potente, e não porque é bonito.... Tu compras um aparelho porque é bom (tem x funcionalidades) e porque é bonito, porque existe designers que os criam, pois os olhos também comem. Se não funcionas assim, o que duvido, tudo bem. Cada um é como é.


O meu pc é certo que dá sempre erro, nunca falha dá sempre erro. Se removo um pen, pelo icone em baixo a minha net vai ao ar. Decididamente estou farto dele.
 
Épa se não faz nenhuma diferença, não compres. Agora negar que a beleza não vende, tu é que sabes de tudo não é assim? Tu afinal compras X carro porque ele é potente, e não porque é bonito.... Tu compras um aparelho porque é bom (tem x funcionalidades) e porque é bonito, porque existe designers que os criam, pois os olhos também comem. Se não funcionas assim, o que duvido, tudo bem. Cada um é como é.

Eu disse que sabia tudo? :lol: :lol:

Isso já és tu a tripar. Eu disse é que para uns há coisas que são mais importantes que para outros. A estética é um elemento a considerar, mas dificilmente (pelo menos para mim que não uso só os computadores para bater texto, ver filmes e engatar pitas no msn) é fundamental.

Só para teres uma ideia a maior parte do pessoal detesta os ibm e eu digo-te que se tivesse dinheiro suficiente, não comprava laptops de nenhuma outra marca.
Isso é para teres um exemplo.

Já há muito tempo que usei o tibook. Usei porque adorava os *****. O desempenho daquilo em linux era brutal e mesmo assim não era dos mais potentes na altura. Porque é que o vendi? Porque o osx não serve para toda a gente e fui obrigado a recorrer ao windows. Simples. Se fosse hoje, podia instalar o windows com o bootcamp, mas provavelmente se fosse hoje não comprava um mac.

Para mim a única vantagem dos macs em relação à concorrência é a parte do preço/autonomia/peso.

Na mesma gama de preço, com ecrãs do mesmo tamanho, poucos portáteis há que pesem o mesmo e que tenham a mesma autonomia.

Lá por não concordar contigo, não quer dizer que saiba tudo. Tal como tu também não sabes.

O meu pc é certo que dá sempre erro, nunca falha dá sempre erro. Se removo um pen, pelo icone em baixo a minha net vai ao ar. Decididamente estou farto dele.

Para resolveres isso, basta em vez de apenas um click, fazeres um duplo click no ícone do usb e depois na janela que se abre escolheres para fechar o dispositivo de armazenamento.
 
e talvez uma pequena optimização de kernel para correr o mesmo (desconfio muito...).

Não desconfies. A máquina vem com o sistema compilado para o processador em questão. O Tiger que vem com os G5, não é igual ao Tiger que vem com os G4 (por exemplo).

Não sei se ainda é assim, mas antes eu não conseguia usar o dvd de instalação que vinha com os PowerMac G5 nos PowerMac G4. Tinha que pedir um dvd "universal".
 
Back
Topo